Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Libertadores: Botafogo estreia na altitude; Atlético-PR pega peruano


Bota e Fla encaram altitude, mineiros se dão bem, e Grêmio tem pedreira




Botafogo e Flamengo irão encarar altitude logo no início da Taça Libertadores 2014. Sorteio realizado nesta quinta-feira, em Luque, no Paraguai, definiu os grupos da competição. O Flamengo caiu no 7, que tem o Bolívar, da Bolívia, e terá de jogar em La Paz, 3.600 metros acima do nível do mar. Além dos bolivianos, o Rubro Negro pegará Emelec, do Equador, a quem enfrentou no ano passado, e León, do México.

Já o Botafogo estreia na primeira fase, a chamada pré-Libertadores, contra o Deportivo Quito, do Equador, na capital equatoriana, a 2.850 metros. Quem avançar de Botafogo e Deportivo entra no Grupo 2, com União Espanhola (Chile), o terceiro representante da Argentina (San Lorenzo ou Lanús) e o Independiente José Teran (Equador).

O Grêmio não terá de jogar nas alturas, mas pegou um grupo complicado, o 6, com Newell's Old Boys, da Argentina, e Nacional de Medellín, da Colômbia, e o vencedor do confronto entre Nacional (Uruguai) e Oriente Petrolero (Bolívia), pela pré-Libertadores. O Atlético-PR, terceiro colocado do Brasileirão, enfrentará o Sporting Cristal, do Peru, também pela pré-Libertadores. Quem avançar, entra no Grupo 1, com Vélez Sarsfield (Argentina), Bolívia 2 (The Strongest ou San José) e Peru 1 (Garcilaso ou Universitário).

O Cruzeiro encabeça o Grupo 5, com Defensor (Uruguai), Peru 2 (Garcilaso ou Universitário) e o vencedor do jogo 3 (Guarani-PAR e Chile 3). Atual campeão, o Atlético-MG, cabeça do Grupo 4, terá pela frente Nacional, do Paraguai, Zamora (Venezuela) e o vencedor do duelo entre Independiente Santa Fé (Colômbia) e Morélia (México).


Por Martín Fernandez e Richard Souza Luque, Paraguai

Conheça quem o Botafogo pode pegar na fase preliminar da Libertadores



Alvinegro pode pegar um adversário com tradição na competição, mas também pode se dar bem no sorteio que será realizado nesta quinta-feira, às 22h, em Assunção, no Paraguai





Botafogo goleia o Criciúma e se garante no G4 (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
Alvinegro voltou a Libertadores após 17
 anos (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
O Botafogo conhecerá nesta quinta-feira o primeiro adversário na Libertadores do ano que vem. O sorteio começa às 22h e será realizado em Assunção, no Paraguai. O Glorioso, que entra na fase preliminar da competição (conhecida como Pré-Libertadores), pode ter pela frente um adversário complicado, mas também pode, com sorte, ter vida fácil no início da competição.

Como ficou no Pote A da Conmebol, o Botafogo pode ter pela frente Nacional (URU), Sporting Cristal (PER), Oriente Petrolero (BOL), Deportivo Quito (EQU), Caracas (VEN) e um adversário que ainda está para ser definido, que será chamado de Chile 3 durante o sorteio. Deportes Iquique, Palestino, Universidad Católica e Universidad do Chile disputam esta vaga.

Curiosamente, o Botafogo fugiu de adversários extremamente complicados na primeira fase da competição. No mesmo Pote A que ele se encontram Atlético-PR (terceiro colocado no Campeonato Brasileiro), Monarcas Morelia (MEX) e o Argentina 5, que pode ser o River Plate (ARG), duas vezes campeão da competição.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Roberto Assaf - Colunista do Diário LANCE!

Dos prováveis adversários do Botafogo, pelo menos um, o Nacional-URU, é sem dúvida o clube de maior tradição no torneio, tendo sido três vezes campeão, a última em 1988. O problema é que os uruguais já não conseguem formar times como os que apresentavam nos tempos áureos, mas é sempre complicado vencê-los, principalmente quando se joga no Parque Central, estádio que intimida de fato os rivais.

O Sporting Cristal está entre os times que mais disputaram a Libertadores, mas raramente conseguiu êxito. Levando-se em conta também que o declínio evidente do próprio futebol peruano nas últimas décadas ajudou. Oriente Petrolero, Deportivo Quito e Caracas são quase sempre meros figurantes no torneio. É importante lembrar, no entanto, que a Libertadores tem o hábito de todo ano apresentar pelo menos uma surpresa, como ocorreu em 2013 com o mexicano Tijuana.

Quanto aos chilenos, tudo dependerá de quem será de fato o representante do país no Chile 3, pois vai uma distância considerável de Deportes Iquique e Palestino para Universidad Catolica, e principalmente Universidad de Chile, a La U. Mesmo que esse, campeão da Sul-Americana em 2011, já não possua uma equipe tão boa, é muito perigoso. Mas, à exceção do Nacional, parece possível superar qualquer um dos outros prováveis adversários.


Leia mais no LANCENET! 

Twitter da Copa Libertadores dá boas-vindas ao Botafogo


Clube foi chamado de "gigante" no perfil de uma rede social dos organizadores da competição continental




Twitter da Libertadores dá boas-vindas ao 'gigante' Botafogo (Foto: Reprodução/ Twitter)
Twitter da Libertadores dá boas-vindas ao 'gigante' Botafogo (Foto: Reprodução/ Twitter)

Depois de ter sua participação na Copa Libertadores de 2014 confirmada, o Botafogo recebeu uma homenagem no Twitter oficial dos organizadores da competição. Na manhã desta quinta-feira, a assessoria da instituição publicou um texto reverenciando a rica história do clube de General Severiano, chamando o Alvinegro de "gigante".

- Um gigante do passado no continente voltou! O Botafogo se classificou para a Libertadores 2014. Bem-vindos! - publicaram.

Como terminou o Campeonato Brasileiro em quarto lugar, o Botafogo dependia da derrota da Ponte Preta para o Lanús na final da Copa Sul-Americana para ter seu lugar garantido. Como os campineiros foram derrotados por 2 a 0, na Argentina, os alvinegros puderam festejar a conquista deste objetivo, que era jogar a competição continental.


Leia mais no LANCENET! 

Após vaga, Bota tem dia de definições e deve anunciar Eduardo Hungaro


Cuca, Tite e Autuori foram tentados, mas negociações não foram à frente. Proforte impacta orçamento para 2014, e elenco para Libertadores deve ser 'enxugado'



Eduardo Hungaro, ainda quando era auxiliar de Oswaldo de Oliveira, conversa com Seedorf no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SS Press)

Depois de o Lanús ser campeão da Sul-Americana em cima da Ponte Preta, na quarta-feira, o Botafogo confirmou sua vaga na Libertadores depois de 17 anos ausente. Esta quinta-feira promete ser importante, com algumas definições, a começar pela grande chance de o novo técnico ser anunciado. O nome deve ser o de Eduardo Hungaro, que atualmente comanda os juniores e também participa ativamente do dia a dia do time profissional.

A ideia inicial era contar com um treinador mais experiente, mas negociações com os tentados pela diretoria não foram à frente: Paulo Autuori, Tite e Cuca. Este último, um dos preferidos da torcida. Depois de uma grande reformulação na área de preparação física, mais novidades devem ser anunciadas nesta quinta sobre a formação da comissão técnica. Auxiliar na época de Oswaldo de Oliveira, Jair Ventura não deve permanecer, por exemplo.

Dentro de campo, a equipe já conseguiu algumas renovações importantes, como a de Bolívar e Edilson. A expectativa maior, no entanto, é saber se Seedorf seguirá no Glorioso em 2014. Neste caso, a vaga na Libertadores também ajudaria na permanência. A chegada de reforços de peso está complicada por causa da questão financeira. Até o momento, certo apenas Jorge Wagner, de 35 anos, que atualmente defende o Kashiwa Reysol.

O elenco alvinegro para a Libertadores deve ser "enxuto", já que orçamento sofreu um golpe inesperado. Para se enquadrar ao "Fair Play Financeiro", o clube teve que fazer ajustes por causa do Programa de Fortalecimento dos Esporte Olímpicos (Proforte), que propõe a renegociação das dívidas tributárias federais de entidades desportivas.

As dívidas poderiam ser negociadas em até 20 anos, sendo que até 90% da parcela mensal seria paga com a concessão de bolsas a atletas de modalidades olímpicas e investimentos em equipamentos e infraestrutura. Os 10% restantes seriam pagos em dinheiro.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro