Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Mesmo sem jogar, Botafogo enxerga experiência do Brasileiro importante para Matheus Nascimento


Atacante de 16 anos foi relacionado pela primeira vez aos profissionais e está envolvido na delegação do Alvinegro na sequência fora de casa pelo Campeonato Brasileiro



Matheus Nascimento em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


Com um elenco recheado de jovens, o empate de 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, na última quarta-feira, marcou o primeiro jogo de Brasileirão na carreira de alguns jogadores do Botafogo. A viagem para Bragança Paulista, contudo, pode ter sido ainda mais especial para Matheus Nascimento.

O atacante de 16 anos, com contrato profissional assinado há dois meses, foi relacionado pelo time principal pela primeira vez na carreira. Não entrou em campo, mas a experiência faz parte de um projeto da comissão técnica do Botafogo envolvendo o jogador.

A intenção do clube de General Severiano é que Matheus sinta de perto a experiência de viagens, hotéis longe do Rio de Janeiro e a sensação do jogo fora de casa para se ambientar cada vez na categoria profissional. As chances de entrar em campo são pequenas, mas a comissão técnica entende que tal sensação já será benéfica para o atacante.


O Botafogo levou mais dois centroavantes com a delegação. Matheus Babi, titular e autor do gol de empate diante do RB Bragantino, e Rafael Navarro, reserva imediato.

Como o Alvinegro tem uma sequência de dois jogos seguidos fora de casa, ficará longe do Rio de Janeiro por quase uma semana. De Bragança Paulista, a delegação embarca para Pernambuco, palco da partida contra o Fortaleza, no próximo domingo, às 19h30, na Arena Castelão. Matheus Nascimento, é claro, estará lá.

Mesmo sem jogar, o atacante pode absorver a experiência de um Campeonato Brasileiro. A comissão técnica do Botafogo analisa todos os passos envolvendo a joia de 16 anos com cuidado.





Fonte: LANCE! Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Brasileiro do Hertha aposta em sucesso de Kalou no Botafogo: "Qualidade e experiência"


Matheus Cunha foi companheiro de time do reforço alvinegro na última temporada alemã e projeta o marfinense sem o vigor físico de outros tempos, mas com liderança e faro de gol


Salomon Kalou chega ao Botafogo sem o mesmo vigor de outros tempos, mas com experiência e faro de gol que podem fazer a diferença no futebol brasileiro. É o que garante Matheus Cunha, o único brasileiro que jogou com o atacante na última temporada, no Hertha Berlin-ALE.


Promessa de 21 anos com destaque na seleção olímpica, Cunha detalhou a última temporada do novo reforço alvinegro no futebol alemão. Ao ge, o brasileiro aposta em uma dobradinha de Kalou com Pedro Raul para aumentar o nível do ataque do Bota.


- Deve ser um segundo atacante, é a posição que ele se sente confortável. Tem um passe bom, é muito técnico. Pode ser tanto o cara do último passe como quem entra para finalizar. Ele tem essas qualidades. E tem experiência também, o que ajuda bastante - disse.


- Ele não é mais aquele jovem que corre o campo todo. Joga muito mais com a cabeça. Não tem mais aquela juventude, o que leva até o jogador a se precipitar. Ele pensa muito mais. Na temporada passada eu joguei contra ele e até acompanhei mais. Ele estava muito bem - explicou.



Matheus Cunha e Kalou no Hertha Berlin — Foto: Jan-Philipp Burmann/Getty Images



Na entrevista exclusiva, o jogador do Hertha detalhou as últimas temporadas do marfinense no Campeonato Alemão e também falou sobre a polêmica que encerrou a passagem de Kalou pela Bundesliga. O atacante revelou as raízes brasileiras do ex-companheiro e entregou uma promessa de dancinhas em gols do Botafogo.


Que Kalou chega ao Botafogo?

- Como jogador é um cara que o mundo todo conhece pelo que fez no futebol, todas as conquistas que já teve. Está em um momento diferente da carreira, mas tem muito para dar. Nos ajudou muito no Hertha, teve lindos anos aqui. Cheguei no final, não aproveitei tanto quanto eu queria aproveitar, ele teve um problema extracampo também.


O Kalou te perguntou sobre o Botafogo e sobre o Brasil? Como foi o papo?

Acredito que sempre teve um espacinho no coração dele para o Brasil. Fiquei sabendo um pouquinho antes desse acerto e conversei com ele. Ele falou: "Estou muito feliz, vai ser bom para mim. A Alemanha cansa muito, eu quero é jogar esse futebol bonito". Ele tem uma felicidade que leva para tudo o que faz.


Ele perguntou tudo. Como era a torcida, como era morar no Rio, como estava o futebol brasileiro, posições que o Botafogo estava jogando, estrutura... Deve ter falado não só comigo, mas com muitas pessoas também. Ele pensou muito antes de tomar essa decisão.


Como foi o convívio com ele no Hertha?

- É um cara fenomenal. Me ajudou muito. Lembro de chegar no vestiário e ele já falar: "tudo bem, moleque?". Já quebra o gelo. Tem o lado também do instituto, até já prometi visitar. É uma pessoa querida por todos porque tem esse lado também. É ligado em cultura, quer sempre aprender, evoluir.



Ao lado de Honda, Kalou é mais uma estrela do Botafogo — Foto: Getty Images


Como o Kalou reagiu às críticas por desrespeitar protocolos do coronavírus?

Foi uma situação pessoal dele, estava no final do contrato. Creio que fizeram um acordo. Pelo meu lado, fiquei chateado porque tinha um grande companheiro. Acredito que foram rigorosos, mas estou de fora e não tenho tantas informações para falar. De qualquer jeito, acho que ele saiu de cabeça erguida, contribuiu muito para o clube. Vai ajudar muito o Botafogo também.


Ele sabe falar português?

A esposa do Kalou é brasileira, então ele sabe palavras em português, brinca, desenrola alguma coisa. Até antes das negociações ele comentava do futebol brasileiro, de jogadores que estavam na Europa e voltavam para o Brasil. Dani Alves, Rafinha... Ele tem muitos amigos brasileiros que sempre falaram do Brasil, então sempre foi muito curioso.


Tem algum apelido para entregar para o elenco do Bota?

Aqui, a maioria do pessoal chamava de "Sala" mas não é do Liverpool, não. É por conta do "Salomon". Mas eu só chamava de "Kalouzinho". Ele brincou que o David Luiz e os brasileiros do Chelsea só chamavam de "Kalouzinho", então eu quis também. Ele brinca com esses diminutivos por causa dos jogadores brasileiros, então quis ter um nome brasileiro também.


Ele gosta das dancinhas para comemorar gols?


Já falei para ele aprender umas músicas novas. Quando tiver gol eu quero ver dancinha e ele fazendo umas coisas bem brasileiras. Já está na hora de aprender.


E o seu ano com o Hertha, Matheus, como foi?

O final de temporada foi muito bom não só para mim, mas para o clube também. Conseguimos os objetivos. Chegaremos ainda mais preparados para a próxima temporada. É diferente, com esses testes todos. Está começando a pré-temporada com todas essas precauções. Espero que seja outra temporada linda.



Matheus Cunha se prepara para mais uma temporada na Alemanha — Foto: Reprodução



Foi a sua melhor temporada?

- Foi o melhor ano, até porque fui coroado. No Leipzig eu joguei, mas gostaria de jogar mais. Os últimos seis meses aqui foram muito bons, fazendo gols. E coroado por vestir a camisa amarela, fazer sucesso no pré-olímpico. É a temporada que me dá mais orgulho.


Estar no Japão nos Jogos Olímpicos é a próxima meta?

Quero estar nas Olimpíadas, tento trabalhar para estar na seleção. Temos muitos craques, é muita concorrência. Tento trabalhar com humildade para ajudar o meu país. Quero usar a camisa amarela na próxima temporada, mas sempre pensando no clube. Se você faz um bom trabalho no clube, é a consequência.



Fonte: Por Luiz Victor Lopes e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Dois dias antes de chegar, Kalou se declara ao Botafogo em entrevista: "Cereja do bolo"


Marfinense será apresentado no Nilton Santos no próximo sábado, mesmo dia que aterrissa no Rio de Janeiro; segundo o atacante, motivação está em "jogar bonito"



Cada dia que passa falta ainda menos para os botafoguenses assistirem à estreia de Kalou com a camisa alvinegra. Ainda são necessários mais dois dias para que o atacante chegue ao Brasil, mas o marfinense já dá entrevistas como jogador do clube. Na mais recente delas, ao site FogãoNET, o futuro camisa 8 afirmou que jogar no Brasil será "a cereja do bolo" na carreira.


- Eu escolhi jogar pelo Botafogo porque me mostraram o grande interesse dos torcedores. Jogar pelo Botafogo é uma honra para mim. E, neste momento da minha carreira, jogar no Brasil será "a cereja do bolo".


>>> Botafogo marca apresentação de Kalou para sábado com participação virtual de torcedores <<<



Salomon Kalou será apresentado como novo reforço do Botafogo no próximo sábado — Foto: Divulgação



Com esposa brasileira, Kalou conhece algumas palavras em português e arrisca o idioma. Como uma das principais motivações para jogar no Botafogo está o fato de "jogar bonito".


- Minha motivação é jogar futebol, um bom futebol, ou, como se diz no Brasil: jogar bonito. Eu procuro jogar com alegria em um grande clube, com uma grande torcida e eu realmente espero que a gente consiga fazer alguma coisa juntos, porque meu principal objetivo é jogar aí no Botafogo.


Confira outros temas da entrevista de Kalou

História do Botafogo

- O Botafogo é um dos maiores clubes do Brasil. E eu sei que Clarence Seedorf jogou no clube. Eu já joguei na Holanda e sei muito sobre ele. Ele é uma grande influência para os jogadores de lá. Saber que o Seedorf já jogou no Botafogo foi uma motivação muito grande quando o clube demonstrou interesse em mim.


O que chamou atenção na torcida

- Eu vi todos os vídeos que os torcedores me mandaram e me marcaram. Isso significa muito, eu admiro a paixão dos botafoguenses, vocês são muito apaixonados. Acho que por isso que Botafogo é o nome do clube, porque realmente os torcedores colocam fogo.


Como encara questionamentos sobre idade (35 anos)


- Acho que idade é apenas um número. Eu estou em forma, me sinto jovem, não tive lesões na minha carreira, me preparo bem mental e fisicamente todos os dias. E acredito que seja uma boa oportunidade jogar no Brasil.


Atrair jogadores internacionais

- Acredito que contratando determinados jogadores, você consegue atrair outros a terem interesse no clube. Seedorf jogou no Botafogo por duas temporadas e teve uma passagem incrível. Eu fico feliz de jogar no clube junto com Honda.


Gervinho

- O Botafogo está na direção certa e isso vai atrair mais jogadores e jogadores estrangeiros. Eu espero ajudar para que Gervinho venha, quem sabe, no próximo ano, por que não? Se houver uma possibilidade de ele jogar no clube, eu irei aconselhá-lo a fazer isso.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro