Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Gilberto tem confiança de Oswaldo para substituir Lucas no Botafogo


Técnico exalta força do lateral-direito, de 20 anos, que vai ser titular contra o Náutico, sábado, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro



Gilberto se prepara para completar 10 jogos
pelo Botafogo (Foto: Fred Huber)
A principal mudança do time do Botafogo para o confronto com o Náutico, sábado, em São Januário, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, será a entrada de Gilberto na lateral-direita. Ela tem valor definitivo pela lesão de Lucas, titular da posição, que foi submetido a uma cirurgia no tornozelo esquerdo e só deve voltar em três meses.

Apesar disso, o técnico Oswaldo de Oliveira demonstra extrema confiança em Gilberto. Aos 20 anos, ele já atuou nove vezes pelos profissionais, sendo cinco delas como titular, quatro este ano, quando iniciou a temporada na vaga de Lucas, que se recuperava de dores na canela.

- Gilberto já atuou, iniciou algumas partidas e foi bem. Nossa busca é para que ele consiga se firmar e se manter em desenvolvimento - disse Oswaldo, que colocou o jogador em campo na derrota por 2 a 1 para o Grêmio, domingo, em Porto Alegre, quando Lucas se machucou.

A comparação entre os dois jogadores é inevitável. Gilberto é cinco anos mais novo do que Lucas, tem sete centímetros a mais de altura. No entanto, está longe da experiência do titular, que já disputou 124 jogos e marcou sete gols, tendo assumido a posição em janeiro de 2011.

- Gilberto é um jogador mais forte, com característica bem definida. O Lucas é importantíssimo no nosso esquema, pois se posiciona bem atacando e defendendo. Temos que passar isso para o Gilberto e dar tranquilidade para que possa render na função - comentou Oswaldo.

Além de Gilberto, o Botafogo conta com Edílson para a posição. O Jogador foi contratado no começo da temporada, por um ano. Aos 26 anos, disputou apenas cinco jogos em 2013 pelo clube.

Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro

Oswaldo trabalha bola parada para surpreender o Náutico

Botafogo enfrenta o Timbu neste sábado e pode reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro




Oswaldo de Oliveira - Treino Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Treinador tenta a reabilitação
após derrota para o Grêmio
(Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Na véspera do duelo contra o Náutico, o técnico Oswaldo de Oliveira aproveitou o treinamento no Engenhão para ensaiar jogadas de bolas paradas. Trabalhando apenas com os titulares, o comandante preparou surpresas para o jogo deste sábado.

Em determinado momento, Oswaldo utilizou Seedorf como o cobrador de faltas. Na área, Bolívar e Dória tiveram bom aproveitamento e marcaram um bom número de gols.

Do outro lado do campo, o assistente Jair Ventura trabalhou com os reservas e os jogadores que não serão relacionados. Marcelo Mattos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, treinou com eles.

Vale lembrar que, caso vença, o Botafogo assume a liderança provisória do Campeonato Brasileiro. O jogo será às 18h30 e será disputado em São Januário, com transmissão em tempo real pelo LANCE!Net.


Leia mais no LANCENET! 

Botafogo protege xodó Vitinho e abandona mística da camisa 7 em 2013


Vitinho é o principal candidato a assumir a camisa 7 do Botafogo no atual elenco





Usada por grandes ídolos do Botafogo, a camisa 7 do Alvinegro está vaga em 2013. O número consagrado por jogadores como Garrincha e Túlio Maravilha não foi sequer utilizado no Campeonato Brasileiro deste ano. Candidato natural ao posto por ter sido revelado nas categorias de base do clube, o atacante de 19 anos Vitinho tem sido protegido da responsabilidade.

A proteção tem motivo. Antes de ficar vaga, a camisa 7 passou sem sucesso por Vitor Junior e Bruno Mendes. Os dois criaram expectativa em suas primeiras partidas pelo Alvinegro e receberam a honraria. Com o número, no entanto, emperraram: o meia caiu de produção, virou alvo da torcida por conta de sua vida noturna agitada e saiu pela porta dos fundos. Já o atacante chegou a desistir de carregar a 7 após longo jejum e hoje deve seguir o mesmo caminho.

A preocupação é que aconteça justamente o mesmo com Vitinho. Ainda no início de sua trajetória entre os profissionais, o jogador foi eleito a revelação do último Carioca, conquistado pelo Botafogo. Entretanto, a percepção dentro do clube é que ele ainda não está pronto para a pressão que viria com a nova responsabilidade. Hoje, ele ainda veste a incomum 31.

O garoto é uma das principais revelações do Botafogo nos últimos anos e tratado com cuidado nos bastidores do clube. O Alvinegro reconhece o potencial do jovem, mas tenta resguardar Vitinho e garantir que sua cabeça fique no lugar. Depois de uma passagem frustrada pelos profissionais no ano passado, o atacante cresceu de produção com o nascimento de sua filha Manuela, no começo de 2013.

“O Vitinho é um jogador que só não será importante para o Botafogo se não quiser. É algo claro para todos. Ele terá que ter mais cabeça fora de campo do que dentro. Precisa saber ter equilíbrio sobre o que as pessoas falam para ele. É centrado, trabalhador, mas tem que amadurecer ainda. É algo normal da idade”, analisou Seedorf.

CONFIRA OS PRINCIPAIS ALVOS DA 'MALDIÇÃO DA CAMISA 7' NO BOTAFOGO

Maicosuel voltou ao Botafogo para ser o ídolo da camisa 7, mas teve grave lesão no joelho, parou por dez meses e não voltou a apresentar um bom futebol Vitor Júnior chegou ao Botafogo e teve destaque com a camisa 11. Com gols e boas atuações, foi presenteado com a 7, mas caiu de produção e deixou o clube Bruno Mendes virou xodó do Botafogo com uma média de gols alta. Trocou a camisa 38 pela 7 em 2013, mas preferiu recuar após jejum no Carioca.

O clube costuma usar a camisa 7 como forma de valorizar seus atletas. Foi o que aconteceu com Maicosuel em seu retorno, em 2010, por exemplo. Contratado como principal reforço à época, o meia recebeu o número, mas também não vingou. Vitinho hoje seria o sucessor natural da linhagem por ser o de maior identificação com o Botafogo. Seedorf e Lodeiro carregam os números 10 e 14, respectivamente, por toda a carreira. Já Rafael Marques não é unanimidade entre torcedores.

Vitinho assumiu a vaga de titular no começo deste Brasileiro, após a saída de Fellype Gabriel. O jogador substituiu o companheiro, negociado com o Sharjah-EAU. Contratado pelo Botafogo junto ao antigo Sendas (hoje Audax Rio) em 2011, o atacante foi um dos destaques da conquista do Carioca do mesmo ano, ao lado de Cidinho.

Rodrigo Paradella
Do UOL, no Rio de Janeiro