Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

TJD concede liminar, e Bota e outros quatro clubes disputarão o Carioca


Alvinegro enfrentará Bangu em São Januário. Além deles, Cabofriense, América e Bonsucesso atuarão no estadual mesmo sem Certidões Negativas de Débito





Bota vai enfrentar o Bangu em São Januário na estreia
do Carioca: sábado, às 17h (Foto: Diego Ribeiro)
A estreia do Botafogo no Campeonato Carioca, neste sábado, às 17h (de Brasília) contra o Bangu, está confirmada. No início da noite desta sexta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), José Fernandes Teixeira, concedeu a liminar que assegura a participação do clube no estadual, apesar de o Alvinegro ainda não ter em mãos as Certidões Negativas de Débito (CNDs). Outros quatro times, insclusive o rival do Bota, que corriam o mesmo risco, foram igualmente liberados.


- Saiu a liminar favorável. O TJD-RJ considerou as provas que o Botafogo apresentou de que atendeu a todos os requisitos legais para ter direito às Certidões Negativas de Débito. Por conta disso, o Botafogo não poderia ser penalizado. O TJD-RJ ainda concedeu um prazo de 30 dias para apresentar as certidões à Federação Carioca. Mas isso não será necessário. Até quarta-feira ou quinta-feira já estará tudo regularizado e resolveremos esse problema que ameaçou a participação do Botafogo no Campeonato Carioca - comemorou o vice-jurídico, Domingos Fleury.


Confira a tabela da primeira rodada e de todo o Campeonato Carioca


As Certidões Negativas de Débito (CNDs) são pré-requisitos para a disputa de qualquer competição no Brasil desde que a MP do Futebol foi sancionada em agosto de 2015. Sem elas, exigências para aderir ao Programa de Modernização do Futebol Brasileiro (Profut), que refinancia a dívida dos clubes com o governo federal, os times haviam sido impedidos pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) de jogar o estadual. Além de Bota e Bangu, outros tês viviam a mesma situação: Cabofriense, Bonsucesso, America. Todos ingressaram com liminar, todos tiveram o pedido deferido.


José Fernandes Teixeira, presidente do TJD-RJ, aceitou o argumento dos clubes de que as CNDs não foram emitidas a tempo por questões burocráticas. De acordo com a decisão, todos estão regularizados:


- Eles aderiram ao Profut. A adesão significa que os débitos estão em dia. Com essa adesão, eles pedem o parcelamento da dívida, ganham desconto em função do débito que tinham e vão pagando. Os clubes juntaram documentos comprovando essa adesão. A justificativa (da liminar) é essa - disse, para completar:


- Todos eles estão regularmente inscritos no Campeonato Carioca por decisão liminar. Evidentemente que o mérito será julgado o mais rápido possível. Porém, enquanto isso não for julgado, prevalece a decisão no caráter liminar do TJD. Não tem uma data (para julgamento) ainda. Temos que reunir o Pleno, mas será muito breve. Vamos tentar fazer isso o mais rápido possível.


O Botafogo emitiu nota oficial sobre o tema. Confira:


Liminar garante o exercício legítimo do direito do Botafogo de disputar o Carioca

O Botafogo de Futebol e Regatas vem a público esclarecer que encontra-se totalmente regular com suas obrigações tributárias e, na forma do que determina a Lei do PROFUT, apresentou estes comprovantes. No entanto, considerando que a emissão da CND demanda um prazo que ultrapassa a data de sua estreia no Campeonato Carioca e que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro fez constar como exigência a apresentação do documento propriamente dito até o dia 27.01.16, tornaram-se necessárias providências junto ao TJD/RJ que garantisse o exercício legítimo de seu direito de disputar o Carioca, o que resultou na concessão de liminar pelo Presidente do TJD RJ corroborando os argumentos do Botafogo e reconhecendo sua regularidade com as normas do PROFUT.

Botafogo de Futebol e Regatas


*Colaboraram Hector Werlang e Tébaro Schmidt


Por Marcelo Baltar*Rio de Janeiro/GE

Sem CNDs, Botafogo entra na Justiça para garantir participação no Carioca


Em situação irregular para disputar competições no país desde que a MP do Futebol foi sancionada, Alvinegro busca liminar no TJD, que deve responder ainda nesta sexta




Antônio Lopes e Carlos Eduardo Pereira: presidente
não atendeu às ligações para comentar a situação 
do
 Botafogo (Foto: SSpress / Vitor Silva / Botafogo)
A participação do Botafogo no Campeonato Carioca está sob risco. Isso porque o clube ainda não obteve as Certidões Negativas de Débito (CNDs), que passaram a ser pré-requisito para a disputa de qualquer competição no Brasil desde que a MP do Futebol foi sancionada em agosto do ano passado. Com isso, o Alvinegro está momentaneamente impedido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) de jogar o estadual. Mas ainda há como reverter o caso. O departamento jurídico alega que já cumpriu todas as obrigações e que as certidões não saíram ainda apenas por questões burocráticas. Amparado nisso, eles entraram com um mandado de garantia no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) atrás de uma liminar que permita a reinclusão no torneio. O pedido será analisado pelo presidente do tribunal, José Fernandes Teixeira, que deve responder ainda nesta sexta.


O Botafogo trabalha amparado em precedentes: recentemente em Goiás, Atlético-GO e Vila Nova passaram pela mesma situação e conseguiram na Justiça desportiva o direito de disputar o Campeonato Goiano. Se porventura ainda assim não obtiver êxito, outra alternativa seria entrar na Justiça comum com a argumentação baseada no critério técnico: como a classificação para o Carioca foi pelo ranking do estadual do ano passado, antes de a MP do Futebol ser sancionada, teoricamente o sistema anterior deveria ser respeitado para 2016. Por ora, o jogo Bangu x Botafogo, que marca a abertura do estadual neste sábado, às 17h (de Brasília) em São Januário, ainda não foi desmarcado - ingressos começaram a ser vendidos na última quinta.


- Quem está tratando disso é o departamento jurídico da Ferj. Até agora não chegou nada a mim sobre suspensão do jogo - limitou-se a dizer Marcelo Vianna, diretor de competições da Ferj.


O GloboEsporte.com tentou contato com o vice-presidente jurídico do Botafogo, Domingos Fleury, mas ele estava com o celular estava desligado. Nos últimos dias, em contato com a reportagem, o dirigente foi questionado se a diretoria ainda estaria atrás das CNDs mesmo após a desistência da "Caixa Econômica Federal" em patrocinar o clube. A resposta já foi um indício do que veio a ocorrer nesta sexta-feira.


- Vamos tirar a CND, que é obrigatória para disputarmos o estadual, Brasileiro etc...


Além do Botafogo, há outros clubes nesta situação. Entre os grandes, Flamengo e Vasco já possuíam as CNDs, e o Fluminense conseguiu as dele na última quinta-feira. De qualquer forma, as instituições que se encontram em situação irregular podem ganhar mais tempo para se adequarem em breve. Em dezembro, foi aprovada na comissão mista no Congresso a MP 695/2015, que estende prazos de adesão dos clubes ao Profut e para implantação das contrapartidas nas competições - falta aprovação na Câmara dos Deputados e pelo Senado. Pelo texto apresentado, as exigência das CNDs e comprovantes de pagamento dos vencimentos em contratos de trabalho e de imagem dos atletas valerão só a partir de 1º de agosto de 2016.


Por Marcelo Baltar, Raphael Zarko e Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Ricardo confirma Bota com Yaca e aguarda regularização de Luis Ricardo



Após ser poupado na quinta-feira, argentino treina normalmente e vai estrear contra Bangu. Nome do lateral ainda não consta no BID, e Marcinho pode ser o substituto






O Botafogo está praticamente definido para a estreia no Campeonato Carioca, neste sábado, contra o Bangu. Na manhã desta sexta-feira, em General Severiano, Renan Fonseca e Gervasio "Yaca" Nuñez - poupados na quinta – treinaram normalmente e vão para o jogo. A única dúvida é quanto ao aproveitamento de Luis Ricardo, uma vez que o nome do lateral ainda não consta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Yaca voltou a treinar com o grupo nesta sexta-feira após ter sido poupado na quinta (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Para entrar em campo neste sábado, Luis Ricardo precisa ser regularizado até às 19h desta sexta-feira. Caso não seja possível, Marcinho será o substituto. O Botafogo vai a campo neste sábado com Jefferson; Diego, Renan Fonseca, Emerson, Diogo Barbosa; Airton, Rodirgo Lindoso, Gegê, Luis Ricardo (Marcinho), Gervasio; Luís Henrique.


- Sem o Luis Ricardo complica um pouco, mas acho que não vai haver problema. Caso não dê, tenho o Marcinho - disse Ricardo Gomes.


Os desfalques para a estreia são muitos. Neilton, Octávio e Sassá estão machucados. Carli e Lizio ainda não foram regularizados, mas o Botafogo ainda tem esperança de ter os dois à disposição. Expulso no último jogo do Carioca do ano passado, Fernandes também está fora, assim como Emerson Silva e Bruno Silva, que ainda não constam no BID.


Nesta sexta, Ricardo Gomes ensaiou jogada com os titulares, enquanto os demais jogadores treinaram finalizações no lado oposto do gramado de General Severiano. A boa notícia foi a participação de Neilton, que treinou normalmente, mas ainda não tem condições de jogo.


Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/GE

Guia do Carioca: sem estádios e com racha, grandes brigam por conquista


Com Maracanã e Engenhão fora, Vasco tem São Januário como arma para defender bi estadual. Botafogo tenta primeiro título de gestão e Fla-Flu segue briga com a Ferj



Campeão em 2015, Vasco luta pelo bicampeonato do Carioca 
(Foto: André Durão / GloboEsporte.com 
Em meio a polêmica, brigas e um racha político que parece interminável, o Campeonato Carioca põe à prova por mais um ano o desejo dos clubes de vencer a competição e do torcedor em acompanhar a competição. Este ano, particularmente, há duas dificuldades extras: tanto Maracanã quanto Engenhão, os maiores palcos da cidade, não devem ser utilizados devido às Olimpíadas. O Vasco, atual campeão carioca, espera se beneficiar dentro de campo, como em 1992, levando clássicos para São Januário. Mas há chance de os maiores confrontos serem levados para fora da cidade e até fora do estado - Fla deve jogar em Edson Passos contra os pequenos, enquanto o Flu leva partidas para Volta Redonda.


O outro fator que desafia o interesse total na competição - de clubes e de torcedores - é a verdadeira e interminável cisão da Ferj com a dupla Fla-Flu, que bateu o pé e vai jogar a Copa Rio-Sul-Minas, a contragosto e sob ameaças do presidente Rubens Lopes.


Longe da politicagem, as atrações dentro de campo, porém, não são poucas. Um Botafogo novamente reformulado aposta em leva de gringos e no capitão ídolo Jefferson. O Fla tem Muricy no banco, Guerrero e outros gringos chegando. No Flu de Fred, os principais reforços são o zagueiro Henrique e o meia Diego Souza. O meia-atacante Nenê, Craque da Galera do último Brasileiro mesmo rebaixado com o Vasco, tem a missão de comandar o bicampeonato que não vem há mais de 20 anos. A disputa começa neste sábado e vai até o dia 8 de maio.


Se os grandes apostam em grandes nomes, reside no banco as reservas de esperanças dos times pequenos. O América, de volta à Primeira Divisão depois de cinco anos, terá o ex-goleiro Ricardo Cruz. Gaúcho, ex-Vasco, comanda a Portuguesa da Ilha. Douglas Silva, ex-Flamengo, é o treinador do Bangu. Rodrigo "Beckham" novamente comanda o Boavista.


Entre os campeões, o Flamengo, atual detentor da taça, lidera com 33 títulos, seguido por Fluminense (31), Vasco (23) e Botafogo (20), além de América (7), Bangu (2), Paissandu (1) e São Cristóvão (1).




Campeão da Taça Guanabara 2015


Atual vice-campeão Carioca, o Botafogo volta ao estadual com uma ambição parecida: surpreender a todos com um grupo muito reformulado. Após o título da Série B do Campeonato Brasileiro, 17 jogadores saíram e, até o momento, seis foram contratados: Joel Carli, Emerson Silva, Diogo Barbosa, Bruno Silva, Damian Lizio e Gervasio "Yaca" Nuñez. No ano passado, o Alvinegro foi o melhor time da primeira fase e ganhou a Taça Guanabara com 36 pontos em 15 jogos (80% de aproveitamento), mas perdeu os dois jogos da final para o Vasco.

Mas se em 2015 a montagem do elenco era com base nos jogadores que haviam se destacado na Segunda Divisão, o Botafogo versão 2016 aposta na garotada. Metade do plantel é formado por atletas recém-promovidos das categorias de base. Nomes como Emerson, Igor Rabello, Diego, Ribamar, Leandrinho, Jean e Saulo, por exemplo, ainda são desconhecidos para muitos torcedores. A diretoria segue buscando reforços no mercado e quer um lateral-esquerdo e mais dois atacantes. O argentino Barcos, do chinês Tianjin Teda, e o chileno Gustavo Canales, da Universidad de Chile, já foram sondados para serem a grande contratação de 2016, mas sem sucesso.

Enquanto não chega mais ninguém, a maior esperança dos alvinegros recae sobre o trio de gringos: os argentinos Carli e Yaca, além do boliviano Lizio - eles, porém, estão fora da estreia porque a janela de transferências no Brasil só abre dia 28. O time titular ainda não está definido, mas a base que perdeu o amistoso para a Desportiva Ferroviária (2 a 1) e que venceu o Rio Branco de Venda Nova (7 a 0) está montada. Pelo que treinou na pré-temporada, a equipe alvinegra deve ser formada por Jefferson, Diego (Luis Ricardo), Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Airton (Bruno Silva), Yaca e Gegê (Lizio); Neilton e Luís Henrique.

Destaques do Glorioso:

Novidade: argentino naturalizado boliviano, Lizio faz parte da seleção e chegou para ser o 10.
Ponto alto: Jefferson segue como a estrela solitária e é o único do futebol carioca na Seleção.
Ponto negativo: em meio à crise, o clube está há mais de um ano sem patrocinador master.
Números: foram 108 gols do time em 2015, mas esse ano o ataque começa carente de opções.
Técnico: Ricardo Gomes assumiu o time ainda na Série B e volta à elite quatro anos após AVC.



A grande atração do maior campeão da história do Carioca - com 33 taças - é o técnico Muricy Ramalho. O comandante retorna ao futebol carioca seis anos depois de conquistar o Brasileiro de 2010 pelo Fluminense. Em paralelo à disputa do estadual, o time deve entrar em campo para jogos da Copa Rio-Sul-Minas com algumas novidades.

Reeleito, o presidente Eduardo Bandeira de Mello contratou Muricy, renovou por três anos com o diretor de futebol Rodrigo Caetano e foi fundo ao mercado. Foram nove contratações até agora - o clube ainda procura mais um zagueiro. Entre os de maior expectativa estão dois gringos nem tão conhecidos por aqui: o argentino Mancuello, que veio do Independiente, e Gustavo Cuéllar, ex-Junior de Barranquilla. A volta do veterano Juan, que completa 37 anos durante a disputa do Carioca, também chama a atenção.


O desafio do novo treinador é arrumar a defesa, colocar em ordem a disciplina na Gávea, o que gerou punições e afastamento no fim do ano passado, e fazer a transição de mais uma geração campeã da Copinha para os profissionais. Na pré-temporada, maus resultados contra o Ceará (empate por 3 a 3, derrota nos pênaltis) e Santa Cruz. Na estreia da Copa Rio-Sul-Minas, o Flamengo venceu o Atlético-MG por 2 a 0 no Mineirão.

Destaques do Rubro-Negro:
Novidade: ex-Botafogo, Willian Arão, de 23 anos, é destaque na pré-temporada do Fla.
Ponto alto: opções e poder de fogo no ataque. Guerrero, que voltou a marcar após jejum que vinha desde agosto, e Sheik formam dupla de respeito.
Ponto baixo: ainda a defesa e jogadores como Ederson e o próprio Guerrero conviveram com lesões e terminaram temporada de 2015 em baixa.
Números: o Flamengo é hegemônico na competição, com 33 conquistas.
Técnico: Muricy foi campeão estadual em quatro estados diferentes. Venceu o Pernambucano em 2001 e 2002 (pelo Náutico), o Gaúcho pelo Internacional, em 2003 e 2005, o Paulista pelo São Caetano, em 2004, e com o Santos foi bicampeão estadual em 2011 e 2012.



Sai a desconfiança, entra a esperança. Se em 2015 o início de ano do Fluminense era cercado de incertezas, na temporada que se inicia a confiança em dias melhores entrou em campo. Um dos destaques do mercado de transferências, o Tricolor abriu os cofres e trouxe reforços importantes para setores considerados carentes. Além disso, ainda conseguiu colocar em ordem a parte financeira mesmo diante dos atrasos no pagamento e na iminente saída de sua principal patrocinadora (Viton 44). A dívida relativa aos direitos de imagem dos jogadores foi quitada no último dia 15 de janeiro.

A base do time também foi mantida. O único titular a deixar o Flu foi o volante Jean, negociado com o Palmeiras. Por outro lado, cinco reforços chegaram às Laranjeiras. Os zagueiros Henrique e Renato Chaves, os meias Diego Souza e Felipe Amorim, e o atacante Richarlison. Tirando Amorim, que chegou ao clube de graça após o fim do seu contrato com o América-MG, todos os outros quatro envolveram negociações em dinheiro e vitórias sobre diversos clubes interessados. Fatores que mostram a nova fase tricolor um ano após o fim da longa parceria com a Unimed. O atacante Wellington Nem, revelado em Xerém e hoje no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, ainda pode voltar. Vendido ao Roma, mas sem espaço por ora, Gerson retorna por mais cinco meses.

A pré-temporada mais uma vez teve a sua primeira parte realizada nos Estados Unidos em paralelo à disputa do Torneio da Flórida. Ao todo, foram 17 dias longe do Rio. Em campo, muitos testes e poucos resultados: empate com o Shakhtar e derrota para o Internacional. Os desafios para valer começaram nesta semana. Na quarta-feira, derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR na estreia da Copa Sul-Minas-Rio. Já domingo é a vez do Campeonato Carioca, contra o Volta Redonda.

Destaques do Tricolor:
Novidade: Henrique, disputado com Flamengo e Grêmio, é a esperança de mais segurança na defesa.
Ponto alto: reforços pontuais. A diretoria trouxe boas opções para posições carentes como a defesa (Henrique e Renato Chaves) e a criação (Diego Souza). Além de uma grande aposta para o futuro: o atacante Richarlison, de 18 anos.
Ponto baixo: irregularidade. Eduardo Baptista ainda tenta mostrar nas Laranjeiras o trabalho que o fez se destacar no Sport. Tirando a semifinal da Copa do Brasil, os resultados no Fluminense não são bons.
Números: campeão pela última vez em 2012 e dono de 31 troféus no estado, o Flu tenta se aproximar do Flamengo. O rival tem 33 conquistas.
Técnico: contratado no meio de 2015, Eduardo Baptista inicia uma temporada à frente do Tricolor pela primeira vez.



O jejum não incomoda mais. Depois de 12 anos, o Vasco tirou dos ombros a pressão para voltar a ser campeão e inicia o Campeonato Carioca em busca do bicampeonato. A temporada, no entanto, guarda uma missão mais importante: pela terceira vez, os vascaínos precisam lutar para retornar à elite do futebol nacional. A disputa dentro do Rio de Janeiro surge como teste para um elenco que, apesar do rebaixamento, entrou 2016 prestigiado em São Januário.

Com pouco dinheiro em caixa e apoiado no bom rendimento na reta final do Brasileirão, o Vasco preferiu apostar na base montada por Jorginho do que em reforços - ainda caça um centroavante no mercado. Do time titular no empate com o Coritiba, último compromisso em 2015, apenas Serginho não segue no clube - foi para o Sport. Nomes como Nenê e Luan foram valorizados e tiveram os contratos renovados. Caras novas são apenas duas: Yago Pikachu e Marcelo Mattos, ambos reservas durante a pré-temporada.

Em Pinheiral, no Sul do Rio de Janeiro, Jorginho começou a desenhar um Vasco que, segundo suas próprias palavras, precisa aprender a ser protagonista. Nos 12 dias de trabalho, o treinador mudou o 4-4-2 para o 4-2-3-1, com as principais surpresas no meio-campo: Julio dos Santos como primeiro volante e o jovem Mateus Pet, de somente 17 anos. Neste período, dois jogos-treinos foram realizados: vitórias por 2 a 1 sobre o Bangu com o time principal e dos reservas sobre o Barra Mansa.

Para a estreia no Carioca, domingo, às 17h (de Brasília), em São Januário, diante do Madureira, a expectativa é de que Jorginho mande para campo Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Julio dos Santos e Andrezinho; Mateus Pet, Nenê e Jorge Henrique; Riascos.

Destaques do Vasco:
Novidade: destaque do Paysandu em 2015, Pikachu foi bem sempre que testado e briga por vaga na equipe
Ponto alto: mesmo com o rebaixamento, o clube manteve a base que perdeu somente um jogo nas últimas 15 rodadas do Brasileirão
Ponto negativo: é nítida a carência no ataque. Riascos não inspira confiança, e clube busca um centroavante no mercado
Números: com 23 títulos cariocas, o Vasco não é bicampeão desde 1993. Na ocasião, ainda levou o tri no ano seguinte.
Treinador: Jorginho começa o ano em alta depois da arrancada que quase evitou o rebaixamento e tem todo apoio de Eurico Miranda.



Um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro volta à elite cinco anos depois - subiu da Série B junto com a Portuguesa no ano passado. Atual campeão da Segundona, o America promete acrescentar um pouco de charme à competição até por conta de sua fanática torcida. No que diz respeito ao elenco, boa parte da base foi mantida, como o goleiro Felipe, o zagueiro e capitão Fábio Braz e o meia Accioli. O destaque de renome cai no colo do atacante Jean, ele mesmo: ex-Flamengo e Vasco. Além disso, a diretoria rubra foi ao mercado contratar nove reforços e, entre eles, acertou com um meia argentino que vem dando o que falar. O Campeonato Carioca 2016 será a primeira aventura de Matías Sosa em solo brasileiro. Caberá ao técnico Ricardo Cruz (ex-goleiro bicampeão carioca com o Botafogo) comandar o America nessa volta à Série A.



Para tentar traçar voos maiores do que um oitavo lugar conquistado no Carioca de 2015, o Bangu vem repleto de mudanças no plantel. Poucos foram os atletas mantidos em relação à temporada passada. Os principais remanescentes são os volantes Ives e Magno, o experiente atacante Luiz Carlos "Imperador", além do meia Almir, que esteve emprestado ao Flamengo no segundo semestre de 2015 e volta para novamente ser o grande nome do Alvirrubro no estadual. Entre os 12 reforços, os meia Magnum, ex-Santos e Volta Redonda; e William Amendoim, ex-Flamengo e Gonçalense; e o zagueiro Arthur Sanches, outro ex-Fla; chamam maior atenção. A equipe será comandada pelo técnico Emanoel Sacramento, que, em 2015, dirigiu Duque de Caxias e Sampaio Corrêa. O Alvirrubro mandará os jogos no Estádio de Moça Bonita - embora os laudos ainda não tenham sido agilizados.



O time de Saquarema, conhecido por montar elencos competitivos e entrar bem na disputa do Carioca, tenta fazer jus à fama - embora a luta no ano passado tenha sido contra o rebaixamento. Um total de 15 reforços foi contratado, com destaques para o goleiro Milton Raphael (do Botafogo), o zagueiro Frauches (do Flamengo) e o atacante Leandrão (do Vasco). O time do técnico Rodrigo Juliano, que assumiu o time na reta final do estadual 2015, dividiu a pré-temporada em duas partes: metade no Rio de Janeiro e metade na da Região dos Lagos. No entanto, quando a bola rolar para o Carioca, o Boavista só vai a Saquarema para mandar seus jogos no simpático Estádio Elcyr Resende. De resto, ficará no CT do CFZ. Essa é a décima temporada consecutiva do Verdão na elite.



Pelo terceiro ano consecutivo na elite do Carioca, o tradicional Bonsucesso almeja, enfim, deixar de lado o papel de coadjuvante para, quem sabe, incomodar os grandes no estadual de 2016. Para isso, o Leão da Leopoldina terá como treinador Mário Marques, que comandou Bangu e Gonçalense na temporada 2015. Com o objetivo de reforçar o plantel, a diretoria do Cesso optou por jogadores jovens ou sem tanto renome no cenário nacional, casos do zagueiro Anderson, destaque do Gonçalense na última Copa Rio; o meia Dieguinho, ex-Avaí e Chapecoense; e o atacante Diogo Alves, que estava no futebol português. O Estádio Leônidas da Silva é a casa do time, mas ainda não havia apresentado os laudos de segurança até o fechamento desta reportagem.



Após uma fraca campanha no Carioca de 2015 e uma eliminação ainda na primeira fase da Copa Rio, a Cabofriense passou por uma drástica reformulação para a disputa do estadual deste ano. Eduardo Húngaro, que dirigiu o Botafogo na Copa Libertadores de 2014, foi o escolhido para assumir o cargo de treinador. Além disso, a direção do clube decidiu investir alto nas contratações e trouxe 21 novos jogadores. Entre as caras mais conhecidas, estão a do goleiro Andrey, ex-Botafogo, o zagueiro Leandro Euzébio, bicampeão brasileiro pelo Fluminense, e o meia Carlinhos, que teve uma passagem de destaque pelo Madureira e defendeu o Paysandu na última Série B do Brasileiro. Além disso, o Tricolor Praiano vai apostar em jovens das categorias de base, principalmente no atacante Abner, de 20 anos, que anotou 20 gols no último estadual de juniores e foi titular da equipe principal na última Copa Rio. O time de Cabo Frio vai mandar os seus jogos no Estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio.




Como de costume, o Friburguense vai para o Campeonato Carioca com a mesma cara que teve nas últimas temporadas - com os infindáveis Cadão (que está com 44 anos), Bidu, Sergio Gomes, Ziquinha e companhia. Até por isso, o número de contratações é pequeno: apenas seis reforços. O grande destaque certamente é Bernardo Ribeiro, meia de 26 anos revelado nas categorias de base do Flamengo e que esteve aventurando-se no futebol da Albânia e Austrália. Além disso, claro, a aposta está nas categorias de base, já que três garotos dos juniores serão integrados ao elenco principal pela primeira vez. Nomes como o do atacante Lohan e do meia João Pedro podem surpreender. Técnico do clube nos últimos cinco estaduais, Gerson Andreotti tem o objetivo de fazer diferente das temporadas recentes, quando o Friburguense não passou de um coadjuvante e falhou na busca por uma vaga na Série D do Brasileirão.



Rebaixado na Série B do Brasileiro do ano passado, o Macaé vem de um fracasso que ainda não foi cicatrizado. Daquele elenco, ficaram apenas peças pontuais - o zagueiro Thiago Cardoso, o meia Marquinho e o atacante Pipico são algumas delas. A grande maioria foi embora. Por isso, o time do técnico Toninho Andrade precisou ir ao mercado contratar, ao todo, 15 reforços. Ninguém de renome, mas o lateral-esquerdo Ebert (ex-Internacional), o volante Fabrício Baiano (do Coritiba) e o atacante Yago (do Vasco) merecem destaque. Difícil vai ser conseguir superar a campanha do ano passado, quando fez frente aos grandes - venceu o Fluminense, por exemplo - e bateu uma série de recordes pessoais, como o de maior número de pontos conquistados, maior sequência de vitórias e de invencibilidade. O Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, é a casa do clube.



O Madureira chega na disputa do Carioca disposto a apagar a última impressão deixada na temporada passada. Após ser a sensação do estadual 2015, onde por pouco não chegou ás seminais e ainda faturou o título da Taça Rio, o Tricolor amargou um rebaixamento incontestável para a Série D do Brasileirão e ainda foi eliminado precocemente da Copa Rio. Agora, sob a direção de Alfredo Sampaio - que levou o clube à finalíssima do estadual em 2006, contra o Botafogo -, o time suburbano vem repleto de novidades. A lista de 10 reforços conta, por exemplo, com o lateral-esquerdo Gerley, ex-Palmeiras e Bahia; o meia Jeferson, emprestado pelo Vasco; e o grande nome da equipe para 2016: o atacante Souza "Caveirão", ex-Flamengo e Corinthians, e que, aos 33 anos, retorna para onde deu os primeiros passos na carreira. Dos poucos remanescentes de 2015, o volante Ryan, o meia Arthur Faria e o atacante João Carlos também surgem como apostas. O clube irá mandar os jogos no Estádio Conselheiro Galvão.



De volta à elite do Campeonato Carioca após 10 anos, a Portuguesa da Ilha decidiu investir pesado na montagem do elenco para celebrar o retorno ao primeiro escalão do futebol do Rio. No comando, o time terá Gaúcho, ex-Vasco e que, aos 62 anos, tem diversas passagens por clubes do estado - como o Americano, onde chegou ao vice-campeonato do estadual em 2002. Além disso, a direção do clube reformulou grande parte do elenco em relação à temporada passada e contratou 13 reforços. Entre eles, o experiente goleiro Márcio, ex-São Paulo e Grêmio; o zagueiro Fernando, formado na base do Flamengo; o meia Eberson, ex-Macaé; e o atacante Henrique Dias, com passagens por Paraná e Coritiba. Do grupo que conquistou o acesso em 2015, a Lusa manteve figuras importantes, casos do zagueiro Pessanha e dos atacantes Bruno Andrade e Allan, artilheiro da última Série B do Rio com 20 gols. O clube vai mandar os seus jogos no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador.



Bicampeão da Copa Rio, o Resende chega como uma das equipes de menor investimento com mais força para beliscar uma vaga na segunda fase. O clube quer apagar as últimas duas campanhas ruins que fez no estadual e voltar a brigar na parte de cima da tabela, como fazia desde que retornou à elite do futebol carioca, em 2008. A preparação começou cedo, em meados de dezembro. Elenco e comissão técnica fizeram pré-temporada em Sorocaba, no interior de São Paulo, nas mesmas instalações usadas pela seleção da Argélia na Copa do Mundo de 2014. O ponto forte do grupo comandado pelo técnico Aílton Ferraz é o entrosamento. Há várias temporadas no clube, o goleiro Arthur, o zagueiro Marcelinho, os laterais Kim e Muriel, os volantes Leo Silva e Iuri Pimentel e o meia Marcel estão acostumados a jogar juntos. É Marcel que carrega a responsabilidade de ser o maestro do time. Tem a faixa e a 10 e é pelos pés dele que passam as melhores jogadas de ataque. Quem busca se encaixar neste time é o recém-contratado Jorge Baez, meio-campo paraguaio vice-campeão da Copa Libertadores da América pelo Olímpia, em 2013. Além do Carioca, o Resende também vai disputar a Copa do Brasil este ano.



O Tigres é o Corinthians no Campeonato Carioca. Não entendeu? Explica-se: o clube de Xerém firmou um acordo com o Timão para o estadual e recebeu uma série de jogadores por empréstimo - para isso, precisou tirar a cor verde do seu escudo e substituí-la pelo preto, inclusive. São fruto dessa parceria, por exemplo, as contratações do goleiro Renan, do zagueiro Igor, do lateral-direito Lucão e até do atacante Gabriel Vasconcelos, um dos destaques do Corinthians na conquista do vice-campeonato da Copinha deste ano. Tido como um clube revelador, o Tigres não é de fazer boas campanhas. A exemplo do ano passado, quando figurou quase o tempo todo na parte de baixo da tabela e brigou para não cair. Só que desta vez o técnico é Marcelo Cabo, dono de trabalhos que receberam elogios (Tombense, Volta Redonda, Macaé e Ceará foram os últimos). O Estádio Los Larios é a casa do time.



Vinícius Pacheco, ex-Flamengo e Grêmio, e Lopes Tigrão, artilheiro da Libertadores da América pelo Palmeiras, em 2001, foram os nomes escolhidos pela diretoria para conduzir o restante do elenco no estadual. Formado por muitos jovens e com investimento mais modesto do que em outras temporadas, o grupo teve como principal reforço a chegada do técnico Felipe Surian, conhecido por bons trabalhos que fez no futebol mineiro. O elenco conta com outros nomes conhecidos no futebol carioca, como o goleiro Luis Cetin, o atacante Tiago Amaral e o lateral Pedro Rosa, que ajudou o Botafogo a retornar à elite do futebol brasileiro no ano passado. Durante a pré-temporada, o Voltaço foi vice-campeão de um torneio que disputou em Minas Gerais com Nacional de Muriaé, Tombense e Macaé. O restante da preparação foi feita em casa, nas mesmas instalações onde costumar treinar. O principal objetivo é conquistar uma vaga na Série D do Brasileirão. Para isso, precisa ser o melhor colocado entre os clubes que não estão em nenhuma das quatro divisões do futebol brasileiro.


REGULAMENTO

A primeira fase do Estadual será formada por dois grupos, com oito representantes. A disputa será cruzada, ou seja, os times da chave A enfrentam os do B, em sistema de turno. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a fase final. Esse octogonal dá origem ao grupo C e será disputado em sistema de todos contra todos. O melhor será declarado campeão da Taça Guanabara. Na final, são dois jogos. Caso haja empate em pontos ganhos, será o campeão carioca o time que obtiver melhor saldo de gols nos confrontos. Persistindo o empate, a decisão para os pênaltis.


Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro/GE