Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Carli muda o Botafogo, deixa Calleri 'no bolso' e é importante em vitória


Camisa 3 é acionado para marcar o artilheiro do Brasileirão e permite apenas uma finalização ao camisa 9 do Tricolor





(Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Diante de problemas defensivos, o Botafogo acionou um velho conhecido para buscar um resultado positivo. Joel Carli foi um dos personagens da vitória do Glorioso sobre o São Paulo, nesta quinta-feira, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

+ John Textor valoriza vitória do Botafogo: 'Muito orgulhoso'


Foi a primeira aparição do 'Capitán' como titular no Brasileirão. Antes utilizado no onze titular por Luís Castro apenas contra o Ceilândia, pela Copa do Brasil, o camisa 3 entrou em uma prova de fogo e se saiu como um dos destaques no Nilton Santos.

Isso se deu porque Luís Castro optou por uma formação com três zagueiros. Carli foi o defensor central, com Kanu à direita e Victor Cuesta completando a primeira linha da equipe.

Joel Carli contribuiu com seis cortes, um chute bloqueado, uma interceptação e não cometeu faltas. Além disso, venceu dois de quatro duelos aéreos que fez e teve 100% de sucesso nas disputas aéreas. Os dados são do "SofaScore".

A atuação é ainda mais valorizada porque Carli entrou em campo com a intenção de marcar Calleri, artilheiro do Brasileirão. O camisa 9 do São Paulo não teve uma boa tarde: venceu uma disputa aérea de sete e não acertou o alvo de Gatito Fernández.

A tendência é que Carli continue na equipe titular mesmo se Luís Castro retornar ao esquema antigo, com dois zagueiros. Kanu e Victor Cuesta estão suspensos para a partida contra o Internacional, no próximo domingo.


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Castro alivia pressão no Botafogo e mostra resignação sobre momento: "Muito ligado ao resultado"


Time vence por 1 a 0 o São Paulo e deixa a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro






Melhores momentos: Botafogo 1 x 0 São Paulo, pela 12ª rodada do Brasileirão 2022



O Botafogo passou por uma semana complicada, com invasão de uma torcida organizada ao centro de treinamento e o trabalho questionado por uma sequência de quatro derrotas seguidas. A vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, nesta quinta-feira, ajudou o time a respirar no Campeonato Brasileiro, dando um pouco mais de crédito ao técnico Luis Castro.


Durante a invasão, ele precisou conversar com os invasores. Sentiu a pressão de perto. E, nesta quinta-feira, depois do jogo, mostrou uma certa resignação com a situação.


- O futebol está muito ligado ao resultado. Se perguntar o que é o projeto Botafogo para alguém, vão dizer que é o resultado. Não é academia, CT, organização interna... É o resultado. A gente sente o peso de como se olha o futebol no Brasil e no mundo. Estamos felizes com o resultado, é isso o que sentimos - disse Luis Castro.





Luis Castro e Kayque comemoram gol do Botafogo contra o São Paulo — Foto: André Durão


Para o jogo desta quinta-feira, ele optou por escalar de início três zagueiros de origem: Carli, Cuesta e Kanu. O resultado foi positivo diante da solidez defensiva apresentada.


- Já tínhamos jogado com linha de três várias vezes, mas com um lateral e dois centrais. Hoje, fizemos o mesmo, mas com dois laterais à frente. Tivemos mais solidez defensiva. Projetamos o Hugo, o Saravia. Colocamos para dentro o Piazon e o Vini para fazer o quadrado. Isso foi feito em outros jogos, só fizemos com jogadores diferentes para dar mais solidez com essa linha de três - explicou.




Luis Castro, sobre invasão de torcedores: "Não nos incentiva, só nos desilude" (https://ge.globo.com/futebol/video/luis-castro-sobre-invasao-de-torcedores-nao-nos-incentiva-so-nos-desilude-10675767.ghtml)



Outros trechos da entrevista

Força defensiva


"Refletimos sobre o momento da equipe e definimos que uma maior solidez defensiva ajudaria a liberar os jogadores no ataque, para que jogassem menos desconfiados. A equipe teve mais tranquilidade. Optamos por essa dinâmica também pela equipe do São Paulo, que é recheada de muitos bons jogadores."


Desfalques contra o Internacional

"Caem uns e outros levantam, mas seguir em frente e projetar a equipe nos próximos dois dias. Todos eles têm capacidade para jogar, porque são muito honestos no trabalho e muito dedicados. Nunca nenhum jogador chegou atraso a um treino no Botafogo."


Imprensa

"Eu respeito a imprensa muito, mas vocês nunca vão conseguir mudar a minha consciência. Podem colocar um jogador fora, mas eu nunca faço isso. Tenho sempre os jogadores inteiros para trabalha-los. Meu trabalho é colocar os atletas para produzir ao máximo em campo. O tempo do futebol exige paciência. O mundo quer uma velocidade vertiginosa, quer tudo para ontem. Isso não existe no futebol."


Atuação de Kayque

"Esperava do Kayque exatamente aquilo que ele nos deu. Tinha outros jogadores para usar, mas senti que ele estava preparado. O Kayque é um jogador muito honesto no trabalho diário. Está com o grupo em todos os momentos, se joga ou não. Tem merecimento pelo trabalho. Está nos primeiros passos no profissional e vive esse momento de satisfação. A equipe queria muito ganhar o jogo, porque sentiu que não esteve no seu melhor nas últimas partidas, assim como o seu treinador."


Invasão ao CT

"Isso (invasão) não nos motiva, é uma ilusão. Já falei sobre o tema, então o assunto está encerrado. Já tive oportunidade de dizer que o Campeonato Brasileiro talvez seja o mais difícil do mundo. É uma pena que o Brasil não venda bem o seu campeonato. Está na hora de nos juntarmos para vender um dos melhores campeonatos do mundo."


Escolha da escalação


"O maior peso para a escalação é a qualidade dos jogadores, que tem a ver com a qualidade física, tática, técnica e psicologicamente. Isso tudo entra na avaliação. O Carli estava nesse mais alto nível nesse momento. Ele e mais 10 jogadores. Não podemos atribuir a vitória apenas ao Kayque ou ao Carli. Todos foram elementos que lutaram muito pela vitória."


+ Leia mais notícias do Botafogo



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

CBF divulga grupos e tabela do Brasileiro de Aspirantes; veja divisão por chaves, datas e locais



Competição começa dia 30 de junho, a partir das 15h, e primeira rodada tem Náutico x Fluminense e Botafogo x Sport; atual campeão, Grêmio estreia contra o Brasil de Pelotas



A Confederação Brasileira de Futebol divulgou os grupos e a tabela detalhada do Brasileirão de Aspirantes 2022. Sob indefinição de calendário ao longo das últimas semanas, a competição estreia dia 30 de junho e conta com a participação de alguns dos principais clubes do país. Veja abaixo a divisão por chaves:


Grupo A: Brasil de Pelotas, Criciúma, Grêmio e Paraná.
Grupo B: Bragantino, Juventude, Ponte Preta e Vila Nova.
Grupo C: Botafogo, Fluminense, Náutico e Sport.
Grupo D: CSA, Cuiabá, Fortaleza e Paysandu.


O campeonato conta com oito confrontos por rodada na fase de grupos, sendo todos no mesmo horário - às 15h - e distribuídos ao longo das próximas quintas-feiras até o dia 11 de agosto. Na primeira rodada, há duelos como Náutico x Fluminense e Botafogo x Sport. Último campeão do torneio, o Grêmio estreia contra o Brasil de Pelotas.


Sport volta ao Brasileiro de Aspirantes após dois anos fora e busca criar oportunidades




Último campeão: Grêmio x Ceará final Brasileirão Aspirantes título taça troféu campeão — Foto: Lucas Figueiredo / CBF



Ao término da primeira fase, os dois melhores colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final. As quartas, por sua vez, começam no dia 25 de agosto, em confrontos de ida e volta, e classificam para semifinais - que acontecem em 8 e 15 de setembro. A final para decidir o título será em 25 de setembro.


O Brasileiro de Aspirantes está entre as competições sub-20 e as profissionais, permitindo uma mescla de jogadores oriundos de ambas as categorias. Mas com restrições.


O regulamento permite a utilização de atletas nascidos a partir de 1999 (até 23 anos). Além desses, no entanto, também está liberada a atuação de até quatro jogadores por clube que tenham acima de 23 anos, e podem atuar no máximo oito nascidos a partir de 2003 (abaixo dos 19 anos).



Jogos da primeira fase


Tabela detalhada do Brasileiro de Aspirantes 2022 — Foto: CBF



Primeira rodada: 30 de junho (quinta-feira), às 15h

Brasil-RS x Grêmio - Estádio Bento Freitas
Criciúma x Paraná - Estádio Heriberto Hulse
Vila Nova x Bragantino - Estádio Onésio B. Alvarenga
Ponte Preta x Juventude - Estádio José Liberatti
Náutico x Fluminense - Aflitos
Botafogo x Sport - CEFAT, em Niterói
Paysandu x Fortaleza - Curuzu, em Belém
CSA x Cuiabá - A definir


Segunda rodada: 7 de julho (quinta-feira), às 15h


Grêmio x Criciúma - CT Hélio Dourado
Paraná x Brasil-RS - Estádio Durival Britto
Juventude x Vila Nova-GO - Estádio Homero Soltadelli
Fluminense x Botafogo - Laranjeiras
Sport x Náutico - Ilha do Retiro
Fortaleza x CSA - CT Ribamar Bezerra
Cuiabá x Paysandu - A definir


Terceira rodada: 14 de julho (quinta-feira), às 15h


Grêmio x Paraná - CT Hélio Dourado
Criciúma x Brasil-RS - Heriberto Hulse
Bragantino x Juventude - CFA Jarinu
Ponte Preta x Vila Nova-GO - José Liberatti
Fluminense x Sport - Laranjeiras
Botafogo x Náutico - CEFAT
Fortaleza x Cuiabá - CT Ribamar Bezerra
CSA x Paysandu - A definir


Quarta rodada: 28 de julho (quinta-feira), às 15h

Paraná x Grêmio - Durival Britto
Brasil-RS x Criciúma - Bento Freitas
Juventude x Bragantino - Homero Soltadelli
Vila Nova-GO x Ponte Preta - Onésio B. Alvarenga
Sport x Fluminense - Ilha do Retiro
Náutico x Botafogo - Aflitos
Cuiabá x Fortaleza - A definir
Paysandu x CSA - Curuzu


Quinta rodada: 4 de agosto (quinta-feira, às 15h

Criciúma x Grêmio - Heriberto Hulse
Brasil-RS x Paraná - Bento Freitas
Ponte Preta x Bragantino - José Liberatti
Vila Nova-GO x Juventude - Onésio B. Alvarenga
Botafogo x Fluminense - CEFAT, em Niterói
Náutico x Sport - Aflitos
CSA x Fortaleza - A definir
Paysandu x Cuiabá - Curuzu


Sexta rodada: 11 de agosto (quinta-feira), às 15h

Grêmio x Brasil-RS - CT Hélio Dourado
Paraná x Criciúma - Durival Britto
Bragantino x Vila Nova-GO - CFA Janiru
Juventude x Ponte Preta - Homero Soldatelli
Fluminense x Náutico - Laranjeiras
Sport x Botafogo - Ilha do Retiro
Fortaleza x Paysandu - CT Ribamar Bezerra
Cuiabá x CSA - A definir



Fonte: Por Redação do ge — Recife

Botafogo anuncia contratação do lateral-esquerdo Fernando Marçal



Vínculo será até o fim de 2023, com possibilidade de prorrogação prevista em contrato, e jogador só poderá atuar a partir da abertura da janela de transferências, em 18 de julho



O Botafogo anunciou, na manhã desta quinta-feira, a contratação de Fernando Marçal. O lateral-esquerdo, que jogou as últimas duas temporadas pelo Wolverhampton, da Inglaterra, assinou vínculo será até o fim de 2023, com possibilidade de prorrogação prevista em contrato. O jogador só poderá atuar a partir da abertura da janela de transferências, em 18 de julho.


+ Preocupado com negociações, Botafogo teme influência negativa de invasão ao CT


A chegada de Marçal simboliza uma nova marca atingida pelo clube, que chegou aos 40 mil sócios-torcedores. O lateral de 33 anos já treina com o elenco alvinegro.




+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Lateral-esquerdo Fernando Marçal é anunciado pelo Botafogo — Foto: Divulgação/BFR


+ Leia mais notícias do Botafogo


Marçal atuou na base do Grêmio até 2008. Ele não chegou a estrear profissionalmente pela equipe gaúcha e passou por times de menor expressão no Brasil antes de ir para a Europa. Lá, começou no Torreense, ficou três temporadas e meia no Nacional e foi negociado com o Benfica, mas não jogou. Emprestado para o Gaziantepspor, da Turquia, e Guingamp, da França, foi em definitivo para o Lyon em 2017, onde jogou junto do lateral-direito Rafael.


Botafogo reencontra torcida diante do São Paulo, tenta amenizar pressão e deixar o Z4 do Brasileirão


Sem vencer há um mês, Alvinegro chega pressionado após a invasão de membros de torcida organizada ao Espaço Lonier. Luís Castro prega união para dar a volta por cima





Luís Castro terá a tarefa de fazer o Botafogo reagir no Brasileirão antes dos reforços de julho (Vitor Silva/Botafogo)



Depois de um bom início no Brasileirão, o clima no Botafogo se desgastou em virtude da sequência de maus resultados. Na última quarta-feira, membros de uma torcida organizada invadiram o Centro de Treinamento (Espaço Lonier) com o intuito de cobrar jogadores e o técnico Luís Castro.


Em meio à pressão, o Alvinegro entra em campo nesta quinta para medir forças com o São Paulo, no Nilton Santos, às 16h. A equipe tenta não só amenizar a crise, como deixar a zona de rebaixamento. O adversário, por sua vez, segue em ascensão na competição e atualmente ocupa a quarta colocação sob o comando do ídolo Rogério Ceni


Sem vencer há cinco rodadas, os cariocas viram o desempenho cair e despencaram na tabela. Após entrar no G4 com o triunfo sobre o Fortaleza, o time da estrela solitária não venceu mais e foi parar no Z4 com o revés para o Avaí. O duelo foi marcado pela impaciência da torcida, que vaiou e teceu gritos de "time sem vergonha".

Com um mês para esquecer, o Botafogo viu o apoio incondicional se transformar em protestos. Nesta quarta, um grupo de membros de uma torcida organizada invadiram o Espaço Lonier, local onde o clube tem feito seus treinamentos, e tiveram acesso onde cinco atletas se recuperavam: Diego Gonçalves, Kayque, Lucas Fernandesm Del Piage e Victor Sá.

No momento, os jogadores ouviram as cobranças dos torcedores, que demonstraram toda insatisfação não só com os resultados como com o desempenho do time em campo. O clube carioca emitiu uma nota após o ocorrido em que repudia tais atos.


Ainda durante a invasão, os torcedores se deslocaram para a porta do Espaço Lonier e dificultaram a entrada dos veículos dos jogadores. Mesmo com o tumulto, não houve enfrentamento com os seguranças do local ou depredação do espaço público.

Na aglomeração que tomou conta da entrada do CT, o técnico Luís Castro saiu de seu veículo para conversar com os torcedores. Horas depois, o português opinou sobre o episódio, por meio de vídeo, condenou qualquer ato de violência e pediu união para o Botafogo dar a volta por cima.


Com toda pressão, Luís Castro tenta fazer o time reagir, ser mais organizado e efetivo em campo. Embora o projeto da SAF esteja em seu início, o recente rebaixamento e os anos de sofrimento longe das grandes conquistas pesam na visão da torcida. Caberá ao clube saber
administrar o mau momento e demonstrar força antes dos reforços prometidos para julho.




Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo x São Paulo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre a partida válida pela 12ª do Brasileirão



Botafogo e São Paulo se enfrentam nesta quinta-feira, às 16h, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.


O ge acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos - clique aqui para seguir.





— Foto: ge


O Botafogo está em crise. Com quatro derrotas consecutivas, o time entrou na zona do rebaixamento após perder para o Avaí. O clima no clube ficou tenso na quarta-feira, quando torcedores invadiram o CT para cobrar jogadores e dirigentes. Para completar, a equipe está cheia de desfalques por lesões e precisou promover garotos das categorias inferiores.


O São Paulo encerrou uma série de quatro jogos sem vencer ao bater o América-MG, domingo, e se reaproximou dos líderes do campeonato. Com 18 pontos, quer colar no Palmeiras, que tem 22, e a quem enfrenta na próxima rodada.



Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Transmissão: Premiere, com narração de Luiz Carlos Jr e comentários de Paulo Nunes, PC Vasconcellos e PC Oliveira.


Tempo Real: no ge a partir das 15h (clique aqui para acessar).



Renata Mendonça analisa Botafogo x São Paulo, pela 12ª rodada do Brasileirão 2022 (https://ge.globo.com/video/renata-mendonca-analisa-botafogo-x-sao-paulo-pela-12a-rodada-do-brasileirao-2022-10665911.ghtml)


Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


Escalações prováveis


Botafogo - Técnico: Luís Castro


O Botafogo tenta interromper a sequência de quatro derrotas. O time não vence desde a sexta rodada, quando bateu o Fortaleza. Além da fase ruim, o técnico Luís Castro tem desfalques importantes. A boa notícia é a volta de Saravia, que estava suspenso na partida contra o Avaí. Por conta das muitas lesões, a comissão recorreu a dois jovens do time B: os atacantes Daniel Cruz e Jeffinho.


Time provável: Gatito; Saravia (Daniel Borges), Kanu, Cuesta e Hugo; Tchê Tchê, Kayque e Chay (Patrick de Paula); Vinícius Lopes, Matheus Nascimento e Erison.


+ Mais notícias do Botafogo




Provável Botafogo contra o São Paulo — Foto: ge


Quem está fora: Carlinhos, Diego Gonçalves, Del Piage, Luís Oyama, Lucas Fernandes, Rafael, Sauer e Victor Sá (departamento médico).


Pendurados: Chay, Erison, Kanu, Philipe Sampaio, Víctor Cuesta e Vinícius Lopes.


São Paulo - Técnico: Rogério Ceni


A lesões continuam atrapalhando os planos de Rogério Ceni, que terá pelo menos oito desfalques para o jogo desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Andrés Colorado, com um problema na coxa, foi a baixa de última hora. Em contrapartida, o treinador terá os retornos de Diego Costa, Arboleda e Igor Gomes.


Time provável: Jandrei, Diego Costa (Miranda), Arboleda e Léo; Rafinha, Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Welington; Luciano (Eder) e Calleri.


+ Outras notícias do São Paulo





Provável São Paulo para enfrentar o Botafogo — Foto: ge.globo


Quem está fora: Alisson, Andrés Colorado, Caio, Gabriel Sara, Luan, Talles Costa, Moreira e Nikão (lesionados).


Pendurados: André Anderson, Léo e Luciano.


Arbitragem

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)
Quarto árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
VAR: Wagner Reway (PB)



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro