Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2022

Botafogo inicia mudanças no futebol profissional e corta jogadores, Flavio Tenius e Lucio Flavio


Atletas pouco aproveitados e com idade abaixo do sub-23 abrirão espaço no elenco principal, que terá limite de 30 nomes. Antiga comissão técnica dará lugar à equipe de Luís Castro







Central do ge: Davi Barros explica início de Luís Castro e mudanças no elenco do Botafogo (https://ge.globo.com/video/central-do-ge-davi-barros-explica-inicio-de-luis-castro-e-mudancas-no-elenco-do-botafogo-10438383.ghtml)



Com a chegada de Luís Castro, o Botafogo deu início às mudanças no departamento de futebol. Pelo menos cinco jogadores já foram comunicados que não estão nos planos do elenco principal: o zagueiro Ewerton, o volante Fabinho, o meia Felipe Ferreira, o atacante Ronald e o lateral-direito Vitor Marinho.


+ Bastidores do primeiro dia de Luís Castro


O ge apurou que esses jogadores não foram dispensados, apenas informados que não farão parte da equipe profissional. O clube discutirá caso a caso para encontrar outros destinos para os atletas ou realocá-los no recém-criado time B.


A lista vai crescer, já que Luís Castro avisou que trabalhará com 30 jogadores na equipe de cima. Com departamento médico lotado, outras confirmações virão nos próximos tempos. O número pode dobrar ou chegar a até mesmo 15 atletas.




Contratado neste ano, Fabinho está entre os dispensados — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Apresentado, Castro afirma: "Tive convites, mas escolhi o Botafogo


- Acredito em contextos favoráveis ao desenvolvimento. E 40 jogadores para trabalhar treino a treino não é o ideal. O time B fará com que coloquemos os jogadores para render e se render irem para a equipe A. Isso não quer dizer que o jogador do time B não tenha qualidade - disse o português.


O mesmo vale para a comissão técnica. Nomes que estavam na rotina do profissional do clube dão lugar a Luís Castro e a nova equipe. O auxiliar Lucio Flavio e o preparador de goleiros Flavio Tenius não estão mais no dia a dia. Sobre Tenius, que tem anos de serviços prestados, o Bota confirmou o afastamento, mas informou que ainda não tomou decisão.


"Em função da nova configuração da Comissão Técnica do Futebol Profissional, o Botafogo informa que o Preparador de Goleiros Flavio Tenius está cumprindo férias pendentes até que sua situação profissional no clube seja definida".


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube





Preparador chegou à marca de 600 jogos pelo clube — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Castro também falou sobre o assunto na entrevista coletiva da última terça-feira. O treinador deixou claro que não abre mão dos outros integrantes da equipe pessoal.


- Tenho minha comissão e se alguém não se sentir bem ou o contrário não tem problema. Não é questão de caráter ou necessariamente por ser profissional ruim. Eu não abdico de ninguém da minha comissão. Somos um time. Se não estivermos coordenados, acho que teremos dificuldades.


O clube faz questão de não tratar a decisão como dispensas, e muito menos como demissões. Jogadores e demais profissionais citados, que representaram o clube no Campeonato Carioca, estão fora dos planos do grupo principal, mas podem ter espaço diferente no "novo Botafogo". As situações são debatidas individualmente.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Estreia de Luís Castro no Botafogo será contra o Corinthians (https://ge.globo.com/video/estreia-de-luis-castro-no-botafogo-sera-contra-o-corinthians-10437770.ghtml)


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Davi Barros, Renata de Medeiros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Por dívida de € 1 milhão, Botafogo tenta 'abater' valor para ter Lucas Fernandes



Botafogo tem dívida envolvendo o Portimonense, mas valor está inserido na 'fila' do RCE e não pode ser pago de forma imediata; clube busca acordo por atleta





Lucas Fernandes é alvo do Botafogo (Foto: Divulgação/Portimonense)



O Botafogo ainda tem confiança na contratação de Lucas Fernandes, mas um novo percalço surgiu no caminho. O Glorioso tem uma antiga dívida com o Portimonense-POR, atual clube do meio-campista, e a equipe portuguesa quer o pagamento deste valor para liberar o atleta.


+ Botafogo pretende fazer pré-temporada de 2023 nos Estados Unidos e Europa, garante John Textor


A ideia do Botafogo era contratar o jogador em um empréstimo gratuito, colocando uma opção de compra fixada ao final do contrato, mas a coisa mudou nesse cenário. A dívida é de cerca de 1 milhão de euros (R$ 5,2 milhões, na cotação atual).


Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW



Lucas Fernandes foi um pedido de Luís Castro e, por isso, o Botafogo tenta se entender com o Portimonense para um final feliz. Diretores do clube conversaram com o empresário do jogador visando uma solução, mas aí há outro 'percalço' no caminho.


Essa dívida com o Portimonense, assim como todas as outras do Botafogo, estão inseridas no RCE (Regime Centralizado de Execuções), que juntou todos os débitos do clube em uma espécie de "fila". O Alvinegro deixa 20% da renda mensal para o pagamento dessas dívidas.


Portanto, o Botafogo não pode simplesmente chegar e pagar esse débito com o Portimonense - porque, teoricamente, esse débito estaria "passando à frente" de outros e poderia quebrar o ciclo do RCE.


O clube tenta outras soluções, como diluir os valores como se fosse um negócio alternativo ou adicionar esta quantia na opção de compra futura. Lucas é um pedido de Luís Castro e vê com bons olhos o retorno ao Brasil, o que deve facilitar o "aperto de mãos". No momento, parece apenas questão do entendimento das equipes de como o negócio será feito.




Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Pedido por ambição e jogo ofensivo: os bastidores do primeiro treino de Luís Castro no Botafogo


Técnico português foi apresentado na terça-feira (29), após ter comandado o primeiro trabalho com o grupo alvinegro no Nilton Santos




Luís Castro fala sobre elenco do Botafogo (https://ge.globo.com/video/luis-castro-fala-sobre-elenco-do-botafogo-10435128.ghtml)



Ainda faltavam duas horas para o início do treino do Botafogo, quando Luís Castro chegou ao Nilton Santos com sua comissão técnica para o primeiro dia de atividades com o grupo de jogadores. Além da apresentação oficial do treinador, a terça (29) marcou o início da intertemporada alvinegra - um período de cerca de 10 dias até a estreia no Brasileirão contra o Corinthians, marcada para o fim de semana de 10 de abril, mas ainda sem data precisa indicada pela CBF.


+ Textor quer fechar até três reforços para o Botafogo e planeja pré-temporada de 2023 fora do Brasil


Antes de conhecer o elenco, Castro teve pela frente uma reunião técnica para alinhar o que seria transmitido aos atletas no treinamento das 10h. No encontro, o português apresentou os integrantes de sua comissão técnica: os auxiliares Vitor Severino e João Brandão, o preparador físico Nuno Batista e o treinador de goleiros Daniel Correia.





Luís Castro comanda treino do Botafogo — Foto: Vítor Silva/BFR


E foi cercado pela equipe que o acompanhou desde Portugal e por John Textor, dono de 90% da SAF Botafogo, que Castro recebeu os jogadores no gramado do Nilton Santos. A primeira conversa deixou boa impressão entre os atletas. Um deles destacou à reportagem de ge que chama a atenção o quanto o português preza pelo respeito, o que pode ser percebido em parte da manifestação feita ao grupo:



- Respeito é o mais importante. Respeito pela torcida, pela família, pela administração, por mim e pela profissão de vocês. Respeito, respeito e respeito. Respeitando o nosso clube, a melhor forma de fazer isso é querer ganhar sempre - ressaltou o treinador em discurso divulgado pelo Botafogo.


+ Luís Castro cita Garrincha e diz por que escolheu Botafogo: "Recolocar o clube no caminho do sucesso"


Os primeiros movimentos orientados por Castro impressionaram pela "metodologia moderna". Na atividade, o treinador pediu intensidade e "ambição em qualquer estádio do mundo, contra qualquer adversário". E não foram só os jogadores que ficaram satisfeitos com o primeiro contato com o técnico: o contrário também aconteceu. Ao fim do trabalho, o português e sua comissão aprovaram a entrega do grupo desde o aquecimento.




Davi Barros e Cassio Barco debatem sobre possibilidades do Botafogo no Brasileirão (https://ge.globo.com/video/davi-barros-e-cassio-barco-debatem-sobre-possibilidades-do-botafogo-no-brasileirao-10435402.ghtml)



Presente durante todo o treinamento, John Textor também conversou com os jogadores. Acompanhado por André Mazzuco, diretor de futebol que fez as vezes de intérprete, o americano revelou que negou proposta por Kanu, conforme antecipou ge em 1 de fevereiro.


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


- Ele (Kanu) foi a primeira decisão que eu tomei aqui no futebol. Eu fiz o acordo e um dia recebi uma ligação me oferecendo muito dinheiro para vendê-lo - afirmou o americano.


Após o treino, Castro se preparou para responder as perguntas dos jornalistas que foram até o Nilton Santos acompanhar sua apresentação. Na sequência, ele almoçou com funcionários do clube para continuar sua "imersão" na rotina alvinegra.


+ Leia mais notícias do Botafogo


A tarde também foi cheia para Castro, que permaneceu no estádio para uma série de novas reuniões com diversos setores do clube. Entre os assuntos tratados estava a programação dos próximos dias e, principalmente, o local dos treinos. Além do estádio, o Espaço Lonier será utilizado, e o aluguel de um espaço também está entre as possibilidades.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Davi Barros e Renata de Medeiros — Rio de Janeiro