Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Botafogo recomeça treinos "home office" e não dá prazo para reunir elenco: "Vamos prezar pela saúde"


Reinício do trabalho após férias terá reunião virtual, relatórios de atletas, orientações da comissão técnica e treino "online". Clube defende isolamento e espera decisão das autoridades de saúde




Em férias desde o fim de março, o futebol do Botafogo volta à ativa ainda com todos os cuidados impostos pela luta contra o novo coronavírus. Nesta segunda-feira, jogadores e comissão técnica se reunirão, mas apenas virtualmente. Será o reinício do trabalho do time alvinegro em tempos de isolamento social.


A programação será bem similar ao que a comissão técnica planejou há mais um mês, ainda no início da quarentena, antes do recesso para os funcionários. A única diferença será o início dos treinos "online", ou seja, com orientação em tempo real da preparação física do clube. O que, na prática, aumentará a carga de trabalho para os jogadores.




Alvinegros treinam em casa há quase dois meses


+ Relembre: preparador explica rotina de treinos na quarentena


- A posição do Botafogo é de esperar para ver como a pandemia vai se comportar. É um momento de muito cuidado e zelo. O futebol é uma paixão nacional, mas vamos prezar pela saúde dos nossos jogadores, funcionários, comissão técnica e dos repórteres. Não vamos voltar para campo no momento, será tudo feito em casa e online - resumiu o coordenador médico Christiano Cinelli.


Está marcada para esta segunda-feira conferência virtual com todos os integrantes do futebol alvinegro. A comissão receberá, também, questionários preenchidos por todo o elenco para avaliar os jogadores nesses quase dois meses longe dos gramados. O retorno para o dia a dia no Nilton Santos não está nos planos no momento.



Nilton Santos continua vazio por conta da pandemia — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Clube defende isolamento


O Botafogo adota postura incisiva contra o retorno do futebol no momento em que ainda está em alta a curva de mortes de infectados pelo vírus no Brasil. Mesmo com o aval do Ministério da Saúde e as sinalizações da CBF e da Ferj, a diretoria mantém apoio público ao isolamento social.


Foi o que reafirmaram nesta semana duas figuras importantes do clube de General Severiano. O ex-presidente Carlos Augusto Montenegro, integrante do comitê de futebol, afirmou que o time não entrará em campo se houver pressão para o futebol voltar ainda em maio. No último domingo, o técnico Paulo Autuori deu declaração parecida ao Esporte Espetacular.


- Me parece uma sandice falar sobre o retorno das equipes de futebol neste momento. Falta de respeito diante de tantas mortes e sofrimentos. Demonstra uma preocupante falta de conhecimento dos responsáveis a favor dessa medida sobre a complexa rotina dos treinamentos de futebol. Ausência de preocupação e de respeito aos profissionais, especialmente daqueles mais sacrificados, que não são jogadores nem membros da comissão técnica. Nós, profissionais, merecemos respeito. Querem futebol de volta? E daí? Lamento.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro