Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Erik consegue protagonismo que o fez escolher Botafogo e vibra com vitória: “É o primeiro passo”


Golaço do camisa 11 no apagar das luzes coloca Alvinegro em vantagem na Sul-Americana diante do Defensa y Justicia: “Foi sofrido, no fim, mas as pernas estavam boas”




André Durão/GloboEsporte.com



Jogadores, comissão técnica e torcedores do Botafogo deixaram o Nilton Santos na noite desta quarta-feira com um sorriso estampado no rosto. A alegria pela vitória por 1 a 0 sobre o Defensa y Justicia que não teve como disfarçar tem nome: Erik. A estrela do camisa 11 brilhou e, com um golaço de fora da área, o atacante confirmou o que veio buscar no Rio de Janeiro: o protagonismo com a camisa alvinegra.



“Tem um gosto especial. A gente vem de uma crescente, estamos evoluindo. O gol dá confiança para o grupo continuar trabalhando e acreditando, porque a gente tem uma caminhada longa pela frente”, declarou Erik, com um sorriso maior ainda.


- Um gol muito importante. Agradeço a Deus e também aos meus companheiros, ao Zé e ao Anderson, que acreditaram em mim. Hoje estou aqui vestindo essa camisa, podendo dar alegria para a torcida. Temos uma semana mais tranquila para trabalhar e outra decisão pela frente. É o primeiro passo, vitória muito importante. Já joguei essa competição e sei o quanto é importante vencer dentro de casa - acrescentou o camisa 11.



Erik acertou chute de fora da área nos minutos finais — Foto: André Durão / GloboEsporte.com


Desde que foi confirmada sua permanência para a temporada 2019, Erik não deixou de buscar espaço de destaque no Botafogo. Foi bem mesmo quando a equipe não conseguiu os resultados na Taça Guanabara. Nesta quarta, o atacante de 24 anos e a equipe encontraram dificuldades no jogo de ida da primeira fase da Sul-Americana. Mas o jogador, um dos principais nomes do elenco, não deixou de acreditar. Por isso, saiu como herói no apagar das luzes.


- Desde o primeiro lance eu briguei muito, disputei bastante, procurei ajudar meus companheiros da melhor maneira e precisava de uma chance. No primeiro tempo, achei meus companheiros na área, infelizmente o Kieza não conseguiu concluir, mas continuei acreditando.


“Foi sofrido, no fim, mas as pernas estavam boas, estava preparado. Vi o zagueiro na minha frente, pensei em levar a bola um pouco mais, mas acabei arriscando e fui muito feliz. Fruto do trabalho no dia a dia, com todos ajudando”, detalha Erik.


Botafogo e Defensa y Justicia voltam a se enfrentar no dia 20 de fevereiro, na Argentina. Empate ou derrota por um gol de diferença a partir de 2 a 1 classificam o Botafogo. Vitória do Defensa por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Antes, o time de Zé Ricardo tem compromisso pela primeira fase da Copa do Brasil: vai pegar o Campinense na próxima quarta, às 21h30, em Campina Grande.


Mais do papo com Erik:

Vitória que dá confiança

- A gente quer sempre vencer e dar alegria para o torcedor, mas em algumas circunstâncias não conseguimos a vitória. Vale enaltecer que esse é um grupo muito bom, que acreditou até o final, e fomos coroados com um gol importante. Isso nos dá confiança, tranquilidade para trabalhar. Mostra para o torcedor que temos qualidade, temos um grande grupo e podemos conquistar grandes coisas pela frente.


Poucas chances contra o Defensa y Justicia

- Devido às circunstâncias do jogo, muitas vezes não foi possível trabalhar a bola, então temos que ir na raça, na vontade. Foi isso que a gente fez, continuamos sendo competitivos. É uma grande equipe, que estava invicta há vários jogos. Conseguimos uma vantagem e, com confiança, as coisas acontecem com mais naturalidade. Foi uma grande vitória.


Copa do Brasil

- Gosto de acompanhar, vi que grandes equipes estão passando aperto. Isso é um alerta para aproveitarmos esses dias e fazer uma preparação bem feita para buscar a classificação.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo vence no talento de Erik, mas precisa evoluir até dia 20 para não sofrer na Argentina


Alvinegro terá duas semanas de treino e menos pressão até a partida de volta. Criação ainda é o principal problema da equipe




André Durão



Não foi uma atuação perfeita, longe disso. Mas o talento de Erik e seu golaço no último minuto garantiram ao Botafogo a vitória por 1 a 0 sobre o Defensa y Justicia pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Agora o Alvinegro tem a vantagem do empate no jogo de volta contra o bom time argentino e duas semanas para se preparar. O tempo será importante: ainda há muita coisa a evoluir.


É preciso separar a exibição do Botafogo entre o ataque e a defesa. Atrás, a atuação foi segura. Gatito Fernandez praticamente não foi exigido. A dupla Carli e Gabriel jogou junta pela segunda vez e novamente não foi vazada. Em compensação, o setor de criação foi novamente o principal problema da equipe. Luiz Fernando e Kieza também acumulam atuações apagadas no ano.


Verdade que a chuva forte que caiu praticamente durante o jogo todo não ajudou na qualidade do confronto. Mas como na maioria dos jogos até aqui em 2019, o Botafogo pouco criou. Assim como Gatito, o goleiro Unsain também quase não trabalhou. As melhores chances saíram em chutes de longe.


- Essa dificuldade de criação incomoda a gente, mas hoje, pelo fator campo, nem gostaríamos de assumir esse risco.


''O importante foi não desistir. Vencemos pela boa estratégia e no talento do Erik e do Ferrareis. Futebol se faz de várias maneiras. O importante é acreditar nelas e ir até o final'', frisou o técnico Zé Ricardo.



Forte chuva deixou o campo pesado e prejudicou o confronto — Foto: André Durão / GloboEsporte.com


Foi a primeira derrota do Defensa y Justicia depois de quase três meses e meio. Se o talento de Erik resolveu no Niltão, a tendência é que o jogo na Argentina seja mais difícil. A derrota não diminui o bom momento do rival, ainda invicto no Campeonato Argentino após 17 rodadas. Zé terá duas semanas para preparar a equipe até lá e apenas um jogo nesse período (contra o Campinense pela Copa do Brasil).


A expectativa é também por um time mais qualificado e experiente com as possíveis presenças de Valencia, João Paulo e Cícero.



- Pela pressão da Taça Guanabara, não tivemos muito tempo para focar nesse primeiro jogo. Para a volta será diferente e podemos ter o retorno de atletas importantes. Estaremos mais fortes.



Eliminado do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Botafogo só volta a campo no próximo dia 13 para enfrentar o Campinense, em Campina Grande, pela Copa do Brasil.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro

Zé destaca luta do Botafogo e celebra: "Resultado favorável sem sofrer gol é importante"


Treinador encara com naturalidade de gritos de "burro" endereçados a ele aos 28 minutos, quando tirou Luiz Fernando e colocou Bochecha em campo




Divulgação/Botafogo





Melhores momentos: Botafogo 1 x 0 Defensa Y Justicia pela Copa Sul-Americana



Entendo que isso é normal.Não fizemos um inicio de temporada bom, cria essa impaciência. Sempre tentamos acertar nas substituições. Não foi a primeira nem a última vez que nós, treinadores, sofremos com isso (chamado de burro). Entendo, mas tenho que colocar em campo o que temos acreditamos que vai dar certo.


- Importante foi conseguir o resultado com muita luta, no final, enfrentamos uma grande equipe. Não é vice-líder do Campeonato Argentino à toa, não perdia há três meses e meio. O jogo da volta vai ser muito difícil. O resultado favorável sem sofrer gol é importante.



Zé Ricardo é cumprimentado por Erik após gol que definiu a partida — Foto: André Durão / GloboEsporte.com


Zé também abordou os gritos de "burro" endereçados a ele após trocar Luiz Fernando por Gustavo Bochecha, aos 28 minutos do segundo tempo.


- Entendo que isso é normal.Não fizemos um inicio de temporada bom, cria essa impaciência. Sempre tentamos acertar nas substituições. Não foi a primeira nem a última vez que nós, treinadores, sofremos com isso (chamado de burro). Entendo, mas tenho que colocar em campo o que temos acreditamos que vai dar certo.



Confira outros tópicos:

Estratégia

- Nossa estratégia era não sofrer gol em casa. É um jogo de 180 minutos. O Defensa é uma equipe muito qualificada. Mostramos essa consciência em campo. Tivemos pouco tempo para focar nesse jogo, porque a pressão da Taça Guanabara ficou grande. Fomos a Bacaxá para vencer. Não tivemos tempo para trabalhar todos os aspectos. Acredito que para a volta teremos mais tempo e o retorno de atletas importantes. Talvez o Valencia, Cícero, João Paulo... Estaremos mais fortes.


Condições de Cícero, anunciado nesta quarta
- Vou conversar com o Cícero quando ele chegar, ver sua real condição. As informações são de que ele está bem fisicamente, vinha treinando todos os dias e está com muita vontade de estrear. Vou conversar com ele não apenas da parte física, mas também sobre seu posicionamento. Por essa versatilidade dele, foi uma contratação acertada. Ele pode jogar em várias posições.



Análise sobre setores de criação e defensivo

- Essa dificuldade de criação incomoda a gente, mas hoje, pelo fator campo, nem gostaríamos de assumir esse risco. O Defensa faz uma forte pressão no meio-campo. A melhor saída era trabalhar pelos lados.


- Sobre a nossa defesa, tanto o Carli quanto o Gabriel vêm bem, mas é um sistema. A equipe toda trabalha para defender. O Defensa jogou na sexta e nós, no domingo. Tiveram dois dias a mais de descanso, normal apresentarem uma condição melhor no fim. O importante foi não desistir. Vencemos pela boa estratégia e no talento do Erik e do Ferrareis. Futebol se faz de várias maneiras. O importante é acreditar nelas e ir até o final.



Vaias a Marcinho- Jogador tem que saber administrar a pressão desde cedo. Vão existir fases boas e ruins. Marcinho é um ótimo menino, tem muito futuro. Não à toa foi citado pelo Tite, o técnico da Seleção. Pelo que soube da diretoria, ele recebeu duas ou três propostas de clubes grandes recentemente. Alguma coisa ele tem.


- Entendemos a torcida, o contexto pelo início da temporada. Mas não é justo cobrar apenas um jogador, ainda mais alguém que demonstra comprometimento grande e já mostrou seu valor em outras oportunidades. Damos confiança e esperamos que ele dê a volta por cima. Ninguém esquece como jogar futebol.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro