Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Tiquinho treina com o time sub-20 do Botafogo e deve estar à disposição contra o Flamengo



Camisa 9 participou de atividade com bola junto com equipe de base em reta final de recuperação do estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo



O centroavante Tiquinho Soares entrou em reta final de recuperação para retornar ao Botafogo na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Flamengo, no Estádio Nilton Santos, neste sábado (02), às 21h.






Botafogo perde na Argentina e dá adeus à Copa Sul-Americana (https://ge.globo.com/video/botafogo-perde-na-argentina-e-da-adeus-a-copa-sul-americana-11909368.ghtml)




Nesta quinta-feira, o camisa 9 treinou com a equipe sub-20 e os jogadores não relacionados para o confronto com o Defensa, na Argentina, e deu sinais de estar completamente recuperado do estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo.


A tendência é que o camisa 9 esteja no treinamento desta sexta, data da reapresentação do elenco antes do clássico com o Flamengo, e fique à disposição de Bruno Lage para a partida, podendo começar no banco dependendo do número de minutos que o staff entender que ele pode jogar.


Tiquinho está fora da equipe desde o dia 6 de agosto, quando sofreu a contusão na partida contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. A previsão de recuperação do jogador divulgada pelo clube foi de cinco semanas, mas era uma estimativa bem conservadora.




Diego Costa e Tiquinho Soares — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Soares passou por tratamento intensivo ao longo das últimas três semanas, com três sessões de fisioterapia por dia e consegue ter condições de voltar ao campo em menos do que quatro semanas completas.


Goleador máximo do Campeonato Brasileiro, com 13 gols em 17 partidas, Tiquinho é também um dos principais artilheiros do futebol brasileiro em 2023, com 25 bolas na rede em 38 partidas disputadas no ano. German Cano, do rival Fluminense, lidera o país com 31.





Tiquinho Soares em treino com o Sub-20 — Foto: Reprodução



Com 51 pontos somados, o Botafogo é o líder do Campeonato Brasileiro, 11 pontos à frente do Palmeiras, atual segundo colocado. Após enfrentar o Flamengo, a equipe terá duas semanas livres para treinamentos durante a pausa para a Data Fifa antes de voltar a jogar, contra o Galo, no dia 16 de setembro às 21h.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Giba Perez, Jéssica Maldonado e Sergio Santana — Rio de Janeiro

Botafogo sai de torneio que nunca priorizou, e reação da torcida prova que a escolha foi correta






Caso confirme o favoritismo criado pela impressionante campanha e termine por levantar o título do Campeonato Brasileiro, o Botafogo transformará a noite de quarta-feira numa lembrança distante. Nenhuma eliminação deve ser celebrada, e ter dois títulos ao alcance das mãos na reta final da temporada daria uma dimensão do que o Botafogo fez nos últimos meses. No entanto, o fato é que o clube deixou bem claras as suas prioridades, privilegiou a competição mais importante, a que deverá deixar um legado esportivo muito mais significativo para o clube. E, também por isso, saiu de uma Copa Sul-Americana em que não chegou a jogar bem, jamais exibiu algo próximo do que faz no Brasileirão.


É até possível discutir uma ou outra opção de escalação. O que não dá para negar é o significado que o título brasileiro terá para o clube e para uma torcida após 28 anos de espera. Mais do que isso, a caminhada no Brasileirão gerou uma aliança entre campo e arquibancada que é rara de se ver, gerou envolvimento. Após temporadas difíceis, ver o Botafogo superar, semana após semana, cada um dos times mais fortes do país nos últimos anos, abrir uma distância imensa na tabela de classificação, tudo isso criou um sentimento de orgulho. Era natural que o clube olhasse a Sul-Americana como uma conquista até viável, mas desde que o preço não fosse atrapalhar a campanha pelo título nacional. Faz todo o sentido.





Lucas Fernandes em Botafogo e Defensa y Justicia, pela Copa Sul-Americana — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Curiosamente, Bruno Lage teve na Argentina uma formação mais próxima da base titular do que no jogo de ida, no Rio. Mas se a derrota para o Defensa Y Justicia deixou uma lição, esta foi a demonstração de como o Botafogo é mais forte quando consegue fazer o jogo acontecer dentro de suas características mais marcantes.


Ao poupar Eduardo da viagem e iniciar com Gabriel Pires no banco, Lage optou por Danilo Barbosa e Marlon Freitas juntos no meio-campo. Tche Tche, como no jogo do Nílton Santos, foi fazer o papel do meio-campista que parte da ponta direita. Ele teve boa atuação, primeiro pela direita e depois como meio-campista. No entanto, é um jogador diferente do que Lage vinha buscando naquele setor. A saída de Sauer, cuja passagem pelo alvinegro teve diversas oscilações, terminou por deixar o elenco sem o meia canhoto capaz de partir da ponta e ser um quarto meio-campista, com criatividade e capacidade de dar o último passe. Tche Tche pode ocupar o lado direito, mas tem características diferentes. Segovinha, ao menos até aqui, foi mais efetivo nos jogos em que o Botafogo teve espaços para atacar.


A questão é que o Botafogo não conseguiu impor ao jogo algumas virtudes que o levaram a ser líder disparado do Brasileirão. Primeiro, por não ser capaz de pressionar e retomar rapidamente a bola, algo que tem feito de forma mais frequente desde a mudança de comando. O time não defendia bem. Além disso, o Defensa y Justicia permitia que o time brasileiro ficasse mais tempo com a bola, construísse desde a defesa. Mas a formação de meio-campo escolhida por Lage não fazia o jogo ganhar ritmo, não permitia que a bola chegasse rapidamente ao ataque, traço de identidade mais nítido deste time.


Ao contrário, o Botafogo acumulava perdas de bola e permitia aos donos da casa criar chances num jogo menos controlado. Não era um massacre, o alvinegro não era amassado. O time até teve algumas chances, mas quando Lucas Fernandes empatou, de falta, no último lance da etapa inicial, o resultado ao intervalo era para comemorar.


As intervenções de Bruno Lage não funcionaram como ele esperava no segundo tempo. Primeiro, tirou Di Placido, que falhou no primeiro gol, e lançou Mateo Ponte, que também esteve abaixo do esperado. E surpreendeu ao tirar Marlon Freitas e Danilo Barbosa, deixando o meio-campo com uma formação muito leve: Tche Tche, Gabriel Pires e Lucas Fernandes. Segovinha entrou pelo lado direito e teve dificuldades, fosse para atacar ou para ajudar a defender. O Botafogo perdeu vigor e os argentinos ganharam volume, até encontrarem o segundo gol num lance em que a área alvinegra estava mal defendida. Os alvinegros ainda tiveram chances de empatar o jogo novamente, mas não evitaram a eliminação.


A tarefa, agora, é minimizar os impactos da derrota numa caminhada absolutamente segura no Campeonato Brasileiro, competição em que nenhum rival jogou mais futebol do que o Botafogo até agora. A reação da torcida, que foi ao aeroporto numa madrugada fria para abraçar o time que voltava ao Rio, é a mais clara demonstração de qual título é, de fato, o mais importante de 2023.




Por Carlos Eduardo Mansur

Jornalista. No futebol, beleza é fundamental

Torcida do Botafogo vai ao Galeão apoiar o time após a eliminação na Copa Sul-Americana



Depois da derrota para o Defensa y Justicia, na Argentina, alvinegros vão ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro motivar os jogadores para o clássico com o Flamengo




Cerca de 300 torcedores foram ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira, para recepcionar o time do Botafogo, que perdeu nesta quarta por 2 a 1 para o Defensa y Justicia, em Buenos Aires, na Argentina e foi eliminado da Copa Sul-Americana. O gesto foi uma forma de os alvinegros deixarem claro o apoio ao time que lidera o Campeonato Brasileiro, com onze pontos de vantagem.


A delegação desembarcou por volta das 4h e foi recebida com aplausos e gritos de "quarta-feira é guerra", em alusão ao clássico com o Flamengo no final de semana.




Torcedores do Botafogo vão ao Galeão recepcionar o time após eliminação — Foto: Vinicius Messias



No sábado, com ingressos esgotados, o Botafogo enfrenta o Rubro-Negro no Estádio Nilton Santos, às 21h. Se vencer o rival, o Glorioso pode abrir 14 pontos para o vice-líder Palmeiras, que enfrenta o Corinthians no domingo, às 16h.


O twitter oficial do clube fez um agradecimento especial aos torcedores que estiveram no aeroporto.





O diretor de futebol do Botafogo, André Mazzuco, nas redes sociais, elogiou a recepção da torcida alvinegra.




O Botafogo foi eliminado da Copa Sul-Americana depois de perder o jogo de volta das quartas de final para o Defensa y Justicia por 2 a 1, gols de Nicolás Fernández (2) para os argentinos, e Bologna (contra) para o Alvinegro carioca. Essa foi a primeira derrota do Glorioso desde o dia 3 de junho. Foram 19 partidas consecutivas sem sair de campo derrotado.




Torcida do Botafogo vai ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro — Foto: Vinicius Messias





Torcedores do Botafogo no Galeão — Foto: Vinicius Messias





Torcedores do Botafogo no Galeão — Foto: Fellipe Portella





Torcida do Botafogo no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/Twitter Fogão do Meu Coração


Fonte: ge/Por João Vitor dos Santos — Rio de Janeiro