Páginas

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Caçapa ressalta vantagem do Botafogo na Sul-Americana: "O importante era sair com a vitória"



Técnico interino critica estado do gramado e valoriza vitória fora de casa



O Botafogo venceu o Patronato na Argentina por 2 a 0, gols de Carlos Alberto e Janderson, no jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana e encaminhou a vaga nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Em entrevista coletiva, o técnico interino Cláudio Caçapa criticou o gramado do Estádio Presbítero e valorizou a vantagem adquirida fora de casa.







- Não foi o jogo que imaginava, lógico, mas já tínhamos informações que o campo seria difícil de se jogar, até mesmo pela chuva. Foi o que aconteceu. Mas os meus jogadores suportaram muito bem essa situação. O mais importante era sair com a vitória hoje.




Claudio Caçapa no comando do Botafogo diante do Patronato, pela Copa Sul-Americana — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Patronato x Botafogo: Textor assiste ao jogo no meio da torcida


Cláudio Caçapa, técnico interino do Botafogo, valorizou a atuação de Lucas Perri, eleito craque da partida pela Conmebol. O goleiro fez uma grande defesa, no fim do primeiro tempo, que garantiu o placar empatado antes do intervalo.


- Acredito que estávamos dentro das dificuldades que nós imaginávamos, até porque assistimos muitos jogos desse time (Patronato). Nos últimos cinco jogos, eles ganharam os dois em casa, perderam dois e empataram um. Sabíamos que o fator campo era muito importante para o Patronato. Hoje, ainda bem que temos um grande goleiro (Perri), porque a defesa que ele fez, no momento do jogo, poderia ter mudado o rumo da partida. Mais uma vez, os atletas estão de parabéns pela vitória.




"Vitória tranquila do Botafogo com Textor na arquibancada", diz Pedro Dep | Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/vitoria-tranquila-do-botafogo-com-textor-na-arquibancada-diz-pedro-dep-voz-da-torcida-11777296.ghtml)


O Botafogo pode perder por até um gol de diferença que avança. Ao ser perguntado se a eliminatória já está decidida, o técnico interino negou que a equipe já está classificada.


- Não, de forma alguma. Teremos um jogo na volta. Temos que entrar muito ligado, muito concentrado para fazer o resultado. Acredito que o jogo hoje foi muito importante pensando na classificação, mas não tem nada decisivo.


A partida de volta entre Botafogo e Patronato será na próxima quarta-feira (19) no Estádio Nilton Santos, às 19h. Antes, a equipe alvinegra recebe o Bragantino pelo Campeonato Brasileiro no sábado (15), às 21h também no Niltão.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Janderson é o melhor em vitória na Argentina; dê suas notas



Confira as avaliações dos jogadores alvinegros na partida contra o Patronato





Ranking de Atuação



Lucas Perri - GOL
nota ge 7.5
público 8.2

Como é de hábito, ficou a maior parte do tempo assistindo ao jogo e salvou a melhor chance que o time adversário teve. Ainda iniciou a jogada do segundo gol com ótimo lançamento.



Di Placido - LAT
nota ge 7.0
público 7.6

Teve trabalho na marcação de Esquivel, principal arma ofensiva do Patronato, mas deu conta do recado. Levou uma cotovelada feia no primeiro tempo em lance que poderia ser uma expulsão e precisou jogar com curativo no rosto. Deu excelente cruzamento para o gol de Janderson.



JP Galvão - MEI
nota ge 5.0
público 5.7

Perdeu Esquivel na marcação no gol anulado do Patronato.



Philipe Sampaio - ZAG
nota ge 5.5
público 6.2

Perdeu feio na corrida para Esquivel em lance em que foi salvo por Lucas Perri.



Víctor Cuesta - ZAG
nota ge 6.5
público 7.0

Contribuiu muito nas bolas longas para construção em um gramado encharcado, além de fazer bom trabalho na cobertura. Deu o cruzamento do lance de pênalti não marcado pelo juiz. Saiu no intervalo



Luis Segovia - ZAG
nota ge--
público 6.3



Marçal - LAT
nota ge 6.0
público 6.6

Jogando em um gramado impraticável, foi o principal responsável por criação de chances em cruzamentos na primeira etapa. Saiu no intervalo.



Hugo - LAT
nota ge 6.0
público 6.2

Bom trabalho defensivo. No ataque, subiu menos que Marçal.



Danilo Barbosa - MEI
nota ge 6.5
público 7.0

Bom trabalho na marcação pelo meio-campo. Teve dificuldade natural de sair jogando em meio às poças d'água.


10º
Breno - MEI
nota ge 6.0
público 6.4

Contribuiu bastante sem a bola para impedir a transição do Patronato.


11º
Eduardo - MEI
nota ge 5.5
público 6.2

Em um jogo muito físico e num gramado horroroso, não conseguiu mostrar a qualidade técnica de costume.


12º
Gustavo Sauer - ATA
nota ge 6.0
público 6.7

Entrou jogando como meia central, posição que não é a sua tradicional, e ajudou a dar dinâmica na pressão alta.


13º
Júnior Santos - ATA
nota ge 4.5
público 5.6

Tentou produzir ofensivamente se impondo nas arrancadas em velocidade, porém perdeu todas para a cobertura defensiva dos argentinos.


14º
Carlos Alberto - ATA
nota ge 7.5
público 8.0

Depois de sofrer um pênalti não marcado no primeiro tempo, foi oportunista para abrir o placar na segunda etapa, aproveitando-se do cochilo de Ghirardelo.


15º
Diego Hernández - MEI
nota ge 6.5
público 7.2

Boa puxada de contra-ataque que terminou no segundo gol do Botafogo, marcado por Janderson.


16º
Janderson - ATA
nota ge 8.0
público 8.3

Com o time jogando nas bolas longas por causa do estado do gramado, teve poucas oportunidades. Usou o bom porte físico para ganhar no alto, raspar de cabeça e dar assistência para o primeiro gol. Ainda foi inteligente para se desmarcar e fazer o segundo.


17º
Cláudio Caçapa - TEC
nota ge  6.5
público 8.0

Poupou titulares e conseguiu que o time se impusesse, garantindo uma boa vantagem para o jogo de volta.









Janderson em ação contra o Patronato — Foto: Vítor Silva/Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Redação do ge — Entre Ríos, Argentina

Patronato x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e mais sobre o jogo válido pelos playoffs da Sul-Americana




O Botafogo encara o Patronato no jogo de ida dos playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, às 19h, no Estádio Presbítero Bartolomé Grella, na cidade de Paraná, na Argentina. A partida terá tempo real do ge.globo (clique aqui para acompanhar os lances) e transmissão ao vivo no Paramount+.


Veja também:
+ Tabela e classificação da Copa Sul-Americana



Depois de ser a grande surpresa na Argentina em 2022 ao ganhar a Copa eliminando River e Boca, o Patronato acabou rebaixado no campeonato nacional e, hoje, faz campanha ruim na Primera B, a segunda divisão, é apenas o 12º colocado. Na Libertadores, conseguiu vaga na Sul-Americana com uma vitória sobre o Atlético Nacional na última rodada.


O Botafogo não poderia estar melhor. Com 12 vitórias em 14 jogos, é o líder do Campeonato Brasileiro com 36 pontos somados, 10 de vantagem sobre o segundo colocado, e vem de ótima sequência, apesar de ter terminado em segundo no Grupo A na primeira fase da Sul-Americana.





Escalações prováveis

Patronato - Técnico: Rodolfo de Pauli

A equipe argentina tem três desfalques importantes por lesão, mas contará com a volta de Domingo e Sosa, suspensos na última rodada da Libertadores, vitória contra o Atlético Nacional na Colômbia, pelo terceiro cartão amarelo.


Escalação provável: Salvá, Aruga, Ojeda, Gonzalez e Kruspzky; Domingo, Vázquez e Arce; Solís, Esquivel e Russo (Sosa).



Quem está fora: Enzo Díaz, Gabriel Díaz e Matías Díaz (lesionados), Geminiani (suspenso).


Pendurados: Solís, Matías Díaz, Vázquez e Gonzalez.


Botafogo - Técnico: Cláudio Caçapa

Focado em duas frentes, o Glorioso pode ter algumas peças poupadas pelo treinador interino Cláudio Caçapa. A tendência é que um time misto entre em campo, especialmente dando descanso para os jogadores do ataque.


Escalação provável: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Luis Segovia (Victor Cuesta) e Marçal; Danilo Barbosa, Breno (Tchê Tchê) e Eduardo; Matías Segovia, Luis Henrique (Diego Hernández) e Carlos Alberto (Tiquinho Soares).




Quem está fora: Patrick de Paula (lesionado), Marlon Freitas (suspenso), Rafael (lesionado e suspenso).


Pendurados: Marçal e Cuesta.


+ Outras notícias do Botafogo


Arbitragem

Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistente 1: Jose Antelo (BOL)
Assistente 2: Edwar Saavedra (BOL)
4º árbitro: Ivo Mendez (BOL)
VAR: Andres Cunha (URU)



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro (RJ)

Novo técnico do Botafogo, Bruno Lage desembarca no Rio de Janeiro



Técnico chegou na manhã desta quarta-feira ao Aeroporto do Galeão




Bruno Lage está em solo brasileiro. O novo treinador do Botafogo desembarcou no aeroporto do Galeão às 5h20 desta quarta-feira e foi recebido com festa por torcedores que madrugaram no local.



Bruno Lage desembarca no Rio de Janeiro para assumir o Botafogo (https://ge.globo.com/video/bruno-lage-desembarca-no-rio-de-janeiro-para-assumir-o-botafogo-11774536.ghtml)


Lage deixou Portugal na noite da última terça-feira, em viagem de aproximadamente nove horas até o Brasil. Na chegada, foi acompanhado pela comissão técnica, composta pelos auxiliares técnicos Luis Nascimento e Carlos Cachada, o preparador físico Alexandre Silva e os analistas Jhony Conceição e Diogo Camacho.




Bruno Lage posa com bandeira do Botafogo na chegada ao Rio — Foto: Ronald Lincoln



+ Patronato x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações


+ Marçal fala sobre Bruno Lage: "Ficamos felizes com essa definição"


Cerca de 15 torcedores do Botafogo o aguardavam no saguão de desembarque entoando cânticos de torcida. Antes de sair para uma agenda agitada, o treinador ainda parou para tirar selfies com os alvinegros. Ele será apresentado oficialmente ainda nesta manhã. Ao lado do John Textor, fará sua primeira entrevista coletiva no Estádio Nilton Santos, marcada para às 10h30.


Bruno Lage foi anunciado oficialmente pelo Botafogo no último sábado. O técnico de 47 anos foi atraído pelo projeto do Botafogo, além da parte financeira, que é semelhante à do ex-técnico Luís Castro. O novo treinador assina contrato até o fim da temporada por não saber como será a adaptação ao futebol brasileiro.



"Missão de Bruno Lage no Botafogo é mais de aprender do que de ensinar", diz André Rizek (https://ge.globo.com/video/missao-de-bruno-lage-no-botafogo-e-mais-de-aprender-do-que-de-ensinar-diz-andre-rizek-11768922.ghtml)



O português sempre foi a opção preferencial de John Textor desde a saída de Castro. O português já trabalhou com dois atletas do elenco alvinegro: Marçal e Gabriel Pires.


Com longa trajetória nas divisões de base do Benfica, Bruno Lage deixou Portugal em 2012 para trabalhar na base do Al Ahli, dos Emirados Árabes. Foi ainda auxiliar de Sheffield Wednesday e Swansea antes de voltar ao Benfica em 2018, inicialmente para o time B.





bruno lage, fernando marçal, Wolverhampton — Foto: WWFC/Wolves via Getty Images


Em janeiro de 2019, assumiu pela primeira vez o comando de uma equipe principal, a do Benfica. Logo na primeira temporada, conquistou o título português. Ele deixou o Benfica em junho de 2020, pouco antes do fim da temporada - atrasada pela pandemia.


No meio de 2021, Bruno Lage chegou ao Wolverhampton e fez boa campanha na Premier League, terminando em 10º lugar. Deixou o clube em outubro de 2022 e estava sem clube desde então. No mês passado, chegou a negociar com o Atlético-MG, mas decidiu não trabalhar no Brasil, o que mudou com a insistência de John Textor nos últimos dias.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Ronald Lincoln — Rio de Janeiro