Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Hora de ganhar jogo grande: Botafogo tem aproveitamento de 28% contra os outros principais clubes do Brasil


Em 13 confrontos, Alvinegro venceu apenas três, sendo que em um deles o Grêmio levou reservas a campo; nesta semana, tem mais dois clássicos, contra Cruzeiro e Fluminense



Lucas Uebel/Divulgação Grêmio


Embora o conceito incomode a alguns clubes tradicionais do país, existe uma elite dos 12 grandes do Brasil: além do Botafogo, há outros três no Rio, quatro em São Paulo, dois em Minas Gerais e mais outros dois em Porto Alegre. Nesse tipo de confronto no Brasileirão 2018, o Alvinegro tem se saído muito mal - aproveitamento de 28% (11 pontos conquistados em 39 possíveis). São oito derrotas em 13 jogos.


Nesta quarta-feira, às 19h30, o Botafogo novamente tem pela frente um dos 12 principais clubes do país: recebe o Cruzeiro, no Nilton Santos. Até agora, os números são desanimadores contra essas equipes. O Botafogo teve melhor rendimento nos clássicos regionais: venceu Vasco e Fluminense, perdendo para o Flamengo. A única vitória contra times de fora foi contra o Grêmio, que foi ao Nilton Santos com um time formado majoritariamente por reservas.


Os gols de Vasco 1 x 2 Botafogo pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro


- Não digo que somos inferiores a outros clubes, mas claro que o elenco do Grêmio e do Cruzeiro são mais elásticos que o nosso. Mas não é desculpa. Em campo são 11 contra 11. Sabemos que estamos devendo para a nossa diretoria, para o nosso torcedor - disse o lateral Moisés.


Confrontos contra os principais clubes do Brasil
Adversário Placar Estádio Rodada
Palmeiras 1x1 Nilton Santos 1ª
Grêmio (reserva) 2x1 Nilton Santos 3ª
Cruzeiro 0x1 Mineirão 4ª
Fluminense 2x1 Nilton Santos 5ª
São Paulo 2x3 Morumbi 8ª
Vasco 2x1 São Januário 9ª
Corinthians 0x2 Arena Corinthians 13ª
Flamengo 0x2 Maracanã 14ª
Internacional 0x3 Beira-Rio 16ª
Santos 0x0 Nilton Santos 17ª
Atlético-MG 0x3 Nilton Santos 19ª
Palmeiras 0x2 Allianz Parque 20ª
Grêmio 0x4 Arena do Grêmio 22ª

No quesito gols sofridos, a situação também é bastante negativa. O Botafogo marcou nove vezes e sofreu 24, média quase de dois por jogo. O time só não levou gol no empate em 0 a 0 com o Santos. Para Moisés, é fundamental entrar ligado nesse tipo de jogo.


- Sabemos que, ao jogar contra equipes que têm elenco qualificado, você tem que errar menos. Tivemos prova contra o nosso rival, entramos desligados e levamos dois gols em sete minutos - disse o lateral Moisés, referindo-se ao último jogo contra o Flamengo.


Para tentar melhorar esse quadro, o técnico Zé Ricardo terá a volta do zagueiro Igor Rabello, que estava suspenso e não pegou o Grêmio. Ele é um ponto forte nas jogadas de bola parada no ataque e também defensivamente. Além de Rabello, Kieza também pode voltar ao time. O atacante se recuperou de lesão na coxa e tem tudo para ser relacionado.


Ao analisar o Cruzeiro, Moisés exaltou o meio-campo, a bola aérea e nomes como os de Thiago Neves, Robinho, Arrascaeta e Dedé (os últimos dois convocados). E lembrou que, às vezes, pode ser mais interessante jogar de forma compacta e esperar o momento de tentar a vitória.


- Nesses jogos contra times grandes, as oportunidades são mínimas, e temos que tentar aproveitar para surpreendê-los - receitou.


Botafogo e Cruzeiro se enfrentam, às 19h30, da próxima quinta, no Estádio Nilton Santos. Para tentar chamar o torcedor, a diretoria faz promoção nos ingressos.


Fonte: GE/Por Felippe Costa e Fred Gomes, Rio de Janeiro