Páginas

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Vida pós-Libertadores: Botafogo começa a testar alternativas no esquema de jogo


Com mais tempo para treinar agora, Jair apresenta variações táticas no Alvinegro e tenta voltar a surpreender adversários depois de ficar com a formação do meio campo de volantes previsível




Melhores momentos: Coritiba 2 x 3 Botafogo pela 25ª rodada do Brasileirão


Há vida fora da Libertadores, até para se chegar na próxima. Agora que só restou ao Botafogo o Campeonato Brasileiro para disputar nos últimos meses do ano, Jair Ventura terá o que sempre se queixou no apertado calendário de 2017: tempo para treinar. Não só os fundamentos, mas principalmente variações táticas para voltar a surpreender os adversários.


O meio de campo que se formou na emergência das saídas de Camilo e Montillo, com quatro volantes, sendo João Paulo improvidado mais à frente, encaixou bem para os jogos mata-mata, tanto da Libertadores quanto da Copa do Brasil. Mas o Botafogo passou a ser mais visado e estudado, e adversários como Flamengo e Grêmio conseguiram marcar o esquema, que ficou previsível.




Gilson não conseguiu render mais uma vez pelo meio (Foto: Giuliano Gomes/Agência PR Press)


Encontrar variações e novos fatores surpresas passou a ser uma necessidade, e Jair já testou um esquema diferente na vitória sobre o Coritiba por 3 a 2 no Couto Pereira, no último domingo (veja os lances no vídeo acima). Curiosamente, foi uma formação mais defensiva, com Gilson improvisado como meia no luar do poupado Pimpão, saindo de um 4-3-1-2 para um 4-3-2-1.


A dobradinha de laterais-esquerdos, que funcionou no ano passado com Diogo Barbosa, não foi a primeira vez a ser testada com Victor Luis e Gilson. Mas ainda não foi agora que ela funcionou. O time fez um primeiro tempo muito abaixo da média e só melhorou na etapa final após a entrada de mais opções de frente. E a tendência é que o técnico teste esquemas mais ofensivos também.




Valencia e Marcos Vinícius e Lindoso e Matheus Fernandes podem disputar posição (Foto: GloboEsporte.com)


Diferentemente do que parte da torcida pensa, Jair prefere jogar para frente, mas encontrou um melhor equilíbrio com a tática deixada por Ricardo Gomes. No primeiro semestre do ano, chegou a usar em várias partidas três atacantes, mas foi alvo de críticas porque a marcação não encaixou na formação, deixando o meio campo aberto e o time exposto.


Muitos alvinegros estranharam o fato de Valencia, contratado para ser o que Montillo não foi, ter ficado o tempo todo no banco contra o Coritiba. Mas o meia chileno deve ganhar nova chance no time titular em breve. A formação que tinha o gringo na armação e rendeu grande atuação nos 2 a 0 sobre o Flamengo é uma das favoritas para jogos no Nilton Santos.



Botafogo voltou a sofrer gol de bola parada e chuveirinho na área


O setor que menos precisa de ajustes é a defesa, ponto forte do time. A dupla de zaga Carli e Igor Rabello vem funcionando muito bem, enquanto Arnaldo e Victor Luis conseguem tantor fechar as laterais quanto atacar. A única correção a ser feita é na marcação por zona na bola parada, que mais uma vez ocasionou em gol para o adversário, assim como na eliminação da Libertadores.


Para enfrentar o Vitória no domingo, às 11h (de Brasília) no Nilton Santos, Jair já vai ser forçado a duas mexidas no time: Arnaldo e Roger estão suspensos e provavelmente darão vagas a Luis Ricardo e Brenner, respectivamente. Mas outras mudanças por opção podem ocorrer. Há margem para testes, porém, não para erros. Com 40 pontos, o Botafogo defende sua posição no G-6.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima, Rio de Janeiro