Páginas

domingo, 3 de dezembro de 2023

Tiago Nunes comenta "oba-oba" do Botafogo, citado por Diego Costa: "Que se blinde desse clima"



Técnico diz que não sentiu soberba no ambiente depois que assumiu, mas espera que derrocada no Brasileiro sirva de aprendizado para o elenco



Frustração total. Assim foi o empate por 0 a 0 entre Botafogo e Cruzeiro na tarde deste domingo, no Nilton Santos, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado jogou o Alvinegro para a quinta posição, além de não ter mais chance de título. O técnico Tiago Nunes falou após a partida e, entre os vários assuntos, foi questionado sobre o "clima de oba-oba" citado por Diego Costa.








Botafogo 0 x 0 Cruzeiro - Melhores momentos - 37ª Rodada do Campeonato Brasileiro



— Posso falar desde a minha chegada e não houve esse clima de oba-oba, porque eu não iria permitir. O Diego (Costa) foi muito profissional com a gente, esteve muito bem, teve uma lesão que atrapalhou. Desde a minha chegada não houve esse clima, não posso falar do que aconteceu antes. Conhecendo os profissionais que aqui estão, creio que não houve isso. Creio que faltou experiência. Hoje a gente cumpriu o 10º jogo sem vencer, mas não foi algo exclusivo do Botafogo. O Atlético-MG teve um momento igual, reverteu e chega com chances de título na última rodada.


— Espero que o que se passou agora sirva de lição para a próxima temporada para que não se repita isso. Não só para a torcida, mas para o clube. Que se blinde e nunca se crie esse clima que o Diego — afirmou Tiago Nunes.




Tiago Nunes — Foto: André Durão/ge.globo


Com o 0 a 0 no Niltão, o Botafogo chegou a 10 jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro: são quatro derrotas e seis empates. O Alvinegro caiu para o 5º lugar, sua pior posição desde o início da competição, e não depende mais apenas de si para conseguir a classificação para a fase de grupos da Libertadores. Para Tiago Nunes, agora a missão é recuperar a confiança da torcida.



— Quando se trabalha em equipes de massa, tem que estar sempre preparado para cobrança. Não pode fugir dessa responsabilidade. É um peso que se paga. Esses 28 anos tem um peso na relação com o torcedor. Única forma de reatar é vencendo. Se não vencer, esse sentimento vai continuar aumentando e sendo sustentada por uma grande frustração. Temos que terminar a temporada, fazer uma análise do porquê aconteceu. Se a gente ficar remoendo isso, a gente nunca dá um passo à frente. Eu penso que o final dessa temporada acabou sendo duro para o Botafogo porque chega com chance real de ser campeão e esgota todas as possibilidades por situações que ninguém está preparado. Creio que sempre há vida no dia de amanhã. Meu papel é encontrar meios de fortalecer esse processo e o emocional dos jogadores. Dos que estão aqui e dos que vão chegar. Porque quem vem tem que estar preparado para aguentar.


O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira para a disputa da última rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro enfrenta o Internacional no Beira-Rio, às 21h30 (de Brasília).



Confira outras respostas de Tiago Nunes:


Buscar o resultado em Porto Alegre: "Primeiro temos que encontrar os jogadores que estão mentalmente capazes. Depois criar uma estrutura de equipe que consiga dar suporte a esses atletas. Desde a minha chegada a gente fez uma mudança significativa desde o jogo contra o Santos. Creio que a equipe teve uma boa resposta até o fatídico momento contra o Coritiba. A gente ali chegou no limite mentalmente. Foi muito difícil construir o ambiente para o jogo de hoje. As duas equipes pareciam cansadas e tem muito a ver com a parte mental. A gente precisa buscar quem reverta essa parte mental, talvez buscando jogadores que ainda não tiveram minutos. Como foi o caso do Newton hoje, que tinha feito bons treinos comigo. Eu não ligo muito para essa questão de idade"



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Giba Perez e Sergio Santana — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Luís Henrique sai vaiado e recebe pior avaliação; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal no empate com o Cruzeiro



Ranking de Atuação

Ordenar por:













Lucas Perri - GOL

nota ge 6.5
público 3.3

Salvou o time com duas boas defesas no começo do segundo tempo.



Danilo Barbosa - MEI

nota ge 5.5
público 3.3

Mostrou vontade habitual e criou uma boa possibilidade de no final do primeiro tempo. Defensivamente, não deixou espaços para o Cruzeiro.



Adryelson - ZAG

nota ge 5.0
público 2.4

Mostrou segurança na maior parte do tempo nos botes e nas coberturas.



Víctor Cuesta - ZAG

nota ge 4.5
público 1.8

Defensivamente, fez bom trabalho. Quando se aventurou mais à frente, errou passes e ouviu vaias dos torcedores.



Tchê Tchê - MEI

nota ge 5.5
público 3.6

Um dos que mais correu em campo. Começou como ala pela direita levando perigo e terminou o jogo no meio-campo.



Marlon Freitas - MEI

nota ge 4.0
público 1.3

Foi vaiado durante toda a partida e pareceu sentir o nervosismo. Acabou substituído no intervalo.



Carlos Alberto - ATA

nota ge 5.0
público 3.8

Entrou no intervalo e deu mais velocidade e presença no ataque. Colocou Luís Henrique na cara do goleiro adversário, mas o companheiro perdeu o gol. Perdeu gol na pequena área.



Gabriel Pires - MEI

nota ge 6.0
público 3.3

Foi o principal articulador do time e criou boas chances. Deu ótimo cruzamento para Carlos Alberto que errou cabeçada na pequena área.



Newton - MEI

nota ge --
público 2.0

Entrou no fim.


10º
Victor Sá - ATA

nota ge 5.0
público 2.8

Enquanto ala-esquerdo, se dedicou muito à marcação e contribuiu com o time. Quando voltou à posição de origem, pouco contribuiu ofensivamente.


11º
Júnior Santos - ATA

nota ge 4.0
público 1.8


Se dedicou, correu muito, deu carrinho, mas tomou muitas decisões erradas e perdeu bolas. Não estava em uma boa noite.


12º
Janderson - ATA

nota ge --
público 1.4

Entrou no fim.


13º
Tiquinho Soares - ATA

nota ge 5.0
público 1.8

Levou muito perigo no primeiro tempo. Só não abriu o placar por causa de um milagre de Rafael Cabral. Mais apagado no segundo tempo, acabou substituído por Diego Costa.


14º
Hugo - LAT

nota ge 5.0
público 1.6

Entrou na ala para soltar Victor Sá no ataque. Cumpriu bem a função.


15º
Luis Henrique - ATA

nota ge 3.5
público 0.7

Perdeu chance cara a cara com Rafael Cabral ao errar domínio na marca do pênalti. Ouviu vaias da torcida até ser substituído.


16º
Diego Costa - ATA

nota ge 5.0
público 2.8

Entrou para ser a referência de ataque. Mais estático do que Tiquinho, pouco tocou na bola.
17º


Tiago Nunes - TEC

nota ge 4.0
público 1.7


Tentou colocar em campo um time mais ofensivo com mais atacantes, mas não foi o que se traduziu em campo. A equipe pareceu bagunçada e mereceu o empate.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo x Cruzeiro: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da 37ª rodada do Brasileirão




Botafogo e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, às 18h30, no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Premiere transmite a partida com exclusividade para todo o Brasil. O ge acompanha todos os lances em tempo real com vídeos.




Botafogo x Cruzeiro: Tudo sobre o confronto da 37ª rodada do Brasileirão Série A 2023 (https://ge.globo.com/video/botafogo-x-cruzeiro-tudo-sobre-o-confronto-da-37a-rodada-do-brasileirao-serie-a-2023-12162042.ghtml)


Atual vice-líder, o Glorioso tenta se manter vivo na briga pelo título. Depois de abrir 13 pontos de vantagem para o segundo colocado, entrou em colapso e vive uma das maiores secas do campeonato. São nove partidas sem vencer, a pior sequência desde 2020, quando foi rebaixado como lanterna.


O Cruzeiro chega à penúltima rodada com 45 pontos, quatro a mais que o Bahia, primeiro dentro do Z-4. Uma vitória ou empate (contando com empate ou derrota do time baiano com o América-MG ou derrota do Vasco para o Grêmio) garantem a Raposa na elite da Série A. Desde que Paulo Autuori assumiu interinamente, o time não perdeu: duas vitórias e dois empates.



Onde assistir

Transmissão: Premiere.

Tempo Real: clique aqui para acompanhar Botafogo x Cruzeiro.





Botafogo - técnico: Tiago Nunes

Na quarta partida como treinador do clube, Tiago Nunes ainda tenta a primeira vitória. Ele terá o retorno do volante Danilo Barbosa, suspenso contra o Coritiba, que vem sendo um terceiro zagueiro e um dos destaques do time. Em compensação, Eduardo é desfalque cumprindo suspensão pela expulsão contra os paranaenses.



Escalação provável: Lucas Perri, Adryelson, Danilo Barbosa e Victor Cuesta; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Pires e Hugo; Victor Sá, Júnior Santos e Tiquinho Soares.


Quem está fora: Eduardo (suspenso); Patrick de Paula, Rafael, Marçal, Mateo Ponte e JP Galvão.

Pendurados: Adryelson, Janderson, Matías Segovia, Philipe Sampaio, Rafael, Eduardo, Di Plácido, Júnior Santos, Marçal, Tchê Tchê, Diego Costa e Gabriel Pires.



Cruzeiro - técnico: Paulo Autuori

O time terá mudanças para a partida. Na lateral direita, William está suspenso. Palacios deverá ocupar a posição. No meio de campo, com a lesão de Machado, Lucas Silva poderá voltar ao time. Recuperado de um trauma no pé direito, Mateus Vital também tem chance de retornar à formação inicial. Assim, Japa ou Ian Luccas deixariam a equipe.



Escalação provável: Rafael Cabral; Palacios, Neris, Luciano Castan e Marlon; Lucas Silva, Japa e Mateus Vital (Ian Luccas); Matheus Pereira, Arthur Gomes e Bruno Rodrigues.




Quem está fora: William (suspenso); Filipe Machado, Wesley, Ramiro, Rafael Bilu, Matheus Jussa (departamento médico)

Pendurados: Anderson, Filipe Machado, Ian Luccas e Lucas Silva


Arbitragem

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)

Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE)

Assistente 2: Leone Carvalho Rocha (GO)

Quarto árbitro: Eduardo Tomas de Aquino Valadão (GO)

VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa-PR)

AVAR: Sidmar dos Santos Meurer (PR)



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro (RJ)