Páginas

terça-feira, 18 de julho de 2023

Escalação do Botafogo: Gatito tem chance de ser titular contra o Patronato



Lucas Perri sentiu dores no joelho na última semana e pode dar lugar ao companheiro



O Botafogo terá uma escalação diferente da usada nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro para a partida contra o Patronato, nesta quarta-feira, às 19h, no Estádio Nilton Santos. O jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana pode ter Gatito Fernandez defendendo o gol após quase um ano.





Gatito durante treino do Botafogo — Foto: Vítor Silva/BFR


Lucas Perri sofreu uma pancada no jogo de ida contra os argentinos e sentiu dores no joelho na última semana. Com a vantagem de dois gols obtida na primeira partida, o clube deve aproveitar para poupar alguns jogadores e dar rodagem para outras peças do elenco.


Dos 11 mais utilizados até aqui na temporada, o zagueiro Victor Cuesta deve ser o único a iniciar a partida, já que está suspenso para o jogo do próximo final de semana, contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro, no domingo, às 16h.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Conheça Diogo Camacho, o analista de 23 anos que integra a comissão de Bruno Lage no Botafogo


No meio-campo, a baixa fica por conta de Marlon Freitas, que cumprirá segundo jogo de suspensão após expulsão no jogo contra o Magallanes. Naturalmente, Danilo Barbosa inicia entre os 11 iniciais.





Bruno Lage — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O time foi treinado integralmente por Bruno Lage nos dois últimos dias, que passou a analisar o elenco mais de perto. Com isso, também será a oportunidade para os atletas mostrarem serviço ao novo comandante, que não comandará o time nesta quarta, já que não teve o nome publicado no BID.


Escalação provável: Gatito Fernandez, Di Plácido (JP Galvão), Philipe Sampaio, Victor Cuesta e Hugo; Danilo Barbosa, Breno e Gustavo Sauer (Lucas Fernandes); Matías Segovia, Janderson e Carlos Alberto (Diego Hernandez).



Com a vitória no jogo de ida, o time pode até vencer por um gol de diferença que avança às oitavas de final. Se confirmada a classificação, enfrenta o Guarani, do Paraguai.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo: Bruno Lage consegue visto de trabalho e sua estreia depende da regularização no BID da CBF



Os demais funcionários portugueses da comissão técnica ainda não conseguiram a documentação





Bruno Lage comandou o primeiro treino no Botafogo nesta segunda-feira Vítor Silva/Botafogo



O Botafogo correu com a documentação e conseguiu viabilizar, junto ao Governo Federal, o visto trabalhista do técnico Bruno Lage. Após a regularização, o treinador português precisa aparecer no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para estar apto a estrear pelo alvinegro na próxima quarta-feira contra o Patronato, da Argentina.


Embora Bruno Lage já tenha conseguido seu visto de trabalho, os demais funcionários portugueses da comissão técnica (os auxiliares técnicos Luis Nascimento e Carlos Cachada, o preparador físico Alexandre Silva e os analistas Jhony Conceição e Diogo Camacho) ainda não conseguiram a documentação.


Mesmo que não apareça no BID da CBF a tempo, Bruno Lage tem a possibilidade de comandar o Botafogo na área técnica contra o Patronato. Isso porque o clube pode fazer a mesma manobra que fez com Cláudio Caçapa diante do Vasco — Na época, Caçapa assinou a súmula como auxiliar, com Lúcio Flávio constando no documento como o treinador.


No entanto, essa movimentação é um processo jurídico um pouco mais complicado e não é garantido de que consiga fazer em tempo hábil para Bruno Lage estar na beira do campo contra o Patronato. Além de Caçapa, o treinador português António Oliveira fez a mesma manobra em sua reestreia no Cuiabá, em maio.


No ano passado, o Botafogo passou por situação parecida com Luís Castro. Na época, o português ficou de fora da estreia do time no Brasileirão contra o Corinthians. A situação demorou cerca de duas semanas para ser regularizada, entre apresentação do técnico e resolução da papelada. Por outro lado, com Bruno Lage a situação foi resolvida de forma mais rápida, já que o treinador foi apresentado na última quarta-feira.


O elenco principal do Botafogo teve seu primeiro treino sob o comando de Bruno Lage na última terça-feira. O time se reapresentou no CT Lonier após a vitória por 2 a 0 no sábado, contra o Bragantino, e teve o primeiro contato com o técnico português. Lage já havia ido ao Lonier na semana passada, enquanto o time era treinado pelo interino Cláudio Caçapa.


Fonte: O Globo/Por João Pedro Fragoso — Rio de Janeiro

Janela certeira: como o Botafogo contratou sete titulares entre julho e agosto de 2022



Abertura da janela do meio do ano de 2022 completa um ano nesta terça-feira; dos dez jogadores contratados, nove são importantes hoje



Marçal, Eduardo, Luís Henrique, Adryelson, Tiquinho Soares, Júnior Santos e Lucas Perri. Pode parecer que lá vem o time titular do Botafogo, líder isolado do Brasileirão, mas os sete jogadores foram contratados pelo clube carioca em uma única janela: a do meio de 2022. O período de transferências, que transformou positivamente a equipe, que segue colhendo frutos atualmente, completa um ano da abertura nesta terça-feira.







Giba Perez destaca: "O Botafogo é o Manchester City do campeonato" (https://ge.globo.com/podcasts/video/giba-perez-destaca-o-botafogo-e-o-manchester-city-do-campeonato-11788549.ghtml)


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Bruno Lage comanda treino do Botafogo ainda à espera do visto de trabalho


Dez jogadores chegaram ao Alvinegro entre 18 de julho e 15 de agosto, período que a janela ficou aberta no Brasil. Além dos já citados anteriormente, nomes como Danilo Barbosa e Gabriel Pires, que são importantes para o elenco, também foram contratados neste período. Ou seja, 90% dos atletas que foram contratados têm impacto no elenco atualmente.


O Botafogo mudou. Depois de uma primeira janela de muitos gastos, com John Textor e a gestão SAF chegando no meio do caminho, o clube investiu cerca de R$ 65 milhões em contratações. Patrick de Paula, Victor Sá e Gustavo Sauer foram os mais caros da lista de onze jogadores trazidos pelo empresário norte-americano.


A estratégia da primeira janela, com o time vindo da Série B no ano anterior, foi de dar mais opções para o elenco, à época ainda com muitos jogadores sem experiência na primeira divisão do Brasileirão. A segunda janela já teve um desenvolvimento diferente, com a busca por jogadores já com experiência e rodagem no futebol do exterior.





Tiquinho Soares e Eduardo, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


- Temos possibilidade de melhorar a equipe em algumas posições e engrandecer esse grupo. Quanto mais qualidade puder trazer, melhor. Estamos indo no conceito de mais qualidade, de ser assertivo para elevar mais o nível da equipe para manter qualidade na busca pelo objetivo. Diferente da primeira, em que precisamos dar movimentada boa, essa janela tem que ser mais pontual - explicou André Mazzuco, diretor de futebol, em julho do ano passado.


+ Botafogo empresta Luis Segovia ao Molenbeek, e zagueiro não joga contra o Santos


Os contratados na 2ª janela de 2022

Fernando Marçal (Lateral-esquerdo) - Anunciado em 16 de junho
Eduardo (Meia) - Anunciado em 12 de julho
Luís Henrique (Atacante) - Anunciado em 21 de julho
Adryelson (Zagueiro) - Anunciado em 22 de julho
Danilo Barbosa (Volante) - Anunciado em 12 de agosto
Gabriel Pires (Volante) - Anunciado em 12 de agosto
Tiquinho Soares (Atacante) - Anunciado em 12 de agosto
Jacob Montes (Meia) - Anunciado em 12 de agosto
Júnior Santos (Atacante) - Anunciado em 15 de agosto
Lucas Perri (Goleiro) - Anunciado em 17 de agosto


Apenas Jacob Montes, com três jogos disputados pelo Botafogo, não conseguiu espaço no time. Os outros nove são importantes - sendo titulares ou não - para o desenvolvimento da equipe desde que chegaram.


A importância da janela

Marçal pelo Botafogo

43 jogos
2 gols
6 assistências


Eduardo pelo Botafogo

41 jogos
13 gols
5 assistências


Luís Henrique pelo Botafogo (2ª passagem)

46 jogos
3 gols
2 assistências


Adryelson pelo Botafogo

53 jogos
3 gols





Adryelson e Lucas Perri, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Danilo Barbosa pelo Botafogo

29 jogos
2 gols
1 assistência


Gabriel Pires pelo Botafogo

33 jogos
3 gols
4 assistências


Tiquinho Soares pelo Botafogo

48 jogos
27 gols
9 assistências


Júnior Santos pelo Botafogo

39 jogos
3 gols
4 assistências


Lucas Perri pelo Botafogo

44 jogos


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Bruno Murito e Sergio Santana — Rio de Janeiro