Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2019

Gabriel admite que "não conhecia" o Sol de América, mas prega respeito ao rival do Botafogo


Zagueiro diz que time está focado primeiro no duelo com o Goiás, no próximo domingo, pelo Brasileirão: "Quem quer pensar grande, tem que pontuar fora"



A preparação do Botafogo para a segunda fase da Sul-Americana começou assim que definido o adversário em sorteio realizado nesta segunda-feira. O time já coleta dados sobre o Sol de América, rival da próxima quarta-feira, pouco conhecido no Brasil. O zagueiro Gabriel, em coletiva nesta terça, admitiu que não sabia muito sobre o clube paraguaio.


"Eu não conhecia muita coisa, mas é uma equipe que tem seus valores. Não chegaria nessa fase por sorte. Temos que entrar ligados, mas nossa cabeça está no Goiás primeiro", disse Gabriel.


- A gente está nessa competição para enfrentar qualquer equipe, temos que respeitar muito esse time. Com certeza tem grandes profissionais que fazem grandes trabalhos. Temos que ter o pé no chão, respeitar essa equipe.



Gabriel concedeu coletiva nesta terça — Foto: Reprodução/Twitter


O jogo de ida contra o Sol de América será no dia 22 de maio, às 19h15, em Assunção. A volta está marcada para o dia 29 de maio, no Nilton Santos, também às 19h15. Antes do time paraguaio, porém, o Botafogo enfrenta o Goiás, no próximo domingo, às 16h, no Serra Dourada, quando buscará sua primeira vitória longe do Rio no Brasileirão.


- Tivemos uma sequência boa, importante para o crescimento da equipe, para a restauração da confiança, para dar tranquilidade para o Barroca. Feliz pelas vitórias, mas temos um adversário difícil no domingo. Quem quer pensar grande, tem que pontuar fora. Com respeito ao Goiás, vamos buscar os três pontos - ressaltou Gabriel.



Veja outras declarações do zagueiro:

Time todo à disposição de Barroca

- Muito bom o treinador olhar pro elenco e ver que todos estão à disposição, essa disputa entre a gente é muito saudável. O reserva acaba treinando muito bem também para buscar sua vaga, o titular também. Eleva o nível de qualidade técnica, tática. Bom para o Barroca escolher, tomar a melhor decisão para o Botafogo.


Único jogo fora do Rio no Brasileiro, contra o São Paulo, o Botafogo perdeu...

- Naquela estreia era o início do trabalho, os resultados não são todos imediatos. Conseguimos evoluir, mas não criamos muitas oportunidades. Isso mudou. Estamos nesse processo de evolução, ele vem colocando a filosofia dele. Vamos para fazer um grande jogo, pressionar a saída de bola e ter controle.


A jogada trabalhada no gol contra o Fluminense passou pelos seus pés...

- Fruto de muito trabalho, méritos da equipe também, do companheiro que posiciona bem para achar o passe. Quando o Fluminense sobe para pressionar, sempre fica alguém livre, sabíamos disso, foi estudado. Fui feliz no passe.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Rival do Botafogo, Sol de América ocupa o 7º lugar no Paraguai e já teve Loco Abreu no elenco


Em 21 jogos na temporada, time tem oito vitórias, dois empates e 11 derrotas; nas últimas duas edições da Sul-Americana, foi eliminado na segunda fase




O Paraguai é o próximo destino do Botafogo na Copa Sul-Americana. Depois de passar pelo Defensa y Justicia, da Argentina, na primeira fase, o Alvinegro vai enfrentar o Sol de América, adversário definido por sorteio nesta segunda-feira. Será o primeiro confronto entre os dois clubes na história.


Os jogos da segunda fase serão realizados nas próximas duas semanas: o primeiro jogo será em Assunção e a volta no Nilton Santos. O time classificado nesta etapa recebe US$ 375 mil de premiação.


- Estamos muito satisfeitos com o trabalho liderado pelo técnico Eduardo Barroca e confiantes de que, com o apoio da torcida, podemos avançar de fase. Os nossos profissionais do departamento de análise e desempenho já estão municiando a comissão técnica com todas as informações do Sol de América e a preparação para o confronto já começou - destacou o presidente Nelson Mufarrej após o sorteio na sede da Conmebol.


Caso avance, o Botafogo poderá ter um brasileiro pela frente: o próximo adversário sai do confronto entre Unión La Calera e Atlético-MG.



Na primeira fase, o Botafogo eliminou o Defensa y Justicia — Foto: André Durão / GloboEsporte.com



Conheça o adversário do Botafogo na Sul-Americana:


O clube

O Club Sol de América foi fundado a 22 de março de 1909, em Assunção, no Paraguai. Tem dois títulos do Campeonato Paraguaio (1986 e 1991) e três da segunda divisão )1965, 1977 e 2006), além de ter vencido o Torneio República em 1989.


Em 2017, o Sol de América enfrentou outro brasileiro na segunda fase da Sul-Americana e foi eliminado pela Ponte Preta, que venceu as duas partidas: 1 a 0 (casa) e 3 a 1 (fora).



Ponte Preta eliminou o Sol de América na Sul-Americana de 2017 — Foto: AP


Em 2019

O Sol de América á atualmente o sétimo colocado do Campeonato Paraguaio, que conta com 12 times. Em 21 jogos, o time tem oito vitórias, dois empates e 11 derrotas - um aproveitamento de 41,2%.


Na Copa Sul-Americana, o time paraguaio teve dificuldades para passar pelo Mineros de Guayana, da Venezuela: perdeu o jogo de ida por 1 a 0 fora de casa, e devolveu o placar em Assunção. Nos pênaltis, venceu por 4 a 3.


Sofreu algumas goleadas na temporada: 6 a 1 para o Sportivo San Lorenzo, 4 a 1 para o Guaraní, 7 a 2 para o Cerro Porteño e 4 a 0 para o Olimpia.


Em 2018


Na última edição do Campeonato Paraguaio, o Sol de América foi o quinto colocado, com 63 pontos: 17 vitórias, 12 empates e 15 derrotas. Na Copa Sul-Americana, os paraguaios caíram na segunda fase.


Na primeira fase, passaram por Independiente Medellín após vitória por 2 a 0 na ida, e derrota por 3 a 1 na volta. Na etapa seguinte, foram eliminados pelo Nacional-URU após empate por 0 a 0 e derrota por 1 a 0.


O Sol de América disputou ainda a Copa do Paraguai e chegou até as quartas de final: venceu o Pilcomayo por 2 a 0 na primeira fase, o RI 3 Corralespor 3 a 1 na fase 2 e o Deportivo Santaní por 2 a 0 nas oitavas. Na sequência, foi eliminado pelo Resistencia SC: após empate por 0 a 0, foi derrotado nos pênaltis por 5 a 4.


Estádio


Estádio Luis Alfonso Giagni — Foto: José Henrique Semedo/PontePress


O Estádio Luis Alfonso Giagni, onde o Sol de América manda seus jogos, tem capacidade para apenas 11 mil torcedores, e está localizado na cidade de Villa Elisa, na região metropolitana de Assunção. A sede social e centro de treinamentos ficam no bairro Obrero.


O regulamento da Conmebol permite que a primeira e a segunda fase sejam disputadas com estádio de capacidade mínima de 7.500 pessoas.


Ex-time de Loco Abreu



Loco Abreu defendeu o Sol de América em 2016 — Foto: Edgard Maciel de Sá


Com passagem marcante pelo Botafogo entre 2010 e 2012, Loco Abreu também defendeu o Sol de América. Aos 39 anos, o atacante chegou em janeiro de 2016 ao clube paraguaio, onde atuou em dez partidas e marcou dois gols.





Club Sol de América@SoldeAmericapy

UNO DE LOS DOS LADOS

El gran @Eloco13Abreu vistió las dos casacas.
En #CONMEBOLSudamericana el equipo que amamos, Sol de América, enfrentará a @Botafogo.#LaFiestaAzuldelContinente#FuerzaSol


Destaques
Principal goleador do time na temporada, o atacante César Villagra chama a atenção: o jogador tem dez gols em 15 jogos disputados. Atrás dele, estão os meias Federico Jourdan - cinco gols em 19 jogos - e Walter Clar - quatro gols em 20 partidas. A última vez que Villagra marcou foi na vitória por 3 a 2 sobre o Deportivo Santaní, pelo campeonato nacional: ele balançou as redes duas vezes.


Os defensores Milciades Portillo e Edgar Ferreira são os jogadores com mais jogos pelo Sol de América na temporada: participaram de 22 das 23 partidas do time.


Casa de Gatito



Gatito, goleiro do Botafogo e do Paraguai — Foto: Divulgação


O primeiro jogo da segunda fase da Sul-Americana será disputado já na próxima semana, na casa do Sol de América. Antes de iniciar a preparação para disputar a Copa América, Gatito Fernández, convocado pela seleção paraguaia, terá tempo de retornar ao país onde nasceu e iniciou a carreira. O goleiro do Botafogo reencontrará um velho conhecido.


Gatito enfrentou o Sol de América em sete oportunidades, quando defendia o Cerro Porteño, e nunca perdeu para o rival: são cinco vitórias e dois empates.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Luque, Paraguai