Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2019

O planejamento do Botafogo para o início de 2020: time leve, intenso e com ataque jovem


Manoel Renha, ex-diretor geral da base e integrante do Comitê Executivo de Futebol, afirma que clube deve buscar mais um nome para o meio; caso saiam atletas, tentarão repor



Um dos clubes mais ativos no mercado em dezembro, o Botafogo tem priorizado a contratação de jovens. Foram cinco reforços até agora, e apenas o lateral-esquerdo Guilherme Santos tem mais do que 31 anos - faz 32 em fevereiro. O ponta Alexander Lecaros é o mais novo, com 20. Na sequência vêm o volante Thiaguinho (22), o centroavante Pedro Raul (23) e o zagueiro Ruan Renato (25).


Além da clara limitação financeira já que o projeto de clube-empresa, embora aprovado, ainda não foi para o papel, o Botafogo prioriza a formação de um time leve, intenso e com ataque jovem. Assim Manoel Renha, integrante do Comitê Executivo de Futebol e ex-diretor geral da base, define a estratégia do departamento na busca por contratações.


- Em primeiro lugar há a limitação de orçamento, que é bem grave em função da situação. A S/A ainda não aconteceu, então a gente está trabalhando dentro da realidade atual. Isso implica tentar jogadores jovens, porque eles têm custo menor.



Manoel Renha, à esquerda de Valdir Espinosa, explica estratégia do Botafogo no mercado — Foto: Vitor Silva/Botafogo




- Sem dúvida ter um time mais leve e que seja mais intenso é ideia do Comitê (Executivo de Futebol) discutida com Valentim e Espinosa. Essas são as características dos jogadores que estão sendo buscados, com exceção ao Guilherme Santos. Todos os outros têm idade abaixo de 30 anos - explicou Renha.


Confira outros tópicos do papo com Manoel Renha:


A busca por jovens tem também como objetivo lucrar na frente, embora haja jogando chegando por empréstimo?

- Claro que eles dando certo na frente, o potencial de venda cresce. Estamos também com meninos que jogaram no final do ano passado, o Rhuan e o Luis Henrique na frente. Estamos trazendo esse menino Alexander Lecaros e o Pedro Raul, que ainda não fechou. Estamos aguardando vir o documento assinado do Vitória de Guimarães.



Pedro Raul tem 23 anos — Foto: Paulo Marcos / Atlético-GO



Ataque jovem e perfil do grupo

A frente principalmente vai ser bem jovem, embora eu ache que jovem é até 23. A partir de 23 anos, acho que o jogador já tem que estar maduro.


Então você vai ter uma defesa em que todo mundo tem 23 ou mais. No meio-campo também você tem jogadores com boa rodagem.


Um reforço a mais para o meio-campo de olho início de 2020

Talvez ainda façamos uma contratação. Estamos trazendo o Leandrinho, que fez bom campeonato no Sport. Espero que corresponda aqui. Você tem Alex Santana, João Paulo. Talvez a gente faça uma contratação, e o restante só com saída. Em negociações ou em trocas. Se sair por negociação, a gente vai ao mercado tentar repor.



Leandrinho,23 anos, é esperança alvinegra — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Mas a ideia é fechar para o Carioca em cima do grupo, até pelas limitações financeiras que temos. Se a questão da S/A se viabilizar, o cenário pode mudar.



Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro