Páginas

sábado, 5 de julho de 2014

Sidnei Loureiro deixa o Botafogo, e Chico Fonseca é outro que deve sair

Com clube em crise, gerente técnico pediu demissão ao presidente Mauricio Assumpção, que aceitou; vice de futebol também não deve ficar




Sidnei Loureiro- Reapresentação do Botafogo (Foto: Satiro Sodre/ SSPress)
Sidnei Loureiro está no clube há mais de cinco
 anos (Foto: Satiro Sodre/ SSPress)
Sidnei Loureiro não faz mais parte da diretoria do Botafogo. O dirigente pediu sua liberação ao presidente Mauricio Assumpção, que aceitou a renúncia ao cargo de gerente técnico. O vice-presidente de futebol Chico Fonseca também deve deixar o cargo. As mudanças foram acertadas em reunião entre membros da diretoria neste sábado. Na segunda-feira, por meio de nota oficial, as modificações na gestão deverão ser comunicadas oficialmente, que também pode conter outros nomes.

Sidnei iniciou sua trajetória no clube na primeira gestão de Assumpção, em 2009, coordenando as divisões de base. Lá, ao lado do técnico Eduardo Hungaro - hoje auxiliar-técnico de Vagner Mancini -, conquistou o título de juniores de 2011. Feito que o Glorioso não conseguia há 11 anos àquela altura. O agora ex-gerente técnico, foi um dos responsáveis por trazer alguns jogadores para as divisões de base que depois foram e são destaques na conquista do sub-20, e depois nos profissionais.

Dentre estes jogadores estão os zagueiros Dória e Matheus Menezes, o atacante Vitinho, o volante Gabriel, o lateral-direito Gilberto, hoje emprestado ao Internacional, Jadson, já vendido para a Udinense (ITA), além de Daniel, um dos destaques do time nos primeiros jogos do time no Brasileirão deste ano.

Em 2012, após a perda do título estadual, foi promovido aos profissionais, para auxiliar o então gerente de futebol Anderson Barros.

Já Chico Fonseca, ex-vice de patrimônio, iniciou sua gestão no futebol em dezembro de 2012, participando do planejamento do time profissional para o ano seguinte, quando o Botafogo conquistou o Campeonato Carioca. 

As mudanças na diretoria acontecem em um momento em que a crise financeira afeta diretamente o futebol. Nesta semana, em protesto contra os atrasos nos salários, os jogadores se recusaram a viajar para João Pessoa, onde o time tinha amistoso marcado contra o Botafogo-PB. Na edição desde sábado do LANCE!, Chico Fonseca não escondeu sua insatisfação com a atitude dos atletas, afirmando que o clube não está pagando por falta de recursos.



Desde a manifestação dos jogadores, na quarta-feira, nenhum diretor, nem mesmo o presidente Mauricio Assumpção compareceu aos treinos do time, no Cefan, na Penha, Zona Norte do Rio.


Luiz Gustavo Moreira e Pedro Barboza - LANCENET! 

Com dois de Gegê, Botafogo goleia em jogo-treino realizado no Cefan


Equipe leva susto e sai perdendo contra o JC Soccer, mas reservas viram a partida




Botafogo venceu o JC Soccer por 6 a 2 em
jogo-treino (Foto: Pedro Venâncio)
Em jogo treino realizado neste sábado, no Cefan, o Botafogo teve dificuldades, mas no fim acabou goleando o JC Soccer por 6 a 2. O placar foi construído em sua maioria pelos reservas.

O JC Soccer começou a partida fechado, mas aproveitou dois contra-ataques para fazer 2 a 0 com Gabriel Assis. Ainda no primeiro tempo, Zeballos descontou e Edílson empatou em belo chute de fora da área.

Na segunda etapa, os titulares mantiveram o empate, mas a partir do momento em que os reservas entraram em campo, tudo mudou. Gegê, duas vezes, Dankler e Ferreyra decretaram a goleada alvinegra.

O técnico Vagner Mancini escalou o time tiitular com Andrey, Lucas, Bolívar e Junior Cesar; Aírton, Bolatti e Edílson; Wallyson, Yuri Mamute e Zeballos.

Os reservas jogaram com Helton Leite, Dankler, Matheus Menezes, André Bahia e Sidney; Rodrigo Souto, Gabriel, Fabiano, Gegê e Jorge Wagner; Ferreyra.

Após o jogo, Vagner Mancini avaliou o desempenho da equipe.

- Achei que foi muito bom. Vimos muitas coisas boas, e outras que precisávamos acertar. Sabia que os atletas iam sentir um pouco da parte física, já esperava um pouco de dificuldade, os atletas se comportaram bem taticamente, com apenas alguns erros de marcação, mas foi um teste muito válido.

Por Pedro Venancio Rio de Janeiro


Vice de futebol do Botafogo, sobre crise financeira: 'Não temos o que fazer'


Chico Fonseca lamenta situação do clube, reclama de boicote a amistoso e pede mais compreensão por parte do elenco, mas garante que problema será resolvido




Treino do Botafogo - Cefan (Foto: Vitor Silva/SS Press)
Elenco do Botafogo recusou viagem para realizar
 amistoso (Foto: Vitor Silva/SS Press)
Depois de os jogadores do Botafogo se recusarem a viajar para João Pessoa (PB), na quarta-feira, onde o time enfrentaria o xará da Paraíba, devido ao atraso salarial, atletas e dirigentes se calaram. Porém, o vice de futebol Chico Fonseca, em conversa por telefone com a reportagem do LANCE!Net, quebrou o silêncio e expôs a posição da diretoria. 

Demonstrando clara insatisfação com a postura adotada pelos jogadores, o vice de futebol pediu compreensão:

- Fazer pressão, greve, não resolve a situação, não temos solução. Cada vez mais, eles ajudam a piorar situação. Não viajar para o amistoso não resolveu o problema deles. Isso não traz dinheiro. É dessa forma que eles acham que vão ajudar o Botafogo a resolver seus problemas financeiros? Este seria um momento em que nós, dirigentes, torcedores e jogadores, deveríamos dar as mãos.

Convivendo com o problema desde o ano passado, Chico afirma que a situação é muito difícil, mas não será resolvida apenas com os protestos. Segundo o dirigente, todos que trabalham no clube têm tentado resolver as pendências financeiras:

- Acho que eles fazem este movimento pensando que não pagamos porque não queremos. Não pagamos porque estamos sem recurso. Conversamos com eles desde o ano passado, não enganamos ninguém. 

Conversamos sempre com os líderes, eu, particularmente, já estou cansado de falar. Infelizmente, não conseguimos convencê-los de que, se não os pagamos, é porque não temos recurso. Já explicamos que sempre honramos com nossos compromissos e vamos fazer neste ano de novo.

O clube deve cinco meses de direitos de imagem e dois na carteira de trabalho. Parte dos vencimentos têm sido pagos graças ao Sindicato dos Empregados em Clubes do Rio de Janeiro (Sindeclubes), que entra mensalmente com uma ação na Justiça, desbloqueando a verba dos direitos de transmissão.

Com a insatisfação do elenco, Chico reconhece que há o risco de jogadores deixarem o Botafogo:
- Tudo pode acontecer. Estamos fazendo de tudo para manter o elenco até o fim do ano. Mas só fica quem quer, não temos o que fazer.


Alexandre Braz - LANCENET!