Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Botafogo planeja quitar salários com o elenco até a próxima semana


Diretoria do Alvinegro tem como meta quitar os dois vencimentos em débito com os jogadores e os funcionários até a terceira semana de novembro




Elenco do Botafogo vem sofrendo com salários atrasados (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


Além da vitória de 2 a 0 sobre o Avaí, na última segunda-feira, a semana do Botafogo também teve um importante evento internamente. Após quitar a segunda metade e os direitos de imagem referentes ao mês de agosto junto a atletas e funcionários, a diretoria teve um alívio na questão financeira - vale ressaltar que um jogador com três meses de salários pode recorrer à Justiça para a rescisão de seu contrato, algo inviável com as contas de agosto pagas.


A cúpula alvinegra trabalha para que as folhas salariais de setembro e outubro, que ainda estão em aberto, sejam quitadas até a próxima semana. Vale ressaltar que os dirigentes do Botafogo não trabalham com datas e metas fixas com os jogadores desde o ano passado, mas, internamente, o objetivo é quitar dois meses de salários na mesma semana. 


Na última semana, integrantes da diretoria tiveram uma conversa com Carlos Augusto Montenegro, ex-presidente do Botafogo, em busca de apoio financeiro. O papo foi considerado positivo pelas partes envolvidas, mas não é certo que, necessariamente, todas as folhas salariais em atraso terão ajuda do sócio benemérito.


O ambiente do Botafogo também está diferente. Após as saídas de Ricardo Wagner, ex-presidente do Conselho Fiscal, e Gustavo Noronha, ex-VP de futebol, Ricardo Rotenberg, que tinha a função de VP Comercial e Marketing, também acumulou as pastas de estar mais perto do elenco. O dirigente, inclusive, terá sua primeira conversa com os jogadores na nova função nesta quinta-feira, após o treinamento no campo anexo do Estádio Nilton Santos.


O objetivo da diretoria é se aproximar dos jogadores em um momento instável financeiramente. Em pauta, a ideia da cúpula alvinegra é entrar em dia com o elenco antes da partida contra o Corinthians, no dia 24 de novembro, no Nilton Santos, às 16h.


E MAIS:
Joia do Botafogo, Pimenta fala sobre gratidão: 'Clube que amo muito'
Botafogo anuncia promoção de ingressos para jogo com Corinthians
Apoio: média de público do Botafogo aumenta em mais de 25% nas últimas quatro partidas
Titulares do Botafogo fazem regenerativo; Marcelo vai a campo
Gabriel elogia Valentim e fala que momento difícil do Botafogo passou



Fonte: Lancenet/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo e Flamengo são denunciados pelo STJD e podem perder mandos de campo


Alvinegro pode receber multa de até R$ 100 mil e ter o Nilton Santos interditado por até 10 jogos. Rubro-Negro também será julgado pelo tumulto no clássico da semana passada. Julgamento será na próxima quinta



André Durão/GloboEsporte.com



A Procuradoria da Justiça Desportiva apresentou denúncia do confronto entre Botafogo e Flamengo, jogo realizado na semana passada, no Nilton Santos. Mandante, o Botafogo foi denunciado por atraso, não manter a infraestrutura necessária para a segurança da partida, desordens e tumulto entre membros das equipes no túnel de acesso ao vestiário. Visitante, o Flamengo responderá por desordens e pelo tumulto no acesso ao vestiário. Ambos podem ser punidos com perdas de mando de campo.


As denúncias serão julgadas na próxima quinta-feira (21). As informações são do site do STJD.


O Botafogo foi denunciado nos artigos 211 (deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização) e 213, inciso I do CBJD (deixar de prevenir e reprimir desordens). O Botafogo pode receber multa de até 100 mil, e o estádio Nilton Santos pode ser interditado por até 10 jogos.


O Flamengo foi denunciado no artigo 213 (desordem seja feita pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis). O Flamengo também corre risco de multa e perda de mando de campo.


A Procuradoria do STJD se baseou em imagens de violência que aconteceram dentro e fora da Nilton Santos antes, durante e depois do clássico. O procurador alega que a situação se agravou porque alguns torcedores do Flamengo compararam ingressos para o setor destinado à torcida do Botafogo. De acordo com o Bepe, 70 rubro-negros foram detidos por tentativa de invasão.


Expulso no clássico, o atacante Luiz Fernando também será julgado por conduta antidesportiva. Ele pode pegar de um a seis jogos de suspensão.



Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Pouco tempo para treinar, baixo aproveitamento e mudanças: o primeiro mês de Valentim no Botafogo


Apresentado no dia 14 de outubro, treinador tem apenas a segunda semana livre para treinar. Aproveitamento de apenas 29% aproximou o Alvinegro da zona do rebaixamento


Apresentado no último dia 14 de outubro, o técnico Valentim completa um mês no comando do Botafogo nesta quinta-feira. E foram 30 dias intensos, com sete jogos, muitas mudanças na equipe, baixo aproveitamento e aproximação da zona do rebaixamento. Apesar do pouco tempo para treinar o sucessor de Eduardo Barroca mudou o jeito da equipe jogar, apostando na verticalização das jogadas. Mas o torcedor alvinegro sabe que ele ainda precisar melhorar o desempenho da equipe para o clube ter um fim de ano tranquilo.



- Com o Valentim temos menos posse, mas sendo mais agressivos, criando chances, o que não vinha acontecendo. Essa responsabilidade é muito nossa, sabemos o que passa ali dentro, Valentim pede muito a verticalização das jogadas - analisou o zagueiro Gabriel.



Valentim assumiu o Botafogo há exatamente um mês — Foto: André Durão


Confira abaixo os principais detalhes do primeiro mês de Valentim em sua segunda passagem pelo comando técnico do Botafogo:


Baixo aproveitamento


Eduardo Barroca foi demitido em função de quatro derrotas seguidas. Mas a chegada de Valentim não mudou muito o cenário: nos sete jogos sobe o comando do atual treinador, o Botafogo acumulou cinco derrotas (quatro delas seguidas) e apenas duas vitórias, com aproveitamento de 29%. Os resultados recentes aproximaram o Alvinegro da zona do rebaixamento. A equipe chegou a terminar a 31ª rodada no Z-4, mas saiu após a vitória sobre o Avaí.


Vasco 2 x 1 Botafogo
Botafogo 2 x 1 CSA
Grêmio 3 x 0 Botafogo
Botafogo 0 x 2 Cruzeiro
Santos 4 x 1 Botafogo
Botafogo 0 x 1 Flamengo
Botafogo 2 x 0 Avaí


Pouco tempo para treinar

Desde que assumiu o Botafogo, o técnico Alberto Valentim teve pouco tempo para treinar a equipe. A semana atual é apenas a segunda livre que o treinador tem à disposição. As mudanças foram mais na base da conversa, segundo o zagueiro Gabriel. Foram sete partidas nos últimos 30 dias, em média uma a cada quatro dias.


- Em um mês de trabalho não dá para mudar muita coisa. Não tivemos tempo para treinar. Tivemos muitos jogos em sequência acabamos treinando pouco. Às vezes não dá tempo de colocar a filosofia de trabalho e fica mais complicado para o jogador. Vemos em vídeos e na prática no campo as teorias que ele quer implementar. Agora teremos uma semana cheia para ajudar - disse Gabriel.



Treinos fechados

Desde que Valentim foi apresentado pelo Botafogo, poucos treinos foram abertos à imprensa. O técnico tem optado por atividades fechadas, com imagens autorizadas apenas nos minutos iniciais do aquecimento.


Com o ex-técnico Eduardo Barroca, quase todos os treinos eram abertos, e ele tinha como hábito mostrar o time nas vésperas das partidas e dar informações sobre a escalação.


Diego Souza barrado


O técnico barrou um dos principais nomes da equipe. Sem marcar desde o dia 8 de setembro, o atacante ficou no banco de reservas contra Santos, Flamengo e Avaí. Nesse último, entrou na segunda etapa após inúmeros pedidos da torcida e fez o segundo gol na vitória por 2 a 0.


O clima não ficou dos melhores quando o irmão do camisa 7, Diogo Souza, fez uma postagem em seu Instagram xingando o técnico horas antes do clássico com o Fla:


- Apesar desse técnico f*** e burro pra c*** vamos sair dessa, Fogão!! - escreveu.


Mudanças constantes na escalação


Em sete jogos à frente do Botafogo, Valentim ainda não repetiu escalação, seja por escolha ou por desfalques, e variou bastante a formação do time. Dos 33 jogadores que tem à disposição, Valentim já utilizou 26.


Acreditar no que acontece nos treinos é uma das características de Valentim, que costuma tomar decisões de acordo com aquilo que vê nas atividades. Barroca, por outro lado, era mais da linha da continuidade.


Posse de bola


Barroca tinha como característica principal de jogo a posse de bola, mas na maioria das vezes o time mantinha a bola na defesa em vez de atacar. Com Valentim, a verticalização passou a ser mais trabalhada, e esse foi o pedido do técnico desde o primeiro dia de trabalho: a posse é importante, mas o time precisa ser mais objetivo.


Tanto que, em cinco dos sete jogos em que comandou o Alvinegro, Valentim só teve mais posse de bola em dois: Vasco e Cruzeiro. Contra CSA, Grêmio, Santos, Flamengo e Avaí, o adversário ficou mais com a bola do que o Botafogo.


Imagens do primeiro mês de Valentim no Botafogo:



Em primeiro treino, Valentim conversou com atletas na academia — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Valentim e o auxiliar Fernando Miranda — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Valentim na estreia pelo Botafogo, contra o Vasco — Foto: André Durão/GloboEsporte.com



Nos treinos, Valentim é participativo, e praticamente treina junto com o elenco — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Nos jogos, o treinador fica inquieto à beira do campo — Foto: Vitor Silva/Botafogo




Valentim se desentendeu com Pablo Marí no clássico com o Flamengo — Foto: André Durão/GloboEsporte.com



Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro