Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Por trás do silêncio no Botafogo: reunião, alerta por atrasos e busca por posicionamentos


Há quase dois meses sem receber, jogadores não darão entrevistas nem participarão de ações de marketing nesta semana; decisão foi comunicada antes do treino de quarta




A delicada situação financeira do Botafogo não é novidade. Mas, durante a quarta-feira, o problema tomou proporções maiores quando os jogadores decidiram se calar como forma de expor a insatisfação com a rotina de atrasos de salários. Com entrevistas e ações de marketing canceladas nesta semana, o elenco conseguiu o que desejava: pronunciamentos dos dirigentes alvinegros.


+ Luz da sede do Botafogo, em General Severiano, é cortada por falta de pagamento


+Diante de nova crise, presidente do Botafogo não dá prazo, mas garante empenho por soluções



Um dia antes do silêncio


Na terça-feira, membros da diretoria se reuniram com os jogadores antes do treino da tarde no Nilton Santos para darem um panorama sobre a crise financeira que o clube enfrenta. Após a atividade, os atletas conversaram entre si e definiram uma forma de se manifestarem contra os atrasos salariais.



A princípio, surgiu uma informação de que o elenco não treinaria na quarta. Em respeito a Eduardo Barroca, com quem têm forte relação, os jogadores decidiram apenas pelo silêncio e trabalharam no campo.



Jogadores do Botafogo têm forte relação com Barroca — Foto: Edgard Maciel de Sá/GloboEsporte.com



Reunião com a diretoria

No dia seguinte, antes do treino, alguns atletas, representando o grupo, comunicaram a decisão ao técnico Eduardo Barroca e ao diretor de futebol Anderson Barros. Com o objetivo de alertarem sobre os atrasos, não dariam entrevistas nem participariam de ações de marketing do Botafogo.



Assim, uma manhã de autógrafos com Carli e Gabriel programada para o próximo sábado, às 11h, na Loja Oficial do clube no Nilton Santos, foi cancelada.



Carli e Gabriel não participarão do evento que estava marcado para o sábado — Foto: Divulgação/Botafogo


Em abril, também em protesto pelos atrasos, os jogadores optaram por não concentrar antes de jogo contra o Juventude, pela Copa do Brasil.


Por outro lado, os atletas garantiram que dariam prioridade aos treinamentos e que iriam cumprir o cronograma programado pela comissão técnica. O diretor de futebol concordou com a manifestação do elenco, a qual considera justa e realizada dentro do protocolo.


Há pagamentos pendentes de abril (alguns jogadores), salários e direitos de imagem de maio e junho (a vencer na próxima sexta), e ainda premiações referentes ao Campeonato Brasileiro e à Sul-Americana.


Na reunião, não foi passada nenhuma previsão sobre quando a situação poderia ser regularizada.



Posicionamento


Silêncio de um lado, respostas do outro. Frente à atitude dos jogadores, os dirigentes alvinegros tiveram que se pronunciar. Vice-presidente de futebol, Gustavo Noronha destacou o pedido da diretoria para que os jogadores realizem as atividades no Nilton Santos.


- Pedimos a eles foco total no treinamento e vamos cuidar da questão financeira. O importante agora é garantir a qualidade do trabalho e temos esse compromisso deles.



Noronha e Mufarrej destacaram compromisso dos jogadores com os treinos — Foto: Edgard Maciel de Sá/GloboEsporte.com


Em nota enviada ao GloboEsporte.com, o presidente Nelson Mufarrej disse ser legítima a ação dos atletas.


- É uma cobrança legítima esse posicionamento dos atletas. Foram profissionais a todo momento nos expondo o ponto de vista deles, em reuniões, com seriedade, priorizando os treinamentos acima de tudo. Estamos trabalhando com afinco para acertar o pagamento dos salários no mais curto prazo possível.


O elenco alvinegro volta a treinar na tarde desta quinta-feira no Nilton Santos. A atividade será fechada à imprensa.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Fred Gomes — Rio de Janeiro