Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Botafogo firma acordo e realizará pré-temporada 2016 no Espírito Santo


Time ficará concentrado em hotel fazenda na região serrana de 11 a 22 de janeiro, realizando um amistoso no dia 23, no Estádio Kleber Andrade








O Botafogo já tem local para iniciar seu ano de 2016. A pré-temporada alvinegra será realizada no Espírito Santo. O acordo foi firmado nesta terça-feira, em General Severiano, entre a diretoria do clube e a empresa 2Sports. O time ficará concentrado dos dias 11 a 22 de janeiro em um hotel fazenda, na cidade de Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo, 70 km distante da capital Vitória. No dia 23, realizará um amistoso contra uma equipe do estado no Estádio Kleber Andrade.


O acordo entre as partes prevê também três eventos no estado, um reduto de torcedores alvinegros. Serão eles: "Feijão no Fogão", "Tarde de autógrafos" e "Jantar com os campeões".


Em 2007, o Botafogo fez sua pré-temporada em Vitória, que incluiu a realização de amistosos, sob o comando do técnico Cuca. A equipe terminou a temporada chegando à final do Campeonato Carioca, às oitavas de final da Copa Sul-Americana e foi nono colocado do Campeonato Brasileiro.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Sassá fará cirurgia no joelho e não joga mais pelo Bota na temporada


Atacante sofreu uma entorse no joelho esquerdo ainda no primeiro tempo da partida contra o Bahia, sábado




Sassá saiu de maca na partida contra o Bahia.
Jogador não atuará mais essa temporada
 (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
O atacante Sassá não atuará mais pelo Botafogo nesta temporada. O jogador sofreu uma entorse no joelho esquerdo ainda no primeiro tempo da partida contra o Bahia, no sábado, e precisou ser substituído. Nesta segunda, ele foi ao clube e realizou fisioterapia. Mas a lesão é mais grave. Será necessário uma cirurgia no local. Com isso, o tempo de recuperação é muito mais longo. Para os últimos jogos de 2015, o Alvinegro não poderá mais contar com o atleta.


A lesão de Sassá ocorre em um momento em que o jogador estava em alta no Botafogo. Contra o Náutico, na Arena Pernambuco, o atacante foi o escolhido para substituir o suspenso Neilton. E deu mais do que conta do recado. Marcou três vezes na vitória por 4 a 1. O hat-trick lhe garantiu a vaga no time titular contra o Bahia, aproveitando a lesão do companheiro Navarro. Mas contra o time baiano, acabou-se lesionando.


O médico Luiz Fernando Medeiros concederá coletiva na quinta-feira, no Nilton Santos, para explicar todos os detalhes dos procedimentos a que Sassá será submetido para recuperação.

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE

Fernandes treina com bola com resto do grupo e fica disponível para sábado


Meia está fora do time há quatro jogos e é reforço para duelo contra o Criciúma. Na reapresentação, Daniel Carvalho e Carleto ficaram na academia





Fernandes (colete laranja) treinou normalmente
com bola com os companheiros nesta terça
 (Foto: Jessica Mello / GloboEsporte.com)
O Botafogo terá um reforço importante para o jogo deste sábado, contra o Criciúma, no Heriberto Hülse, que poderá sacramentar o retorno alvinegro à primeira divisão do futebol brasileiro. Totalmente recuperado de uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, Fernandes treinou normalmente junto dos companheiros. Participou do aquecimento e do trabalho com bola. Vira opção, portanto, para Ricardo Gomes.


O treino de reapresentação nesta terça-feira, após a vitória sobre o Bahia no sábado e dois dias de folga, foi leve. Depois do aquecimento, com corridas no campo, jogadores foram divididos em times que se enfrentaram em campo reduzido. Daniel Carvalho e Thiago Carleto sequer foram a campo. Ambos ficaram na academia realizando trabalhos a parte de recuperação física.


Sassá realizará um exame de imagem nesta terça-feira para saber a gravidade de uma entorse no joelho esquerdo. Não há previsão ainda para o seu retorno. Assim como Navarro, o atacante realizou fisioterapia na segunda-feira, quando houve folga geral para o grupo. O uruguaio também realiza tratamento, mas pode ficar à disposição para o jogo contra o Criciúma.


O Botafogo volta a treinar na manhã desta quarta-feira, às 9h. O jogo em Santa Catarina é às 17h30 (de Brasília), no sábado.

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE

Com gramado revitalizado, atletas da base exaltam treinos em General


Atacante Renan Gorne e meia Mauro Gabriel destacam os pontos positivos da sede social do Bota, como "ter sido utilizado por craques como Garrincha e Nilton Santos"



Mauro Gabriel (esquerda) e Renan Gorne entre os ídolos
 do passado do Botafogo (Foto: Plinio Uchôa/Divulgação)
Há quase um mês, as categorias de base do Botafogo ganharam mais um espaço para treinamento. E um importante espaço. O gramado de General Severiano foi revitalizado, voltando a ser natural depois de um período como sintético. Para os jovens futuro jogadores profissionais alvinegros, além da estrutura de qualidade da sede social, uma das principais vantagens é poder ter contato com a história.


- General Severiano é um lugar ótimo para treinar, com paisagens do Cristo (Redentor), do bondinho... e por ter sido utilizado por craques de antigamente, como Garrincha, Didi e Nilton Santos. A diretoria teve uma decisão acertada em trazer o juniores de volta a General Severiano depois da bela reforma do gramado. Está em ótimas condições de treinamento. Espero que, no futuro, saiam muitos craques para entrar na história do Glorioso e, se Deus quiser, eu serei um deles. Estou pronto para isso - opinou o meio-campista do sub-20, Mauro Gabriel.


Em General, cada categoria tem um dia específico da semana para treinar, do sub-15 ao sub-20. Para o atacante Renan Gorne, também do sub-20, os treinos no bairro de Botafogo são especiais também pelo contato com a torcida, que comparece à sede para uso dos restaurantes, piscina, eventos e outros.


- Temos contato com os torcedores que frequentam General Severiano. O campo está em boas condições, podemos contar com a academia, que tem bons aparelhos, e a piscina. Além disso, tem seu lado de conforto para os atletas que vieram de fora do Rio e moram na concentração do clube, que é em General - afirma Gorne.


O discurso dos atletas está alinhado com o que desejava a diretoria das categorias de base na época da inauguração do gramado. De acordo com Manoel Renha, é em General onde está "toda a tradição" do Botafogo.


Além da sede social, a base alvinegra treina no Cefat (Centro de Formação de Atletas Trops) e no Caio Martins, em Niterói. O estádio que será utilizado pelo time principal no Carioca 2016 foi reformado para o uso dos jovens e liberado no fim de agosto.


Reforma do gramado de General

A troca do gramado de General Severiano - de sintético para natural - iniciou no fim do primeiro semestre deste ano, estando finalizada no começo de outubro. A polêmica sobre o campo iniciou-se no ano passado, quando a diretoria, ainda sob o comando de Maurício Assumpção, decidiu retirar a grama natural e substituir pela sintética. Na ocasião, foi assinado um contrato com uma empresa que ficaria responsável por transformar o espaço em uma área de lazer, com bares e possibilidade de aluguel para peladas, além da utilização das escolinhas do clube.


Um grupo de conselheiros contestou a medida e chegou a acionar Assumpção na Justiça. O então presidente rompeu o contrato com a empresa, e durante as eleições presidenciais, a chapa de Carlos Eduardo Pereira garantiu que o gramado natural voltaria, o que se cumpriu.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Após eliminação no Mundial Sub-17, Luis Henrique volta ao Bota na quarta


Atacante alvinegro marcou apenas um gol na competição, de pênalti, contra a Nova Zelândia, garantindo a classificação às quartas de final, quando o Brasil foi eliminado





Luis Henrique na partida contra a Inglaterra, na
 segunda rodada da fase de grupos. Atacante
 volta ao Bota nesta quarta-feira (Foto: EFE)
Quando se despediu, no fim de setembro, Luis Henrique projetava retornar ao Rio de Janeiro com o Botafogo já classificado para a Série A do Brasileirão. O atacante de 17 anos volta aos treinamentos no Estádio Nilton Santos nesta quarta-feira - ele chegou ao Brasil nesta segunda à tarde - e, apesar de o acesso estar bem próximo, ainda não está confirmado. Assim, o garoto egresso da base alvinegra poderá participar da festa junto dos companheiros.

Luis Henrique, claro, também imaginava seguir mais longe no Mundial Sub-17. O Brasil foi eliminado pela Nigéria nas quartas de final por 3 a 0 em partida realizada no último domingo, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, Chile. O atacante se despediu da competição com apenas um gol marcado. Um gol importante, de pênalti, contra a Nova Zelândia, nas oitavas. Foi ele quem garantiu a classificação para mais uma fase (veja no vídeo abaixo). Luis também balançou a rede em amistoso contra a África do Sul, no período de treinos na Granja Comary.




Luis Henrique chegou badalado à competição, mas não teve nenhuma atuação brilhante - assim como o restante da Seleção. Atuou nas cinco partidas e foi o quinto jogador do Brasil a jogar o maior número de minutos (362). Antes do início do Mundial, inclusive, seu nome estampou manchetes na Europa por um suposto interesse do Arsenal - fora um clube italiano que teria procurado diretamente o Botafogo.

Na última semana, questionado sobre as atuações do garoto na seleção brasileira, seu técnico no Botafogo, Ricardo Gomes, afirmou que não comentaria seu desempenho em campo no Chile, mas que considerava muito importante as convocações e o fato de começar a ter um "histórico" com a amarelinha.


- Sobre o Luis Henrique, sou obrigado a comentar suas atuações no Botafogo. Na Seleção, ele tem o seu treinador, vi poucos jogos. Idade, independente de Seleção ou Botafogo, é assim, não tem jeito. Ele é titular. Não é a primeira vez que é convocado, tem histórico de Seleção. Isso é muito importante. Mas não vou analisar as atuações - disse.


O retorno de Luis Henrique ao Botafogo acontece em um momento de baixa de atacantes. Navarro desfalcou a equipe no sábado, contra o Bahia, em virtude de uma lesão na coxa direita. Sassá precisou deixar o campo ainda no primeiro tempo ao sofrer uma entorse no joelho esquerdo. Ele realizará um exame de imagem nesta terça-feira para constatar a gravidade. Ambos realizaram fisioterapia no Nilton Santos nesta segunda, dia de folga geral, e ainda não se sabe se terão condições de ir jogar no sábado, contra o Criciúma, no Heriberto Hülse.

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE