Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Escalação do Botafogo: Luís Castro deve ter reforços como titulares para estreia com o Corinthians


Saravia, Philipe Sampaio, Luís Oyama, Patrick de Paula, Lucas Piazon e Victor Sá devem começar como titulares no primeiro jogo do Brasileirão



O Botafogo de Luís Castro está perto da estreia oficial. Para a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, domingo, contra o Corinthians, o técnico português deve ter à disposição todos os reforços da Era John Textor. Saravia, Philipe Sampaio, Luís Oyama, Patrick de Paula, Lucas Piazon e Victor Sá devem ser titulares às 16h (de Brasília) no Estádio Nilton Santos.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!



Com isso, o provável time do Botafogo tem:

Gatito Fernández; Saravia, Kanu, Philipe Sampaio e Jonathan Silva (Hugo); Oyama, Patrick de Paula, Chay e Lucas Piazon; Victor Sá e Erison.




Luís Castro em jogo-treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


A escalação é bem diferente da que o Botafogo mandou a campo na segunda partida da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. Na ocasião, dos reforços, apenas o zagueiro Philipe Sampaio estava regularizado e pôde atuar o clássico do Estadual.


Do time que deve estrear no Brasileirão, cinco não puderam jogar o Carioca porque não ficaram regularizados a tempo. O clube ainda corre contra o tempo para inscrever outros reforços até o dia 12 de abril, quando se encerra a janela de transferências.


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube



Com casa cheia, Botafogo estreia no Brasileiro contra o Corinthians no Nilton Santos (https://ge.globo.com/video/com-casa-cheia-botafogo-estreia-no-brasileiro-contra-o-corinthians-no-nilton-santos-10465668.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


Devem ser seis mudanças com relação ao time que venceu o Fluminense por 2 a 1 mas deu adeus ao Carioca. Saem: Douglas Borges, Daniel Borges, Barreto, Kayque, Luiz Fernando e Rikelmi. Entram: Gatito Fernández, Saravia, Oyama, Patrick de Paula, Lucas Piazon e Victor Sá.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Davi Barros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Botafogo tem negociações avançadas com três promessas do Resende para reforçar o sub-20


Se confirmado, João Felipe, Brendon e Léo Pedro chegam na próxima semana por empréstimo, com opção de compra fixada



Buscando reforçar a equipe sub-20, o Botafogo está próximo de contratar três promessas do Resende: o volante João Felipe, o meia Brendon e o atacante Léo Pedro. A informação foi publicada inicialmente pelo "Canal do TF" e confirmada pelo ge.


Conforme apurado, Brendon também chamou atenção do São Paulo, mas a tendência é que o Alvinegro vença a concorrência e feche o acordo com os três jogadores na próxima semana por empréstimo até o fim do ano, com opção de compra definida.




Léo Pedro comemora gol pelo Resende na Copinha — Foto: Alexandre Neto/Foto do Jogo



Todos os atletas são da geração 2002, portanto, completam 20 anos em 2022 — João Felipe já comemorou aniversário no dia 30 de janeiro.


Os três foram destaques na melhor campanha da história do Resende na Copinha, sendo eliminado justamente para o Botafogo, nos pênaltis, nas quartas de final. Inclusive, Léo Pedro marcou o gol do Resende naquela partida, que terminou 1 a 1 no tempo normal.


Após o sucesso na base, eles ingressaram na equipe principal para disputar o Campeonato Carioca e foram importantes na conquista do título inédito da Taça Rio.


Como o Resende só terá a Copa Rio pela frente este ano, competição em que o time não costuma usar força máxima, já era provável que eles fossem emprestados de qualquer maneira, mesmo que não houvesse o contato do Botafogo.





João Felipe, volante do Resende — Foto: Divulgação/Leonam Viana






Brendon, meia do Resende — Foto: Lucas Farizel



Fonte: GE/Por Nathan Alves e Leonam Viana — Resende, RJ

Brasileirão: nome aparece no BID, e Saravia está regularizado para estrear pelo Botafogo


O Alvinegro Carioca estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h, contra o Corinthians, no estádio Nilton Santos





Renzo Saravia foi a segunda contratação da Era John Textor (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Depois de Patrick de Paula, Luís Oyama e Lucas Piazon, foi a vez de mais um reforço do Botafogo aparecer no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF: Renzo Saravia. Dessa forma, o lateral-direito está regularizado para fazer a estreia com a camisa alvinegra no Campeonato Brasileiro.




Nome de Saravia no BID (Foto: Reprodução/CBF)



Vale lembrar, contudo, que ainda falta o nome do técnico Luís Castro. Enquanto o nome do novo treinador não constar no BID, ele não poderá comandar o time na beira do gramado.


> Veja e simule a tabela do Brasileirão


Portanto, o Botafogo corre contra o tempo para ter o Mister na partida de estreia do Alvinegro no Brasileirão, que acontece neste domingo, às 16h. O jogo acontece no estádio Nilton Santos e terá transmissão em tempo real do L!.


E MAIS:
Copa do Brasil: palco da partida entre Ceilândia e Botafogo é definido
Novo analista detalha trabalho no Botafogo e elogia projeto: 'Ambicioso'
Brasileirão 2022 vai começar! Veja datas e onde assistir aos dez primeiros jogos do Botafogo
GUIA DO BRASILEIRÃO: cercado de expectativas, Botafogo aspira torneio internacional na volta à Série A



Fonte: LANCE!Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo acerta com Cuesta, mantém busca por atacante e aguarda resposta por Lucas Fernandes


Zagueiro do Inter está de malas prontas para chegar ao Rio, assim como o lateral Niko Hämäläine. Clube quer um meia e um atacante antes do dia 12 de abril







Reforçado, Botafogo estreia contra o Corinthians no Brasileirão (https://ge.globo.com/video/reforcado-botafogo-estreia-contra-o-corinthians-no-brasileirao-10461847.ghtml)



Com o dia 12 cada vez mais próximo, o Botafogo faz os últimos movimentos no mercado neste primeiro semestre. Em busca de mais quatro reforços, o clube já tem situações encaminhadas para a zaga e a lateral esquerda, e direciona esforços para contratar um meia e um atacante antes do fechamento da janela.


+ Periodização tática: o novo modelo em voga no Botafogo





Cuesta vai defender o Bota em 2022 — Foto: Ricardo Duarte / Internacional



O novo zagueiro do clube será Víctor Cuesta, do Internacional, como informou primeiro o jornal "Lance!". A proposta alvinegra pelo argentino, revelada pelo ge, foi aceita pelo clube gaúcho, que cederá o defensor por empréstimo. O Bota arcará com os salários. A diretoria também finaliza detalhes para providenciar a chegada ao Brasil do finlandês Niko Hämäläine, lateral-esquerdo.


Nos próximos quatro dias, o clube tem como prioridade as chegadas de um meia e um atacante de lado. O alvo para o meio de campo está definido: Lucas Fernandes, brasileiro cria do São Paulo e que, atualmente, defende o Portimonense, de Portugal. A negociação é por empréstimo, e o Bota estipulou esta semana como prazo final para ter resposta.





Lucas é o alvo para o meio de campo — Foto: Divulgação/Portimonense







Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


Para o ataque, o clube quer uma opção de velocidade para jogar, preferencialmente, na ponta direita. A diretoria conversa com alvos diferentes e tenta avançar em alguma negociação nos próximos dias.


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


Desde a transição para a SAF, o Botafogo já anunciou seis reforços: o zagueiro Sampaio, o lateral-direito Saravia, os volantes Oyama e Patrick de Paula e os atacantes Lucas Piazon e Victor Sá. A maioria deve ser titular na estreia do Brasileirão, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Corinthians, no Nilton Santos.



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


+ Leia mais notícias do Botafogo



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas


🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Por Renata de Medeiros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Periodização tática: entenda o método "popularizado" por Mourinho e utilizado por Luís Castro no Botafogo



Técnica consiste, basicamente, em não separar treinos físico do tático, pois entende que, durante o jogo, não há como o jogador tomar decisões utilizando apenas uma valência isoladamente



Intensidade é a palavra que define os dez primeiros dias de treino de Luís Castro no Botafogo. Em pouco tempo, o técnico português começa a implementar atividades diferentes, que exigem mais do grupo, pois exercitam, simultaneamente, as valências físicas, técnicas, táticas e emocionais dos jogadores.


+ Ingressos esgotam, e estreia do Botafogo no Brasileirão deve bater público da Libertadores de 2017



- O tempo para o trabalho ainda é pouco, mas podemos ver que o nosso treinador tem ideias modernas e avançadas. São treinamentos em alta intensidade, assim como acontece na Europa. A preparação tem sido muito bem feita, estamos trabalhando bastante para que a gente possa desempenhar um ótimo futebol - afirma o atacante Victor Sá, reforço do Botafogo.


+ Luís Castro revela negociação do Botafogo com o Centro de Treinamentos de Zico


A metodologia adotada por Castro chama-se periodização tática, que ganhou popularidade quando José Mourinho foi campeão da Champions League com o Porto na temporada 2003/2004. E é a cidade do Porto, no Norte de Portugal, o berço dessas ideias.




Luís Castro em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR



- A ideia da periodização vem do professor Victor Frade da Universidade do Porto. Ele defendia que não há como separar as vertentes físicas, táticas, técnicas e emocionais durante um treino. E isso é o que dá vida ao modelo de jogo da equipe - explica Marc dos Santos, treinador luso-canadense, que conheceu Luís Castro na base do Porto, entre 2006 e 2007, e hoje é auxiliar técnico do Los Angeles FC, dos EUA.


+ Botafogo negocia renovação com Kanu


Na época, Castro era diretor técnico da base do clube, onde permaneceu por 10 anos exercendo diferentes funções. Em meio ao seu estágio nas divisões inferiores, Marc tinha contato com o português para compartilhar experiências de jogo.






Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


- Minhas primeiras conversas com ele foram muito teóricas, falamos sobre periodização tática. Eu me perguntei: "Por que ele não está treinando?". Eu pensava: "Essa pessoa tem de treinar em alto nível". E foi o que aconteceu logo depois. Anos adiante, quando reencontrei Luís, ele foi muito aberto, é uma pessoa muito boa, capacitada. Torço muito para que ele dê certo no Botafogo.


+ Bota tem lista extensa de estreantes no Brasileirão; veja


E por que a periodização técnica ainda é, de certa forma, novidade no Brasil? Marc acredita que aqui ainda há muitos treinos segmentados. Por exemplo: é comum que os trabalhos sejam divididos em duas partes. Na primeira, os jogadores ficam sob orientação do departamento de preparação física fazendo exercícios específicos de condicionamento. Quando esse trabalho termina, só então que o treinador comanda a atividade com bola.





Treinador Marc dos Santos no Vancouver FC — Foto: Arquivo pessoal



Já no método "popularizado" por Mourinho, não há divisão. Ou seja, não existem treinos táticos, técnicos ou físicos de forma isolada. Todas essas valências são concentradas em um treinamento só.


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


- Precisamos preparar o jogador para tomar uma decisão técnica em um contexto tático, que exigirá uma ação física, que estará sujeita à condição mental. É tudo integrado para maximizar o modelo de jogo. Quando treinamos a força, é para que possamos pressionar o adversário, reagir à perda da bola. Não adianta treinar velocidade de forma isolada, com sprints, se no jogo precisamos desses movimentos em meio a uma jogada que pode ser um contra-ataque, uma transição, um movimento com ou sem a bola...




"Sem corridinha e futevôlei"

- O grande obstáculo é a falta de tempo de treino. É só viagem, recuperação física e jogo. É importante que o Botafogo tenha essa inter-temporada antes do início do Brasileirão para que as ideias de Luís Castro e de Vítor Severino (auxiliar técnico) comecem a ser implementadas - destaca Eduardo Dias, diretor da Footure, consultoria para clubes de futebol profissional e produtora do podcast The Pitch Invaders, que, entre outros nomes, já entrevistou Luís Castro e seu auxiliar Vítor Severino.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Diante deste desafio, Marc acredita que a solução é aproveitar os treinos de recuperação para que os jogadores absorvam ideias que ajudem no entendimento do modelo de jogo. Vídeos também podem ser utilizados, mas o segredo, segundo o treinador luso-canadense, é não desperdiçar tempo.




Reforçado, Botafogo estreia contra o Corinthians no Brasileirão (https://ge.globo.com/video/reforcado-botafogo-estreia-contra-o-corinthians-no-brasileirao-10461847.ghtml)


- É impressionante como é no Brasil. É muito difícil executar em campo ideias que não puderam ser treinadas. Então, temos de arranjar uma alternativa para o time adquirir mais conhecimento do seu modelo de jogo. Recuperar de uma forma tática, por exemplo. Não com corridinha, futevôlei. Claro que não será um treino com a intensidade de um jogo, mas você não pode colocar os treinos de recuperação no lixo - sugere.


A temporada de jogos para Luís Castro no Botafogo começa no domingo, às 16h, contra o Corinthians, no Nilton Santos, pelo Brasileirão. Não há mais ingressos para a partida.


+ Leia mais notícias do Botafogo



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Davi Barros, Renata de Medeiros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro