Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Agente confirma adeus de Zeballos, e outros gringos também estão de saída


Paraguaio tem sondagens da Ásia, Europa e do Olimpia, seu ex-clube. Bolatti, Ramírez e Tanque Ferreyra não terão os contratos renovados.




O Botafogo terminou o Campeonato Brasileiro com quatro estrangeiros no elenco, os argentinos Bolatti e Tanque Ferreyra, o paraguaio Zeballos e o peruano Ramírez, mas todos eles não devem mais vestir a camisa alvinegra em 2014. O contrato dos gringos termina no fim de dezembro e eles já até recolheram o material no clube antes das férias.

Bolatti e Zeballos não permanecem no Botafogo em 2015 (Foto: Satiro Sodré/SS Press)
Eder Zenlucas, empresário de Zeballos, disse que a nova diretoria não entrou em contato, mas confirmou que o paraguaio não fica. O clube tem uma alta dívida com o jogador, que na reta final do Brasileiro acabou tendo um papel secundário no time por opção do técnico Vagner Mancini.

O agente ele irá se reunir com Zeballos nos próximos dias para analisar as opções para 2015. Segundo ele, há sondagens da Ásia e também a possibilidade do retorno ao Olimpia.

- Ainda não houve contato da diretoria, mas o Zeballos não vai continuar, até por tudo o que aconteceu durante o ano e pelo o que o clube lhe deve. Além disso, teve o que aconteceu com ele neste final. Apesar de o time não estar bem, era o artilheiro, vinha entrando, fazendo gols. Temos opções no mercado asiático - Coreia e China -, e na Europa. O Olimpia também demonstrou interesse em tê-lo na Libertadores.

No caso de Tanque Ferreyra, o centroavante chegou a animar a torcida no início, na disputa da Libertadores, mas não conseguiu ter uma boa sequência. No Brasileiro, atuou em apenas 11 jogos, não fez gol e passou muito tempo no departamento médico. Bolatti esteve presente em 26 jogos, mas não conseguiu se ficar e é considerado caro, assim como Ramírez, que pertence ao Corinthians. O peruano teve bons momentos no clube, mas na reta final da competição apresentou uma queda de rendimento.

Por Fred Huber Rio de Janeiro/GE

Com Mancini longe da unanimidade, Botafogo deve buscar novo técnico


Tendência é que treinador, desgastado por causa da crise no clube, seja substituído na próxima temporada, embora afirme desejar permanência em 2015



Mancini entra de férias sem futuro definido no
 Botafogo (Foto: Beto Nociti / Agência Estado)
Após o empate em 0 a 0 com o Atlético-MG, Vagner Mancini deixou o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, rumo às suas férias, que começam no interior de São Paulo. Mas também partiu rumo ao desconhecido, já que seu futuro é incerto. O técnico adotou um discurso de desejo de permanência, mas esta não é a vontade da maior parte da diretoria, que assumiu o clube no último dia 26. A questão será debatida internamente nos próximos dias.

Atualmente, quase todos os esforços dos dirigentes estão direcionados à volta do Botafogo ao Ato Trabalhista, principal meio para que o clube tenha suas receitas desbloqueadas. Está marcada para esta quarta-feira uma reunião da diretoria para traçar as estratégias. Até quinta, o Alvinegro precisa pagar três parcelas atrasadas da Timemania, sob pena de complicar seu retorno ao Ato.

Então, será discutida a situação de Vagner Mancini e, de maneira geral, a de quem será o treinador do Botafogo em 2015. A diretoria deve primeiramente analisar possíveis nomes no mercado, que tenham salários compatíveis à realidade do clube. Internamente o nome de Cristóvão Borges foi falado, mas sabe-se que a quantia pedida pelo treinador seria considerada alta, mesmo que deixe o Fluminense. Se decidir por manter Mancini, o Alvinegro pode pedir uma redução salarial.

Mas a julgar pela maioria das opiniões daqueles que serão responsáveis pela decisão, Vagner Mancini não deve ficar no Botafogo. Numa das primeiras conversas com integrantes da nova diretoria, o treinador se disse “sem clima” para permanecer, em virtude do desgaste sofrido ao longo dos últimos oito meses. Além disso, sua relação ruim com o diretor de futebol Wilson Gottardo foi um ponto decisivo para esse desgaste, também marcado por uma forte discussão com Jobson após a derrota para o Figueirense e muitas reuniões com jogadores, integrantes de torcidas organizadas e dirigentes por causa de maus resultados e salários atrasados.

- O Mancini é competente e leal. Levou uma situação difícil com muito profissionalismo. Mas tanto ele quanto o Botafogo estão precisando de novos ares - afirmou um integrante da diretoria alvinegra, resumindo a situação.

Após a partida contra o Atlético-MG, que encerrou a participação do Botafogo na Série A do Campeonato Brasileiro, Vagner Mancini reforçou sua intenção de ficar e reconduzir o time à elite, mas deixou claro que entra de férias sem que haja uma reunião agendada para definir seu futuro.

- Ainda não tem data marcada (para uma reunião). Tenho uma viagem marcada para fora do país, mas não houve tempo ou não houve interesse. Não sei. Não tem nada marcado - disse o técnico.

Treinador espera contato da diretoria para tratar de sua permanência ou não no Alvinegro (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Por Gustavo Rotstein Brasília/GE

Mãos à obra: Bota começa a planejar 2015 por pré-temporada e amistosos


Alvinegro deve se preparar em Saquarema, mas CT em Pinheral também tem datas reservadas. Programação conta com quadrangular em Natal e jogo com time de Cuca




Ao mesmo tempo que direciona a maior parte de seus esforços para solucionar suas questões fiscais, o Botafogo tenta avançar com o planejamento do futebol para 2015. Os jogadores entraram de férias após o empate por 0 a 0 com o Atlético-MG, no último domingo, e a expectativa é de que a reapresentação ocorra dia 7 de janeiro. O lugar da pré-temporada ainda está em negociação, mas o CT da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema (RJ), aparece como opção favorita - o clube vem trabalhando no local nos últimos anos, exceto 2011.

CT em Saquarema vem recebendo o Botafogo nos últimos anos: 2010, 2012, 2013 e 2014 (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

O Botafogo também deixou reservadas algumas datas no Centro de Treinamento João Havelange, em Pinheiral (RJ), que seria uma alternativa. O clube também foi convidado para participar de um quadrangular amistoso em Natal (RN) em homenagem a Marinho Chagas. Inicialmente o torneio seria em dezembro, durante as férias dos atletas. Mas a possível transferência para janeiro torna a participação do Alvinegro mais viável. A competição também contaria com ABC e América, ambos do Rio Grande do Norte, e o Cosmos, dos Estados Unidos.

O clube também negocia para enfrentar no dia 25 de janeiro o Shandong Luneng, da China, que conta com o técnico Cuca e com os atacantes brasileiros Vagner Love e Aloísio, além do meia Montillo. A partida seria no Rio de Janeiro e serviria como uma espécie de ensaio geral para a estreia no Campeonato Carioca, dia 1º de fevereiro, contra o Boavista.

Enquanto isso, o Botafogo pretende definir a situação do diretor Wilson Gottardo e do técnico Vagner Mancini e ver quem serão os comandantes deste planejamento. O clube ainda vai reformular seu elenco para buscar a volta à elite após fechar 2014 rebaixado para a Série B.

Por Gustavo Rotstein Brasília/GE