Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Botafogo aceita proposta, e Gilberto fica perto do acerto com a Fiorentina


Com a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, lateral, de 22 anos, não deve mais vestir a camisa do clube carioca. Destino é o futebol italiano



O Botafogo aceitou, na noite desta quarta-feira, proposta da Fiorentina pelo lateral Gilberto. O lateral, que está com a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, não joga mais pelo clube carioca. Falta apenas o acerto do atleta com o clube italiano.

Como o vínculo com o Botafogo até dezembro, Gilberto já podia desde o dia 1º de julho assinar um pré-contrato com qualquer outro clube. O Alvinegro é dono de 50% de direitos econômicos, mas, em princípio, não vai receber nada por uma transferência, já que sua porcentagem foi dada como garantia a credores por empréstimos em anos anteriores. A outra metade dos direitos é do CFZ, clube formador do atleta, que chegou ao Botafogo na categoria juvenil.

Gilberto, Botafogo x Resende (Foto: Vitor Silva / SSPress)

O Botafogo não confirma a negociação, mas ressalta que o lateral já pode assinar um pré-contrato com outro clube.

Em janeiro, Botafogo e MFD – grupo de investimento que detém os direitos de Gilberto – chegaram a falar sobre renovação, mas as conversas não avançaram. Nos últimos meses, mais duas propostas foram feitas. A última foi considerada "ótima" pelo lateral, mas a oferta da Fiorentina falou mais alto. 


Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Presidente sobre René: "Conversei no domingo, mas erros se repetiram"


Carlos Eduardo Pereira explicou a demissão do treinador e disse que analisará o mercado. Doriva e Marcelo Cabo, do Macaé, largam na frente



René Simões foi demitido após a eliminação do Botafogo na Copa do Brasil, ao perder por 1 a 0 para o Figueirense, no Engenhão (Foto: Divulgação)

A demissão de René Simões foi o estopim de uma crise interna que acontecia há alguns dias. O presidente do Botafogo Carlos Eduardo Pereira explicou os motivos da demissão do treinador.

"No último domingo, conversamos com ele. Sei que estamos em primeiro lugar, mas não há como repetir os mesmos erros sempre... Essa eliminação doeu bastante. O clube atravessa um momento conturbado e não podemos ficar longe de nosso maior objetivo. Agradeço ao René por tudo", disse o mandatário, em conversa por telefone.

Doriva, ex-Vasco e Marcelo Cabo, que faz bom trabalho no Macaé, largam na frente. Cauteloso, Carlos Eduardo descartou alguns nomes e ressaltou que, até sábado, o time estará com Jair Ventura no comando:

"Nem Oswaldo, nem Josué Teixeira. Falei para o Lopes (Antônio - diretor de futebol) pegar alguns bons nomes no mercado e quero estar conduzindo este processo junto com o departamento de futebol", afirmou.

Um dos sonhos da torcida alvinegra, Cuca foi elogiado.

"Ele é um grande treinador, mas está em outro patamar financeiro o que impossibilita qualquer operação", finalizou.

Por SEM FIRULA O BLOG DO CLAUDIO PORTELLA

O texto não reflete necessariamente a opinião do canal FOX Sports ou de qualquer outra empresa do Grupo FOX.

Em clima de velório, René se despede do elenco na reapresentação do Bota


Treinador visita jogadores antes do treino, e elenco não reage bem à demissão. Após se envolver em confusão com Argel Fucks, Mantuano acompanha a atividade



Os sorrisos ficaram de lado, e os semblantes baixos deram o tom na reapresentação do Botafogo, na tarde desta quarta-feira, após a eliminação para o Figueirense na Copa do Brasil. Sem René Simões, demitido no início da tarde, o elenco treinou no Estádio Nilton Santos, sob o comando do auxiliar e agora interino, Jair Ventura.

Antes do treino, René Simões foi ao Estádio Nilton Santos e se despediu dos jogadores no vestiário. A maior parte do elenco não aceitou bem a demissão do treinador, que contava com o carinho dos atletas.

Botafogo treinou no Engenhão já sem o técnico René Simões no comando (Foto: Marcelo Baltar)

Antônio Carlos Mantuano, que se envolveu em uma confusão com o técnico do Figueirense, Argel Fucks, acompanhou o treino ao lado do gerente de futebol Antônio Lopes. O dirigente tentou agredir o treinador rival e teve de ser contido por seguranças e policias.

Antônio Lopes e Mantuano acompanharam o treino do Botafogo nesta quinta-feira (Foto: Marcelo Baltar)
Durante a tarde, Lopes e Mantuano se reuniram com o supervisor Ademar Braga e com o vice administrativo Anderson Simões. O presidente Carlos Eduardo Pereira está retornando de viagem a Campos e não participou do encontro.

Os jogadores que iniciaram a partida contra o Figueirense não foram a campo e realizaram um treino regenerativo na academia. Apenas os reservas treinaram com bola, em uma leve atividade de dois toques.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro

René Simões não é mais o técnico do Botafogo






O Botafogo de Futebol e Regatas comunica oficialmente a saída do técnico René Simões. O clube agradece pelos serviços prestados desde o início do ano, como a formação da equipe, o título da Taça Guanabara e a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B, mas entende que o momento é de mudança visando alcançar os objetivos na temporada.

O auxiliar-técnico Jair Ventura assume o comando da equipe interinamente.

Botafogo de Futebol e Regatas

Serginho tem acerto verbal com o Bota e é aguardado nesta semana


Volante, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Guarani, chega para suprir a saída de Marcelo Mattos. Meta, agora, é reforçar o ataque




O Botafogo tem encaminhada a contratação do volante Serginho, que estava no Guarani. O jogador, de 27 anos, é aguardado ainda nesta semana para realizar exames médicos e assinar contrato. O atleta, que ainda está em Campinas acertando os últimos detalhes contratuais da rescisão com o Bugre, chega para suprir a saída de Marcelo Mattos, que teve o contrato rescindido pelo clube, devido ao alto salário.

Serginho foi um dos destaques do Caldense, na campanha que levou o clube à decisão do Campeonato Mineiro, neste ano. Após o estadual, o volante seguiu para o Guarani, onde disputava a Série C pela equipe de Campinas. 
 
Serginho é opção do Botafogo para suprir ausência de Marcelo Mattos (Foto: Rodrigo Villalba / Memory Press)

Como já defendeu dois clubes na temporada, havia a dúvida se Serginho poderia entrar em campo pelo Botafogo neste ano. No entanto, como o contrato com o Caldense foi assinado no ano passado, o atleta fez uma apenas uma transferência, até o momento, em 2015, para o Guarani. Com isso, o Botafogo trabalha com a informação de que esse não será um impedimento para inscrever Serginho na Série B.

Natural do Piauí, Serginho começou no River-PI e passou Náutico, Murici, América-RN, ABC, Tombense, São Caetano, Brasiliense e Marcílio Dias antes de chegar ao Caldense. O jogador chega para uma posição carente no Botafogo. Além de Marcelo Mattos, o contrato de Aírton se encerrou em junho e não foi renovado. No momento, Andreazzi e Camacho estão no departamento médico.

Além de Serginho, o Botafogo trabalha para contratar dois atacantes, um velocista e um homem de referência. A diretoria espera ter novidades até o fim da semana. 


Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE



Presidente do Botafogo diz que reforços podem ser anunciados nesta semana


Clube tem acordo com volante e está próximo de anunciar atacante para reforçar o elenco



Presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, falou
 sobre a chegada de reforços (Foto: Vitor Silva / SSPress)
O Botafogo espera anunciar a chegada de reforços nos próximos dias. O presidente do clube, Carlos Eduardo Pereira, comentou que as novidades deverão ser apresentadas até o fim desta semana.

- A diretoria está trabalhando desde as perdas que tivemos, que foi o caso do Bill, por exemplo. Temos o mercado mapeado. Esperamos que até o final da semana nós tenhamos algumas novidades para apresentar à torcida. Vamos reencontrar o nosso caminho de vitórias - comentou.

Uma destas novidades deve ser o volante Serginho. O jogador se destacou no Campeonato Mineiro, pela Caldense, que chegou à final da competição.

O Botafogo volta a campo no próximo sábado, contra o Náutico, pela Série B. O jogo será realizado no Estádio Nilton Santos.

Paulo Victor Reis -  LANCENET! 

Reunião nesta quarta decide futuro de René; Mantuano segue no Botafogo


Presidente afirma que qualquer decisão antes de encontro desta noite seria precipitada. Protagonista de confusão, vice de futebol segue no cargo



Abatido com a eliminação na Copa do Brasil, Carlos Eduardo Pereira avisou que não tomaria nenhuma decisão de cabeça quente. Passada uma curta noite de sono, no entanto, o presidente do Botafogo parece ainda não ter digerido a queda em casa contra o Figueirense. O futuro de René Simões é incerto, e uma reunião, na noite desta quarta-feira, vai decidir os rumos do futebol alvinegro.

- Minha posição é a mesma de ontem (terça). Vamos ter um encontro mais tarde com a diretoria, com o René Simões e com o Antônio Lopes para saber o que aconteceu. Por enquanto, é muito precipitado falar qualquer coisa – disse Carlos Eduardo Pereira, que viajou nesta manhã para o Norte Fluminense, para uma reunião de trabalho. 
 
René Simões pode deixar o comando do time do Botafogo (Foto: André Durão)
Se o técnico René Simões balança, Antônio Carlos Mantuano está firme no cargo, nas palavras do próprio presidente. Transtornado, o vice de futebol de futebol tentou agredir Argel Fucks, técnico do Figueirense, após a partida e teve de ser contido por seguranças e pela polícia. Após o tumulto, a pressão do dirigente subiu de forma preocupante, e ele precisou ser atendido por médicos do clube ainda no Estádio Nilton Santos. Mantuano acordou bem na manhã desta quarta-feira e segue e segue prestigiado no clube.

- A direção será mantida – afirmou o presidente.

A eliminação para o Figueirense evidenciou a crise técnica que vive o Botafogo. Apesar de líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o time venceu apenas um dos últimos seis jogos, e há três não marca gols. Nesta terça, a paciência da torcida se esgotou, e os principais alvos foram o técnico René Simões e o meia Tomas. Abatido com o resultado, o presidente Carlos Eduardo Pereira não assegurou a permanência da comissão técnica. Situação que, por ora, segue indefinida.

Antes do encontro, o Botafogo se reapresenta na tarde desta quarta-feira, no Nilton Santos. No sábado, o time enfrenta o Náutico, no Rio de Janeiro.


Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Árbitro relata agressão de Mantuano após derrota do Botafogo na súmula


Texto de Flávio Guerra, porém, não cita o técnico do Figueirense, principal alvo do dirigente carioca, e fala apenas em "soco" no jogador Yago



A confusão envolvendo o vice de futebol do Botafogo, Antônio Carlos Mantuano, o técnico do Figueirense, Argel Fucks, e o jogador Yago não passou despercebida pela arbitragem do jogo entre o time carioca e o catarinense, apesar de ter ocorrido após o apito final. Na súmula da partida que terminou com vitória e classificação do Figueirense, na noite dessa terça-feira, o árbitro paulista Flávio Rodrigues Guerra relatou o incidente. O juiz, no entanto, não citou o treinador do Figueirense, e ressaltou que a arbitragem não presenciou o ocorrido, mas que há testemunhas na imprensa que estava no local.

De acordo com o texto de Flávio Guerra, o supervisor do Figueirense, Rafael Rodinei Machado, foi quem procurou a arbitragem para relatar a agressão.

Súmula do jogo entre Botafogo e Figueirense, pela Copa do Brasil (Foto: Reprodução)

Eliminado da Copa do Brasil, o vice de futebol, Antônio Carlos Mantuano, não aturou as provocações do técnico Argel Fucks e perdeu a linha. Suspenso, o treinador do time catarinense acompanhou o jogo da tribuna e, segundo relatos, provocou o dirigente do Botafogo. Transtornado, Mantuano tentou agredir Argel na entrada do vestiário e precisou ser contido por seguranças e policiais.

- Não vai tirar onda aqui, não - gritava um enfurecido Mantuano, com o dedo em riste.

Sobrou para o jogador Yago, do Figueirense. Ao tentar acalmar os ânimos, o atleta foi empurrado, bateu as costas em uma grade do estádio e se machucou. O dirigente alvinegro ainda tropeçou, caiu no chão e passou mal. De acordo com o presidente Carlos Eduardo Pereira, Mantuano teve uma queda de pressão e precisou ser atendido pelos médicos do Botafogo.

Veja o relato na íntegra:

”Informo que após a partida fomos procurados pelo supervisor da equipe do figueirense fc, sr. rafael rodinei machado rg 4989760 sc, onde o mesmo relatou: " na zona mista, após o fim do jogo, o seu atleta nº 27 yago felipe da costa rocha foi agredido com um soco pelo vice presidente do botafogo fr, identificado como sr. antonio carlos. informo ainda que o referido fato foi presenciado por toda a imprensa que estava no local". relato que tal fato não foi presenciado por nenhum membro da equipe de arbitragem”.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Bota arca com despesas de sauditas para agilizar recurso por Jobson


No entanto, assim como nos gastos que cabem ao jogador, valor será descontado dos quatro meses de salários devidos ao atacante



Jobson não tem mais contrato com o Botafogo, mas o clube tenta, de alguma forma, ajudar o jogador. Para agilizar o recurso que solicita à Fifa o efeito suspensivo em relação à pena de quatro anos imposta ao atacante, o Alvinegro vai assumir as despesas referentes ao processo que caberiam à Federação Saudita .

O Botafogo já havia arcado com a parte que cabia ao jogador, 18 mil francos suíços (cerca de R$ 60 mil). Os sauditas, no entanto, não pagaram as despesas do processo – 19 mil francos suíços (quase R$ 63 mil), o que atrasou o andamento do recurso. Na opinião da defesa do atacante, uma estratégia para tentar por fim à ação.

- A Federação Saudita contratou um escritório de advocacia suíço caríssimo para cuidar do caso, mas não pagou as despesas do processo. Eles sabem que o Jobson está desempregado há quatro meses e pode ser uma estratégia para encerrar o caso por falta de pagamento – afirmou Bichara Neto, um dos advogados de Jobson. 

Jobson aguarda resposta ao efeito suspensivo em relação à pena de quatro anos (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Apesar de ajudar financeiramente na defesa de Jobson, o Botafogo tem um acordo com o jogador para que os valores sejam descontados dos quatro meses de salários atrasados devidos pelo clube ao atacante.

Entraves à parte, o recurso, aos poucos, vai andando lentamente. Não existe uma previsão para que o caso tenha uma solução, mas o Botafogo espera que, no máximo em 60 dias, a Fifa possa julgar o efeito suspensivo. A defesa do jogador solicita que Jobson seja liberado para jogar até que haja um veredicto.

- Esse é um regulamento totalmente contrário ao jogador. Esperamos uma solução em 30, 60 dias, especialmente pelo Jobson, que não está jogando. Até pelas notícias recentes, o jogador precisa de uma solução. É uma situação triste – lamentou o vice jurídico do Botafogo, Domingos Fleury.

Há duas semanas, Jobson foi detido no Pará por dirigir embriagado. Ao tentar fugir, o jogador foi preso e desacatou as autoridades. Após passar duas noites na cadeia, o atleta foi liberado depois de pagar fiança. Na internet, circulou uma foto de Jobson algemado e nitidamente acima do peso. O treinador alvinegro René Simões, na ocasião, lamentou: “Muito triste. Está gordo”.

Suspenso desde o fim de abril, Jobson está proibido até mesmo de treinar no Botafogo. Logo após a suspensão, o atacante chegou a treinar em uma academia com preparadores do clube, mas depois seguiu para o Pará.

Sindicato tenta intervir


Além dos tribunais, os representantes de Jobson buscam outros caminhos para ajudar o jogador. Por conta de um pedido de um dos advogados, o Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (SAFERJ) vai interferir junto à Fifa pelo efeito suspensivo.

Na próxima semana, Rinaldo Martorelli (presidente do Sindicato dos Atletas de São Paulo) vai a uma reunião do Fifapro, em Amsterdã, tentar intervir a favor do Jobson.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Provocação, briga, vaias e pressão: a melancólica eliminação do Botafogo


Torcida perde a paciência e xinga jogadores e René Simões. Após queda na Copa do Brasil, dirigente perde a linha, zoação de ex-rival e clima de incerteza



René Simões lamenta gol nos acréscimos que
eliminou o Botafogo (Foto: André Durão)
A noite até começou bem para o Botafogo. Com a vantagem do empate, o time não se apoiou na vantagem do empate e partiu para cima do Figueirense. Somente no primeiro tempo, foram sete boas finalizações a gol. Aos poucos, no entanto, a carruagem alvinegra virou abóbora, desandou e, o que era para ser um dia de festa, transformou-se um uma terça de horrores no Estádio Nilton Santos.

Em campo, o time saiu dos trilhos com a lesão de Elvis - até então o melhor em campo - e sucumbiu à pressão do Figueirense. O gol de letra de Marcão, nos minutos finais, desatou em uma série de acontecimentos lamentáveis. Das arquibancadas, vieram os gritos de reprovação. Chamado de “burro”, René Simões foi o principal alvo, ao lado do meia Tomas.

Após a partida, alguns torcedores ainda tiveram de aturar uma provocação do goleiro Felipe, reserva do Figueirense. Ex-jogador do Flamengo, o atleta imitou o gesto de choro e causou a ira de muitos alvinegros.

Eliminado da Copa do Brasil, o vice de futebol, Antônio Carlos Mantuano, não aturou as provocações do técnico Argel Fucks e perdeu a linha. Suspenso, o treinador do time catarinense acompanhou o jogo da tribuna e, segundo relatos, provocou o dirigente do Botafogo. Transtornado, Mantuano tentou agredir Argel na entrada do vestiário e precisou ser contido por seguranças e policiais.

- Não vai tirar onda aqui, não – gritava um enfurecido Mantuano, com o dedo em riste.

Sobrou para o jogador Yago, do Figueirense. Ao tentar acalmar os ânimos, o atleta foi empurrado, bateu as costas em uma grade do estádio e se machucou. O dirigente alvinegro ainda tropeçou, caiu no chão e passou mal. De acordo com o presidente Carlos Eduardo Pereira, Mantuano teve uma queda de pressão e precisou ser atendido pelos médicos do Botafogo.
Luis Henrique Botafogo x Figueirense (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)
Alheio à confusão, o técnico René Simões elogiou a atuação do time, mas criticou a falta de atenção no fim do jogo que levou ao gol do Figueirense. O técnico frisou não se sentir ameaçado, mas reconheceu que dias difíceis virão.

- Treinador só tem uma certeza, que é a incerteza do cargo. Mas não me sinto pressionado, me sinto trabalhando. O momento é difícil, falei para os jogadores no vestiário que a temperatura subiu. Agora é a hora de mostrar quem é cascudo para seguir em frente - disse René.

A liderança da Série B do Campeonato Brasileiro dá credibilidade ao trabalho de René Simões, mas a sequência do trabalho é incerta. Abatido e visivelmente aborrecido com a situação do time, que não marca há três jogos e venceu apenas um das últimas seis partidas -, o próprio presidente Carlos Eduardo Pereira gerou um clima de incerteza aos ser indagado, duas vezes, sobre a permanência do treinador.

- Eu continuo, a diretoria continua, e, sobre o departamento de futebol, vamos conversar nesta quarta, como sempre fazemos após as partidas. Vamos ouvir o René e ver o que aconteceu. Vamos conversar com o Lopes e agir com tranquilidade. Hoje é um momento de muita tristeza. Estou muito aborrecido, muito decepcionado. Estamos nos empenhando profundamente para dar todas as condições para a equipe de futebol. Então vamos deixar para amanhã, conversar com a comissão técnica, com tranquilidade. Não vamos tomar nenhuma decisão precipitada ou agir sem tranquilidade... Não vamos tomar decisões de cabeça quente - disse o presidente. 


Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Presidente não assegura permanência de René e quer ouvir o treinador


Carlos Eduardo Pereira afirma que não tomará nenhuma decisão de cabeça quente, mas não responde de forma direta ao ser indagado sobre a continuidade do técnico




A sequência ruim de resultados e a eliminação na Copa do Brasil deixaram o clima instável no Botafogo. No final da partida contra o Figueirense, a torcida se mostrou impaciente e caprichou nas vaias e xingamentos contra o time. O alvo principal foi o técnico René Simões, chamado de burro antes mesmo do gol dos catarinenses. A continuidade do treinador no cargo é incerta. O próprio presidente Carlos Eduardo Pereira não assegurou a permanência do treinador, mas antecipou que nenhuma decisão será tomada de forma precipitada.

René Simões passa instruções para os jogadores (Foto: André Durão)
- A torcida paga e tem o direito de protestar sua insatisfação, seja com o treinador, comigo ou qualquer outro membro da diretoria. Eu continuo, a diretoria continua, e, sobre o departamento de futebol, vamos conversar nesta quarta, como sempre fazemos após as partidas. Vamos ouvir o René e ver o que aconteceu. Vamos conversar com o Lopes e agir com tranquilidade. Hoje é um momento de muita tristeza. Estou muito aborrecido, muito decepcionado. Estamos nos empenhando profundamente para dar todas as condições para a equipe de futebol. Então vamos deixar para amanhã, conversar com a comissão técnica, com tranquilidade. Não vamos tomar nenhuma decisão precipitada ou agir sem tranquilidade – disse Carlos Eduardo Pereira, ao ser indagado sobre a permanência do técnico René Simões no cargo.

Visivelmente abalado, Carlos Eduardo Pereira se desculpou com torcedores alvinegros.

- O momento é de solidariedade à torcida do Botafogo. Ela esteve presente, empurrou a equipe, e peço desculpas pela nossa exibição. É muito triste.

Promessa de reforços


O dirigente também prometeu agir e disse revelou que o clube deve ter novidades até o final da semana

- A diretoria está trabalhando desde as perdas que tivemos, que foi o caso do Bill. Temos o mercado mapeado. Esperamos que até o final da semana nós tenhamos algumas novidades para apresentar para a torcida do Botafogo. Vamos reencontrar o nosso caminho de vitórias.

O Botafogo se reapresenta na tarde desta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos. O time volta a campo no sábado, contra o Náutico, no Estádio Nilton Santos, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE