Páginas

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Mesmo com chance à vista, Renan segue fora dos planos do Botafogo


Intenção da comissão técnica é escalar Helton Leite quando Jefferson e Andrey estiverem na Seleção em outrubro



Renan não deve ter mais oportunidades no Botafogo
 em 2014 (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
O Botafogo já estava conformado em perder Jefferson, convocado constantemente para a seleção brasileira. Mas a lista do grupo sub-21, divulgada na última quinta-feira, deixou o clube em situação ainda mais complicada. Andrey foi incluído no grupo do técnico Alexandre Gallo para dois amistosos e, dessa forma, o Alvinegro vai ficar sem seus dois primeiros goleiros em pelo menos duas partidas em outubro. Esta poderia ser uma oportunidade para Renan voltar a ser titular. Mas a intenção da comissão técnica é que Helton Leite seja o dono da posição neste período.


Jefferson foi convocado para dois amistosos da seleção principal, nos dias 11 e 14 de outubro. Já Andrey ficará ausente para a disputa de duas partidas da equipe sub-21 nos dias 10 e 13 de outubro. Contando o período de apresentação dos atletas, o Botafogo ficará sem a dupla nos jogos contra Palmeiras (8 de outubro) e Corinthians (11 de outubro). Existe a chance de Andrey retornar a tempo de enfrentar o Santos, dia 16, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Renan atuou em quatro partidas do Campeonato Brasileiro antes do início da Copa do Mundo, quando Jefferson já estava à disposição da seleção brasileira. Mas comunicou que não desejava mais atuar pelo clube, já que sua intenção era uma transferência para ter uma sequência de jogos. No entanto, o goleiro acabou por não acertar com qualquer outro clube, e o prazo para as inscrições na temporada termina no início de outubro, o que indica que dificilmente ele deixará o Botafogo em 2014.

Helton Leite em ação pelo Botafogo no Carioca:
nova chance à vista (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Dessa forma, Renan deve estar à disposição de Vagner Mancini quando Jefferson e Andrey estiverem defendendendo suas seleções. Mas no Botafogo comenta-se que o fato de ele ter pedido para não atuar vai pesar no momento de a comissão técnica optar pelo substituto da dupla. Assim, Helton Leite sai na frente.

- Ele deixou claro que gostaria de buscar um clube onde pudesse ter mais oportunidades, mas até o momento não houve uma proposta que fosse do agrado de todas as partes. Então o Renan está à disposição do Botafogo - afirmou Jolden Vergette, empresário do goleiro.

Helton Leite ainda não atuou sob o comando de Vagner Mancini. Contratado no início de 2014, ele disputou cinco partidas, todas pelo Campeonato Carioca, e sofreu seis gols. Viveu bons momentos, como quando defendeu um pênalti cobrado por Fred no Maracanã, mas foi questionado por algumas falhas. A última vez que o goleiro atuou pelo Alvinegro foi em 9 de março, na derrota por 2 a 0 para o Flamengo, pelo estadual.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Expulsão não é caso isolado: Sheik perdeu 5 jogos por suspensão no Bota


Desde sua chegada ao Alvinegro, Emerson deixou de disputar mais de um terço dos jogos possíveis por conta de cartões recebidos e lesões






Ser expulso contra o Bahia pode até ter sido o primeiro cartão vermelho de Emerson neste Campeonato Brasileiro, mas representará a sexta suspensão do atacante pelo Botafogo. E evidencia a necessidade de mudar o comportamento. Afinal, em um universo de 23 jogos da equipe desde a sua chegada, Sheik ficou fora de cinco por suspensão e de três por questões médicas, ou seja, 34,8%, entre Brasileirão e Copa do Brasil. Um prejuízo a uma equipe que tenta escapar da zona do rebaixamento do nacional e que luta por vaga na semifinal do torneio de mata-mata.

Emerson Sheik é o vice-artilheiro da equipe de Vagner Mancini na temporada - tem seis gols -, o que comprova a sua importância. É dele a maior esperança de mudar um quadro delicado. E isto ocorre desde a sua apresentação, em 17 de abril, após ter sido contratado do Corinthians, em um contexto de recente eliminação na Libertadores e no Carioca.

Foram sete amarelos no Brasileirão: contra Grêmio, Vitória, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Atlético-PR e Santos. Pelo terceiro cartão, não enfrentou Corinthians (contra o qual já não poderia atuar por estar emprestado pelo clube paulista) e Fluminense. Perdeu outros três compromissos por gancho do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Não encarou Figueirense e Chapecoense, pois foi condenado pela entrada violenta em Henrique, do Cruzeiro. Ficou fora ainda do confronto com o Coritiba por ter se envolvido em confusão no jogo contra o Grêmio. Na Copa do Brasil, em dois jogos contra o Ceará, levou apenas um amarelo.

Sheik, porém, acredita que tenham sido justos apenas "alguns" desses cartões. E que o fato de ocorrer tanto com ele vem de uma "implicância" da arbitragem com determinados atletas dentro do futebol brasileiro.

Emerson dá carrinho em partida pelo Botafogo:
atacante perdeu um terço de jogos da equipe no ano
 (André Durão / Globoesporte.com)
- Alguns desses cartões eu certamente mereci. Por outro lado, sem querer ser diferente de ninguém, sou um atleta que dá trabalho. Quando entro em campo, dou meu melhor e quero sempre vencer. E nossa arbitragem não está preparada. Alguns desses cartões eu mereci, mas a arbitragem já vem com o pensamento diferente para alguns atletas dentro do futebol nacional. Atletas que se destacam de alguma maneira, com perfil aguerrido, agressivo. A arbitragem às vezes individualiza alguns atletas, e isso é prejudicial para a partida e para a carreira deles - disse.


Além disso, Emerson desfalcou o Botafogo em outras três oportunidades por questões médicas. Foi ausência contra São Paulo e Internacional, ambos no segundo turno, por causa de uma inflamação nas amígdalas. Mas a lista de ausências de Emerson corre o risco de ser ainda mais extensa. Isso porque o STJD denunciou o atacante pelos eventos ocorridos na partida contra o Bahia. Assim, ele corre o risco de ser suspenso por 18 partidas. Sheik vai responder por ofensa à arbitragem, atitude reiterada de afronta e reclamação contra instituições e autoridades com claro intuito intimidatório e desrespeitoso através da mídia, além de jogada violenta.

Raio X dos jogos de Emerson pelo Botafogo

27/04 - Botafogo 2 x 2 Internacional - 1 gol
04/05 - Bahia 1 x 0 Botafogo
10/05 - Botafogo 6 x 0 Criciúma - 2 gols
14/05 - Goiás 2 x 0 Botafogo
21/05 - Grêmio 2 x 1 Botafogo - cartão amarelo
25/05 - Botafogo 1 x 1 Vitória - 1 gol e cartão amarelo
28/05 - Palmeiras 0 x 2 Botafogo - cartão amarelo
16/07 - Sport 1 x 0 Botafogo
27/07 - Flamengo 1 x 0 Botafogo - cartão amarelo
02/08 - Botafogo 1 x 1 Cruzeiro - cartão amarelo
10/08 - Atlético-PR 2 x 0 Botafogo - cartão amarelo
27/08 - Botafogo 2 x 1 Ceará
31/08 - Botafogo 1 x 0 Santos - cartão amarelo
03/09 - Ceará 3 x 4 Botafogo - cartão amarelo
17/09 - Botafogo 2 x 3 Bahia - 2 gols e cartão vermelho

Por Gustavo Rotstein e Jessica Mello Rio de Janeiro/GE