Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Análise: Botafogo tem noite de pouca inspiração e "esquece" de tentar a vitória fora de casa


Depois de início intenso, time perde ritmo e queima "gordura" no G-4 da Série B; defesa desliza e conta com falta de criatividade do Vitória no empate sem gols no Barradão



Em boa parte dos 90 minutos do empate em 0 a 0 entre Vitória e Botafogo, na noite da última quarta-feira, Enderson Moreira pareceu irritado à beira do campo. A insatisfação do treinador reflete o que o time apresentou no Barradão. A falta de inspiração e os erros da defesa ao ataque impediram os alvinegros de se aproximarem do líder Coritiba. A "gordura" criada nas última rodadas está acabando e agora a equipe fica a três pontos do quinto colocado Goiás.


+ Enderson explica queda de ritmo do Botafogo



Botafogo tem noite de pouca inspiração contra o Vitória — Foto: Pietro Carpi/EC Vitória


Com 11 vitórias, dois empates e duas derrotas, Enderson previu a queda de rendimento do Botafogo. Depois de desempenhos em bom nível e vitórias em sequência, as últimas três atuações (derrota, vitória e empate) servem de alerta para o desgaste e a perda de intensidade, mas não representam terra arrasada.


A oscilação no ritmo ao longo dos 90 minutos marcou o desempenho do Botafogo, que segue irregular fora de casa. O time teve momentos de lucidez, chegou a pressionar especialmente nos primeiros minutos, mas foi passivo na maior parte do tempo.


- Acho que a gente começou bem o jogo, conseguimos controlar as ações e desempenhamos bem esse papel. Começamos nos 15 minutos iniciais com uma presença mais forte e como não conseguimos fazer o gol, o jogo vai se equilibrando. Nosso segundo tempo não conseguimos voltar tão bem - analisou Enderson.



+ Gilvan pede apoio da torcida



Melhores momentos: Vitória 0 x 0 Botafogo, pela 27ª rodada do Brasileirão Série B


Se pouco criou na última quarta, o Botafogo também não sofreu. Apesar de dar a bola para o Vitória em muitos momentos e ceder espaços principalmente pelas laterais, o time de Enderson não viu o adversário dominar ou assustar.


Foram dez finalizações do Vitória contra sete do Botafogo. O número é baixo e aponta que a falta de inspiração também afetou os mandantes. Fato é que o time alvinegro pareceu ter entrado em campo sem a intenção de vencer, e isso irritou.


Com duas chances criadas antes dos cinco minutos, o Botafogo deu a impressão de que amassaria o Vitória. Que nada. O time baiano logo acertou a marcação e passou a ser pouco ameaçado nos minutos seguintes. Os alvinegros tiveram espaços, mas não forçaram.


Chay fez partida apagada e não conseguiu se conectar com os companheiros de frente. Os problemas foram agravados por uma peça que não engrenou como de costume: os erros de Luis Oyama deixaram o time com menos força na saída e nas transições. Marco Antonio ficou preso à função defensiva, e Diego Gonçalves errou quase tudo que tentou.


- Acho que perdemos muito a bola em determinado momento, algumas bolas poderiam ter sido trabalhadas um pouquinho melhor, podíamos ter trabalhado nos dois lados do campo e às vezes até no lado esquerdo um pouquinho mais, acho que é um caminho longo para a gente poder explorar - avaliou o treinador.


+ Atuações: defesa vai mal e ataque pouco produz




Rafael Navarro foi o melhor do ataque alvinegro — Foto: Jhony Pinho/AGIF


No segundo tempo, as mudanças no ataque e na defesa pouco surtiram efeito. Com Daniel Borges e Warley em campo, o time teve mais segurança na parte defensiva, mas seguiu sem agredir o Vitória.


No ataque, Rafael Navarro se salvou: foram apenas duas finalizações, mas o centroavante se movimentou, correu e brigou pelas jogadas. Nos minutos finais, foi substituído por Rafael Moura, que manteve o pique nas disputas ofensivas e teve um gol anulado nos acréscimos.


+ CBF não divulga linhas do VAR em gol anulado do Botafogo


Defesa desliza, mas não sofre gol

Se no ataque não teve inspiração, na defesa faltou concentração. Diego Loureiro, mais uma vez, não transmitiu segurança, e os zagueiros tiveram noite de deslizes no Barradão. Gilvan, principalmente, perdeu quase todas as disputas pelo alto. Kanu teve momentos de imaturidade e acabou expulso depois de receber o segundo cartão amarelo em lance muito questionável.


Na lateral direita, Jonathan Lemos voltou a atuar depois de quase cinco meses fora. A falta de ritmo foi evidente, e o jogador sofreu com as investidas do Vitória no primeiro tempo. A situação atrapalhou uma participação maior de Marco Antonio no ataque, já que o meia-atacante precisou focar na função defensiva.


A Voz da Torcida - Pedro Dep: "Mais uma partida horrorosa do Botafogo fora de casa" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-mais-uma-partida-horrorosa-do-botafogo-fora-de-casa-9904882.ghtml)


Por outro lado, o Botafogo de Enderson terminou mais uma partida sem sofrer gols. Sob o comando do treinador, o time levou apenas sete gols - melhor aproveitamento entre os quatro primeiros da Série B e à frente de equipes do G-4 da Série A, como Palmeiras, Fortaleza e Flamengo.


O Botafogo deixa Salvador com situações pontuais a serem examinadas e corrigidas. Ainda na vice liderança, mas com a distância curta para as equipes de baixo, o time mira a recuperação em casa, onde tem 100% de aproveitamento com Enderson e vai jogar as próximas duas rodadas, contra Avaí e CRB, concorrentes diretos na briga pelo acesso.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Botafogo joga mal e empata com o Vitória pela Série B do Brasileirão



Cada equipe tem um jogador expulso e, diante de um cenário de pouca criatividade, resultado acaba sendo ruim para os dois nas buscas pelos objetivos na competição'





Botafogo e Vitória não saíram do zero na partida pela Série B do Brasileirão (Foto: Reprodução/Premiere)



Atuar fora de casa é a "kriptonita" do Botafogo. O Alvinegro, mais uma vez, teve uma atuação sem graça longe do Rio de Janeiro e não saiu do empate em 0 a 0 com o Vitória na noite desta quarta-feira, no Barradão, em partida válida pela 27ª rodada da Série B do Brasileirão.



O Botafogo desperdiçou a chance de abrir uma vantagem para o 5º colocado. Com o empate, o Alvinegro chegou a 48 pontos e é o vice-líder da competição. O Vitória, por sua vez, está na zona de rebaixamento: 18ª posição com 26.


+ Veja a tabela da Série B e simule os resultados da reta final


Sem tempo para descansar. O Vitória volta aos gramados já nesta sexta-feira para enfrentar o Goiás, no Estádio da Serrinha, às 16h. O Botafogo entra em campo no dia seguinte para um confronto direto pela disputa no G4: o Alvinegro enfrenta o Avaí, no Estádio Nilton Santos, às 19h.


COMEÇO PROMISSOR, MAS...

A partida começou a mil. O Botafogo criou duas chances promissoras em cinco minutos, mas parou em finalizações ruins. Tudo se desenhava para um jogo agitado e de oportunidades abertas, mas o ímpeto alvinegro parou por aí, com a equipe diminuindo o ritmo.

Pelo lado do Vitória, a equipe mostrou dificuldade para criar jogadas e furar a defesa do Botafogo. O primeiro tempo, tirando os minutos iniciais, foi de poucas emoções, o que ajudou a explicar o placar de 0 a 0 no intervalo.


CALOR DO VITÓRIA

Se o começo do primeiro tempo foi de pressão do Botafogo, a metade inicial da etapa final foi rubro-negra. Bem mais atento, o Vitória ofereceu perigo ao Alvinegro principalmente por meio dos cruzamentos, levando a melhor no alto na maioria dos lances contra os zagueiros adversários.


COMPLICOU PARA O BOTAFOGO

Justamente no melhor momento do Vitória no jogo, quando o Leão pressionava no alto e na saída de bola, o Botafogo sofreu um baque: Kanu levou dois cartões amarelos em um curto período de tempo e, consequentemente, foi expulso. Com um a mais, os donos da casa foram ainda mais para cima.


QUEM VIU, MENTIU

Um jogador a mais, pressão, atuando em casa... O treinador Wagner Lopes tinha um cenário ideal de ataque e resolveu reforçar o setor, tirando Guilherme Rend, volante, e colocando Samuel, atacante. A questão é que o atleta nem ficou cinco minutos em campo: logo no primeiro lance no gramado, deu uma cotovelada em Gilvan e foi expulso. Dez contra dez.

Se a coisa já estava difícil com os times completos, com um jogador a menos de cada lado ficou ainda mais complicado. Após Samuel ter sido expulso, o Botafogo ensaiou uma pressão nos minutos finais e chegou a marcar com Rafael Moura, mas o VAR anulou. Ao apito final, resultado ruim para os dois.



FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0 X 0 BOTAFOGO


Data e horário: 29/09/2021, às 21h30
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Evandro de Melo Lima (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA - SP)
​Gramado: Bom
​Cartões amarelos: Raul Prata, Guilherme Rend, Pablo Siles e Samuel (VIT); Marco Antônio e Kanu [2] (BOT)
​Cartões vermelhos: Kanu (BOT) e Samuel (VIT)

Gols: não houve

VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Raul Prata, Matheus Mores, Wallace Reis, Renan Luis; Pablo Siles (Caíque Souza 15'/2ºT), Guilherme Rend (Samuel 32'/2ºT), João Pedro; Bruno (Gabriel Bispo 39'/2ºT), Manoel, Roberto. Técnico: Wagner Lopes.

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Jonathan Lemos (Daniel Borges/Intervalo), Kanu, Gilvan, Carlinhos; Luís Oyama, Barreto; Marco Antônio (Warley/Intervalo), Chay (Ewerton 26'/2ºT), Diego Gonçalves; Rafael Navarro (Rafael Moura 43'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.



E MAIS:
Após empate, Gilvan pede presença da torcida do Botafogo contra o Avaí: 'Precisamos muito'
Remador Lucas Verthein recebe homenagem do Botafogo por feito histórico na Olimpíada de Tóquio
Após 'flerte' nas redes sociais, Botafogo recebe contato da Jontex e vai atrás de possível parceria


Fonte: LANCE!Salvador (BA)

Atuações do Botafogo: defesa vai mal e ataque pouco produz em empate com o Vitória


Veja as notas dos jogadores alvinegros no 0 a 0 pela 27ª rodada da Série B






Melhores momentos: Vitória 0 x 0 Botafogo, pela 27ª rodada do Brasileirão Série B


Kanu [ZAD]: nota 4,0

O zagueiro falhou em alguns lances e acabou expulso no segundo tempo, deixando o time com um a menos por 13 minutos (depois o Vitória também teve um jogador expulso). O lance é questionável, mas Kanu mostrou imaturidade em outros momentos.


Jonathan Lemos [LAD]: nota 4,5

Em seu primeiro jogo nesta Série B era de se esperar que Jonathan Lemos não fizesse boa partida. O lateral-direito, que estava lesionado, havia jogado pela última vez em 9 de maio. Ainda precisa retomar o ritmo. As principais jogadas do Vitória no primeiro tempo saíram pelo lado do jogador.


Diego Gonçalves [ATA]: nota 5,0

Participou pouco das jogadas ofensivas do Botafogo e não foi bem nas bolas paradas.




Jonathan Lemos em Vitória x Botafogo — Foto: Jhony Pinho/AGIF



CONFIRA TODAS AS NOTAS:



Diego Loureiro [GOL]: 5,0

Jonathan Lemos [LAD]: 4,0

(Daniel Borges [LAD]: 5,5)

Kanu [ZAD]: 4,0

Gilvan [ZAE]: 4,0

Barreto [VOL]: 5,5

Luis Oyama [VOL]: 4,5

Chay [MEC]: 5,0

(Ewerton [ZAD]: 5,5)

Marco Antonio [ATA]: 5,5

(Warley [ATA]: 5,0)

Diego Gonçalves [ATA]: 5,0

Rafael Navarro [ATA]: 6,0

(Rafael Moura [ATA]: 5,5)


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️`


Por Redação do ge — Rio de Janeiro