Páginas

sábado, 19 de setembro de 2020

Precisando pontuar, Botafogo vive dilema sobre poupar parte do elenco


Alvinegro necessita de um resultado positivo no Campeonato Brasileiro, contra o Santos, para sair do Z-4, mas já projeta jogo de volta pela Copa do Brasil contra o Vasco



Honda sentiu desgaste físico no clássico com o Vasco (Vítor Silva/Botafogo)


Passada a euforia pela vitória sobre o Vasco, por 1 a 0, no jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil, na última quinta, o Botafogo se vê diante de um dilema para o desafio seguinte no Brasileirão. O Glorioso tem pela frente o Santos, no domingo, no Nilton Santos. Na zona de rebaixamento com apenas nove pontos, o time de Paulo Autuori precisa pontuar na competição, mas teme perder atletas importantes para o jogo eliminatório contra o rival carioca, na próxima semana, e estuda poupar alguns nomes.


O exigente calendário do futebol brasileiro ficou ainda mais corrido diante de uma temporada atípica, em que o tempo de descanso é mais curto. Com um elenco enxuto em que poucos jogadores são usados constantemente, a perda técnica pode ser grande com determinadas ausências. 


Por outro lado, alguns atletas estão próximos do limite físico, como se viu no clássico com o Cruz-Maltino pela Copa do Brasil. Alguns jogadores sentiram bastante o desgaste da maratona de jogos. Bruno Nazário colocou a mão na coxa diversas vezes, mas permaneceu em campo. Honda e Gatito precisaram de atendimento por câimbras. Outros nomes como Benevenuto, Kalou e Babi vêm em uma sequência intensa de jogos.


O temor da comissão técnica é que aconteça nova lesão no grupo como a do lateral-esquerdo Guilherme Santos, sem prazo de retorno por um problema na coxa . Com a agenda cheia, um eventual desfalque pode prejudicar a equipe em vários jogos. Luis Henrique e Pedro Raul também estão no Departamento Médico.

A solução mais provável é que jogadores mais decisivos fiquem banco e sejam acionados em caso de necessidade na partida. O Santos tem na próxima semana uma viagem para o Equador para enfrentar o Delfín, pela Libertadores e também poderia poupar titulares.



E MAIS:
Preparador de goleiros do Santos, Arzul é homenageado e agradece
Cuca tem missão de blindar elenco do Santos em meio a problemas
Gols decisivos e importância: Babi se consolida como o 9 do Botafogo
Kanu ressalta evolução do Botafogo: 'Quando planta, você colhe'
Paulo Autuori elogia postura do Botafogo: 'Tem jogado para ganhar'



Fonte: LANCE! Fernanda Teixeira/Rio de Janeiro (RJ)

"Setembro cheio" faz Botafogo aumentar alerta por desgaste de jogadores


Com cinco jogos disputados e quatro pela frente, equipe terminará mês com três partidas a mais que agosto: "Diante desse cenário, temos feito a gestão de carga", explica preparador



O departamento de preparação física do Botafogo tem em setembro um mês de desafios para o elenco passar imune pela sobrecarga de jogos que o calendário impõe. Com nove partidas oficiais, somando Brasileirão e Copa do Brasil, aumenta o alerta por desgaste dos atletas.


- O desgaste acaba sendo normal por conta desse calendário em que a cada dois ou três dias a gente tem partidas. São jogos da Séria A do Campeonato Brasileiro, onde o nível é extremamente intenso. Copa do Brasil também, uma competição diferente, a gente trabalha sempre para que o atleta esteja em campo num nível físico em que possa performar em alta intensidade.


- Diante desse cenário, temos feito a gestão de carga, preservando atletas quando possível para estarem 100% prontos. Não adianta forçar e depois perder sequência por lesão. É um trabalho que está tendo resultado, não temos lesões importantes, muito por conta desse trabalho em conjunto com os departamentos do clube - explicou o preparador físico do Botafogo, Felippe Capella, ao ge.


Com cinco jogos disputados (uma vitória, três empates e uma derrota) e quatro pela frente, o Botafogo terminará setembro com três partidas a mais que agosto, quando o time conseguiu duas vitórias, três empates e uma derrota.



Botafogo tem sequência intensa de jogos em setembro — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Calendário do Botafogo em setembro

02/09: Botafogo 0x0 Coritiba (Brasileirão)
05/09: Corinthians 2x2 Botafogo (Brasileirão)
09/09: Athletico-PR 1x1 Botafogo (Brasileirão)
13/09: Botafogo 2x3 Vasco (Brasileirão)
17/09: Botafogo 1x0 Vasco (Copa do Brasil)
20/09: Botafogo x Santos (Brasileirão)
23/09: Vasco x Botafogo (Copa do Brasil)
27/09: Atlético-GO x Botafogo (Brasileirão)
30/09: Botafogo x Bahia (jogo adiado da 1ª rodada do Brasileirão)


A sequência exaustiva, que inclui três viagens, já provocou impactos físicos no elenco: Guilherme Santos teve lesão na coxa esquerda, enquanto Luis Henrique e Pedro Raul desfalcaram o time por incômodos musculares. Para não correr o risco de perder mais atletas, Paulo Autuori adota a política de poupar algumas peças quando detecta um nível de cansaço além do normal.


- Setembro será difícil, pois não poderemos dar descanso, será um momento de sacrifício para todos - lembrou o treinador após a vitória sobre o Vasco na última quarta-feira.


Além do risco de lesão, o cansaço interfere na produtividade do elenco. Marcelo Benevenuto, Caio Alexandre e Bruno Nazário são exemplos de jogadores que têm atuado com frequência e convivem com oscilações de desempenho. Keisuke Honda foi poupado em três jogos do Brasileiro por cautela da comissão. A queda nas atuações de peças tão importantes reflete no coletivo.


O Botafogo já jogou 487 minutos em setembro. Nos cinco jogos, o Autuori ou optou ou foi obrigado a mudar o time de uma rodada para a outra. O único jogador que disputou as cinco partidas completas foi o zagueiro Kanu, que até então mantém a regularidade e vai bem na defesa.


Por isso, no próximo domingo, às 18h15, no Nilton Santos, a tendência é que o técnico poupe alguns atletas para o jogo contra o Santos, pela 11ª do Brasileirão.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Rodrigo Cerqueira — Rio de Janeiro