Páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Escalação do Botafogo: recuperado, Eduardo deve voltar ao time contra a LDU



Meia sentiu problema no músculo adutor durante a partida contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil, e foi poupado no final de semana; Matheus Nascimento não é integrado e segue fora



O Botafogo deve ter retorno de Eduardo ao time titular para a partida contra a LDU, nesta terça, às 23h, em relação aos 11 que entraram em campo no último sábado na Arena da Baixada. Eliminado com Seleção Brasileira no Mundial sub-20, o centroavante Matheus Nascimento não foi integrado ao elenco que joga no Equador e voltou ao Rio de Janeiro.






Giba Perez diz que Adryelson é um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro na atualidade: " O regular dele é ser bom" (https://ge.globo.com/video/giba-perez-diz-que-adryelson-e-um-dos-melhores-zagueiros-do-futebol-brasileiro-na-atualidade-o-regular-dele-e-ser-bom-11672731.ghtml)


Outra possível mudança no time titular já virou hábito: a entrada de Victor Sá como titular na ponta-esquerda no lugar de Luís Henrique. O técnico costuma alternar bastante os dois jogadores no setor e o camisa 11 vem de jogos ruins contra o Athletico.


Quem também será desfalque é o lateral-esquerdo Marçal. O jogador sofreu uma lesão no joelho direito na última quarta-feira, no jogo de volta da Copa do Brasil contra o Athletico-PR, e vai desfalcar a equipe por cerca de um mês. No lugar dele, Hugo deve seguir no time inicial.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ LDU x Botafogo: árbitro do duelo contra o Grêmio, na Libertadores de 2017, apitará o jogo



Provável time: Lucas Perri, Di Plácido (Rafael), Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas (Lucas Fernandes), Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá.



Botafogo e LDU fazem duelo decisivo pela vaga direta nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Empatados em oito pontos no topo do Grupo A, quem vencer praticamente garante a liderança da chave. Um empate, deixa o Glorioso na frente por gols pró antes da última rodada, em que pega o Magallanes no Nilton Santos, enquanto a Liga enfrenta o César Vallejo no Casa Blanca.





Eduardo - Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Em 2023, o regulamento da Sul-Americana prevê que apenas o primeiro colocado de cada chave avança diretamente para as oitavas de final. O segundo colocado disputa um playoff contra um dos times eliminados na fase de grupo da Libertadores. Os confrontos serão definidos por sorteio.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo volta a jogar na altitude após 9 anos; só oito jogadores já tiveram a experiência



Equipe de Luís Castro encara a LDU no estádio Casablanca nesta terça-feira pela quinta rodada da Copa Sul-Americana de 2023



O Botafogo tem o desafio de encarar os 2.850 metros de altitude da cidade de Quito, no Equador, nesta terça-feira, às 23h, quando enfrenta a LDU pela quinta rodada da Copa Sul-Americana no estádio Casablanca. A partida vale a liderança do Grupo A do torneio, mas só oito atletas do elenco tiveram a experiência de atuar em locais acima do nível do mar.






Giba Perez diz que Adryelson é um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro na atualidade: " O regular dele é ser bom" (https://ge.globo.com/video/giba-perez-diz-que-adryelson-e-um-dos-melhores-zagueiros-do-futebol-brasileiro-na-atualidade-o-regular-dele-e-ser-bom-11672731.ghtml)


Essa é a primeira partida disputada acima de 2 mil metros do clube em quase uma década. A última vez foi justamente na capital equatoriana, quando enfrentou o Deportivo Quito pela pré-Libertadores, sendo derrotado por 1 a 0 e virando a eliminatória no Maracanã, com um 4 a 0, três gols de Wallyson e um de Henrique Almeida.


A única outra vez em que o clube jogou na altitude neste século foi em 2011, quando enfrentou o Santa Fé pela Sul-Americana em Bogotá e também acabou derrotado, naquela ocasião por 4 a 1. No elenco, o Glorioso tem poucos jogadores com a experiência de disputar partidas nessas condições em competições internacionais, apenas oito, sendo que dois deles não foram relacionados para o confronto desta terça.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Parecer do Conselho Fiscal diz que há falta de transparência na relação com a SAF

+ Análise: Botafogo volta a sofrer com segundo tempo ruim em Curitiba



Jogadores que já atuaram na altitude

Relacionados para a partida: Di Plácido, Segovia*, Victor Cuesta, Tchê Tchê, Lucas Fernandes**, Marlon Freitas.

Lesionados: Danilo Barbosa e Patrick de Paula.


*Jogou quatro temporadas no Independiente Del Valle, que manda jogos em Quito.
** Jogou apenas em competição de base


O zagueiro Luís Segovia é, do elenco, quem tem mais experiência em jogar partidas internacionais na altitude. Como jogou no Independiente Del Valle e no El Nacional, que mandam seus jogos na região de Quito, o zagueiro já fez 22 partidas de Sul-Americana e Libertadores, além de jogos em Oruro, contra o San José, e Arequipa, contra o Melgar, como visitante.



Experiência dos jogadores do Botafogo na altitude




O Glorioso terá, possivelmente no time titular, um conhecedor do estádio Casablanca. O volante Marlon Freitas jogou duas vezes na casa da LDU, uma em 2017 com o Fluminense, perdendo por 2 a 1, mas classificando, e outra em 2022, com o Atlético-GO, empatando em 1 a 1 e também avançando de fase.


Patrick de Paula e Danilo Barbosa também jogaram no estádio Rodrigo Paz Delgado, o Casablanca, em 2021 contra o Independiente Del Valle.


- O tempo é algo que nunca vamos ter, portanto não adianta falar sobre o tempo. É um jogo difícil, uma viagem difícil, com uma altitude difícil de jogar, em que os jogadores irão se encontrar, nesse momento de decisão, desgastados, mas sempre dando tudo porque temos que seguir em frente - afirmou Luís Castro.





Tiquinho Soares disputa bola em LDU x Botafogo na Sul-Americana — Foto: André Durão


Com oito pontos somados, Botafogo e LDU dividem a liderança do Grupo A da primeira fase da Copa Sul-Americana. Quem vencer nesta terça, praticamente garante a primeira posição e a vaga nas oitavas-de-final. Em caso de empate, o topo será decidido na última rodada, com os dois times jogando em casa contra Magallanes e Universidad César Vallejo, respectivamente.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro