Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cruzeiro consegue virada incrível sobre o Botafogo no Engenhão



Time alvinegro faz bom primeiro tempo, mas duas substituições de Celso Roth mudam o panorama e o placar da partida


Botafogo x Cruzeiro - Campeonato Brasileiro - Gol do Wellington Paulista (Foto: Paulo Sergio)
 Wellington paulista comemora seu gol de pênalti, o 
da virada cruzeirense no Engenhão (Foto: Paulo Sergio)

Nesta quarta-feira, no Engenhão, o Botafogo recebeu o Cruzeiro e acabou derrotado por 3 a 2. O time alvinegro chegou a abrir 2 a 0 no placar e, depois de virar os dois primeiros jogos do Brasileirão, provou do próprio remédio e levou a virada com boas substituições de Celso Roth no segundo tempo.

Na próxima rodada, o Botafogo vai a Recife (PE), enfrentar o Náutico, no Estádio dos Aflitos, no próximo domingo. No mesmo dia, o Cruzeiro enfrentar o Sport, em Varginha (MG), no Estádio Melão.



O JOGO
O jogo começou bastante movimentado. Enquanto o Cruzeiro insistia em errar passes pela ponta esquerda, o Botafogo fazia a bola passar por seu "motorzinho" no meio de campo, Vitor Júnior. O jogador fez belos lances de velocidade e triangulação. No melhor deles, ele deixou Herrera na cara do gol e o jogador chutou cruzado para a boa defesa de Fábio, logo aos oito minutos.

A troca de passes rápida do Botafogo foi vista com frequência. Em outro bom lance, aos 11 minutos de jogo, Andrezinho tabelou duas vezes com Lucas e deixou para o companheiro chutar forte, mas a bola explodiu na defesa cruzeirense. O time mineiro se mostrava envolvida pelo ataque alvinegro e não ameaçava o gol defendido pelo goleiro Milton Raphael.


 Andrezinho e Montillo duelaram no meio de campo (Foto: Alexandre Loureiro)
Com o tempo, a pressão inicial do Botafogo se acalmou e o Cruzeiro conseguiu equilibrar, se não as ações, a posse de bola, e passou a fazer trocas, embora nervosas, de passes. No entanto, aos 20 minutos, um lance bastante bizarro originou um escanteio. Vitor Júnior cobrou falta para a área, Lucas desviou e o goleiro Fábio saiu atrasado e precisou espalmar uma bola fácil pela linha de fundo. Na cobrança, Vitor Júnior levantou na área com efeito e Amaral desviou de cabeça, marcando um gol contra. Mesmo sem o amplo domínio inicial, o Botafogo estava à frente do placar. Quatro minutos depois, Maicosuel lançou Lucas na área e o lateral-direito cruzou para Herrera que apenas triscou a bola perdendo uma grande chance para ampliar o placar.

O gol de um novo gás ao Botafogo que tornou a dominar as ações na partida, fazendo a costumeira troca de passes envolvendo o time do Cruzeiro, que passou a não ameaçar novamente o time alvinegro, tornando o jovem goleiro Milton Raphael um mero espectador da partida. Aos 37 minutos, Andrezinho lançou Lucas pela lateral-direita. O jogador cruzou para Jadson, livre no meio da área chutar, mas a bola passou por cima do gol. O Botafogo seguia chegando com muitos jogadores no ataque.

Bastante acionado, Lucas também foi muito importante pelo lado direito. Com bons cruzamentos e até com finalizações, o jogador se mostrou recuperado dos traumas pós-expulsões. As bolas alçadas na área foram sempre uma boa opção do Botafogo, quase todas passando por Andrezinho.

MEXIDAS DE CELSO ROTH DÃO RESULTADO
No segundo tempo, o Cruzeiro tentou manter um pouco mais de posse de bola e tentava se organizar, mas o Botafogo era perigoso quando recuperava e partia para o ataque. A velocidade de Maicosuel e Vitor Júnior seguia sendo a principal virtude do time alvinegro que pecava apenas no último passe. Ambos retornaram com muita vontade no segundo tempo e faziam boas jogadas de efeito.


 Herrera ampliou o placar para o Botafogo no Engenhão (Foto: Paulo Sérgio)
Aos 13 minutos, a grande prova da troca de passes do Botafogo. Andrezinho cobrou rápido uma falta na linha de fundo para Maicosuel, que cruzou para Brinner, mas o zagueiro foi travado. No minuto seguinte, o mesmo Andrezinho deixou Jadson em boas condições e o volante chutou cruzado para a boa defesa de Fábio.

O Cruzeiro tinha mais posse de bola, mas não conseguia imprimir uma boa troca de passes e, portanto, as chances de gol eram poucas. O time alvinegro, no entanto, pareceu recuar e permitir que o Cruzeiro dominasse as ações. Aos 20 minutos, Charles lançou Tinga na área e o meia chutou à esquerda do gol.

Aos 23 minutos, Renato roubou a bola, tocou para Vitor Júnior que lançou Herrera entre dois zagueiros. O argentino ganhou na velocidade de ambos e chutou no canto do goleiro Fábio para ampliar o placar justamente quanto o Cruzeiro vinha melhor no jogo.

Três minutos depois, o Cruzeiro respondeu com uma boa troca de passes e Anselmo Ramon, que acabara de entrar, chutou na rede pelo lado de fora, cara a cara com o goleiro Milton Raphael. Em nova jogada, o atacante teve mais uma oportunidade, mas o jovem goleiro alvinegro saiu do gol para espalmar. Aos 28 minutos, escanteio cobrado e a bola sobrou para Wellington Paulista que chutopu, a bola desviou em Anselmo Ramon e entrou, diminuindo o placar e dando um novo gás ao jogo.

Dois minutos depois, Montillo enfiou para Anselmo Ramon que cruzou para Éverton, que também acabara de entrar cabecear para empatar a partida. As mudanças de Celroth mudaram o panorama do Cruzeiro e do jogo. A situação do Botafogo ficou ainda pior, quando, aos 34 minutos, Milton Raphael derrubou Montillo na área e o árbitro marcou pênalti. Wellington Paulista cobra e vira a partida.


 Pênalti: bola para um lado, Milton Raphael para o outro (Foto: Alexandre Loureiro)
A partir daí, a equipe alvinegra se viu em desespero pelo empate e não mostrou qualquer organização para mudar o jogo.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X  3 CRUZEIRO
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 07/06/2012, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Assistentes: Tatiana Jacques de Freitas (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Cartões Amarelos: Fábio Ferreira, Jadson, Milton Raphael (BOT); Montillo, Diego Renan, Mateus, Charles (CRU)
Renda/Público: R$ 206.890,00/5.256 pagantes
GOLS: Amaral (contra) 20'/1ºT (1-0); Herrera 23'/2ºT (2-0); Anselmo Ramon 28'/2ºT (2-1); Éverton - 30'/2°T (2-2); Wellington Paulista 34'/2ºT (2-3)
BOTAFOGO: Milton Raphael; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Maicosuel, Vitor Júnior e Andrezinho (Elkeson - 29'/2ºT); Herrera. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
CRUZEIRO: Fábio; Diego Renan, Léo, Mateus e Marcelo Oliveira (Éverton - 25'/2ºT); Amaral, Charles, Tinga (Anselmo Ramon - 25'/2ºT), Souza (Fabinho - Intervalo) e Montillo; Wellington Paulista. Técnico: Celso Roth.


Leia mais no LANCENET! 

Cavalo paraguaio? Fogão busca liderança contra o Cruzeiro



Cavalo paraguaio? Fogão busca liderança contra o Cruzeiro


Botafogo e Seedorf: Os projetos se encaixaram




Sérgio Landau, diretor executivo do Botafogo, mostrou otimismo com acerto, mas revela decepção em caso de desfecho negativo



Seedorf (Foto: Reuters)
Alvinegro continua confiante no desfecho (Foto: Reuters)
Todos os acertos entre Botafogo e a representante de Seedorf, Deborah Martin, já foram feitos nos dois dias de reuniões, no Rio de Janeiro. Após os encontros, o diretor executivo do clube, Sérgio Landau, segue com otimismo para ver o meia holandês no Glorioso. Segundo ele, o que faz acreditar na contratação foram os projetos das duas partes que, segundo ele, se encaixaram:

- O projeto do Seedorf se encaixa perfeitamente com o projeto do Botafogo. Foram dois dias de conversas e tudo foi concentrado em aspectos comerciais, valores e tempo de contrato. Sobre esses temas, as dificuldades estão superadas. Cada um cedeu um pouquinho. Ela (Deborah Martin) vai voltar para Nova Iorque amanhã (sexta-feira), com o contrato. A nossa expectativa é uma resposta até o final da semana que vem  - disse o dirigente.

Seedorf é cobiçado por clubes do mundo inteiro. Equipes da China e Estados Unidos são os concorrentes mais fortes do Alvinegro na negociação. Porém, Landau não cogita uma resposta negativa, o que o deixaria frustado.
- Fizemos o que era possível dentro dos nossos limites. Se a gente perder vamos ficar decepcionados, mas tranquilos porque fizemos tudo o que era possível. Agora é aguardar. Não estamos garantindo, mas está tudo bem encaminhado para acontecer - disse.

Raphael Bózeo Leia mais no LANCENET!

Representante de Seedorf elogia proposta do Botafogo




Presidente da DM Milan Group, empresa que cuida da carreira do jogador, destaca organização do clube como maior atrativo



Seedorf (Foto: Philippe Woods/Uefa/AFP)
Seedorf trabalhará durante a Eurocopa deste
ano como comentarista (Foto: Philippe Woods/Uefa/AFP)
 
As conversas entre o Botafogo e os representantes de Seedorf estão cada vez mais avançadas. Após reuniões em sua estadia no Brasil, a agente do jogador, Deborah Martin, elogiou a conduta da diretoria alvinegra e destacou a organização do clube como o ponto mais atraente para um possível acerto.

- O Botafogo é um clube dirigido como um negócio profissional. E isso é muito atraente. Quando você considera a pessoa que o Seedorf é, também um homem de negócios, tudo o que fazemos tem que fazer sentido. O Botafogo representa o melhor do futebol brasileiro em termos de organização de um clube. Isso é exatamente o que é atraente no Botafogo - disse Deborah Martin, também presidente da DM Milan Group, responsável pelo gerenciamento da carreira do atleta, em entrevista ao LANCENET, no hotel onde está hospedada, na Zona Sul do Rio.
O Botafogo segue otimista mesmo diante da concorrência de vários clubes estrangeiros, principalmente os chineses. Em contato constante com Seedorf (para tratar deste e outros assuntos), a empresária confirmou o atual teor das conversas entre as partes envolvidas.

- A conversa agora é sobre os termos, o que funciona para eles e o que funciona para nós, e se podemos nos encontrar no mesmo ponto. Eles proporam algo e agora estamos conversando. Não vou entrar em detalhes específicos, mas posso dizer que o clube pensou muito bem a proposta.

Não foram só as próprias impressões da DM Milan Group e de Seedorf sobre o Botafogo que renderam elogios. Segundo Deborah Martin, o nome do clube também está em alta no mercado estrangeiro.  

- O clube tem uma história muito rica. Estava num evento em Genebra (SUI), domingo passado, e as pessoas comentaram, perguntaram sobre o Botafogo. E as coisas que disseram foram muito encorajadoras, foi muito bom escutar impressões semelhantes a nossa, do outro lado do Atlântico.

Raphael Bózeo
Rodrigo Lois Leia mais no LANCENET! 

Motorzinho do Fogão, Vitor Júnior curte boa fase




Meia aprova apelido dado pela torcida, lembra que já foi chamado assim e projeta vitória sobre o Cruzeiro, clube que o revelou



Vitor Junior - Treino do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
     Vitor Junior tem jogado bem e já ganhou até apelido 
    da torcida alvinegra (Foto: Alexandre Loureiro)
O tanque do motorzinho Vitor Júnior está cheio de energia. Abastecido pelo bom início de Campeonato Brasileiro, com dois gols nas duas vitórias do time, o meia quer ajudar o Botafogo a seguir na liderança da competição no jogo desta quinta-feira contra o Cruzeiro, às 21h, no Engenhão, pela terceira rodada.

Vitor Júnior chegou ao Glorioso e rapidamente ganhou a confiança de Oswaldo de Oliveira e uma vaga entre os titulares. Mesmo com a grande concorrência no setor, ele conquistou o seu espaço e ainda ganhou o apelido de Motorzinho.

– Eu gostei muito desse apelido de Motorzinho (risos). No Atlético-GO, eu também já fui chamado assim. Falavam que era o motor da equipe, que quando eu ia bem, o time ia no embalo – lembrou.

Vitor começou a trajetória no futebol na cidade natal, Porto Alegre, onde defendeu o Internacional nas categorias de base. Sem muitas chances por causa da baixa estatura, o meia foi para o Cruzeiro, onde se profissionalizou.
Hoje, Vitor reencontra o clube onde teve as primeiras oportunidades no futebol e lembra os amigos que fez na Raposa e que ainda defendem a equipe de Belo Horizonte:

– Passa um filme na minha cabeça, sim. Devo muita coisa ao Cruzeiro, que foi o clube que apostou em mim, mesmo com a minha pouca altura. Tenho alguns amigos lá até hoje, como o Charles e o Fábio.

O motor alvinegro tentará acelerar ainda mais nesta quinta-feira à noite e ajudar o Botafogo a manter a pole position no Campeonato Brasileiro.

Estreia foi presente de aniversário na Raposa
A estreia de Vitor Júnior como profissional aconteceu pelo rival desta quinta-feira. O resultado foi uma derrota do Cruzeiro por 2 a 1 para o Palmeiras, no dia 16 de setembro de 2005, no Parque Antarctica, mas que ficou marcada pelo grande presente de aniversário, completado um dia antes da partida.

Aquela semana do apoiador foi impressionante. Treinou pelos juniores contra o profissional na segunda-feira e foi integrado ao elenco principal na terça. Na sexta, dia do aniversário de 19 anos, ele estava na concentração do time de juniores enquanto a delegação já estava em São Paulo para o duelo contra os palmeirenses. Chateado por passar a data comemorativa longe da família, ele recebeu a ótima notícia:

– Estava no quarto um pouco triste e um diretor do Cruzeiro bateu na porta e me mandou pegar o avião para São Paulo que eu seria relacionado. Ele disse que o Gusmão (PC, técnico do Cruzeiro na época) tinha pedido para eu ir  que queria levar 19 jogadores para aquela partida. Fiquei muito feliz e ganhei um grande presente de aniversário – lembrou, contando que a felicidade foi maior quando entreou como profisisonal, no dia seguinte:

– Eu achei que nem iria jogar. Antes do jogo eu estava no vestiário e achei que nem seria relacionado. Fiquei de roupa de concentração, enquanto todos se trocavam. Aí o roupeiro colocou a lista dos 18 que iriam para a partida na porta do vestiário. Quando vi meu nome nem acreditei. E o melhor foi que eu ainda entrei no jogo e fiz minha estreia - recordou, com alegria.

Carinho por ex-técnicos no Cruzeiro
Vitor Júnior teve uma série de treinadores no Cruzeiro. No entanto, um deles ficou marcado na vida do meia: Paulo César Gusmão. O técnico foi o responsável pela promoção dele à equipe profissional celeste, em 2005, e voltou a comandá-lo pelo Atlético-GO, no ano passado.

– O PC é um treinador de quem gosto muito. Todo mundo sonha chegar ao profissional, mas foi muito do nada para mim. Não tava esperando. Fui promovido no Cruzeiro no dia do meu aniversário, em 2005. No Atlético, ele também foi muito importante e me ajudou bastante.

Além de PC, Vitor também guarda grande carinho por Emerson Ávila e Ney Franco, que o comandaram ainda nas categorias de base do Cruzeiro:

– O professor Emerson e o Ney Franco, nos juniores não viam a força, mas a qualidade. Isso foi algo que me ajudou muito, eles me deram muitas chances.

Vitor Júnior já marcou dois gols
(Foto: Felipe Gabriel)
- Bate-Bola

Vitor Júnior
Meia do Botafogo, com exclusividade ao LANCENET!

Como você analisa a boa impressão que deixou à torcida botafoguense logo após a chegada?

Estou muito feliz. Sabe quando você está feliz e motivado para trabalhar? Isso ajuda muito. Cheguei com o aval do treinador e ele já me deu logo a oportunidade de começar uma partida. Foi muito bom.

Qual é a análise que você faz das primeiras atuações pelo Bota?
Foi muito bom jogar logo de primeira. Logo na estreia, teríamos de virar a página após as eliminações e começar bem o Brasileiro. Saímos na frente, levamos a virada, mas eu pude fazer meu gol e ganhar o jogo. Isso é muito gratificante. A semana em Saquarema também foi válida.

Depois de fazer sucesso no Japão, o que lhe fez voltar ao Brasil?
Sempre disse a meu pai que queria brilhar por um time grande aqui. Depois que joguei no Japão, disse que queria ir para um time grande. Fui para o Corinthians e agora no Botafogo. Quero mostrar que não jogo só em times de médio porte.

Raphael Bózeo Rio de Janeiro (RJ) Leia mais no LANCENET! 

Del Piero no Brasil? Imprensa italiana revela interesse de quatro grandes



De acordo com o site 'Sky', Botafogo, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo sonham em contratar o ídolo da 


Juventus (ITA)

Turim (ITA)

HOME Gol do Del Piero - Juventus x Lazio (Foto: Olivier Morin/AFP)
Aos 37 anos, Alessandro Del Piero é um dos maiores ídolos 
da história da Juventus (Foto: Olivier Morin/AFP)

Após se despedir da Juventus (ITA) com o título nacional da temporada 2011/12, Del Piero segue à procura de um novo clube. De acordo com o site italiano "Sky", o veterano atacante, de 37 anos, estaria na mira de quatro grandes clubes do futebol brasileiro: Botafogo, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo.
Botafogo e Corinthians, aliás, tem ganhado espaço na mídia nos últimos dias por fazerem investidas em craques internacionais. Enquanto o Bota vive a expectativa de fechar com o holandês Seedorf, do Milan (ITA), o Timão sondou, sem sucesso, o argentino Diego Milito e o uruguaio Diego Forlán, ambos da Inter de Milão (ITA).

Apesar da especulação envolvendo as equipes do Brasil, Del Piero pretende permanecer na Europa para disputar a próxima Liga dos Campeões. Por enquanto, Arsenal (ING), Tottenham (ING) e Málaga (ESP) demonstraram interesse em contratá-lo.

Se os brasileiros sonham com o italiano, os argentinos também não deixam por menos. Nesta semana, um jornal da Itália fez uma montagem do jogador com a camisa do River Plate (ARG).

Mas o craque também tem mercado na Ásia. Recentemente, o técnico italiano Marcelo Lippi revelou a vontade de levar o atacante para o Guangzhou Evergrande (CHI). A mudança de Turim para a China poderia render a Del Piero cerca de 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 39 milhões) por temporada.

DEL PIERO? CONFIRA AS ANÁLISES DO LANCENET!

CORINTHIANS
Desde a aposentadoria de Ronaldo, o Corinthians segue à procura de um reforço de impacto para chamar a atenção de investidores. Com o fracasso de Adriano, o clube tentou Alexandro Pato, Robinho, Diego Forlán e Diego Milito, mas não obteve sucesso. Com a necessidade de reforçar o ataque, Del Pieri seria um opção interessante.

BOTAFOGO
Sonha com Seedorf como jogada de marketing e para qualificar o meio-de-campo, que não tem um grande jogador. Se o holandês vier, fica improvável a contratação de Del Piero, até pelo clube ter outros dois estrangeiros, Loco Abreu e Herrera.

CRUZEIRO
Atualmente andou sonhando com Maicon, lateral da Inter de Milão. Tem Montillo com a 10, que faz o papel de ligação entre o meio e o ataque.

FLAMENGO
Sem Ronaldinho, ficou sem um jogador que pense o jogo no meio. Procura um cérebro para a equipe e um atleta que chegue com impacto para a torcida, até porque a diretoria está em baixa.


Leia mais no LANCENET! 

Encanto de Seedorf pelo Bota gera otimismo por acerto



Deborah Martín segue no Rio e está animada com desfecho positivo. Garantias financeiras foram ajustadas



HOME Seedorf (Foto: Max Rossi/Reuters)
    Clarence Seedorf pode assinar contrato 
    com o Botafogo (Foto: Max Rossi/Reuters)
Os últimos detalhes do contrato de Seedorf com o Botafogo foram tratados em nova reunião nesta quarta-feira, na Zona Sul do Rio de Janeiro, deixando o anúncio oficial cada vez mais perto para alegria dos torcedores alvinegros.

A representante do jogador, Deborah Martín, que gerencia a carreira do holandês por intermédio da empresa DM Milan Group, teve mais um encontro com o presidente Mauricio Assumpção e com toda a cúpula alvinegra que está fazendo parte da negociação. Após a série de encontros, na Europa e no Brasil, Deborah e Seedorf estão encantados com todo o projeto apresentado para contar com o apoiador pelos próximos 18 meses.

Entre os assuntos tratados no encontro, o Alvinegro apresentou toda a garantia financeira para arcar com o alto custo de Seedorf no Brasil e acertou detalhes de como será gerenciada a carreira no país. Para isso, o clube conta com a parceria de empresas para que tenha condições de honrar o compromisso com Seedorf. Uma grande empresa, que terá um retorno com a imagem do craque, já disponibilizou a quantia necessária para o acerto.

Deborah Martín está no Rio de Janeiro desde segunda-feira, quando teve o primeiro encontro com a diretoria do Botafogo. A representante do apoiador terá mais um encontro nesta quinta-feira com o Glorioso e não deixará o Brasil antes da decisão final sobre a negociação. Mauricio Assumpção mantém sigilo total e ninguém pode falar sobre a negociação no clube, mas o otimismo continua.

Como o Botafogo tem 7 como número simbólico banhado de superstição, o anúncio oficial nesta quinta-feira, dia 7 de junho, pode ser a primeira jogada de marketing.

Raphael Bózeo
Tiago Pereira

Leia mais no LANCENET!

Diretoria do Bota vai dar nova cara ao Caçador e planeja iluminação especial



Mascote em jogos no Engenhão, dirigível terá novidades contra o Cruzeiro, nesta quinta-feira, planejadas pelo departamento de marketing do clube


Ressuscitado na final da Taça Rio, contra o Vasco, o Caçador terá uma cara nova no duelo com o Cruzeiro, nesta quinta, às 21h, no Engenhão. O dirigível em forma de tubarão-submarino, tratado como mascote do Botafogo, vem fazendo parte do pré-jogo do estádio e promete aparecer ainda mais aterrorizante no retorno do Campeonato Brasileiro, após dez dias, com direito a iluminação especial, preparada pelo departamento de marketing do clube. 

Caçador aterrorizante, Botafogo (Foto: Reprodução)Caçador terá aspecto aterrorizante, promete o marketing do Bota (Foto: Reprodução / Site Oficial do Botafogo)

Além do objeto voador, frequente em 2011, haverá homenagem ao time de juniores alvinegro, que foi campeão e vice em duas competições disputadas na Holanda, em maio. Está previsto que a garotada recepcione a entrada da equipe, minutos antes de a bola rolar em campo.

As ações tradicionais, que envolvem entretenimento e diversão, também seguem em pauta até o fim da temporada, como a revista Preliminar, as informações gerais no telão, o animador alvinegro - chamado de Mestre Sem Cerimônia - e o Espaço Kids, destinado às crianças.

Como líder da competição, a expectativa é de que o Glorioso atraia mais de 15 mil pessoas à sua casa neste quinta, feriado nacional. No último domingo, em evento com os jogadores formados na base do clube e que incluiu um tour pelo Engenhão, 10 mil compareceram.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro/GE