Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Na marca da cal: Botafogo vence o Bonsucesso com dois gols de pênalti


Henrique e Bolatti marcam na vitória por 2 a 0, a primeira dos reservas no Carioca. Público foi de 456 pagantes, recorde negativo entre grandes neste estadual



O ritmo do Botafogo no Campeonato Carioca é lento. A comunhão com a torcida está longe de ser a mesma da Libertadores. Dos 28.116 mil pagantes registrados há dois dias, contra o San Lorenzo, no Maracanã, para os 456 na tarde desta quinta-feira em Moça Bonita - pior público em jogos dos grandes neste estadual -, há uma enorme diferença. Mas o time precisava e voltou a vencer no Carioca. Em dois pênaltis, convertidos por Henrique e Bolatti, fez 2 a 0 no Bonsucesso, em jogo adiado da sexta rodada.

Com oito pontos, ainda está a cinco da zona de classificação para a fase semifinal - é o nono colocado da Taça Guanabara -, mas começa a melhorar. Essa foi a primeira vitória do time reserva, utilizado pelo técnico Eduardo Húngaro durante o Carioca. Até então o Botafogo tinha apenas uma vitória, contra o Madureira, quando atuou com os titulares.

- Agora, depois da vitória, vamos dar um upgrade para brigar pela vaga na semifinal. Faltava o último passe, e hoje conseguimos encaixar - disse Henrique.

Entre os considerados reservas que entraram em campo, o goleiro Helton Leite e o meia-atacante Ronny fizeram as suas estreias. Enquanto isso, Elias se despedia do clube. Sequer foi relacionado. No dia em que completa 27 anos, passou a tarde desta quinta ao lado da família. O atacante vai defender o Jiangsu Sainty, da China.

O próximo compromisso do Botafogo é domingo, contra o Duque de Caxias, às 18h30m (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Bonsucesso, a uma posição da zona de rebaixamento, com cinco pontos e ainda sem vencer em sete rodadas, pega o Bangu, no mesmo dia, mas às 16h, no Teixeira de Castro.

Jogadores comemoram o gol de pênalti do argentino Bolatti (Foto: Vitor Silva / SSPress)


Muito calor, pouco futebol

Foi um primeiro tempo arrastado. O Bonsucesso parecia satisfeito em ficar recuado esperando a hora certa de atacar. E o Botafogo encontrava dificuldade para criar jogadas. Usou os laterais, e Junior Cesar e Alex subiram ao ataque - o lateral-esquerdo assustou em um chute de fora da área. Nada muito empolgante. Com pouco trabalho defensivo, os volantes Bolatti e Renato ousaram mais no ataque. Renato quase achou uma saída para o bloqueio ao pegar a sobra de um toque fraco do zagueiro Da Silva que ficou na medida. Bola para fora.

O calor castigava. Antes de a bola rolar, a temperatura era de 39 graus. De certa forma, dificultou o andamento da partida. Era comum ver um jogador em busca de uma garrafa de água na beira do gramado. O estreante Ronny deixou o primeiro tempo citando o forte calor.

- Está difícil, não vou falar nem do campo e nem do sol, que são para os dois times. Mas é uma situação complicada. Agora é conversar no intervalo para voltar melhor para o segundo tempo.

É pênalti

A proposta de jogo por parte do Bonsucesso pouco mudou. Atrás da linha do meio de campo, o time seguiu aguardando o avanço do adversário. O técnico Ricardo Barreto gritava para os comandados deixarem a troca de passes do Bota no campo defensivo. Mas quando os alvinegros atacaram, entraram na área e foram beneficiados pela displicência de Luiz Otávio. Ele não afastou, demorou e Henrique roubou a bola, sofreu o pênalti e converteu. Depois foi Bolatti. Ele pegou a sobra de um chute de Alex, cortou Lopes e também viu a penalidade assinalada pelo árbitro Leandro Newley Ferreira. O próprio argentino cobrou e ampliou.

Entre as tentativas de mudar a tragédia anunciada, Ricardo Barreto lançou Somália, ex-Fluminense, no lugar de Lipe. Mas era um time acuado. Lopes teve que se virar para salvar os chutes de Henrique e Gegê. A tarde era alvinegra, com a segunda vitória no estadual.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Aniversariante do dia, Elias deixa o Botafogo e vai jogar na China


Atacante acerta com o Jiangsu Sainty, clube que defenderá nos próximos dois anos. Agente fala em presente de aniversário ao cliente




O atacante Elias, que completa 27 anos nesta quinta-feira, vai deixar o Botafogo. O Alvinegro, o Resende e o representante do atleta, Jorge Moraes, acertaram a transferência para o Jiangsu Sainty, da China.

- Nós acertamos a ida do Elias para a China. Já acertamos todas as condições com Resende e Botafogo. Ele assina contrato de dois anos. É um presente de aniversário que demos para ele, um rapaz que merece. É algo muito bom financeiramente para ele. O rapaz fez por onde e tenho certeza que vai ter muito sucesso na China - afirmou Jorge Moraes.

Elias acerta com o Jiangsu Sainty, da primeira divisão chinesa (Foto: Satiro Sodré / Botafogo)

Moraes afirmou que foi complicado para Elias deixar General Severiano, mas tratou a oferta como irrecusável. Porém, aposta num retorno de seu cliente ao clube.

- Ele tem um carinho imenso pela torcida do Botafogo, e sei que a torcida também tem por ele. Para ele foi difícil sair nesse momento de Libertadores, mas ninguém pode resistir a uma proposta lá de fora. É um jogador que lutou muito para chegar a esse ponto, passou por times pequenos. Está indo no momento certo, na idade certa, mas daqui a pouco está de volta. O Conca ficou três anos lá e voltou. Por que ele não pode voltar? - finalizou.

Elias não foi nem relacionado para a partida contra o Bonsucesso, na tarde desta quinta-feira, e seguiu para Campos dos Goytacazes, onde foi ver familiares.

Assediado pelo futebol chinês desde o início da temporada, Elias teve seu empréstimo do Resende para o Botafogo renovado em um ano no meio de janeiro. Como a segunda proposta foi muito vantajosa, o acerto saiu.

Por Fred Gomes Rio de Janeiro

Bota não joga a toalha no Carioca e planeja guinada contra o Bonsucesso



Alvinegro só venceu um jogo no campeonato e está a oito pontos do G-4



Junior Cesar crê em arrancada alvinegra
no Carioca (Foto: Vitor Silva / SS Press)
O sonho do bicampeonato estadual não acabou. Ao menos esse é o discurso dos jogadores do Botafogo, que prometem nova atitude no Campeonato Carioca a partir desta quinta-feira, quando a equipe enfrenta o Bonsucesso, em Moça Bonita, às 17h. Com um jogo a menos que os principais concorrentes, o elenco alvinegro crê que ainda dá tempo de recuperar os pontos perdidos na competição e se classificar para as semifinais.

No momento, o Botafogo é o 12º colocado, com apenas cinco pontos. A Cabofriense, quarta colocada, tem 13 pontos. O duelo contra o Bonsucesso será o sétimo do time no estadual e, depois disso, faltarão oito rodadas.

- Nesse momento temos de nos desligar completamente da Libertadores, até pela distância do próximo jogo (dia 26). O Botafogo não abre mão do estadual e vai lutar para chegar às finais. Tem de ter a inteligência e separar uma competição da outra. Isso tem de começar a partir desta quinta-feira. São equipes difíceis aqui no Rio, mas o Botafogo tem de entrar para conquistar os três pontos – disse o lateral-esquerdo Junior Cesar.

O Botafogo não abre mão do estadual e vai lutar para chegar às finais. Tem de ter a inteligência e separar uma competição da outra. Isso tem de começar a partir desta quinta-feira

Junior Cesar

O jogador será titular na partida, em um confronto onde novamente o time principal será poupado. Isso ocorreu em cinco rodadas até aqui no Carioca e em nenhuma delas a equipe venceu. O único triunfo ocorreu quando os titulares atuaram, diante do Madureira, e fizeram 2 a 1 em São Januário.

- A nossa equipe tem muito jogador experiente. Foi como o Eduardo Hungaro falou: não tem equipe reserva, tem um grupo muito forte, que independentemente de qual seja a competição, sabe a responsabilidade e situação que se encontra. Com certeza nesta quinta-feira temos de mudar essa situação – reforçou Junior Cesar.

O Botafogo deve ser escalado com Helton Leite; Alex, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Bolatti, Rodrigo Souto, Renato, Daniel e Ronny; Henrique. Ao fim da primeira fase, os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, que serão disputadas em dois jogos. O Fluminense lidera o Carioca com 16 pontos.
Fonte: GE/Cauê Rademaker Rio de Janeiro

Botafogo reforça time B com estreias e pega Bonsucesso por recuperação



Volante Bolatti tenta organizar o Botafogo em partida contra o Friburguense, pelo Carioca Satiro Sodre/SSPress

Dois dias após derrotar o San Lorenzo por 2 a 0, pela Libertadores, o Botafogo tem um novo desafio, mas dessa vez pelo Campeonato Carioca. O Glorioso enfrenta o Bonsucesso nesta quinta-feira, às 17h, em Moça Bonita, em partida adiada da sexta rodada. Se na competição continental está tudo conforme o planejado, no estadual o resultado é outro.

O chamado time 'B', composto pelos reservas, não tem alcançado as expectativas esperadas e é apenas o 12º colocado da tabela. Porém o técnico Eduardo Hungaro ainda não acredita que seja o momento de apostar nos jogadores do time titular e dará pelo menos mais uma oportunidade para tais atletas. O treinador também poderá contar com dois reforços, o lateral-esquerdo Junior Cesar e o meia Ronny que devem estrear pelo glorioso na competição.

"Quando o Botafogo tiver correndo algum tipo de risco, a gente vai enxergar que precisa rever essa decisão. Se precisarmos, vamos minimizar algum tipo de risco. A equipe da Libertadores vai fazer alguns jogos no Estadual para buscar essa reação", ponderou o comandante alvinegro.

Eduardo Hungaro também fará uma mudança no gol alvinegro. Sai o goleiro Renan, que falhou na derrota por 1 a 0 para o Friburguense, e entra Helton Leite. Além de testar uma nova opção na posição, o treinador aproveita para tirar o foco de Renan.

Desde que Hungaro foi confirmado como treinador o discurso sempre foi de que o principal objetivo seria a disputa da Libertadores, mas que os olhos também estariam voltados para o Campeonato Carioca. Seis jogos depois e apenas com cinco pontos conquistados, o Botafogo começa a rever sua estratégia com certa preocupação. E a partida desta quinta pode ser um divisor de águas no planejamento da competição.

O mais provável é que haja um revezamento durante as partidas que serão realizadas ainda neste mês. Diante do Bonsucesso os reservas terão mais uma chance para mostrar que o voto de confiança do treinador não foi em vão. Já no jogo contra o Duque de Caxias, neste domingo, será a vez dos titulares. Em seguida o Botafogo enfrenta o Volta Redonda e depois o Fluminense, para enfim retornar a Libertadores no dia 26 de fevereiro.

Além disso Eduardo Hungaro conquistou a confiança da torcida alvinegra com os bons resultados na Libertadores. Com isso, ele ganha um pouco mais de tempo para arrumar a casa no Campeonato Carioca. E dentro de campo, o treinador quer levantar a auto-estima dos atletas botafoguenses visando ter um grupo ainda mais fechado e confiante para a temporada.

Do outro lado, o Bonsucesso que ainda não venceu no Campeonato Carioca. A equipe tem quatro empates e uma derrota na competição. O técnico Ricardo Barreto descarta uma possível motivação especial por enfrentar um dos quatro grandes.

"A motivação é sempre a mesma, o jogador tem que entrar com vontade de buscar o resultado positivo, seja qual for o adversário", disse o treinador.
Ricardo Barreto não vai mudar muito o time que vem atuando nos últimos jogos. A única diferença da última partida será a entrada do atacante Wilson no lugar de Marcão.

BOTAFOGO X BONSUCESSO

Data e horário: 13/02/2014, às 17h (de Brasília)
Local: Moça Bonita, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: PFC
Árbitro: Leandro Newley Ferreira Belota
Auxiliares: Andréa Izaura Maffra e André Roberto Smith Silveira

BOTAFOGO
Renan; Alex, Dankler, André Bahia e Alano; Rodrigo Souto, Bolatti, Renato, Gegê e Daniel; Elias.
Técnico: Eduardo Hungaro

BONSUCESSO
Lopes; Victor Hugo, Da Silva, Luiz Otávio e Marlon; Alexandre, Allan, Nill e Yago, Lipe e Wilson
Técnico: Ricardo Barreto

Fonte: UOL, no Rio de Janeiro

Nova dupla de ataque do Botafogo brilha e cai nas graças da torcida


Parceria entre Ferreyra e Wallyson já rendeu cinco gols ao Glorioso na Copa Libertadores




Wallyson -  Botafogo x San Lorenzo (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
Botafogo venceu o San Lorenzo com um gol de Ferreyra e um de Wallyson (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)

Ao marcar três gols diante do Deportivo Quito, na semana passada, Wallyson caiu nas graças da torcida. Na terça-feira, foi a vez de Ferreyra desencantar e também receber o carinho dos alvinegros. Assim, em um espaço de dois jogos, o Botafogo vê surgir uma dupla de ataque que pode dar o que falar na disputa da Libertadores.

Pelas palavras do próprio técnico Eduardo Hungaro, os jogadores se completam. O treinador aposta que a diferença de características entre eles tem tudo para dar certo, com Wallyson caindo pelos lados e buscando o jogo e Ferreyra sendo a referência dentro da área.

– Wallyson vem num crescimento e completa bem a dupla com Ferreyra, que joga mais fincado na área. Wallyson roda e sai bem pela esquerda e pela direita, além de ser móvel, técnico... Ele também finaliza bem. Eles se completam – destacou o treinador botafoguense.

Wallyson também tem desfrutado a parceria com El Tanque, apesar de o jogo de terça-feira ter sido somente o segundo deles lado a lado como titular. A combinação, até o momento, rendeu cinco gols ao Glorioso.

– O Ferreyra segura muito bem a bola na frente, sabe fazer gols. Estou muito contente de poder jogar ao lado dele. Temos conversado bastante durante a semana. Nos treinos, ele me diz a forma que mais gosta de jogar e eu falo a minha – disse o camisa 19.

A torcida já tinha uma certa saudade de uma dupla de ataque tradicional como essa de agora, com um atacante de área e um ocupando os lados. A última que fez sucesso e foi mantida durante um tempo foi a formada por Herrera e Loco Abreu, entre 2010 e 2012.


Fonte: LANCENET! 

No Paraguai, Zeballos tenta agilizar documentos para o visto de trabalho


Expectativa é de que, se tudo correr dentro do planejado, o atacante retorne ao Rio de Janeiro na sexta-feira para assinar o contrato de um ano com o Botafogo




Zeballos (esq) em ação pelo Olimpia
 (Foto: AFP)
Depois de viajar ao Rio de Janeiro na segunda-feira para realizar exames médicos e discutir detalhes do contrato com o Botafogo, o atacante Pablo Zeballos voltou para Assunção, no Paraguai, na quarta-feira, para resolver as pendências que ainda faltam para ele vestir a camisa do Glorioso. Sua missão é agilizar a documentação para conseguir o visto de trabalho para poder atuar no Brasil. Se tudo correr dentro do planejado, na sexta ele retorna ao Rio para assinar o contrato de um ano de empréstimo.

Zeballos já tem em mãos a liberação do Krylya Sovetov, da Rússia, e do Nacional, onde o está vinculado no Paraguai. Antes de deixar o Rio, o atacante teve a chance de assistir ao 2 a 0 sobre o San Lorenzo em um camarote do Maracanã ao lado do presidente Maurício Assumpção. Deve ter gostado do que viu, tanto dentro de campo quanto na arquibancada.

Em janeiro, Zeballos, de 27 anos, esteve muito perto de fechar com o Bota, mas encontrou dificuldades para conseguir a liberação do Krylya Sovetov. Durante as negociações, um investidor paraguaio entrou na história para levar o jogador de volta ao Olimpia, de onde saiu em 2012, e ele chegou a ser apresentado como reforço. Seu vínculo, na verdade, foi firmado com o Nacional.

Se a novela terminar com um desfecho favorável para o Botafogo, Zeballos, será o quinto estrangeiro do elenco alvinegro, que já conta com Lodeiro, Tanque Ferreyra, Bolatti e Mario Risso. O paraguaio só poderia ser inscrito pelo Botafogo caso o time passe pela fase de grupos.

Por Fred Huber e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro