Páginas

sábado, 8 de abril de 2023

Luís Castro não encontra escalação ideal e sofre para dar padrão de jogo ao Botafogo



Treinador está muito pressionado em virtude dos recentes resultados e sequer achou um time titular em 2023





Técnico vive dificuldades para achar um time ideal (Vítor Silva/Botafogo)


Luís Castro ainda não encontrou um time titular em 2023. O treinador vem realizando diversas reformulações neste começo de temporada e não conseguiu achar uma escalação ideal que desse padrão de jogo e entrosamento ao Botafogo.


No ano passado era fácil prever os titulares. O Botafogo tinha uma base e conseguiu protagonizar boas atuações na reta final do Brasileirão. Hoje, não se sabe ao certo qual nome ganhará uma oportunidade ou será sacado do time.



DEFESA MANTIDA

O sistema defensivo alvinegro foi raramente alterado pelo técnico em 2023. O time vem jogando com Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal. Do meio-campo para frente, no entanto, diversas modificações têm ocorrido de um jogo para outro.


MEIO-CAMPO

No começo do ano, Tchê Tchê, Patrick de Paula e Gabriel Pires eram os meias do Glorioso. Depois, Marlon Freitas, Danilo Barbosa e Lucas Fernandes ganharam espaço. O setor de criação rodou muito e atuou pouco tempo junto neste começo de temporada.


ATAQUE

Gustavo Sauer, Víctor Sá e Tiquinho Soares eram os atacantes do Botafogo no início nesta temporada. Em seguida, Carlos Alberto, Lucas Piazon e Luis Henrique receberam oportunidades. Atualmente, é difícil prever os titulares do ataque alvinegro.


EM BUSCA DA EVOLUÇÃO

Esta indefinição na escalação vem sendo uma das principais marcas do time de Luís Castro em 2023. O treinador ainda não conseguiu dar uma cara para equipe alvinegra e precisa encontrar um time ideal para dar padrão de jogo e entrosamento ao elenco.

O Botafogo terá um mês de abril difícil pela frente e, se não apresentar atuações convincentes, corre risco de ser desclassificado das disputas da Copa do Brasil e Sul-Americana nas próximas semanas.




Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Luís Castro completa um mês sem repetir dupla de pontas no Botafogo



Treinador teve, ao longo de toda a temporada, o padrão de mexer bastante na posição, seja por lesão ou por opção, em busca de equilíbrio entre produção ofensiva e solidez defensiva



O empate do Botafogo em 2 a 2 com o Magallanes na estreia da Copa Sul-Americana marcou a quinta partida consecutiva que o treinador Luís Castro alterou a dupla de titulares das pontas de ataque da equipe, seja por lesão ou por opção técnica.






ge Botafogo: Giba Perez analisa trabalho de Luís Castro em 2023 (https://ge.globo.com/video/ge-botafogo-giba-perez-analisa-trabalho-de-luis-castro-em-2023-11516495.ghtml)


A última vez em que o português repetiu o par no setor foi na última rodada rodada da Taça Guanabara, quando mudou a formação, mas manteve Victor Sá e Carlos Alberto dando amplitude ofensiva, como havia feito nos jogos anteriores contra Sergipe e Resende.


Desde então, cinco duplas diferentes foram usadas, também por conta da lesão de Victor Sá, que ficou duas partidas fora, e algumas oportunidades foram dadas, como para o jovem Raí, que teve a primeira chance no time principal no primeiro jogo da final da Taça Rio, contra o Audax.


Na Sul-Americana, quem voltou a ter chances foi Gustavo Sauer, que chegou a ser relegado ao posto de terceira opção na direita, e Victor Sá, recuperado de contusão. No domingo, contra o Audax, a tendência é de novas mudanças com a possibilidade de Castro poupar alguns atletas pensando na viagem para Erechim na quarta-feira, terceira fase da Copa do Brasil.




Pedro Dep critica trabalho de Luís Castro: "Chegou o momento de ele ir embora" ()


Para a partida contra o Ypiranga, o treinador terá também duas novas opções para o setor, especificamente no lado direito. Júnior Santos, que foi titular como ponta em 2022, retorna ao clube e o jovem Matías Segovia, recém-contratado, estarão à disposição após regularização nos documentos, ambos no lado direito.



Mais sobre o Botafogo:

+ Análise: Botafogo fica preso em suas limitações


Na esquerda, Victor Sá teve a maior parte das oportunidades e, apesar de ter o desempenho questionado por parte dos torcedores, a confiança do treinador, enquanto Luís Henrique vem mostrando evolução nas últimas partidas e ganhou chances recentes.





Gustavo Sauer voltou a ser titular contra o Magallanes — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O foco do Botafogo retorna para a final da Taça Rio, em que enfrenta o Audax no segundo jogo neste domingo, às 16h, no estádio Raulino de Oliveira. Com a vitória por 2 a 1 no primeiro jogo, o Alvinegro precisa apenas de um empate para garantir o título e vaga na Copa do Brasil de 2024.


As duplas utilizadas por Luís Castro na temporada:

Magallanes: Victor Sá e Gustavo Sauer (3)
Audax: Luís Henrique e Raí (1)
Portuguesa: Luís Henrique e Lucas Piazon (1)
Portuguesa: Victor Sá e Carlos Alberto (4)
Brasiliense: Carlos Alberto e Lucas Piazon (1)
Portuguesa: Victor Sá e Carlos Alberto
Resende: Victor Sá e Carlos Alberto
Sergipe: Victor Sá e Carlos Alberto
Flamengo: Victor Sá e Lucas Piazon (4)
Vasco: Victor Sá e Lucas Piazon
Bangu: Victor Sá e Gustavo Sauer
Boavista: Victor Sá e Lucas Piazon
Nova Iguaçu: Carlos Alberto e Gustavo Sauer (1)
Fluminense: Victor Sá e Lucas Piazon
Madureira: Luís Henrique e Gustavo Sauer (1)
Volta Redonda: Victor Sá e Gustavo Sauer




"Botafogo foi um Deus nos acuda", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/botafogo-foi-um-deus-nos-acuda-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11515450.ghtml



+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro