Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fellype Gabriel se despede do Botafogo e não vê substituto


Negociado com o Sharjah, dos Emirados Árabaes, jogador diz que hoje não há alguém no elenco que faça a sua função no time



No processo de troca de clube, Fellype Gabriel completou nesta quinta-feira mais uma etapa. Ele foi a General Severiano se despedir dos companheiros de Botafogo, onde atuou por um ano e meio, e acertar os últimos detalhes de sua rescisão de contrato para poder defender o Sharjah, dos Emirados Árabaes, por três temporadas.

Emocionado ao falar de sua despedida, Fellype Gabriel garantiu que continuará na torcida pelo Botafogo à distância. No entanto, no momento, não vê um jogador no elenco que possa substitui-lo fazendo a mesma função. Por isso, acredita que o técnico Oswaldo de Oliveira já esteja estudando alternativas para o sistema de jogo atual.

Fisioterapeuta Alex Evangelista, Fellype Gabriel e o auxiliar Luiz Alberto conversam (Foto: Thales Soares)
- Vou ser bem sincero. Individualmente, o Botafogo tem jogadores de muita qualidade, com Renato, Andrezinho, Vitinho, outros garotos, mas dificilmente no elenco vão achar um para fazer o que eu fazia. Fico na torcida para que consigam ou então vão mudar o jeito de jogar. Se alguém se adaptar vai ser melhor para o Botafogo. Se não conseguirem, o Oswaldo já deve estar pensando em outra forma de jogar - disse Fellype Gabriel.

Ainda não há data para a viagem definita aos Emirados Árabes. O Sharjah já iniciou a pré-temporada e tem como técnico Paulo Bonamigo. Fellype Gabriel disse que a despedida foi difícil, principalmente pela relação que estabeleceu com as jovens revelações do Botafogo.
Financeiramente é bom, o clube precisa fazer caixa, mas o sentimento é diferente. Essa foi a primeira vez que fiz essa despedida"
Fellype Gabriel

- Conquistei muita coisa aqui e não falo só de títulos, mas profissionalmente e pelos amigos que fiz. É difícil conseguir isso no futebol. Financeiramente é bom, o clube precisa fazer caixa, mas o sentimento é diferente. Essa foi a primeira vez que fiz essa despedida - contou Fellype, que já havia conversado com os companheiros depois da vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta.

Com 71 jogos e 15 gols marcados, Fellype Gabriel ficou satisfeito com seu rendimento no Botafogo. Depois de participar das cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, ele espera comemorar com os agora ex-companheiros o título da competição.

- Fiz pouco jogos no Brasileiro, mas acho que o trabalho do ano contribui um pouquinho. Deixei minha parcela e vou ficar na torcida para que consigam mais um título do qual eu possa fazer parte - disse Fellype Gabriel.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Presidente do Botafogo revela conversas para mandar jogos em Brasília


Glorioso confirmou nesta quinta-feira que clássico contra o Fluminense, marcado para 7 de julho, será na Arena Pernambuco



Mauricio Assumpção - Botafogo (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)
Mauricio Assumpção afirma conversas
com gestores do Mané Garrincha -
(Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)
Com o Engenhão fechado, a diretoria do Botafogo procura outros estádios para mandar seus jogos. Nesta quinta-feira, o clube anunciou que o clássico contra o Fluminense, no dia 7 de julho, será na Arena Pernambuco, situada na região metropolitana de Recife. 

Contudo, o presidente do Glorioso, Mauricio Assumpção, confirmou que o Botafogo está negociando o mando de campo em outras arenas construídas para a Copa do Mundo, e uma das favoritas é a de Brasília. 

- Nós já estamos negociando alguns jogos. E podemos dizer que, em função destas conversas, é muito provável termos jogos em Brasília também. Neste momento, é muito importante a realização desse jogo com o Fluminense fora do estado do Rio de Janeiro, porque, infelizmente, com o fechamento do Estádio Olímpico João Havelange, a situação do Botafogo ficou muito complicada no Rio. Estamos perdendo receitas importantes. Uma das formas de obtermos novas receitas é jogando em locais como a Arena Pernambuco, que é nova e no Nordeste, onde há um grande contingente de torcedores botafoguenses - disse o mandatário.

O presidente alvinegro deu também detalhes para que a partida contra o Fluminense pudesse ser realizada no Nordeste. Mauricio agradeceu aos presidentes das federações de futebol do Rio e de Pernambuco e aos gestores do estádio, que entenderam a importância do clássico no local:

- A negociação com os gestores da Arena Pernambuco foi muito tranquila. Por parte do Botafogo, o diretor executivo Sergio Landau esteve à frente, foram apenas dias para fechar o acordo. É importante salientar também o entendimento entre as federações, fundamental para a realização do jogo. E, por último, enalteço a questão do acerto com o gestor da Arena Pernambuco, que entendeu a importância deste jogo lá, o que facilitou a negociação.

Com relação ao entendimento com o adversário, o mandatário comentou apenas que existe um acordo com o Fluminense para que o duelo do returno seja nas mesmas condições.

- Existe um acordo entre Botafogo e Fluminense da forma como o jogo vai ser realizado. Conversei diretamente com o presidente Peter Siemsen, até porque vamos ter o jogo de volta, que será com reciprocidade em questões da logística - afirmou o presidente.


Leia mais no LANCENET! 

Arena Pernambuco deve receber clássico entre Botafogo e Fluminense


Negociação está praticamente fechada para o jogo do dia 7 de julho, pelo Campeonato Brasileiro, na primeira rodada depois da paralisação



Arena Pernambuco foi palco de três jogos da
Copa das Confederações (Foto: Chico Feitosa)
Depois de longas negociações com o Consórcio Maracanã e o estudo de locais como Brasília e até mesmo a opção por Volta Redonda, o Botafogo praticamente acertou com a Arena Pernambuco para disputar o clássico com o Fluminense, dia 7 de julho, pelo Campeonato Brasileiro. Detalhes ainda estão sendo finalizados para o anúncio oficial para o primeira rodada da competição depois da paralisação para a disputa da Copa das Confederações.

Depois da confirmação de que o Engenhão ficaria fechado até o fim do ano que vem, o Botafogo vinha negociando há um longo tempo com o Consórcio Maracanã para disputar o clássico no local. Além disso, vem trabalhando por um contrato para realizar de 10 a 12 jogos no estádio. No entanto, a previsão é de que só possa receber jogos a partir do dia 15 de julho.

No último momento, o Botafogo já havia montado logísticas para jogar também em Brasília e Volta Redonda. Mas a diretoria conseguiu realizar a negociação com a Arena Pernambuco, que promete uma boa arrecadação para o clube mandante do jogo. O estádio tem capacidade para 46 mil pessoas e foi palco de três confrontos da Copa das Confederações.

Antes do confronto com o Fluminense, o Botafogo vai atuar em Volta Redonda, quarta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Figueirense.

Estreia do Náutico será antecipada

De acordo com o diretor-presidente do consórcio que administra a Arena Pernambuco, Sinval Andrade, a mudança está praticamente certa, esperando apenas pela confirmação da CBF. Ele explicou ainda que o Náutico, que enfrentaria a Ponte Preta no mesmo dia, não será prejudicado. A estreia timbu na nova casa está garantida e será realizada um dia antes, no sábado.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Mais uma baixa no Bota: Andrezinho está de malas prontas rumo à China


Meia deve viajar nesta sexta-feira para assinar contrato de dois anos com o Tianjin Teda, treinado pelo brasileiro Alexandre Guimarães


Depois de perder Fellype Gabriel, o Botafogo sofrerá nova baixa no setor de criação: o meia Andrezinho acertou sua transferência para o Tianjin Teda e deve viajar já nesta sexta-feira à China, onde assinará contrato de dois anos com o novo clube, que é comandado pelo brasileiro Alexandre Guimarães, ex-treinador da seleção da Costa da Rica.

Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, o empresário de Andrezinho, Jorge Moraes, negou a transferência, afirmando que "não havia nada". Pessoas ligadas ao atleta, entretanto, garantem o acerto. Já houve, inclusive, uma confraternização de despedida com amigos.

Andrezinho completa 30 anos em 30 de julho. Ele estreou pelo Botafogo no Carioca 2012. Disputou 60 jogos pelo clube, sendo a maioria absoluta no ano passado: 50. Marcou dez gols e foi campeão estadual na atual temporada.

Formado nas divisões de base do Flamengo e com passagem marcante pelo Internacional, Andrezinho passou pela Ásia entre 2004 e 2007, quando defendeu o Pohang Steelers.

Andrezinho vai trocar o futebol brasileiro pelo Chinês (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

Por Fred Gomes Rio de Janeiro

Firme e forte


Alex é operado com sucesso devido a arritmia cardíaca e já volta a treinar


Alex já voltou a treinar no Botafogo
 (Crédito: Satiro Sodré / BFR)
De volta ao Botafogo após empréstimos ao Joinville e ao Dibba United-EAU, o atacante Alex está recuperado de um problema cardíaco, que não trará consequências para sua carreira. O jogador passou por uma cirurgia bem-sucedida na última semana, comandada pelo Coordenador de Serviços de Arritmias Cardíacas do Hospital Pró-Cardíaco, Eduardo Saad, e já recebeu alta. O departamento médico e a fisiologia do clube acompanharam todo o processo e seguirão dando o suporte necessário ao atleta.

"Alex teve queixas em testes de esteira e o diagnóstico apontou que havia uma arritmia cardíaca. Assim, necessitou de um procedimento médico chamado de ablação por catéter, o mesmo realizado pelo Renato Abreu. O problema está resolvido e ele pôde voltar normalmente às atividades nesta semana", explicou Eduardo Saad.

Na cirurgia para a correção da arritmia, foi introduzido um catéter pela virilha para localizar o problema elétrico e, posteriormente, fazer a cauterização. Operado com sucesso, Alex retornou aos treinamentos com o elenco no decorrer desta semana para dar continuidade à preparação, sendo mais uma opção de ataque para a sequência da temporada do Botafogo.

Assessoria de Imprensa 

Reforço, Dankler tenta esquecer problemas: 'Vou chegar voando'


Apesar de estar há quase um ano parado por causa de uma divergência com o Vitória, zagueiro, 21 anos, diz estar bem e pronto para lutar por vaga


Dankler subiu para a Série A com o Vitória
(Foto: Felipe Oliveira/EC Vitória/Divulgação)
Depois de quase um ano sem jogar por causa de uma desavença com o Vitória, o Botafogo surgiu no caminho do zagueiro Dankler como a oportunidade voltar a fazer o que mais gosta. Como ainda tem contrato com a equipe baiana até o dia 14 de julho, ele ainda terá que esperar mais um pouco para ser confirmado como reforço e vestir pela primeira vez a camisa do Glorioso.

O defensor, de 21 anos, que é casado e tem o filho Kenzo Luis, de um ano, está ansioso para conhecer seus novos companheiros, como Seedorf e os jogadores da zaga alvinegra, como Bolívar e Dória. Confiante, Dankler acredita que tem totais condições de lutar de igual para igual pela vaga de titular.

- Estou bastante ansioso para chegar no Rio e voltar para o campo o mais rápido possível. Espero ajudar o Botafogo a conquistar títulos. Tenho assistido aos jogos, observando a forma de o time jogar. Estou animado para ter estes jogadores experientes ao meu lado. Sou novo e tenho muito a aprender. Não vejo a hora de me juntar ao grupo. Vou brigar pelo meu espaço, tenho condições, assim como todos - disse por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

Dankler espera se encaixar bem e rapidamente no vitorioso time do Bota, campeão carioca deste ano e atual terceiro colocado do Brasileirão. Ele avisou que, apesar de estar há muito tempo sem jogador, não descuidou da parte física e chegará em General Severiano "voando".
Não vejo a hora de me juntar ao grupo. Vou brigar pelo meu espaço, tenho condições, assim como todos"
Dankler

- Vou entrar em um time que já está jogando junto há algum tempo, e isso facilita. Venho treinando no Barradão e fazendo um trabalho físico por fora também. Fisicamente vou chegar voando. Quando me apresentar, vou levar todo o relatório.

O jogador comentou a confusão com o Vitória, que passou a não utilizá-lo depois que não chegaram a um acordo de renovação de contrato. Ele queria um salário de profissional, e o clube não aceitou. Dankler contou que viveu momentos difíceis longe do gramado. Apesar de ter tido propostas do Sporting-POR e do Real Sociedad-ESP, ele não conseguiu a liberação.

- Agosto faz quase um ano que não jogo, a última partida foi contra o São Caetano, pela Série B. Depois, me colocaram na geladeira porque eu não cheguei a um acordo de renovação. O valor não era bom para mim, não sou obrigado a renovar. Queria salário de profissional, e não de base. Foi um dos piores momentos da minha vida. Se não tivesse minha família ao lado, talvez tivesse largado.

A diretoria da equipe baiana não gostou nada de saber que o atleta já está acertado com o Botafogo. Epifânio Carneiro, diretor de futebol de base, disse que o clube colocava muita esperança nele, que deixou o Vitória pela porta dos fundos.

- Fico chateado, mas tenho a consciência limpa. Não concordo que esteja deixando o clube pela porta dos fundos. O Vitória sabe que eu estava disposto a renovar, mas disseram que eu não poderia receber mais do que os outros da base. Não era um bicho de sete cabeças. Fico chateado porque é o clube que amo. Me calei por um ano.

O técnico Oswaldo de Oliveira passará a contar com sete zagueiros no grupo principal do Botafogo. Além de Dankler, ele tem à disposição Bolívar, Dória, Antônio Carlos, André Bahia, Rodrigo Defendi e Matheus.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Site italiano coloca Dória na categoria 'A caminho de ser um top mundial'

Publicação aponta zagueiro como um dos mais promissores de sua geração



Dória - Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Dória está muito valorizado
(Foto: Satiro Sodré/SSPress)
O site europeu ‘Skysports‘, recentemente, fez uma análise especial sobre Dória, apontado pela publicação como um dos jogadores mais promissores do futebol mundial. Ou, como os mesmos dizem, ele “está no caminho de ser um top mundial”.


De acordo com a matéria, Dória lembra o zagueiro Alex, ex-Santos e que atualmente defende o Paris Saint Germain (FRA). No entanto, por ter apenas 18 anos, o alvinegro pode ter uma carreira ainda mais promissora.


A nota recorda a trajetória dele, que estreou pelo time principal do Botafogo aos 17 anos.





Com relação aos valores, segundo o estudo feito pelo site, Dória vale 6 milhões de libras (R$ 20 milhões) no momento. Entretanto, a análise aponta que o em pouco tempo o defensor valerá R$ 67 milhões de reais.


Leia mais no LANCENET! 

Caso Bruno Mendes: Macaé 'lava as mãos' e aguarda fim do empréstimo


Alegações do atacante, que briga na Justiça para rescindir contrato, são desmentidas pelo advogado do clube, que desconhece quebra de confiança



Bruno Mendes marcou apenas dois gols em 2013
pelo Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Enquanto amarga a reserva no Botafogo e vive uma fase abaixo da expectativa em 2013, Bruno Mendes trava um embate judicial com o Macaé, clube com quem tem contrato até setembro de 2017. O desejo do atacante é rescindir o compromisso com o time do interior do Rio. As alegações de Bruno no processo dizem respeito principalmente a uma quebra de confiança e ao pagamento da negociação que tirou o atleta do Guarani, em 2012. Segundo ele, o valor recebido é inferior ao que tinha direito.

A diretoria do Macaé se pronunciou quanto ao caso: retirou qualquer parcela de culpa do clube nos embates, informou não conhecer o motivo da quebra de confiança e ressaltou, ainda, que aguarda o retorno do atleta após o fim do empréstimo ao Botafogo, que termina em dezembro.

- São alegações totalmente inverídicas. Toda negociação foi às claras, com representantes e, inclusive, com os pais dele presentes. Não houve qualquer tipo de coação por parte do Macaé. A principal queixa do jogador é de não ter recebido o dinheiro do Guarani referente à negociação. Ele alega que deveria ter recebido uma quantia maior, mas não é nossa culpa se ele assinou um documento aceitando receber um valor inferior do Guarani - explica Luis Eduardo Barbosa, advogado do Macaé.

Na época da negociação de Bruno Mendes ao Macaé, o jogador afirma ter ficado com R$ 300 mil. Mas alega que era dono de 40% de seus direitos econômicos, o que, portanto, resultaria em um valor de R$ 2.522.751. O advogado Luis Eduardo tratou de "lavar as mãos" do Macaé.

- O Macaé não tem nada a ver com isso. Nós agilizamos o contrato junto ao Guarani, que deve ser feito de clube para clube, conforme a lei. Nossa parte da negociação foi quitada - garantiu.

Em relação à quebra de confiança, o advogado foi categórico ao afirmar que desconhece a origem da acusação.
O Macaé espera que ele cumpra o contrato integral. No fim do empréstimo, ele é obrigado a retornar"

Luis Eduardo Barbosa
advogado do Macaé

- Vou ser sincero, não sei o que aconteceu para ele alegar isso. O Macaé não teve nenhuma imposição em relação à negociação com o Botafogo. Esse contrato foi benéfico a ele, porque ele ganhou não só projeção nacional, como também internacional, já que foi convocado para a Seleção. O que dificilmente aconteceria se ele estivesse no Guarani - disse.

A princípio, Bruno Mendes fica no Botafogo até dezembro deste ano. Se o Alvinegro se interessar, há a possibilidade de renovação. Caso contrário, o atacante está intimado a retornar ao Macaé.

- O Macaé espera que ele cumpra o contrato integral. No fim do empréstimo, ele é obrigado a retornar. De repente, o Botafogo pode querer renovar o contrato com ele. Mas essa situação será resolvida somente nesse segundo semestre - concluiu o advogado.

Por Tébaro Schmidt Macaé, RJ

Bota segura Dória e fechará compra de percentual dos direitos do zagueiro

Glorioso vai adquirir 20% dos direitos econômicos que pertencem ao Banco BMG




Dória - Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Dória, de 18 anos, é titular na zaga alvinegra
 (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Alívio para a torcida alvinegra. Depois de receber inúmeras propostas para deixar o Botafogo já no ano passado, o zagueiro Dória deverá ficar no clube por mais um tempo. Uma reunião marcada para esta quinta-feira selará a compra de 20% dos direitos econômicos do jogador, que pertencem ao Banco BMG, por 1,6 milhão de euros (cerca de R$ 4,5 milhões).

Assim, o Glorioso ficará com 60% da promessa de apenas 18 anos. Os outros 40% pertencem ao grupo de empresários que gerencia a carreira de Dória.

A oferta alvinegra teve de ser feita às pressas, pois o BMG ofereceu oito milhões de euros (cerca de R$ 23 milhões de reais) - valor referente à multa rescisória de Dória - para ter a totalidade dos direitos econômicos do camisa 21. A ideia do BMG era colocá-lo no Porto (POR), clube que possui uma parceria com o banco.

Entretanto, uma cláusula no contrato do jogador diz que, em caso de proposta no valor da multa, o Botafogo teria a opção de igualar o montante oferecido para manter o zagueiro. Como a oferta foi feita por um dos parceiros na divisão dos direitos econômicos de Dória, bastaria ao clube comprar a parte pertencente ao BMG.

De acordo com Fernando Pinto Ferreira, diretor da Pluri Consultoria, em pouco tempo, Dória pode chegar a valer até 18 milhões de euros. Bem mais do que o dobro da atual avaliação da empresa de consultoria: 6,7 milhões de euros:

- Quanto mais você segurar o jovem talento brasileiro, mais você vai ganhar dinheiro - profetiza o profissional.

Desde o returno do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando Dória se firmou como titular e despertou atenção de gigantes da Europa, a diretoria do clube da Estrela Solitária bateu o pé e recusou todo o tipo de proposta, acreditando em sua valorização. A estratégia se mostra cada vez mais acertada.

ALVINEGRO QUER RESOLVER LOGO

A reunião desta quinta-feira para tratar sobre a permanência de Dória será entre o empresário do zagueiro, Jolden Vergette, e membros da diretoria do Botafogo. Inclusive, a cúpula de futebol entrou em contato com o agente por algumas vezes nesta semana e destacou que queria vê-lo o mais rapidamente possível. Com um bom diálogo, as partes pretendem definir a situação o quanto antes.


Luiz Gustavo Moreira - LANCENET!