Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Ato Trabalhista: Botafogo desiste de recurso e pretende voltar em acordo 'mais robusto'


Vice-presidente do departamento jurídico do clube, Alberto Macedo, explica ao LANCE!Net que clube vai apresentar novas condições e garantias para pagar os credores




 Presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Assumpção tenta retornar ao Ato Trabalhista antes do
 fim do mandato (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
O Botafogo desistiu do recurso para voltar ao Ato Trabalhista nesta quinta-feira. O acordo permite que o clube destine um valor fixo mensalmente para o pagamento de dívidas trabalhistas, sem sofrer com penhoras de receitas. A desistência do Alvinegro, porém, não significa que o clube desistiu de entrar num acordo para pagar os credores. Na verdade, o Glorioso está se preparando para apresentar uma nova proposta, na qual vai dar garantias de que pode pagar as dívidas trabalhistas. O vice-presidente jurídico do clube, Alberto Macedo explicou a situação ao LANCE!Net.

- O Botafogo desistiu hoje do recurso dele. Fizemos isso porque o Botafogo montou uma força tarefa há uns dois meses para que o clube tenha condição de dar tranquilidade ao tribunal. O clube vai provar que ele tem condições de pagar um determinado valor, um valor superior ao que ele vinha propondo para pagar mensalmente no Ato Trabalhista. É isso o que vamos fazer - disse Macedo 
E MAIS:
O Glorioso vai entrar nos próximos dias com um novo requerimento para ser incluído num novo Ato Trabalhista, no qual se compromete a pagar valores superiores aos do antigo acordo proposto.
- Na verdade, é um outro Ato Trabalhsta, mais robusto com garantias de pagamentos. O Tribunal não quer prejudicar o Botafogo, o que ele quer é ter certeza de que o Botafogo irá pagar o que se comprometeu a pagar. Nós estamos nos preparando para mostrar que temos condições de fazer isso. Agora estamos caprichando para que o tribunal tenha tranquilidade, para que na situação que o Botafogo apresente possam ser feitos os pagamentos - disse Macedo, que deu mais explicações:

- O Tribunal cumpre sua missão ao exigir que o Botafogo pague aos credores. Acredito que ele entenda a posição de um devedor que está em dificuldade, mas ele quer que o Botafogo pague. E o Botafogo vai fazer exatamente isso, demonstrar que tem condição de pagar o valor com garantias. Acredito que, com isso, o Tribunal terá conforto de ver que o Botafogo tem condições e aí, possivelmente, nos dará essa oportunidade de pagar os credores dessa maneira.

Paulo Victor Reis  LANCENET

Botafogo volta a treinar dentro do Engenhão depois de dois anos



Clube chega a acordo com Prefeitura e construtoras para usar campo principal do estádio e preservar gramado anexo, que vem sendo alvo de críticas dos jogadores




Após quase dois anos o Botafogo reencontra o Engenhão. Na tarde desta quinta-feira o time realiza uma atividade no campo principal do estádio, fechado desde março de 2013 por causa de problemas na estrutura de sua cobertura. O objetivo é poupar o campo anexo, usado diariamente e que vem sendo alvo de críticas por parte de comissão técnica e jogadores.

A autorização para o Botafogo utilizar o campo principal do Engenhão foi conseguida após conversas com a Prefeitura do Rio de Janeiro e com o consórcio de empresas que faz a reforma do estádio. O treinamento estava marcado para começar às 16h, mas sofreu atraso. Isso porque as obras terminam às 16h30 e será preciso mais tempo para retirar máquinas e outros objetos que não prejudiquem ou signifiquem perigo àqueles que estarão na atividade.

As obras do Engenhão estão em fase final. A previsão é que o estádio seja devolvido ao Botafogo em 31 de dezembro, dando ao clube novamente a possibilidade de administrar e, por consequência, lucrar com a comercialização dos espaços publicitários, aluguel a outros clubes e contratos de patrocínio.

Em menos de uma semana o Botafogo sofreu duas baixas durante treinos por conta de problemas no gramado de seu campo anexo. Wallyson torceu o tornozelo direito antes do jogo contra o Cruzeiro, e na última quarta-feira Rogério torceu o joelho esquerdo ao prender o pé no campo após trombada com Yuri Mamute.

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro

Expectativa: Botafogo pode voltar ao Ato Trabalhista nesta quinta-feira


Há chances do Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho julgar inclusão do clube em acordo que evita penhoras de receitas. Atualmente, salários estão atrasados





Mauricio Assumpção - Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Botafogo de Assumpção está fora do Ato Trabalhista
 desde o ano passado (Foto: Vitor Silva / SSPress)
O Botafogo pode receber uma ótima notícia. Há a possibilidade de que o Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) julgue nesta quinta-feira a inclusão do clube no Ato Trabalhista – acordo que evita penhoras de fontes de renda provocadas por ações trabalhistas de ex-funcionários. Atualmente, o Glorioso sofre com 100% das receitas bloqueadas por causa de penhoras e, consequentemente, salários atrasados no futebol.

O julgamento que permitiria a volta do clube ao Ato Trabalhista não está na pauta de votação do dia, mas é possível que o TRT-RJ julgue o caso.

– Não está na pauta do dia, mas o relator pode levar o processo para a sessão do Órgão Especial e julgar – explicou Alberto Macedo, vice-presidente jurídico do Alvinegro.

Ainda segundo Alberto Macedo, no novo acordo, o dinheiro para pagar as dívidas nem sequer passaria pelo clube. As quantias seriam depositadas judicialmente. Este dinheiro seria oriundo de contratos de direitos de transmissão de TV.

O que pode pesar a favor do Botafogo é o posicionamento do Ministério Público do Trabalho (MPT), que, recentemente, emitiu parecer favorável ao Glorioso. O órgão entende que o clube tem uma proposta capaz de pagar aos credores.

Mesmo que volte ao Ato Trabalhista, o Botafogo, porém, só deve ser beneficiado pela medida no próximo ano.


Leia mais no LANCENET! 

Três jogos, nove pontos: fator casa é a esperança do Botafogo na reta final


Zagueiro Dankler diz que é difícil, mas aponta menor desgaste sem viagens longas e afirma que a equipe pode, sim, vencer Atlético-PR, Fluminense e Figueirense




Restam seis jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, e Dankler sabe que a missão de tirar o Botafogo da degola está cada vez mais difícil. O zagueiro, porém, mostra confiança para as próximas três partidas. Contra Atlético-PR, sábado, e os dois confrontos seguintes, diante do Fluminense e Figueirense, o Alvinegro não terá que fazer viagens desgastantes, o que, segundo o defensor, ajudará no desempenho da equipe em campo. Dos citados, o primeiro duelo será no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e os outros dois no Maracanã.

Dankler, zagueiro do Botafogo, durante coletiva: esperança para sair da zona de degola (Foto: Vitor Silva/SSPress)
- É bom ser o mandante, não ter o desgaste de viagens. Em jogos dentro do Rio de Janeiro podemos também contar com o apoio da torcida. Esperamos que ela possa nos ajudar nessa etapa. São três jogos de total importância e podemos ganhar. Se ganhássemos os nove pontos, faltariam três para chegarmos aos 45 (conta feita pelo zagueiro para escapar do rebaixamento). Vamos nos empenhar - disse Dankler.

Mesmo sem o fato de o Atlético-PR ter grandes pretensões no Brasileirão, Dankler afirmou que o Botafogo terá dificuldades na partida. O zagueiro disse que o momento é de estudar o adversário para jogar com inteligência e cautela no sábado.

- Eles virão para tentar tirar ponto de nós. Eles são profissionais e têm realmente que vestir a camisa do time que estão jogando. Virão com força máxima. É um jogo de inteligência. Temos que ficar ligados para não tomarmos gol no contra-ataque. Vamos estudar a equipe deles e ser inteligentes para sairmos com o resultado positivo.

Sábado, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Botafogo enfrenta o Atlético-PR, às 21 horas (de Brasília). O Alvinegro ocupa a 18ª colocação da tabela, com 33 pontos.


Por Sofia Miranda*Rio de Janeiro*Estagiária, sob supervisão de Emiliano Tolivia/GE