Páginas

domingo, 13 de agosto de 2023

Análise: Botafogo fecha primeiro turno do Brasileiro dando recado para os rivais



Vitória de virada sobre o Internacional dá mostras de um time preparado para ser Campeão Brasileiro e que exige o limite para ser vencido




O Botafogo venceu o Internacional por 3 a 1, Maurício abriu o placar para o Colorado, Victor Sá, Nicolás Hernandez (contra) e Luís Henrique viraram para os donos da casa, e alcançou a melhor campanha da história do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, com 47 pontos e 15 vitórias.






Botafogo 3 x 1 Internacional - Melhores momentos - 19ª rodada do Brasileirão 2023


O triunfo sobre os gaúchos coroou uma campanha histórica e deu um recado para os outros 19 times do Brasileirão: quem quiser vencer o Alvinegro, vai ter que fazer uma partida praticamente perfeita para alcançar o objetivo.


Mesmo sem o craque e artilheiro do Brasileirão, Tiquinho Soares, a equipe buscou uma virada sobre um rival que está nas quartas-de-final da Libertadores e acaba de eliminar o River Plate, se impondo física e tecnicamente, promovendo um amasso completo no segundo tempo.


Na ausência do camisa 9, Bruno Lage apostou na entrada de Lucas Fernandes, deslocando Eduardo para a função de atacante centralizado. Na ponta-direita, o português escalou Gustavo Sauer, que tem características de um meia que cai para dentro compor o setor. Apesar de as movimentações não estarem tão encaixadas, o time fez um bom primeiro tempo.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Tiquinho Soares faz chamada de vídeo com jogadores do Botafogo após vitória sobre o Inter


Logo aos quatro minutos, Fernandes perdeu oportunidade cara a cara com Rochet após escorada de Eduardo. Daí para frente na etapa inicial, a partida proporcionou ao Botafogo dificuldades até então inéditas para o time no Brasileiro para superar: uma falha de Lucas Perri e a desvantagem no Nilton Santos.


Maurício invadiu a área pelo lado esquerdo, chutou, Perri deu rebote, perdeu a bola de vista e deixou o gol aberto para o próprio meia colorado colocar na rede. Foi a primeira vez no torneio que o Glorioso saiu atrás no placar dentro do próprio estádio. Mas, o que poderia virar uma situação de pressão, foi só mais uma prova de resiliência de um time que se mostra completamente pronto para conquistar.





jogadores, botafogo, nilton santos — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Na volta para o segundo tempo, Lage tirou Sauer e Lucas Fernandes e entrou com Luís Henrique e Janderson. O que era uma atuação superior, mas equilibrada, virou um completo amasso do Botafogo durante os 45 minutos finais.


Com Eduardo de volta ao meio, um centroavante de referência e dois pontos mais agudos, o Glorioso empurrou o Internacional para trás e começou a rondar a área durante todo tempo até buscar a virada em 13 minutos.


Aos 9, Luís Henrique recebeu de Janderson em profundidade, cruzou para trás e Victor Sá colocou no fundo da rede. Três minutos depois, o camisa 11 escorou para Hugo, que foi no fundo, cruzou e o zagueiro Nicolás Hernandez, que tinha entrado um minuto antes, empurrou contra o próprio gol para virar.


Luís ainda fechou a atuação de gala com chave de ouro ao marcar o terceiro em um contra-ataque de manual puxado por Di Plácido. Atordoado, o Inter ainda teve uma chance de reagir, mas parou em boa defesa de Perri, se redimindo.




"O Botafogo será campeão brasileiro", comemora Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/o-botafogo-sera-campeao-brasileiro-comemora-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11860715.ghtml)


O Botafogo teve mais uma de muitas atuações de campeão nesse Brasileirão. O time de Tiquinho, é também de muitos outros. Mais uma vez, o Glorioso provou que a força coletiva é a principal virtude e caminha a passos largos para o título. Faltam 19 rodadas.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Botafogo fecha primeiro turno com a melhor campanha na era dos pontos corridos; veja ranking



Equipe terminou primeira metade do Brasileirão com 47 pontos e superou a campanha do Corinthians de 2017 pelo número de vitórias



O Botafogo venceu o Internacional por 3 a 1, neste sábado, no Nilton Santos, e registrou a melhor campanha de primeiro turno da história do atual formato do Brasileirão. O time carioca chegou à 15ª vitória no torneio e alcançou os mesmos 47 pontos conquistados pelo Corinthians, em 2017, mas com um triunfo a mais.




Botafogo 3 x 1 Internacional - Melhores momentos - 19ª rodada do Brasileirão 2023


O Alvinegro fechou a primeira metade da competição com 82,5% de aproveitamento, com 15 vitórias, dois empates e duas derrotas. O Espião Estatístico elaborou um ranking com as dez melhores campanhas desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes. Confira abaixo:







Botafogo fechou o primeiro turno com 47 pontos conquistados — Foto: Alexandre Durão/ge



Melhor campanha como mandante no primeiro turno

Outra marca expressiva conquistada pela equipe de Bruno Lage foi a de melhor campanha como mandante na era dos pontos corridos. O Botafogo fechou a primeira metade do torneio com 100% de aproveitamento em casa e chegou à décima vitória consecutiva atuando no Nilton Santos no Brasileirão.


+ Favoritismos #19: dicas, palpites e chances de vitória no Brasileirão


Coincidentemente, o recorde anterior também pertencia ao Corinthians. Em 2010, o Timão também venceu todas as dez partidas do primeiro turno como mandante, mas o Botafogo de 2023 alcançou um saldo de gols superior: 20 contra 18.







Veja a campanha do Botafogo em casa no Brasileirão 2023:





botafogo, inter, nilton santos, mosaico — Foto: Alexandre Durão


Botafogo 2 x 1 São Paulo - 1ª rodada
Botafogo 2 x 0 Atlético-MG - 4ª rodada
Botafogo 3 x 0 Corinthians - 5ª rodada
Botafogo 1 x 0 Fluminense - 7ª rodada
Botafogo 2 x 0 América-MG - 8ª rodada
Botafogo 2 x 0 Fortaleza - 10ª rodada
Botafogo 2 x 0 Vasco - 13ª rodada
Botafogo 2 x 0 Bragantino - 15ª rodada
Botafogo 4 x 1 Coritiba - 17ª rodada
Botafogo 3 x 1 Internacional - 19ª rodada

Fonte: Por Felippe Santos e João Guerra — Rio de Janeiro

Bruno Lage exalta atletas do Botafogo e torcida no aniversário do clube: "Momento histórico"



Técnico alvinegro destaca projeto do clube e ressalta campanha recorde no primeiro turno




O Botafogo venceu o Internacional por 3 a 1, de virada, neste sábado, no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Alvinegro se isolou ainda mais na liderança da competição, alcançou 47 pontos e chegou ao melhor primeiro turno da história dos pontos corridos do Brasileirão. Após a partida, o técnico Bruno Lage destacou os atletas da equipe e a torcida no aniversário do clube.







Botafogo 3 x 1 Internacional - Melhores momentos - 19ª rodada do Brasileirão 2023


+ Bruno Lage diz que pressionou Diego Costa por acerto com Botafogo: "Grande jogador"


- Começar do aniversário do clube. É um momento histórico e esses jogadores fizeram história ao bater o recorde de pontos do primeiro turno. No dia do aniversário do clube, os jogadores corresponderam dentro daquilo que é ser Botafogo e aos torcedores também que voltaram a encher o estádio.




Bruno Lage, do Botafogo, após a vitória contra o Internacional — Foto: Giba Perez


O treinador português revelou que teve um encontro com um grupo de torcedores do Botafogo neste sábado, pela manhã, para tomar café. Na ocasião, conversou com um torcedor mais velho, que disse que há muito tempo não via a equipe com um desempenho assim.


- Hoje tomei café da manhã com um grupo de torcedores. Havia um senhor mais velho que todos os outros, até que eu. Idade é sabedoria. Ele me disse que há muito tempo não via o Botafogo jogar e independente do que acontecer, queria continuar a ver o Botafogo assim, com identidade. Eu me senti muito fortalecido. Passei essa confiança aos jogadores. É isso que os torcedores querem ver, um trabalho de equipe que está ali para representar as cores do clube. Foi uma grande noite, fizemos um grande jogo.




Perri comenta falha contra o Inter: "Não faço ideia do que aconteceu" (https://ge.globo.com/futebol/video/perri-comenta-falha-contra-o-inter-nao-faco-ideia-do-que-aconteceu-11860684.ghtml)


Bruno Lage disse que a equipe evoluiu após a partida contra o Cruzeiro, na qual finalizou apenas uma vez ao gol. Contra o Internacional, o Botafogo construiu a vitória por 3 a 1, mesmo ao sair atrás do placar, com muita superioridade. Foram 17 finalizações ao gol de Rochet, goleiro adversário, um dos destaques da partida.


- Esse é o meu sétimo jogo, não tem um mês que estou no comando da equipe. Temos feito uma gestão perfeita, somado pontos, passamos uma eliminatória e usamos 25, 26 jogadores na totalidade. Foi um jogo sempre a crescer e com volume de oportunidades mutio grande. Lembro que contra o Cruzeiro, muita gente criticou que fizemos só um chute a gol. Hoje compensamos, fizemos 17 e três gols. Treinador vai estar aqui sempre sendo criticado. O que me deixa feliz é olhar e sentir uma enorme confiança das pessoas que trabalham comigo. Só um grande time consegue fazer o que esse time fez hoje durante os 90 minutos.


Sobre as contratações que o Botafogo fez na janela do meio da temporada, Bruno Lage elogiou o projeto do clube e as lideranças John Textor, dono da SAF, André Mazzuco, diretor-executivo, Adriano Colares, coordenador de futebol, e Alessandro Brito, head de scout.


- Antes de chegar eu percebi, pelas palavras de John, como era o projeto do Botafogo. Depois nas conversas do dia a dia com André Mazzuco, Adriano Colares e Alessandro Brito, o projeto do Botafogo é muito simples. Aproveito para realçar o jogo que o Hugo fez. Tínhamos o Rafael na direita, que por infelicidade, não estará mais disponível este ano. No lugar dele, veio Di Plácido e temos JP. Do lado esquerdo, temos Marçal e Hugo, que vem da base e foi um dos melhores no primeiro tempo. O trabalho é este. Foi fazer num curto espaço de tempo um time que fosse competivo. Na conversa com os torcedores, não sabiam que o Tiquinho era assim. Temos um conjunto de jogadores com muita experiência e qualidade, além de preparar (o time) para o futuro - disse Lage, que completou:


- Todos percebemos, e os torcedores também, porque essa caminhada é longa. Porque quando faltar a experiência de algum jogador, tem outro que é muito novo e que tem que ser tratado bem, sem pressão e que possa performar. Não vamos ter pressão em Hugo, Diego, Mateo, Janderson e que tenham, sim, um contexto favorável para evoluir no treino e tenham influência no jogo. Esse é o projeto do Botafogo e nesse sentido que identifico porque fiz no Benfica e no Wolverhampton. Este é o projeto e não vamos sair daqui. A confiança que nossos rapazes têm, o trabalho no departamento e o trabalho que fazemos, permite isso. Conseguimos o recorde de 47 pontos. Já viu um time ser campeão com 47 pontos? Não. Então, temos uma longa caminhada pela frente.


Outros tópicos da coletiva

Lucas Fernandes titular

- Tivemos uma boa entrada no jogo. Tenho confiança em todos, mas Lucas vem de lesão e nosso plano era de ter um ou dois jogadores para entrar e manter um nível de intensidade muito alto. Sabíamos que eles poderiam dar continuidade a isso dado o jogo com o River. O Cruzeiro também fez um jogo bem intenso conosco. O homem que jogou atrás de Eduardo foi quem teve as três primeiras oportunidades de gol. Depois, surge o gol do Inter, a equipe fica a querer resolver o problema rápido. Depois dos 30 ou 35 minutos, o time volta a crescer e tem duas oportunidades com Eduardo. O Lucas chutou, goleiro espalmou e o Eduardo aproveitou o rebote, mas o goleiro defendeu.


Entrada de Luis Henrique vindo do banco

- O Luis Henrique também vem de lesão, entrou bem na quarta-feira e depois achamos que seria o homem para entrar e manter o jogo num ritmo alto. Depois senti também que o Inter baixou as linhas e tínhamos que manter um homem para empurrar a linha defensiva e dar espaço ao Eduardo. Passei confiança que tem uns com os outros. Dpeois pedi para manter a intensidade e continuar criando as oportunidades.


Gramado sintético

- Mais vale um bom sintético que um mal gramado natural. Os jogadores estão adaptados perfeitamente. Eu fiquei curioso. É um sintético diferente. Não tem aquela borracha preta, é uma curtiça. Todos os jogos que fizemos em casa, foram de muitas oportunidades.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Luís Henrique muda o jogo e é o melhor; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal na vitória sobre o Internacional e avalie





Ranking de Atuação

Ordenar por:




Lucas Perri - GOL

nota ge 3.5
público 7.7

Falhou feio no gol do Internacional que abriu o placar. Na segunda etapa, fez uma grande defesa para frear qualquer reação do Inter.



Di Placido - LAT

nota ge 6.5
público 8.3

Agudo, aproveitou muito o corredor criado por Sauer no primeiro tempo subindo para o ataque. Depois do intervalo, mostrou também muita qualidade na defesa.



Adryelson - ZAG

nota ge 7.5
público 8.7

Absoluto durante todo o jogo. Colocou Enner Valencia no bolso na maior parte do tempo e ganhou todas as divididas.



Víctor Cuesta - ZAG

nota ge 6.5
público 8.5


É o grande líder da defesa, que mantém as peças organizadas e o time concentrado no setor defensivo. Seguro como sempre



Hugo - LAT

nota ge 7.0
público 8.6

Além de mostrar qualidade na defesa, deu a "assistência" para o gol da virada depois de dominar a bola de letra indo na linha de fundo e cruzar para a área. Ótima partida do camisa 16.



Marlon Freitas - MEI

nota ge 7.5
público 8.8

Um maestro no meio-campo. A todo tempo a bola passa nos pés do camisa 17 que dita o ritmo do jogo com lançamentos longos e passes curtos.



Tchê Tchê - MEI

nota ge 6.5
público 8.5

Se movimentou muito e ajudou no trabalho de bola ofensivo, principalmente no lado direito. Deu um chute perigoso que Rochet rebateu para o meio da área e quase virou gol.



Júnior Santos - ATA

nota ge--
público--

Entrou no fim.



Lucas Fernandes - MEI
nota ge 5.5
público 6.2

Voltando ao time titular, foi bastante participativo chegando à frente. Teve chance cara a cara com Rochet logo aos quatro minutos, mas desperdiçou. Acabou substituído por Luís Henrique no intervalo.


10º
Luis Henrique - ATA

nota ge 8.5
público 9.4

Mudou a partida no segundo tempo. Arisco, entrou dando velocidade no ataque, deu assistência para o gol de Victor Sá que empatou a partida, participou da jogada da virada e colocou a bola na rede no terceiro. Decisivo


11º
Victor Sá - ATA

nota ge 6.5
público 8.7

Depois de um primeiro tempo apagado, mudou de lado após o intervalo com a entrada de Luís Henrique e foi responsável pelo gol de empate.


12º
Danilo Barbosa - MEI
nota ge--
público 7.0

Entrou no fim.


13º
Eduardo - MEI

nota ge 8.0
público 9.1

Dos pés dele saíram as duas melhores chances do Botafogo no primeiro tempo, ambas pararam nas mãos de Rochet, em chute de Lucas Fernandes e do próprio Eduardo. De volta à posição de origem, participou mais do jogo, gerou espaços e deu assistência para o terceiro gol.


14º
Gustavo Sauer - ATA
nota ge 4.5
público 6.1

Participou pouco da partida e não conseguiu preencher o meio-campo junto com Lucas Fernandes. Foi substituído no intervalo por Janderson.


15º
Janderson - ATA

nota ge 6.5
público 8.3

Trouxe presença de área que faltou na primeira etapa, lançou Luís Henrique no lance do primeiro gol e forçou o erro do zagueiro do Internacional na virada.


16º
Bruno Lage - TEC
nota ge 7.0
público 8.4

Boa leitura no intervalo para consertar os problemas do time. A atuação na primeira etapa foi boa, mas, após as mexidas, evoluiu demais na segunda etapa.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro