Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

NÃO EXISTE TIME CAMPEÃO SEM APOIO DE UMA GRANDE TORCIDA


Opinião do Torcedor






BOA TARDE (NOITE) GALERA GLORIOSA E LÍDER!

QUERIA DEIXAR AQUI UM TESTEMUNHO, PARA QUEM SÓ CRITICA NOSSO BOTAFOGO.

EU, ASSIM COMO VOCÊS, NASCI BOTAFOGUENSE PORÉM, MEU MARCO OFICIAL QUANDO EU VESTI ESSA CAMISA GLORIOSA PELA PRIMEIRA VEZ, POR IRONIA, FOI NO ANIVERSÁRIO DOS MULAMBOS, SE É QUE POSSO CHAMAR ASSIM.

FELIZ E PRECISAMENTE NO DIA 15/11/1972, VESTI MINHA CAMISA RECÉM-GANHADA, PEGUEI O RADINHO DE PILHA E FUI OUVIR A TRANSMISSÃO DO DOALCEI: RESULTADO, QUEM É ALVINEGRO SABE: JAIRZINHO, 1XO, FISCHER 2X0, FISCHER 3X0, JAIRZINHO 4X0, JAIRZINHO 5X0 E FINALMENTE, PARA MEU DELÍRIO CRIANÇA, FERRETI 6XO. PRONTO! ESTAVA SELADA UMA UNIÃO ETERNA! PASSEI PELOS 21 ANOS AMARGOS, FUI AO VELHO MARACANÃ, AO CAIO MARTINS, ESTAVA LÁ EM 89, EM 95. AINDA NÃO FUI AO NOVO MARACANÃ, POR FALTA DE DINHEIRO, LÓGICO, NÃO POR FALTA DE VONTADE. MAS, LOGO, LOGO, ESTAREI LÁ DE NOVO!

LEMBRO-ME QUE, MESMO EM TEMPO DE SECA DE TÍTULOS, NOSSA TORCIDA ENCHIA OS ESTÁDIOS, TÍNHAMOS BONS TIMES E BONS JOGADORES, MAS TÍTULOS, NADA! MAS TORCIDA SEMPRE!

AGORA, TEMOS UM GRANDE TIME, UM GRANDE TREINADOR, UMA DIRETORIA QUE SE NÃO É BRILHANTE, TAMBÉM ESTÁ LONGE DE SE PARECER COM ALGUNS ENCOSTOS QUE MANDARAM NO CLUBE. E TEMOS A QUARTA PIOR MÉDIA DE PÚBLICO DO BRASILEIRÃO. E O PIOR PÚBLICO: BOTAFOGO X SANTOS, 1.182. ACHO QUE FIZ UM ANIVERSÁRIO EM QUE FOI MAIS GENTE...

VAMOS APOIAR ESSE TIME GALERA. ESSES ATLETAS MERECEM. GANHANDO OU PERDENDO, ESTÃO PROVANDO QUE NÃO SÃO MERCENÁRIOS. OS QUE SÃO, JÁ SAÍRAM OU PEDIRAM PRA SAIR AGORA... VOCÊS SABEM...

VAMOS PRA BH... PRA BRASÍLIA...PRA PQP! MAS VAMOS COM O FOGÃO! EU VOU ATÉ ONDE MINHA GRANA DER... MAS NÃO DEIXO DE ESTAR, NO RÁDIO, NA INTERNET, NO BOTECO, ONDE TIVER JEITO DE TORCER. CRITICAR? ÁS VEZES, MAS IR AO CAMPO, SÓ PRA APOIAR! 

COMO DISSE NOSSO MESTRE SEEDORF: NÃO EXISTE TIME CAMPEÃO SEM APOIO DE UMA GRANDE TORCIDA, E GRANDE NOSSA TORCIDA É. PRECISA SE MOSTRAR: OS VERDADEIROS. NÃO OS DE OCASIÃO OU AQUELES QUE TÊM TERCEIRAS INTENÇÕES COM NOSSO AMADO GLORIOSO!



OBRIGADO.

Definidos os mandos de campo da Copa do Brasil: veja os confrontos




Luverdense, Inter, Santos, Palmeiras, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Nacional-AM jogam primeira partida em casa, para depois visitar adversários


Em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foram definidos nesta terça-feira os mandos de campo das oitavas de final da Copa do Brasil. No início da tarde os confrontos haviam sido sorteados. Agora, também por meio de sorteio, os clubes puderam saber onde jogarão primeiro, em seus domínios ou no estádio do adversário.

O Corinthians vai atuar inicialmente fora de casa, no Mato Grosso, depois em São Paulo diante do Luverdense; o Santos abre o desafio com o Grêmio em casa, depois vai a Porto Alegre; o Inter enfrenta o Salgueiro no Rio Grande do Sul, depois vai a Pernambuco; o Palmeiras joga primeiro em São Paulo, depois vai ao Paraná contra o Atlético-PR; o Fluminense pega o Goiás no Rio de Janeiro, para depois ir a Goiânia; o Vasco inicia a longa viagem fora de casa, em Manaus, em seguida volta ao Rio; enquanto isso o Botafogo encara o Atlético-MG como mandante para depois ir a Minas Gerais; por outro lado, o Cruzeiro joga a primeira em Minas, depois visita o Flamengo.

As datas exatas das partidas ainda não foram definidas. O certo é que as partidas de ida acontecerão nos dias 21 e 22 de agosto, com as de volta entre 28 e 29 do mesmo mês.


Oitavas da Copa do Brasil. Os times que jogam a primeira em casa aparecem em cima (Foto: Reprodução)



Entenda como funcionou o sorteio

Mais cedo ocorreu a definição dos confrontos. No pote A do sorteio estavam os clubes que disputaram a Taça Libertadores - Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras, mais o Vasco, quinto do Brasileiro 2012 e que substituiu o São Paulo. O Tricolor paulista disputará a Sul-Americana por ser o atual campeão e não entrará na Copa do Brasil. Completaram o primeiro pote Flamengo e Internacional, melhores ranqueados na CBF e desde a primeira fase participando do torneio.

No pote B estavam clubes em piores colocações no ranking da entidade e que também disputam a Copa do Brasil desde o início. São eles Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Nacional-AM, Salgueiro e Santos.

Cada confronto das oitavas necessariamente tinha de ser formado por um time do bloco A e um do bloco B. Primeiro, foram sorteados todos os times do bloco A, e só depois foram conhecidos seus adversários.

O sorteio do bloco A foi dividido em quatro duplas, com base mais uma vez no ranking da CBF. A primeira dupla foi formada por Fluminense (1º do ranking) e Corinthians (2º); a segunda, por Vasco (3º) e Grêmio (5º); a terceira, por Inter (6º) e Flamengo (7º); a quarta, por por Palmeiras (8º) e Atlético-MG (12º). Para cada time da dupla, foi sorteado um lado do diagrama (esquerdo ou direito) e qual jogo daquele lado ele fará (jogo 1, 2, 3 ou 4). Na sequência, obedecendo o ranking, foram sorteados os times do pote B e o jogo de cada equipe.

Confira os confrontos dos jogos de ida das oitavas de final da Copa do Brasil:

Luverdense x Corinthians
Santos x Grêmio
Internacional x Salgueiro
Palmeiras x Atlético-PR
Fluminense x Goiás
Nacional-AM x Vasco
Botafogo x Atlético-MG
Cruzeiro x Flamengo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Bota anuncia nesta terça-feira acordo com o Maracanã por dois anos


Contrato será nos moldes do feito com o Fluminense e não terá multa rescisória. Primeiro jogo pós-parceria será contra o Internacional, dia 15/08


Bota é o terceiro clube a fechar com o
consórcio 
(Foto: Vitor Silva/SSPress)
Depois do Fluminense e do Flamengo, o Botafogo fará ainda nesta terça-feira o anúncio de seu acordo com o "Consórcio Maracanã S.A”. O clube, inicialmente, fez um acordo de dois anos mas com vínculo por 35 anos. A diretoria ainda vai divulgar os detalhes, mas o contrato será feito em moldes parecidos com o do Tricolor. O primeiro jogo do Bota pós-parceria com o consórcio vai ser contra o Internacional, no dia 15/08, pela 14ª rodada do Brasileirão.

No acordo inicial, de dois anos, o Alvinegro terá uma cota mínima de jogos para mandar no estádio, fato que não ocorre no vínculo por 35 anos. Além disso, não há multa rescisória. O clube espera poder contar novamente com o Engenhão, possivelmente no segundo semestre de 2014. O local passa por etapas de obras para reforçar a cobertura, que apresentava riscos.

Vale ressaltar que em nota divulgada na última segunda-feira o “Consórcio Maracanã S.A” deu a entender que seguirá no comando do estádio pelos próximos 35 anos e reiterou que busca alternativas, após o governador Sérgio Cabral anunciar que o Parque Aquático Júlio Delamare, o Estádio de Atletismo Célio de Barros e a Escola Municipal Friedenreich não serão mais demolidos.]

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Sorteio da Copa do Brasil tira chance de final estadual. Veja os confrontos



Oitavas de final do torneio também não terá clássico entre times do mesmo estado. Duelos Atlético-MG x Botafogo e Grêmio x Santos chamam atenção



As oitavas de final da Copa do Brasil já têm seus confrontos conhecidos. No início da tarde desta terça-feira, em um hotel na zona oeste do Rio de Janeiro, a CBF promoveu o sorteio dos duelos, que teve uma curiosidade: não será possível uma final entre times do mesmo estado.

saiba mais
Veja a tabela completa da Copa do Brasil

Os quatro cariocas - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco ficaram do mesmo lado da chave, ao lado dos mineiros Atlético-MG e Cruzeiro. Do outro, estão os três times paulistas - Corinthians, Palmeiras e Santos, juntos aos gaúchos Grêmio e Internacional.

Os aguardados clássicos regionais também não ocorrerão nas oitavas de final. A fase terá, como principais atrações, os confrontos Grêmio x Santos e Atlético-MG x Botafogo. A data, horário e ordem dos jogos serão definidas apenas após novo sorteio, que acontecerá às 16h desta terça-feira e terá acompanhamento em tempo real do GLOBOESPORTE.COM.




Do primeiro lado, teremos o confronto entre Corinthians x Luverdense-MT, com o vencedor enfrentando, nas quartas de final, quem passar de Grêmio x Santos. Na mesma chave, o Internacional encara o Salgueiro-PE e, quem triunfar, fará duelo nas quartas com o vencedor de Palmeiras x Atlético-PR.

Do outro lado do emparelhamento, o Fluminense enfrentará o Goiás e o Vasco o Nacional-AM. Os vencedores se cruzam nas quartas. Abaixo, Atlético-MG x Botafogo e Flamengo x Cruzeiro, com quem passar de cada fase se enfrentando.

Entenda como funcionou o sorteio


No pote A do sorteio estavam os clubes que disputaram a Taça Libertadores - Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras, mais o Vasco, quinto do Brasileiro 2012 e que substituiu o São Paulo. O Tricolor paulista que disputará a Sul-Americana por ser o atual campeão e não entrará na Copa do Brasil. Completaram o primeiro pote Flamengo e Internacional, melhores ranqueados na CBF e desde a primeira fase participando do torneio.

No pote B estavam clubes em piores colocações no ranking da entidade e que também disputam a Copa do Brasil desde o início. São eles Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Nacional-AM, Salgueiro e Santos.

Cada confronto das oitavas necessariamente tinha de ser formado por um time do bloco A e um do bloco B. Primeiro, foram sorteados todos os times do bloco A, e só depois foram conhecidos seus adversários.

O sorteio do bloco A foi dividido em quatro duplas, com base mais uma vez no ranking da CBF. A primeira dupla foi formada por Fluminense (1º do ranking) e Corinthians (2º); a segunda, por Vasco (3º) e Grêmio (5º); a terceira, por Inter (6º) e Flamengo (7º); a quarta, por por Palmeiras (8º) e Atlético-MG (12º). Para cada time da dupla, foi sorteado um lado do diagrama (esquerdo ou direito) e qual jogo daquele lado ele fará (jogo 1, 2, 3 ou 4). Na squência, obedecendo o ranking, foram sorteados os times do pote B e o jogo de cada equipe.


Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Botafogo busca apoio em Brasília para melhorar média de público


Em 2007, 24.923 torcedores acompanharam o Botafogo no Mané

Como diz um trecho da música Botafogo Campeão, de Beth Carvalho, “(…) Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus/Deixa eu festejar que eu mereço (…)”. Depois de seis anos, o Glorioso voltará a jogar no próximo sábado, às 18h30, no estádio que leva o nome do maior ídolo — Mané Garrincha. O reecontro com a torcida alvinegra na principal arena da capital do país tem um desafio maior do que manter a excelente campanha: afastar o líder da Série A das últimas posições no ranking da média de público. Interditado, o Engenhão deixou o alvinegro desabrigado. Resultado: se em 2011 o time arrastou 8.522 fãs à casa própria, neste ano a média caiu para 6.319. Resultado: a melhor equipe da primeira divisão só aparece à frente do Internacional, da Ponte Preta e da Portuguesa no quesito bilheteria.

A tendência é de que a torcida candanga sirva de elevador para o Botafogo no domingo. Flamengo e Vasco mandaram partidas no Mané Garrincha e estão no G-5 na média de público. O público médio do rubro-negro como mandante é de 27.438 graças ao empate por 2 x 2 com o Coritiba e a vitória por 3 x 0 diante do Atlético-MG. O sucesso cruz-maltino, com média de 19.002, é bombado pelo Clássico dos Milhões, na derrota por 1 x 0 para arquirrival Flamengo. Como o Glorioso receberá Flamengo e Vasco em outubro no DF, a tendência é de uma disparada no ranking rumo a, no mínimo, o G-10.

A obrigação da torcida alvinegra de lotar o Mané Garrincha aumenta ainda mais levando em conta os três melhores públicos do Campeonato Brasileiro até o momento. Todos eles foram no Distrito Federal. O empate por 0 x 0 entre Santos e Flamengo detém o recorde, com 63.501 pagantes na primeira rodada. Em segundo, aparece o Vasco, com 52.825 pagantes no Clássico dos Milhões diante do Flamengo. A terceira posição é do Flamengo no empate por 2 x 2 com o Coritiba.

Na semana passada, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, disse em entrevista ao Correio que o pedido para o Botafogo se exibir no DF partiu do elenco no empate por 0 x 0 com o Sobradinho, no Bezerrão, pela Copa do Brasil. “Eles ficaram maravilhados com o apoio da torcida e solicitaram que eu trrouxesse pelo menos um jogo para cá no restante do ano”, contou o mandatário.

O porta-voz dos jogadores foi Clarence Seedorf. “Nós pedimos para jogar em Brasília desde o jogo com o Sobradinho. É uma viagem simples e não desgasta muito”, disse em uma entrevista coletiva concedida em 5 de julho, contrariado com a escolha de Recife para o clássico diante do Fluminense.

Ingressos
A diretoria do Botafogo promete anunciar na manhã de hoje o valor do bilhete e os pontos de venda para o duelo de sábado contra o Goiás. Até o fechamento desta edição, a cúpula alvinegra ainda discutia os preços. A tendência é que a tabela seja inferior a adotada pelo Flamengo diante do Atlético-MG, quando o preço variou de R$ 100 (inteira) a R$ 260 (inteira).

Maiores públicos

63.501 pagantes
26/5 - Mané Garrincha
Santos 0 x 0 Flamengo

61.767
6/7 - Mané Garrincha
Flamengo 2 x 2 Coritiba

52.825
6/7 - Mané Garrincha
Flamengo 2 x 2 Coritiba

38.853
28/7 - Maracanã
Flamengo 1 x 1 Botafogo

37.434
Grêmio 1 x 1 Inter
4/8 - Arena do Grêmio

Marcos Paulo Lima - Correio Braziliense

#ficadeolho: Dória e Gabriel criam comemoração para gol pelo Botafogo


Brincadeira da dupla simulando a utilização de um binóculo com as mãos, já usada contra o Figueirense, ganha 'hashtag' em rede social



Gabriel e Dória fazem a comemoração
#ficadeolho (Foto: Reprodução/Instagram)
A juventude alvinegra ganha destaque a cada jogo importante do Botafogo. O zagueiro Dória, de 18 anos, e o volante Gabriel, de 21, são os mais consolidados, titulares desde o segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado. Mesmo com a responsabilidade, não perderam o espírito infantil e as brincadeiras continuam intensas. A última delas foi a invenção da comemoração "Fica de Olho", que virou "hashtag" nas redes sociais envolvendo os dois jogadores.

A ideia da dupla era de que quando conseguissem fazer um gol, comemorassem dessa forma. No entanto, a única chance aconteceu quando Dória acertou a cobrança de pênalti na disputa com o Figueirense, que terminou com a classificação do time para as oitavas de final da Copa do Brasil. O zagueiro não desperdiçou a chance e fez o gesto, que simula com as mãos a utilização de um binóculo.

- Isso é uma brincadeira nossa mesmo. Queríamos inventar uma comemoração e fizemos essa. É para ficar de olho na gente, no Botafogo, nada de provocação - comentou Dória.

Essa comemoração quase aconteceu nesse mesmo jogo contra o Figueirense durante os 90 minutos. Gabriel acertou um chute no travessão ainda no começo da partida e o zagueiro lembrou do combinado, mas lamentou a bola não ter entrado.

- Naquela hora ainda virei para ele fiz o "Fica de Olho", falando "Quase, Gabriel". Depois que ganhamos a disputa nas cobranças de pênalti também fizemos - disse o zagueiro.

Dória e Gabriel, no entanto, vivem a expectativa da comemoração durante um jogo. O zagueiro chegou a chutar uma bola na trave na vitória por 2 a 0 sobre o Náutico e tem três gols com a camisa do clube. O volante marcou apenas uma vez.

O próximo jogo é contra o Atlético-MG, quarta-feira, no Independência. Os dois estarão em campo para ajudar o Botafogo a defender a liderança do Campeonato Brasileiro. O time tem 23 pontos, dois a mais do que o Cruzeiro.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

À espera do Maracanã, Botafogo vive impasse sobre jogo com o Inter


Clube pode até anunciar acordo com os administradores do estádio nesta terça-feira, mas confronto do dia 15 segue sem local definido


Jogadores do Bota comemoram
 com a torcida no 
Maracanã
(Foto: Márcio Mercante/Agência Estado)
O Botafogo vai decidir nesta terça-feira o local do confronto com o Internacional, dia 15, pelo Campeonato Brasileiro. O clube ainda não chegou a um acordo com o Consórcio Maracanã para a realização do jogo no estádio, já que a intenção é não realizar mais eventos avulsos, como aconteceu contra o Vitória, na semana passada.

A diretoria do Botafogo vem negociando um contrato de dois anos com o Consórcio Maracanã, mas manterá o vínculo com os administradores do estádio pelo restante do período pelo qual detém a concessão (total de 35 anos). No entanto, não haverá obrigatoriedade de atuar no local nem multa por rescisão.

Caso não consiga anunciar o acordo com o Maracanã nesta terça-feira e, consequentemente, a realização do jogo com o Internacional no estádio, o Mané Garrincha, em Brasília, passa a ser favorito para receber o confronto. A cidade já será palco neste sábado do jogo com o Goiás.

Outra opção é a utilização de São Januário. O estádio do Vasco foi palco da vitória por 2 a 0 sobre o Náutico e a relação entre as diretorias voltou a ser positiva depois de um desentendimento logo depois do fechamento do Engenhão, no dia 26 de março, quando o Botafogo não aceitou jogar o clássico entre os dois times no estádio sem a divisão de torcida em 50%.

A necessidade de decidir o local do jogo se faz pelo prazo de 10 dias. No entanto, por motivo de força maior, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode reduzir o período. O caso do Botafogo, por causa do fechamento do Engenhão, é tratado dessa forma.

Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro

Com o gol, Seedorf alcança marca histórica contra o Vasco


Jogador marcou seu 11º tento em uma temporada, algo nunca antes feito na carreira





Botafogo vence o Vasco no Maracanã (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Seedorf comemora o gol contra o Vasco
(Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
O gol de Seedorf contra o Vasco – o segundo do Botafogo na partida – não serviu "apenas" para ajudar o Alvinegro a derrotar o rival por 3 a 2, domingo, no Maracanã, e voltar a liderar o Brasileirão. Ao balançar as redes vascaínas, o holandês alcançou a marca de 11 gols na temporada, seu recorde pessoal.

Antes de 2013, suas temporadas mais produtivas como artilheiro tinham sido 2006/2007 e 2007/2008, quando marcou dez gols vestindo a camisa do Milan (ITA).

Antes do clássico, o camisa 10 dividia a artilharia do Glorioso no ano com Rafael Marques e Lodeiro. Entretanto, o centroavante marcou duas vezes e deixou a vice-liderança com Seedorf.


Leia mais no LANCENET!

Além dos gols, Rafael Marques prova sua importância no esquema traçado por Oswaldo de Oliveira


Jogador se torna um polivalente da equipe, atuando na marcação e nos lados do campo




Flamengo x Botafogo - Rafael Marques (Foto: Ricardo Ramos/ LANCE!Press)
Rafael Marques comemora um
dos seus 12 gols pelo Bota -
(Foto: Ricardo Ramos/ LANCE!Press)
Indicado pelo técnico Oswaldo de Oliveira ao Botafogo, o atacante Rafael Marques foi tido por muitos como o substituto de Loco Abreu, que deixou o clube após divergências com o treinador. Entretanto, na época, Oswaldo se apressou em rechaçar qualquer comparação do camisa 20 com o uruguaio, pelas características diferentes.

E a cada dia que passa, fica claro que o comandante tinha uma dose de razão, apesar das críticas recebidas pela dispensa do ídolo. Rafael assumiu um importante papel tático dentro de campo, tanto ofensivamente quanto no setor defensivo.

– O Rafael faz gol e também ajuda na marcação. Se você reparar, em certo momento, o Gilberto foi ao ataque e era o Rafael que estava cobrindo a subida dele. Além disso, quantas bolas ele tira de cabeça na área? Quantos outros serviços ele faz pelo time? – questionou Oswaldo.

Os números de Rafael no Brasileirão corroboram a opinião de Oswaldo. Além dos cinco gols marcados, ele já tem três assistências na competição e é o melhor centroavante neste quesito no Brasileiro. E, após a entrada de Elias, no clássico de domingo, ele foi recuado para a linha de três armadores e manteve a boa atuação.

– A boa fase é consequência do trabalho. O importante é ajudar a equipe. Sempre disse que não ficava fixo na área e me movimentava pelo ataque – afirmou o atacante, revelando uma conversa sobre posicionamento com Seedorf e outros meias do elenco no início do ano.

– Seedorf, Vitinho e Lodeiro, além do Fellype e do Andrezinho, entenderam o meu modo de jogar. Também por isso as coisas estão dando certo – disse Rafael.

Botafogo vence o Vasco e está mais uma vez na ponta





LANCENET!