Páginas

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Raio-x do Botafogo em 2023: veja qual jogador se destacou em cada quesito



Alvinegro bateu na trave pelo título Brasileiro e garantiu vaga na Libertadores



O mês de dezembro de 2023 marcou o fim de uma temporada do Botafogo que levou os torcedores do céu ao inferno com a perda do título do Campeonato Brasileiro, que parecia iminente.






Ex-Botafogo, Seedorf inaugura projeto de futebol no Rio (https://ge.globo.com/video/ex-botafogo-seedorf-inaugura-projeto-de-futebol-no-rio-12199139.ghtml)


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora



O ano, que começou com uma campanha muito ruim no Carioca, foi marcado pela disputa de três competições: a Copa Sul-Americana e o Brasileirão, além do Estadual. Foram 71 partidas disputadas somando todas os torneios.


Dentro dos pontos positivos e negativos de uma temporada com emoções tão distintas, o ge reuniu os jogadores de destaque, seja positivo ou negativo, de alguns quesitos ao longo da temporada. Confira os números:


Mais jogos

Dos cinco atletas que mais entraram em campo, quatro fazem parte da estrutura de time que se construiu ao longo do Campeonato Brasileiro. Um deles, no entanto, é surpreendente. Luís Henrique ocupou a quinta colocação mesmo tendo sido reserva na maior parte do ano.




Mais tempo em campo

Titular durante toda a temporada, naturalmente Lucas Perri foi quem ficou mais tempo em campo. O goleiro só foi substituído uma vez, na partida contra o Atlético-MG, quando sentiu contusão e deu lugar a Gatito Fernandez no intervalo.



Artilharia

Tiquinho Soares foi o grande responsável por colocar as bolas na rede ao longo de todo ano. A queda de desempenho do artilheiro no segundo turno do Brasileiro foi uma das causas da perda do título. Ainda assim, terminou a competição como segundo maior goleador, com 17, ao lado de Luis Suárez.







tiquinho soares, botafogo, coritiba — Foto: Robson Mafra/AGIF


* deixou o time na janela do meio da temporada


Garçom

O Botafogo não teve um grande garçom na temporada. Cinco jogadores ficaram empatados na liderança do quesito assistências. Destaque para Tiquinho, que totalizou 36 participações diretas em gols.




Mais indisciplinado

Entre os jogadores que mais viram cartões amarelos, quatro têm grande responsabilidade defensiva. A exceção é o atacante Tiquinho Soares, que foi amarelado 14 vezes e expulso uma (ao levar um segundo cartão amarelo contra o Flamengo no Estadual).


Menção a Diego Costa. O atacante levou sete cartões amarelos em 15 partidas com a camisa alvinegra.



JOGADORES CARTÕES AMARELOS CARTÕES VERMELHOS



O Botafogo se reapresenta no dia 7 de janeiro após as férias e inicia a preparação para a temporada. A primeira partida é contra o Madureira, pelo Campeonato Carioca, no dia 17 de janeiro.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro