Páginas

domingo, 23 de outubro de 2022

Luís Castro, do Botafogo, reclama do VAR em lance de pênalti: "Erro grave"



Técnico alvinegro diz que Matheus Martins já estava em queda antes de choque com volante Patrick: "Claramente não é pênalti"








Melhores momentos: Fluminense 2 x 2 Botafogo pela 33ª rodada do Brasileirão 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/64qsfn9vZQU" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)



Apesar de reconhecer o mérito do Fluminense ao buscar o empate com o Botafogo após estar perdendo por 2 a 0, o técnico alvinegro, Luís Castro, considerou um erro grave do VAR a marcação do pênalti que acabou convertido por Ganso e deu início à reação tricolor. Segundo o treinador, Matheus Martins já estava em queda quando houve o choque com Patrick de Paula e, portanto, na sua visão, não deveria ter sido marcada a infração.


- Falar do pênalti é falar do momento decisivo do jogo. Claramente não é pênalti. Tinham três grandes equipes em campo, o Fluminense, o Botafogo e a equipe de arbitragem. Não sei o que se passou. O jogador quando bate no Patrick está em queda. Quem provoca a queda do jogador do Fluminense? Ninguém. Quando ele bate na perna do Patrick, já está em queda. Ninguém joga futebol deitado. Portanto, para mim é claro, não é pênalti, é erro grave do VAR. Devia haver o VAR do VAR. Devia haver uma fiscalização quando o VAR não está em condições, e dessa vez não esteve em condições de analisar. Se analisaram, não podem dizer algo diferente do que eu disse.





Luís Castro, técnico do Botafogo, após clássico contra o Fluminense — Foto: Thayuan Leiras


Ao analisar a partida, Castro afirmou que o Botafogo, especialmente no primeiro tempo, conseguiu tirar um pouco a bola dos pés do Fluminense, que tem a posse por característica de jogo, e dessa forma o time teve maiores possibilidades de se impor no Maracanã.


- Tivemos uma boa postura, fomos uma equipe bastante organizada, que sabia o que queria do jogo. Conseguimos tirar a bola do Fluminense, conseguimos tirar algum tempo deles, o Fluminense normalmente tem a posse bem elevada. No segundo tempo, abrimos ainda com supremacia, até os 30 minutos quando ficou 2 a 1. E, a partir daí, foi de frente. Há uma equipe que cresce mais, o Fluminense, mesmo assim conseguimos sair e chegar à frente, não como queríamos. É um grande jogo do Botafogo, é um jogo que sentimos uma injustiça mas temos de dar mérito ao Fluminense pela forma como reagiu.




Luis Castro analisa resultado e reclama de pênalti em Fluminense x Botafogo (https://ge.globo.com/video/luis-castro-analisa-resultado-e-reclama-de-penalti-em-fluminense-x-botafogo-11052665.ghtml)



Confira a íntegra da entrevista de Luís Castro:


Patrick de Paula

- A equipe do Botafogo são todos. O Patrick nunca jogará sozinho em campo, assim como nenhum jogador do Botafogo. O Patrick fez o trabalho dele. Parabéns ao Patrick pelo trabalho que fez, parabéns pela minha equipe pelo trabalho que fizeram. Seremos sempre uma família em campo. É isso que trabalhamos todos os dias. Temos o trabalho mental para o jogo. Nossa equipe joga em qualquer estádio do mundo, contra qualquer adversário para ganhar e sempre como uma família. Juntamente com a nossa torcida, com o nosso staff. O Patrick nos representou bem junto com os nossos colegas naquilo que a gente pretendia, que era ganhar o jogo.


Estratégia e mais críticas ao VAR

- Sabíamos que o Fluminense nos levava ao corredor direito para depois procurar o interior e criar situações de gol. Isso normalmente é feito com três homens. Então teríamos que marcar. Conseguimos bloquear muitas vezes. No início do jogo isso não feito de forma tão eficaz, estávamos um pouco precipitados, não tínhamos a paciência para esperar o momento certo para atacar o Fluminense.


- Felizmente, o gol validou aquilo que dissemos aos jogadores. Ganhamos tempo para posicionar melhor nossos jogadores de ataque, que não estavam bem posicionados por terem que defender o Fluminense, que nos levava muito ao corredor. Isso é o lado estratégico do jogo, em função daquilo que é o adversário, mas também daquilo que queremos do jogo. Nem sempre conseguimos, mas hoje penso que conseguimos. Uma pena aquele momento do jogo, que vira completamente o jogo, um pênalti injusto marcado a favor do Fluminense.


- Não estou dizendo que o Fluminense não pudesse vencer de outra forma. Mas simplesmente estou dizendo que o VAR errou, na minha opinião. Por que não chamou o árbitro em um lance de tanta dúvida para eles?


Adryelson

- O Adryelson fez aquilo que se espera de um jogador de futebol, que é jogar bem. É a obrigação dele.



Primeiro jogo no Maracanã

- Quando se tem oportunidade de trabalhar nesses grandes palcos do futebol mundial, mostra que valeu a pena o caminho até aqui. Foi um privilégio pisar pela primeira vez no Maracanã como treinador, ainda mais representado o Botafogo. É a compensação por todo caminho percorrido até aqui.



Tabela


- Nós treinadores somos seres humanos. Não somos máquinas. Não posso acabar um jogo intenso como esse contra o Fluminense e já pensar sobre os próximos. Vou fazer uma análise muito superficial do tema. Temos nosso objetivo como clube. Vamos lutar muito por ele, que é chegar em competições internacionais. Nesse caso, Libertadores ou Sul-Americana. Estando a Libertadores ao nosso alcance, lutaremos por ela. Sabendo que lutar por ela, podemos alcançar a Sul-Americana. E se lutarmos apenas pela Sul-Americana, podemos ficar sem nada.


Meta

Lutamos sempre pelo melhor. Se me perguntarem o que eu quero, é a Libertadores. Vamos correr atrás. É possível, não sei. Temos que ser animais competitivos. Sempre fui um animal competitivo. Hoje competimos de forma forte aqui. E a nossa forma de honrar a vida. Vamos ao nosso limite


Eduardo

Preocupa para a próxima partida. Não falta muito tempo. Se for uma lesão muscular, ficará fora até o final do campeonato. Espero que não. Não sou médico. Mas o que a minha experiência me diz é que quando um jogador sai de campo daquela forma é complicado. Eu penso no pior. Se foi o melhor, melhor.


Satisfeito com a atuação

A equipe esteve bem até o gol do Fluminense, teve mais domínio, estava controlado. Teve uma mudança tática do Diniz. A partir desse momento foi o Júnior Santos que passou a fazer o papel que o Jeffinho estava a fazer. Ele demorou um pouco em seu posicionamento e foi fatal para nós porque o lance não foi bem analisado. Sabíamos que o Fluminense faria uma pressão muito alta. Mas estou muito satisfeito com a equipe. Não estou satisfeito com o resultado. Não pela equipe que pegamos pela frente, que tem uma complexidade avançado, mas pela maneira como se desenrolou o jogo.


Fonte: GE

Atuações do Botafogo: Eduardo e Jeffinho se destacam no clássico



Veja as notas dos jogadores alvinegros no duelo com o Fluminense



Gatito Fernández [GOL]: Não teve culpa em nenhum dos gols. Fez boas defesas em outros lances. Nota: 6,5


Daniel Borges [LAD]: Foi batido facilmente no lance do pênalti para o Flu e sofreu com os pontas do adversário. Apareceu pouco no ataque. Nota: 4,5




Melhores momentos: Fluminense 2 x 2 Botafogo pela 33ª rodada do Brasileirão 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/64qsfn9vZQU" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


Adryelson [ZAG]: Não ficou envolvido diretamente em nenhum dos gols do Fluminense. Marcou Cano mais de perto e não deu tanto espaço para o artilheiro adversário. Nota: 6,5


Víctor Cuesta [ZAG]: Cochilou no lance do segundo gol, mas fez boa partida. Foi muito bem nas antecipações. Nota: 6,5


Marçal [LAE]: Sofreu com a pressão do Flu no primeiro tempo. A etapa final foi um pouco mais tranquila, mas não se destacou. Nota: 5,5


Patrick de Paula [VOL]: Voltou a jogar depois de quase três meses e fazia partida correta, até fazer um pênalti evitável que iniciou a reação do Flu. Nota: 5,0


Gabriel Pires [VOL]: Buscou o jogo e correu bastante, mas não fez um jogo de destaque. Nota: 5,5





Fluminense x Botafogo: Eduardo — Foto: André Durão


Eduardo [MEI]: Foi um dos melhores do jogo. Não só por abrir o placar, mas pela dinâmica que deu ao meio de campo. Só foi substituído por conta de um problema físico. Nota: 7,5.


Júnior Santos [ATA]: Foi o que menos pegou na bola no ataque e não criou tanto pela direita. Ganhou pontos por ter iniciado a jogada do gol de Jeffinho. Nota: 6,0.


Jeffinho [ATA]: Depois de um primeiro tempo discreto, terminou a partida como um dos melhores. Soube aproveitar os espaços que o Flu deu na defesa. Fez o gol e outras jogadas de perigo. Nota: 7,5.


Tiquinho Soares [ATA]: Participou da jogada do primeiro gol e trabalhou bastante de pivô. Não teve tantas chances. Nota: 6,0.


Entraram

Del Piage [VOL]: Entrou aos 15 minutos do segundo tempo e foi discreto. Não teve influência na partida nem para o bem e nem para o mal. Nota 5,0.


Victor Sá [ATA]: Entrou no lugar de Jeffinho e fez algumas boas jogadas pela esquerda, mas não teve impacto no resultado. Nota 5,0.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Fluminense x Botafogo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o jogo da 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro



Fluminense e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 33ª rodada do Brasileirão. Mesmo em páginas diferentes da tabela, ambos os rivais pensam nas vagas para a Libertadores. O ge acompanha todos os lances em tempo real, com vídeos exclusivos - clique aqui para seguir.


+ Confira a tabela completa do Brasileirão








Focado em conquistar a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores e afastar de vez o trauma de 2022, o Fluminense vai a campo precisando da vitória para seguir na briga na parte de cima da tabela. O time do técnico Fernando Diniz é o quarto colocado no Brasileirão, com 54 pontos. Com retrospecto positivo nos clássicos disputados na temporada, a equipe pode alcançar o melhor aproveitamento contra equipes do Rio desde 1929 se conquistar os três pontos.


O Botafogo é o 11º colocado na tabela, mas está a apenas dois pontos do oitavo lugar, ocupado pelo América-MG. O posto é importante porque o Brasileirão já tem um G-7 que, muito provavelmente, se tornará G-8 até o fim do campeonato. Com a briga embolada no meio da tabela, os alvinegros precisam da vitória.




PVC analisa Fluminense x Botafogo, pela 33ª rodada do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/pvc-analisa-fluminense-x-botafogo-pela-33a-rodada-do-brasileirao-11047214.ghtml)


Transmissão: Globo, com narração de Luis Roberto e comentários de Júnior e Roger Flores. PC Oliveira comanda a Central do Apito.


Tempo Real: o ge acompanha todos os lances do jogo – clique aqui para acessar


Escalações prováveis

Fluminense


A tendência é que o time seja praticamente o mesmo que venceu o Avaí por 3 a 0 na Ressacada na rodada passada. A única novidade deve ser a volta de Nino, recuperado de um problema muscular na coxa direita, formando a dupla de zaga com Manoel. O zagueiro treinou normalmente a semana toda e está à disposição. Tanto Calegari, improvisado na lateral esquerda, quanto Yago, no meio de campo, devem ser mantidos pelo treinador. Nathan, que cumpriu suspensão na última rodada, volta a ficar à disposição do treinador.


Escalação provável: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Calegari; André, Martinelli, Yago e Ganso; Arias e Cano.






+ Mais notícias do Fluminense


Quem está fora: Matheus Ferraz (joelho direito) e Luan Freitas (joelho direito).


Pendurados: Arias, Felipe Melo, David Braz, Yago, Wellington, Willian Bigode, Fábio e David Duarte.



Botafogo - técnico: Luís Castro


O Botafogo tem problemas no meio de campo. Tchê Tchê e Lucas Fernandes, ambos titulares, estão fora por suspensão e lesão, respectivamente. Para completar, um dos reservas imediatos também tem problemas físicos: Danilo Barbosa. A tendência é que Del Piage e Gabriel Pires façam o trio com Eduardo.


As boas notícias estão na defesa. O zagueiro Cuesta está de volta depois de desfalcar contra Internacional. Rafael se recuperou de lesão muscular, treinou durante a semana e tem chance de, pelo menos, estar no banco de reservas.


Escalação provável: Gatito Fernández; Daniel Borges, Adryelson, Cuesta e Marçal; Patrick de Paula, Gabriel Pires e Eduardo; Victor Sá (Jeffinho), Júnior Santos e Tiquinho Soares.


+ Mais notícias do Botafogo





Provável Botafogo contra o Fluminense — Foto: ge


Quem está fora: Tchê Tchê (suspenso); Breno, Danilo Barbosa, Kayque, Lucas Fernandes e Saravia (departamento médico).


Pendurados: Cuesta, Daniel Borges, Kanu Piazon, Sampaio e Victor Sá.


Arbitragem

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistente 1: Eder Alexandre (SC)
Assistente 2: Gizeli Casaril (SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA) (SP)
Quarto árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro