Páginas

domingo, 18 de julho de 2021

Análise: Botafogo consegue se colocar mais perto da zona de rebaixamento do que do G-4 da Série B


Se na rodada anterior eram sete em 60 times que haviam subido com pontuação igual ou menor ao do Bota após 10 partidas, agora o número se reduz pra três, o equivalente a 5% desde 2006





Brusque x Botafogo - Melhores Momentos



O Botafogo parece que faz força para complicar jogos que não deveriam ser tão difíceis nesta Série B. A derrota por 2 a 1 para o Brusque tinha tudo para ser uma partida tranquila, principalmente depois do gol marcado por Diego Gonçalves que abriu o placar ainda no primeiro tempo. O próprio atacante teve a oportunidade de ampliar o marcador, mas chutou em cima do goleiro.


Depois dele, foi a vez de Rafael Moura e Warley desperdiçarem uma incrível oportunidade dentro da grande área do Brusque. O centroavante cabeceou em cima do goleiro adversário e o lateral, que jogava como ponta, isolou a sobra. Naquele momento vieram à mente deste repórter, e certamente de alguns torcedores, os empates com Londrina e Cruzeiro, e a derrota para o CRB. Nas três partidas o Botafogo não conseguiu segurar a vantagem que abriu e foi duramente castigado por isso. E o placar só não foi maior para o Brusque porque o time catarinense também perdeu um gol inacreditável.


No primeiro jogo após a demissão de Marcelo Chamusca, a equipe comandada por Ricardo Resende padeceu dos mesmo problemas. O time até cria e consegue finalizar, mas tem muita dificuldade na hora de mandar a bola para o gol adversário. Falta pontaria e isso tem sido uma tendência. Quem se não se lembra, por exemplo, do gol perdido por Pedro Castro contra o Náutico? Ainda assim, o Botafogo tem o terceiro melhor ataque da competição, mesmo com um jogo a menos.



>>> Ricardo Resende explica substituições e elogia grupo: "Incomodado com a situação" <<<





Botafogo sofreu dois gols em 13 minutos e deixou o Brusque virar o jogo — Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque


>>> Atuações: Rafael Carioca é pior do time em nova derrota fora de casa na Série B <<<


Fato é que dentro de campo o time se colocou nessa situação e era questão de tempo dada toda a situação financeira que permeia o clube há anos. Seja fazendo a escolha errada nos momentos importantes, seja por problemas táticos ou físicos, já que sofre a maioria dos gols após os 30 minutos do segundo tempo, o Botafogo após 11 jogos, está a quatro pontos da zona de rebaixamento e sete do quarto colocado.


Se na rodada anterior o histórico de times que subiram para a Série A com 13 pontos ou menos após 10 jogos era de sete num universo de 60, agora esse número cai para três. Ou seja, de todas as equipes que subiram desde 2006 - ano que começou a ser disputado o atual formato - só 5% tinham 13 pontos ou menos depois de 11 jogos: América-RN (13 pontos em 2006), Avaí (11 pontos em 2016) e Goiás (11 pontos em 2018).


Em redes sociais e grupos de mensagem é possível perceber o torcedor começando a se conformar com a situação alvinegra de que ficará na Série B em 2022, quase da mesma forma como foi a queda na temporada de 2020. No papel, e normalmente no primeiro tempo também, o time do Botafogo não é pior que a grande maioria dos times que enfrentou até agora. Mas é justamente por ser o Botafogo do outro lado do campo que os adversários de menor investimento fazem aquele algo a mais que por vezes parece faltar aos cariocas - como foi perceptível na celebração do Brusque após o apito final.



>>> Lateral do Brusque comemora vitória olhando para banco do Botafogo e gera confusão; vídeo <<<





A Voz da Torcida – Pedro Dep: “Um elenco muito desequilibrado” (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-um-elenco-muito-desequilibrado-9697142.ghtml)


>>> Confira a tabela da Série B <<<


A culpa da derrota não deve cair em cima de Ricardo Resende, que faz um bom trabalho no Sub-20 do Botafogo. Por mais que tenha feito substituições questionáveis e que claramente não deram certo, o técnico interino já mostrou que tem conhecimento nas divisões de base e teve pouco tempo para treinar a equipe profissional. Porém, vai ter ainda menos tempo para o próximo jogo que já é na terça-feira.


Cabe à diretoria ter a convicção de definir se ele é o homem certo para comandar o Botafogo para a recuperação na Série B, porque, se não houver, corre o risco de queimar um promissor treinador assim como foi com Bruno Lazaroni na temporada passada. Com apenas mais uma possibilidade de contratação de técnico para a Série B (já que demitiu Marcelo Chamusca), o Botafogo - que já não tinha margem para erros neste ano - se vê encurralado no aparente dilema de "caro é não subir" VS "nosso camisa 10 é salário em dia".


Com o resultado, o Botafogo perde uma posição e cai para 13º, com 13 pontos. A equipe volta a campo na próxima terça-feira, quando enfrenta o Goiás, às 19h (de Brasília) no Nilton Santos. A equipe goiana ocupa a quarta colocação, com 20 pontos.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro