Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Chateado, Rafael Marques desabafa e diz que Loco saiu porque quis



Atacante pede fim das comparações com o uruguaio e reconhece dificuldades para adaptação: 'Achei que seria mais fácil'


Rafael Marques usava o uniforme de treino
número 13 (Foto: Fábio Castro / Agif)
Contratado pelo Botafogo com o aval do técnico Oswaldo de Oliveira, que o acompanhou de perto durante sua boa passagem pelo futebol japonês, o atacante Rafael Marques tem tido um início complicado no clube. Nos sete jogos em que atuou até agora, não fez gol e passou a ser visto com desconfiança pelos torcedores. Nesta semana, ele fez hora extra no treino para tentar melhorar nas finalizações .

O (pouco) tempo para treinar, inclusive, tem sido uma das dificuldades, segundo Rafael Marques, para se readaptar ao futebol brasileiro. Apesar dos problemas, o atacante tenta não se abater e garante ter a confiança de que a maré vai mudar em breve.

- Confesso que achei que seria mais fácil me readaptar ao futebol brasileiro, mas a falta de tempo para treinar e o histórico de outros jogadores que também enfrentaram dificuldades ao voltar me fizeram mudar de opinião. Foram sete anos fora, não um mês ou um ano. Isso tem contribuído muito para que as coisas sejam mais difíceis nesse primeiro momento, mas nada vai tirar minha certeza de que vou conseguir ser vencedor. Todo grupo confia muito em mim e eu sei do que sou capaz. Tenho procurado absorver as críticas construtivas, trabalhar em cima delas e usá-las como motivação. Uma hora a sorte vai virar para meu lado. Tenho confiança nisso - afirmou o centroavante ao GLOBOESPORTE.COM.

Uma das coisas que têm incomodado Rafael Marques neste início de Botafogo é o fato de que ele tem sido visto como substituto de Loco Abreu, que foi para o Figueirense. As comparações são inevitáveis, assim como a pressão. Até o episódio do beijo no escudo alvinegro protagonizado pelo uruguaio jogou contra Rafael Marques, já que inflamou o desejo da torcida de ter o ídolo de volta.

Estreia de Rafael Marques contra o Santos



Quando chegou ao clube, o jogador recebeu o material de treinamento com o número 13, que pertencia a Loco, que tem um porte físico parecido. Agora, desde o fim da semana passada, passou a utilizar o 12. Na numeração fixa para jogos, ele é o 20. Em tom de desabafo, o atacante disse que não quer mais conviver com as comparações.

- Sabia que muitos acabariam falando que eu cheguei para substituir o Loco Abreu pela minha chegada coincidir com a saída dele, mas é bom esclarecer que estava negociando com o Botafogo antes mesmo de começarem a cogitar essa situação dele deixar o clube. Além disso, não fui eu que pedi para o Loco sair do Botafogo. Até onde eu sei, ele tomou essa decisão porque quis, por uma opção de carreira. Inclusive, a sua presença foi um dos fatores que me motivaram a vir. Respeito muito o carinho do torcedor pelo Loco, ele como jogador, e por isso tenho feito de tudo para evitar qualquer tipo de comparação. Espero não ouvir mais cobranças por isso, mas exclusivamente pelo que fizer em campo - afirmou.

Nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão, Rafael Marques deve ser opção no banco de reservas do Botafogo na partida contra o Sport.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro


Uma Pré-visão do que seria a campanha do Bota em 2012


Opinião do Torcedor


Roberto Botafogo


PRESIDENTE, NÃO QUERO FAZER OUTRO PROTESTO DE FIM DE CAMPEONATO COMO ESSE DO ANO PASSADO...

FAÇA SUA GESTÃO VALER A PENA...

TÁ TUDO ERRADO...

TIME SEM COMANDO...

TIME SEM FORÇA DE ATAQUE...

LOUCOS BRASILIA...



Por Roberto Botafogo/BotafogoDePrimeira



Panela de pressão: Botafogo e Sport vivem clima de tensão no Engenhão


Retrospecto ruim em casa e crise com a torcida de um lado, técnico interino e série sem vitórias do outro esquentam o confronto desta quarta-feira


O Engenhão vai se transformar em uma panela de pressão nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), quando Botafogo e Sport se enfrentarão pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Não que os times tenham uma grande rivalidade para colocar em jogo e isso possa esquentar o confronto. Mas ambos vivem momentos tensos na competição, precisando da vitória para acalmar os ânimos na sequência de um trabalho até dezembro.

No último jogo no Engenhão, Oswaldo de Oliveira conviveu com os gritos de burro, Rafael Marques foi vaiado antes mesmo de entrar em campo e o nome de Loco Abreu mais uma vez ecoou na arquibancada. Com um retrospecto abaixo da média como mandante no Brasileiro, com apenas 41,6% de aproveitamento, o time precisa reagir e contará com a volta de Seedorf, que atuou pouco mais de 20 minutos no empate com a Portuguesa, tendo começado o jogo no banco de reservas.

Com 23 pontos, o Botafogo ainda sonha com uma situação melhor no Brasileiro. No momento, o time está na oitava colocação, sete pontos atrás do Grêmio, quarto colocado, que seria o último classificado para a Taça Libertadores do ano que vem. Para o líder, a distância é ainda maior. O Atlético-MG já soma 38 pontos e ainda tem um jogo a menos.

Contra o Botafogo, o Sport irá reviver a estreia no Brasileiro. Assim como foi o jogo diante do Flamengo, na primeira rodada, o Leão será comandado pelo treinador interino Gustavo Bueno. O assistente técnico assumiu o posto de Vágner Mancini, demitido após a derrota da equipe para o então lanterna Figueirense no último fim de semana.

Na estreia do time no Brasileiro, o desafio de Gustavo Bueno foi o de recuperar o Sport depois da perda do estadual e a demissão do técnico Mazola Júnior. Agora, a missão é ainda mais complicada. Há sete jogos, a equipe não sabe o que é vencer e vê a zona de rebaixamento cada vez mais próxima. O Leão é o porteiro da área de degola, pois está na 16ª colocação, com 14 pontos – um a mais que o Palmeiras, que abre o grupo dos clubes que estariam rebaixados.

A partida terá transmissão do Premiere FC. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos.



Botafogo: depois de deixar Seedorf no banco de reservas no empate em 1 a 1 com a Portuguesa, no Canindé, na rodada passada do Campeonato Brasileiro, o técnico Oswaldo de Oliveira colocará novamente o jogador como titular. Ele não poderá contar com Márcio Azevedo e Amaral, suspensos. Com isso, o time entrará em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Lima; Jadson, Renato, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel; Elkeson.

Sport: a entrada de Gustavo Bueno no lugar de Vágner Mancini não representou apenas uma mudança de peças. Com convicções táticas diferentes, o interino mudou radicalmente a equipe, que sai do esquema 4-5-1 para atuar no 4-4-2. Tentando melhorar o sistema defensivo, o técnico promoveu a volta de Naldinho ao time titular. Com isso, o Leão atuará com três volantes, na seguinte formação: Magrão; Moacir, Aílson, Diego Ivo e Rivaldo; Tobi, Rithley, Naldinho e Hugo; Marquinhos Gabriel e Felipe Azevedo.



Botafogo: Marcelo Mattos, submetido a uma cirurgia no púbis, e Lucas Zen, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, seguem desfalcando o time. Além deles, Oswaldo não poderá contar com Vítor Júnior, com uma lesão na coxa direita, e Márcio Azevedo e Amaral, suspensos.

Sport: para a partida contra o Botafogo, Gustavo Bueno não terá nenhum desfalque.



Botafogo: Andrezinho, Fábio Ferreira, Lennon, Lucas e Vítor Júnior.

Sport: Ailson, Bruno Aguiar, Moacir e Tobi.



Antônio Rogério Batista do Prado (SP) apita a partida, auxiliado por Carlos Nogueira Júnior (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP). Antônio Batista arbitrou um jogo no Brasileirão, marcou 46 faltas, aplicou seis amarelos, nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 36,1 faltas e 0,2 pênalti.


Botafogo: poupado no empate em 1 a 1 com a Portuguesa, domingo, Seedorf volta a ser titular. Ele atuou pouco mais de 20 minutos no último jogo, entrando no segundo tempo do confronto, disputado no Canindé.

Sport: após participar da estreia do clube, contra o Flamengo, o volante Naldinho perdeu espaço na equipe e chegou a ser cogitado para deixar o Sport. Agora, o atleta terá uma nova oportunidade e sua missão será dar mais velocidade a saída de bola do Sport.



Fellype Gabriel, meia do Botafogo: "Acho que a gente vem jogando bem em casa, mas não temos feito os gols. Falta ter um pouco mais de atenção e caprichar no último passe. Temos que cobrar mesmo e falar muito dentro de campo para mudar isso e conseguir uma arrancada, pois é o que estamos precisando no campeonato".

Gustavo Bueno, técnico do Sport: “Certamente não será uma partida fácil. O Botafogo possui uma equipe muito qualificada, com jogadores de muita habilidade, porém não iremos apenas pensando na marcação. Vamos buscar o resultado e, quando a bola estiver nos nossos pés, vamos jogar".



* Oito dos 21 jogos entre Botafogo e Sport pela Série A do Campeonato Brasileiro foram disputados no Rio de Janeiro. Em casa, o Bota obteve cinco vitórias e dois empates, com apenas uma derrota. A única vitória do Sport no Rio foi expressiva, vencendo por 5 a 2 no Caio Martins, pelo Brasileiro de 94.

* Esta é a quarta vez que Botafogo e Sport se enfrentam no Engenhão. Nos três primeiros jogos, todos pelo Campeonato Brasileiro, duas vitórias dos alvinegros (3 x 1/2007; 2 x 0/2008) e um empate (2 x 2/2009).

* Apenas uma partida disputada entre Botafogo e Sport na história do Campeonato Brasileiro terminou sem abertura de placar. O único 0 x 0 do confronto aconteceu dia 01/08/99, no Caio Martins.


Botafogo e Sport voltam a se enfrentar depois de quase três anos. A última partida disputada entre as equipes aconteceu pela Série A do Brasileiro. Na oportunidade, dia 5 de setembro de 2009, vitória pernambucana por 2 a 1 na Ilha do Retiro, gols de Fabiano e Wilson, com Juninho descontando para os visitantes, diante de 22.479 torcedores. O técnico Péricles Chamusca escalou o Leão com Magrão, Elder Granja (Juliano), Igor, Durval e Dutra; Andrade, Fabiano, Sandro Goiano (Zé Antônio) e Luciano Henrique (Isael); Wilson e Arce. .Já Estevam Soares mandou o Glorioso a campo com Flávio, Alessandro, Juninho, Wellington e Thiaguinho (Eduardo); Leandro Guerreiro, Fahel (Ricardinho), Michael (Jônatas) e Lucio Flavio; Victor Simões e André Lima.




Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro



Contra o Sport, Botafogo tenta melhorar em casa




Com baixo aproveitamento no Engenhão, Alvinegro luta para deixar números de times que brigam para não cair



Oswaldo e Antonio Carlos (Foto: Alexandre Loureiro)
     Oswaldo de Oliveira e Antônio Carlos tentam levar a mais
     uma vitória em casa nesta quarta (Foto: Alexandre Loureiro)
No discurso, o Botafogo ainda fala em título. Só que na prática, o aproveitamento em casa é digno de quem luta contra o rebaixamento. Os números ruins já viraram motivo de preocupação no clube e todo o elenco sabe que uma vitória nesta quarta-feira, no Engenhão, contra o Sport, às 21h50, em duelo com transmissão em tempo pelo LANCENET!, pode fazer a equipe respirar e mudar um pouco de patamar.

O Botafogo tem o quinto pior retrospecto em casa na Série A, empatado com o Coritiba, com 41,7%. São três vitórias, um empate e quatro derrotas no próprio lar, isso sem contar o tropeço por 1 a 0 contra o Vasco, quando o Botafogo atuou como visitante e levou a pior. E por isso, as vaias têm sido constantes.

– Quando o torcedor começa a vaiar a equipe, e é normal quando a gente joga em casa e dá nossos vacilos, você acaba se escondendo um pouco e as coisas não acontecem como pensamos – disse Elkeson.
O Alvinegro está na oitava colocação, com 24 pontos, que foram feitos em maior número fora do Engenhão. Longe de casa são 14 pontos.

Se o Glorioso tivesse repetido as campanhas dentro e longe do Engenhão, teria 28 pontos, a três do Grêmio, último no G4. Porém, a realidade em casa é melhor só que a de times que convivem com a zona de rebaixamento. Pouco para uma equipe que já foi muito temida no passado.
– Pelo que a equipe fez no Engenhão no ano passado, quando éramos quase imbatíveis, acho que tem faltado um pouquinho de sorte. Admito que estamos deixando a desejar em casa – comentou Elkeson, recordando que o Botafogo perdeu apenas três jogos no Engenhão durante todo o Brasileirão de 2011.

Nos últimos quatro jogos no Engenhão, o Botafogo perdeu três deles e venceu um. E em todos, a torcida vaiou o time. Sendo assim, nada melhor do que um triunfo convincente para decretar a nova fase.

VISITANTE, ALVINEGROS TEM ÓTIMOS ÍNDICES
A campanha do Botafogo em casa neste Campeonato Brasileiro pode não ser das melhores, mas os números fora do Rio vêm se sobressaindo. A equipe tem o quarto melhor aproveitamento do campeonato como visitante, atrás apenas de Atlético-MG, Fluminense e Vasco. Justamente os três primeiros da tabela de classificação atualmente.

O Botafogo tem um aproveitamento de 58,3% nos jogos como visitante. Foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Além disso, o Alvinegro é um dos times que menos foram derrotados fora de seus domínios na competição deste ano.

Em comparação com anos anteriores, o destaque da campanha deste ano aumenta. Até agora, o Glorioso tem o melhor aproveitamento dele como visitante desde 2004, quando passou a disputar o Brasileirão na fórmula de pontos corridos. O time está a duas vitórias de igualar 2010, quando ganhou seis partidas fora de casa.


Núcleo Botafogo Leia mais no LANCENET!