Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Autuori, do Botafogo, leva apenas advertência após ser denunciado por ofensa em entrevista


Técnico foi denunciado pela procuradoria do STJD após críticas no clássico com o Flamengo


Em julgamento na noite desta segunda-feira, a 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu Paulo Autuori apenas com advertência. O técnico do Botafogo, que participou da sessão por videoconferência, foi denunciado pela procuradoria do Tribunal por ofensa em entrevista após clássico com o Flamengo.


Em seu depoimento, o comandante alvinegro destacou que a experiência e conhecimento nos 45 anos de carreira, boa parte longe do Brasil, o credenciam a omitir opiniões. Autuori esclareceu que sua fala não se direcionou a nenhuma entidade ou equipe específicas.


- Falei de maneira clara e ratifico minhas palavras, que, em função dos erros acontecerem da mesma maneira e serem empatizados em relação a alguns, dá a chance a uma suspeição. Não me referi especificamente àquele jogo. Eu falo de conceitos e, conceitualmente, falei o que queria ter dito. Não tiro uma palavra do que disse. Com 45 anos de trabalho e com parâmetros claros, me sinto no direito de emitir opiniões.


- Tudo que eu falei teve uma construção lógica. Quero dizer que os acontecimentos que têm ocorrido dá chance a que ocorra uma certa suspeição porque ocorrem da mesma maneira. Falo de uma maneira abrangente. Minha visão é sistêmica, eu vejo o todo e não situações fragmentadas. Acho que o futebol brasileiro precisa dar espaço a mais debate - defendeu Autuori.



O advogado do clube, Aníbal Rouxinol, fez a defesa do técnico.


- Ofensa e desrespeito? Ele exerceu sua opinição sem nenhum um tipo de exagero. Entende que suas ponderações servirão para uma reflexão e não para uma opinião. É um absurdo o que ele falou? O VAR é um protagonista negativo do Campeonato Brasileiro, uma ferramenta que precisa de aprimoramento. A defesa pede a absolvição de Paulo Autuori de ambas as acusações - afirmou Rouxinol.


Presidente da 1ª Comissão, Alcino Guedes disse que não entendeu fala de Autuori como ofensa. Autuori foi absolvido no artigo 258 (conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva) e houve desclassificação da denúncia no artigo 243-F (ofensa) para o 258, com pena mínima convertida em advertência.



Paulo Autuori em Flamengo x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Em entrevista coletiva após o empate em 1 a 1 com o Flamengo, Autuori questionou o motivo de a arbitragem ter sido chamada pelo VAR para assinalar o toque no braço de Marcelo Benevenuto, que resultou em pênalti para o rival. O técnico questionou a conjuntura do futebol brasileiro e afirmou que as atitudes contrárias ao Botafogo são suspeitas.


- Em nenhum momento, em nenhuma derrota eu justifiquei com erros de arbitragem. Justifico com falta de eficiência ou eficácia da equipe que eu trabalho. Hoje nós fomos eficientes, fomos eficazes porque fizemos o gol, mas não conseguimos sair com a vitória. Nada a falar com relação à arbitragem e à interpretação. E tudo a falar sobre a conjuntura do futebol brasileiro. É muito fraca e é suspeita. Porque as coisas acontecem sempre da mesma maneira. Chega um momento que cansa - disse na ocasião.



Autuori participou de audiência no STJD — Foto: Reprodução/site do STJD



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Autuori assume responsabilidade após derrota do Botafogo e explica substituições antes do intervalo



Técnico ressalta que Botafogo fez um segundo tempo mais agressivo e rápido




Melhores momentos de Botafogo 2 x 3 Vasco pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro



Nove jogos, apenas nove pontos, seis empates, duas derrotas e só uma vitória do Botafogo no Campeonato Brasileiro. O último tropeço foi neste domingo em casa, diante do Vasco, derrota por 3 a 2. O técnico Paulo Autuori lamentou a atuação no primeiro tempo, no qual tirou Honda e Caio Alexandre antes mesmo de o apito final, mas assumiu a responsabilidade pelo momento delicado na competição.


- Primeiro tempo nosso foi muito ruim, e a responsabilidade em quando uma equipe não joga bem é minha como treinador. Não teve bem, não comento atuações individuais, no segundo tempo melhoramos bastante em termos de atitude. Fomos muito mais agressivos, muito mais rápidos, e criamos algumas situações. Mas novamente cometemos erros da maneira como sofremos os gols. Então isso aí é meu trabalho e trago para mim porque é assim que eu costumo fazer. E ao longo desse tempo de trabalho não vai ser diferente agora - disse.



Paulo Autuori em Botafogo x Vasco — Foto: André Durão / ge


Uma atitude curiosa de Autuori chamou atenção: aos 42 minutos do primeiro tempo, pouco antes do intervalo, o técnico tirou Caio Alexandre e Honda para as entradas de Luiz Otávio e Rentería. O comandante explicou as escolhas durante a coletiva.


- Saíram porque eu achei que não estavam rendendo tudo aquilo que podem render. Não estavam agressivos, estavam cometendo erros de passe. Olha a quantidade de passes que erramos e a falta de agressividade, eu decidi fazer isso antes do intervalo e não fiquei preocupado com o tempo. Foi feito porque eu achava que precisava e já foi uma mensagem para o intervalo do jogo.


+ Destaque do Botafogo com dois gols, Babi lamenta falta de atenção do time contra o Vasco


Com nove pontos, o Botafogo é o 17º colocado e está na zona de rebaixamento. O time volta a campo na próxima quinta-feira de novo contra o Vasco, mais uma vez no Estádio Nilton Santos. Porém, esse jogo será válido pela quarta fase da Copa do Brasil. No dia 23 as equipes voltam a se enfrentar na partida de volta em São Januário.


Outras declarações de Autuori:

Matheus Babi


- Mérito dele. A gente só observa o que acontece nos treinos e toma as decisões. Pedro Raul vinha bem, com uma média de gols boa. Matheus Babi quase fez o hat-trick, Fernando Miguel operou um milagre. Mas ele ia fazendo o terceiro gol por mérito exclusivamente dele. Fernando Miguel fez outras defesas. Isso tudo aconteceu na segunda parte, não jogamos bem e, mesmo não jogando bem, tivemos chances suficientes de empatar. Num clássico, jogo sempre equilibrado, não podemos cometer certos erros, porque se paga caro.


Kalou

- Falei na preleção do jogo exaltando a atitude dele, assim como o Cavalieri, que sempre entra muito bem. São exemplos importantíssimos pra nós. A parte positiva se perde na maneira como desperdiçamos 45 minutos e como sofremos os gols. Mas assumo a responsabilidade e os problemas. Vamos tentar que não aconteçam nos próximos jogos e possamos dar um passo adiante na Copa do Brasil.



Fonte: Por Redação do GE — Rio de Janeiro