Páginas

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Lage minimiza vaias no Botafogo e lembra Luis Castro: "A nossa vida de treinador é muito esta"



Técnico explica mudança no ataque ao escalar Diego Costa na vaga de Tiquinho. Alvinegro lidera com sete pontos de vantagem sobre o Bragantino, na 25ª rodada, depois de empate com o Goiás




Não foi dessa vez que o Botafogo reencontrou o caminho da vitória no Brasileiro. O time empatou em 1 a 1 com o Goiás, no estádio Nilton Santos, nesta segunda-feira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta foi a quinta partida consecutiva sem vitórias da equipe de Bruno Lage na temporada - quatro delas na competição que lidera desde a terceira rodada.






Botafogo 1 x 1 Goiás - Melhores momentos - 25ª rodada do Brasileirão 2023


Com sete pontos de vantagem na frente do segundo colocado - Bragantino -, o Alvinegro somou apenas quatro pontos nas últimas quatro partidas. Depois do jogo, a torcida botafoguense chamou o técnico Bruno Lage, em coro, de burro após o resultado.


Na coletiva de imprensa, o treinador português começou elogiando a presença dos torcedores e fez questão de agradecer pelo carinho no estádio Nilton Santos. Na saída do campo, ele aplaudiu a torcida e descartou qualquer insinuação sobre ironia contra as vaias e xingamentos que sofreu. Fez referência até mesmo ao compatriota Luis Castro, que também teve momentos delicados no Botafogo.


- As palmas foram de apoio. A torcida pode vaiar quem eles entenderem. Eu estou agradecedendo o fato deles seguirem apoiando a equipe. Eu não tenho dupla cara, não sou hipócrita, tenho falado da forma como os torcedores apoiam a equipe. E tem o meu agradecimento de terem nos apoiado. A maneira como me queiram tratar é completamente indiferente. Preferia que fossem outra situação, mas também para isso temos que conseguir o resultado. A nossa vida de treinador é muito esta. O homem que estava aqui sentado antes de mim também chamaram os nomes que chamaram. Por isso, faz parte, faz parte desta profissão. Por isso se não quisesse ter esse impacto, não me sentisse confortável nesta posição, tinha ficado a treinar menino de 8, 9, 10 anos. Não tem problema nenhum. O torcedor tem sempre razão em qualquer situação, desde que apoie a equipe. Se apoiar a equipe é mais do que suficiente e devo agradecer. Isto tem sido fantástico - disse o treinador do Botafogo.


Questionado sobre a escalação de Diego Costa e a saída de Tiquinho Soares, que ficou no banco, Lage explicou a mudança e fez referência ao retorno recente de lesão do atacante alvinegro.


- A primeira bola de gol do jogo é do Diego, que é quase um pênalti. Mas não substituímos Tiquinho por jogador qualquer. Substituímos pelo Diego Costa. Jogador experiente, que já foi campeão brasileiro e jogou na Premier League. O resultado desta alteração vem em função de tudo. O Tiquinho tem sido um dos jogadores mais importantes da temporada. Tem feito os gols que têm feito para a equipe, mas o próximo jogador recentemente disse que vem de lesão difícil, complicada, em que quase bateu recorde de recuperação para voltar a estar disponível. Na minha opinião nos últimos jogos não foi aquele Tiquinho que a gente via até o momento da lesão. Tendo um jogador como o Diego, tomamos a opção de colocar o Diego na frente. Mas sempre com esta opção de jogar os dois juntos. Nada de retirar mérito de Tiquinho, foi uma questão de opção. Diego está com dois amarelos e não joga o próximo jogo, o Tiquinho com três semanas fora. Temos que ir encontrando as funções a cada momento para conquistar pontos - disse o treinador alvinegro.



Bruno Lage aplaude torcida enquanto é chamado de "burro" (https://ge.globo.com/futebol/video/bruno-lage-aplaude-torcida-enquanto-e-chamado-de-burro-11995340.ghtml)



Confira outros trechos da coletiva de Bruno Lage:


Agradecimento aos torcedores

- Nos apoiaram, hoje, numa segunda-feira de chuva, às 20h. Sabemos o quanto é vir aqui a esta área, às 20h, regressar às 22h. Eles voltaram a encher o estádio e apoiaram a equipe do início ao fim. Por isso a minha gratidão em nome de todos aqui. Independemente de não conseguirmos os três pontos estiveram presentes e a apoiar. Falo sempre desse sentimento de família aqui e essa palavra que quero deixar. Conquistamos um ponto, queria conquistar três. Tivemos apoio no sábado, hoje, um dia difícil de vir, mas estiveram sempre do lado da equipe.


Mudanças na equipe?

- É impossível um jogador estar da mesma forma do início até o fim do campeonato. Mesmo sem mim, houve jogos em que jogou bem e outros em que não jogou bem e teve esse tipo de resultado. O jogo do Botafogo é um jogo de muita velocidade. E o segundo tempo, eu tento encontrar as soluções e a equipe está trabalhando para conseguirmos. Se nos derem espaço nas costas e transição ofensiva eles estão com muitos problemas. Temos que ter função do tempo que temos e das nossas características e tomar o jogo. Na primeira parte sentimos isso, uma equipe muito fechada e poucos espaços. A equipe soube reagir e acho que criamos oportunidades mais que suficientes. Tivemos duas situações que poderíamos marcar dois gols pelo menos. Em resumo, acho que fica isso, fica uma enorme capacidade de estarmos a trabalhar para crescermos. Sobre o Tchê, ele pode jogar em qualquer posição e na minha opinião foi o melhor jogador esta noite.


Rendimento nos últimos cinco jogos

- (Referência à queda em fim de campeonato com o Benfica) As perguntas vão sempre em função daquilo que você quer. Quando você fez essa pesquisa do Benfica, não falou de quando o Porto tinha sete pontos (de vantagem), fomos buscar e terminamos campeões. Fez essa pesquisa? (questiona o repórter). Faça essa pesquisa, veja como cheguei ao Benfica, o que nós fizemos para vencer e depois todo um contexto que foi a situação do Covid-19. Jogar o Benfica com uma equipe de menino, sem adeptos, não é a mesma coisa. Por isso que eu sempre agradeço o apoio do torcedor, porque sei o que é jogar sem torcedores. Aqui não é com palavras, é com trabalho. Por isso, que quando surgiu a ideia de abrir a porta ao torcedor, o treino, para eles verem como é que a equipe trabalha. O treino foi aberto para isso. Situações que nós fizemos e a intensidade a qual se treinou. As várias situações de finalizações como fizemos. Claro que não fizemos nada muito estratégico porque era porta aberta. Mas só se consegue fazer este tipo de trabalho com muita confiança, continuar a apoiar os jogadores e com muito trabalho mesmo.


Valorização de adversário

- Sobre o jogo que nós fizemos e, em função do adversário que nós tínhamos pela frente, nós tínhamos a obrigação de vencer os três pontos. Isso é ponto claro. Mas, no final, vamos fazer as contas. Campeonato muito difícil e muito competitivo. Esta equipe (Goiás) foi a mesma que fez o jogo que fez contra Palmeiras, ficou reduzido a dez jogadores e permitiu o gol no fim. Não serve de desculpa porque não nos comparamos com ninguém. A jogar em casa, tínhamos obrigação mais que suficiente de, nas oportunidades que criamos, podermos ter tido outro resultado.


Leia mais sobre o Botafogo:

Atuações do Botafogo: Tiquinho é o melhor e Lage o pior contra o Goiás; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal na partida válida pela 25ª rodada do Brasileirão















Ranking de Atuação

Ordenar por:



Lucas Perri - GOL

nota ge 5.5
público 6.4

Não teve culpa no gol sofrido. De resto, não teve muito trabalho nos ataques dos Goiás.



Tchê Tchê - MEI

nota ge 6.0
público 7.0

Pareceu claramente deslocado com algumas movimentações por estar atuando improvisado de lateral, mas não faltou com esforço e vontade. Deu bons passes no meio-campo e acertou um bom chute no travessão.



Di Placido - LAT

nota ge --
público 4.9

Entrou já nos minutos finais



Adryelson - ZAG

nota ge 7.0
público 7.2

Mesmo em uma atuação ruim coletivamente, se manteve impecável. Tirou um chute de Matheus Babi que fatalmente entraria no gol com a barriga já nos acréscimos do segundo tempo.



Víctor Cuesta - ZAG

nota ge 5.5
público 5.7

Bem nas antecipações, mas forçou (e errou) passes difíceis na direção do meio-campo.



Hugo - LAT

nota ge 4.0
público 6.0


Passou sufoco no primeiro tempo com Allano e perdeu a maior parte das disputas individuais com o atacante do Goiás. Conseguiu reequilibrar a coisa na etapa complementar, mas ficou tímido no ataque.



Marlon Freitas - MEI

nota ge 5.0
público 5.6

Importante na questão de lançamentos longos para tentar quebrar a defesa do Goiás, mas não foi o melhor nos combates na defesa.



Gabriel Pires - MEI

nota ge 3.0
público 1.7


Com exceção de um passe longo que acertou para Victor Sá, deu pouca dinâmica para o meio-campo. Ainda perdeu no alto para Lucas Halter no lance que originou o gol do Goiás.



Tiquinho Soares - ATA

nota ge 7.5
público 8.5

Entrou para mudar o rumo da partida. Começou no banco por opção técnica, entrou no intervalo e marcou um golaço ainda no começo do segundo tempo.


10º
Eduardo - MEI

nota ge 5.0
público 3.1

Melhorou no segundo tempo, quando atuou mais recuado e teve mais participação na criação, mas foi pouco efetivo quando atuou atrás do atacante.


11º
Júnior Santos - ATA

nota ge 4.5
público 3.1

Se esforçou e correu muito, mas errou várias decisões no campo de ataque. Foi por vezes a válvula de escape da equipe no primeiro tempo, mas não esteve bem tecnicamente.


12º
Luis Henrique - ATA

nota ge 5.0
público 5.4

Deu mais força ofensiva ao time no começo do segundo tempo, mas ficou sumido no decorrer da etapa. Errou passes bobos.


13º
Diego Costa - ATA

nota ge 3.5
público 2.6

Polêmica escolha de Bruno Lage, perdeu duas grandes chances para marcar. Além disso, levou um cartão amarelo bobo e flertou com expulsão ao tentar cavar um pênalti - foi salvo porque estava em posição de impedimento.


14º
Victor Sá - ATA

nota ge 6.0
público 6.1


Um dos jogadores mais perigosos do Botafogo na partida. Criou duas chances boas no campo ofensivo.


15º
Segovinha - MEI

nota ge 6.0
público 5.9


Melhorou a produção ofensiva do Botafogo e conseguiu boas faltas perto da área.


16º
Bruno Lage - TEC

nota ge 2.0
público0.7

 
Fez uma escalação "kamikaze" e as coisas não funcionaram. Perdeu 45 minutos sem Tiquinho Soares em campo e o primeiro tempo foi uma das piores atuações do time no Brasileirão. A equipe melhorou com a entrada do atacante em campo.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Qual a melhor opção para o ataque do Botafogo contra o Goiás? Vote



Bruno Lage tem dilema para resolver na "única vaga" ofensiva do time



O Botafogo enfrenta o Goiás na noite desta segunda-feira, às 20h, no Nilton Santos, em jogo que marca a volta do time ao "tapetinho" depois de um mês. O time de Bruno Lage teve sete treinos seguidos focados nesse duelo, que serviram para sanar dúvidas que ainda pairavam na cabeça do treinador.





Diego Costa, Luis Henrique, Júnior Santos e Segovinha, do Botafogo — Foto: Infoesporte


Uma delas é a escolha para a única vaga disponível no ataque: a ponta-direita. Entre as opções, quatro se destacam, com Diego Costa ao lado de Tiquinho Soares; Luis Henrique no lado esquerdo e Victor Sá assumindo o direito; Júnior Santos; e Segovinha.


Vote abaixo na melhor opção para o time no jogo:


Escolha a melhor opção para o ataque do Botafogo contra o Goiás
VOTE AQUI


Diego Costa


O atacante tem características semelhantes a do artilheiro Tiquinho Soares, e surge como opção para atuar lado a lado com o camisa nove. Essa é uma das opções cogitadas pelo treinador.


No entanto, ter os dois centroavantes no time faria o Botafogo mudar o esquema tático, passando para um 4-4-2. Nesse caso, o meio-campo seria composto por Marlon Freitas, Tchê Tchê, Gabriel Pires e Eduardo.




Um dos gols de Diego Costa, do Botafogo, contra o Bahia (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-3-min-do-1o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-diego-costa-do-botafogo-contra-o-bahia-11898319.ghtml)



Luis Henrique


A escolha pelo jogador marcaria a repetição da formação usada no último jogo contra o Corinthians. Nela, Victor Sá, titular da ponta-esquerda, passaria para o lado direito, dando lugar a Luis no time.


Na temporada, ele fez 47 jogos, marcou seis gols e deu duas assistências, e é considerado o 12º jogador do time.




Gol de Luis Henrique do Botafogo contra o Bahia (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-30-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-luis-henrique-do-botafogo-contra-o-bahia-11898434.ghtml)


Leia mais sobre o Botafogo:



Júnior Santos

O atacante foi titular no penúltimo jogo do Botafogo, na derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG. Ele atuou por 66 minutos e foi um dos jogadores que mais buscou o ataque.


Júnior teve grande contribuição na boa arrancada na campanha histórica no campeonato, mas caiu de rendimento e busca encontrar seu melhor futebol. No esquema, oferece suporte de marcação para o lado direito.




Gol de cabeça de Júnior Santos, do Botafogo, contra o América-MG (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-2-min-do-1o-tempo-gol-de-cabeca-de-junior-santos-do-botafogo-contra-o-america-mg-11654456.ghtml)


Segovinha

Jogador aparece como alternativa no segundo tempo, apesar de sequer entrar no jogo contra o Corinthians. No entanto, tem como principal característica o drible e velocidade, fatores importantes para furar a defesa do Goiás.


O jogador, que segue em alta com a torcida, ainda não marcou nenhum gol e vive expectativa pelo feito.




Veja os principais lances de Matías Segovia em Cuiabá x Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/veja-os-principais-lances-de-matias-segovia-em-cuiaba-x-botafogo-11723564.ghtml)



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo x Goiás: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida da 25ª rodada do Brasileirão




Botafogo e Goiás fecham as 25ª rodada do Campeonato Brasileiro às 20h desta segunda-feira no Estádio Nilton Santos. Em jogo de opostos, o Alvinegro entra em campo com o objetivo de manter a vantagem na liderança, enquanto o Esmeraldino quer afastar o fantasma do Z4. Você pode acompanhar todos os lances em tempo real e com vídeos no ge (clique aqui).


O Botafogo vive uma sequência negativa: são três derrotas seguidas no Brasileirão. A vantagem na liderança para o Palmeiras, que já foi de 13 pontos, caiu para sete. De qualquer forma, a torcida segue confiando no time: no sábado, os botafoguenses lotaram um dos setores do Nilton Santos em um treino aberto. Os ingressos para o jogo desta segunda-feira estão esgotados.


Sem vencer há cinco rodadas e vivendo jejum de gols que já dura mais de um mês, o Goiás se vê novamente ameaçado pela zona de rebaixamento. O time esmeraldino vem de empate por 0 a 0 contra o Flamengo e espera aproveitar o momento de oscilação do Botafogo para tentar reagir. No primeiro turno, o Verdão levou a melhor e quebrou a invencibilidade do clube carioca ao ganhar por 2 a 1.


ADRYELSON














Transmissão

SporTV e Premiere

Tempo Real do ge (clique aqui para acompanhar a transmissão a partir de 19h)




Botafogo x Goiás: saiba tudo sobre o jogo da 25ª rodada do Brasileirão Série A 2023 (https://ge.globo.com/video/botafogo-x-goias-saiba-tudo-sobre-o-jogo-da-25a-rodada-do-brasileirao-serie-a-2023-11988341.ghtml)



Escalações prováveis

Botafogo - Técnico: Bruno Lage

Marçal, expulso contra o Corinthians na rodada passada, está indisponível - Hugo, substituto natural da posição, ganhará uma chance como titular. Bruno Lage testou diferentes alternativas para o time titular e, como de praxe, só vai definir a equipe que começará o duelo nesta segunda-feira, na preleção.



Provável time: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Tchê Tchê), Eduardo; Matías Segovia (Diego Costa), Tiquinho Soares, Victor Sá.




Quem está fora: Marçal (suspenso); Rafael e Patrick de Paula (lesionados).
Pendurados: Rafael, Matías Segovia, Philipe Sampaio, Hugo, Janderson, Adryelson, Diego Costa e Tchê Tchê




Goiás - Técnico: Armando Evangelista



O volante Willian Oliveira e o atacante João Magno, recuperados de virose, devem voltar ao time. Os desfalques da vez são os meio-campistas reservas Luís Oyama, que pertence ao Botafogo, e Palacios, suspenso. O volante Raphael Guzzo fica à disposição após ter cumprido suspensão, e o lateral-esquerdo Sander está recuperado de uma lesão muscular.


Provável time: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo, Hugo (Sander); Willian Oliveira, Morelli, Guilherme; Allano, João Magno, Anderson Oliveira.





Quem está fora: Luís Oyama (não pode enfrentar o Botafogo por força de contrato); Palacios (suspenso)
Pendurados: Bruno Melo, Bruno Santos, Willian Oliveira, Morelli, Diego, Alesson, João Magno, Allano e Matheus Babi


Arbitragem

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)

VAR: Rafael Traci (FIFA-SC)
AVAR: Marcus Vinicius Gomes (MG)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro