Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

O que pesou para Zé Ricardo esticar vínculo com o Botafogo até o fim do ano? Confira motivos


Elenco nas mãos, conhecimento dos atletas mais jovens desde o início da passagem e montagem de um planejamento seguro para 2019 são algumas das razões do "fico"



Vitor Silva/SSPress/Botafogo


O desejo pela permanência era mútuo. Botafogo e Zé Ricardo nunca esconderam que a ampliação do vínculo era um processo natural. Nesta terça-feira, o contrato, antes válido até abril de 2019, foi esticado até dezembro do mesmo ano, e o GloboEsporte.com enumera motivos que pesaram na opção pela continuidade. Confira abaixo:


Aceitação do elenco desde o início

Com longo trabalho por diferentes categorias do futebol de base, Zé Ricardo sempre mostrou conhecimento sobre os atletas com os quais trabalha. Chama todos pelo nome, sabe das características de cada um e não hesita em conversar individualmente com eles.


Tal proximidade agrada sobretudo a garotos que estão subindo, principalmente pelo fato de mostrar estar por dentro do que eles precisam em termos de evolução.


A transparência é elogiada no papo entre os jogadores por Whatsapp e concentrações. Quando tem que elogiar, o faz. Se é necessária uma bronca, não deixa para depois.



Wenderson é um dos jovens que já atuaram com Zé em 2019; Helerson é outro prata-da-casa que jogou a estreia — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


O que faltava para acertar a renovação?


Zé e Botafogo tinham consciência das dificuldades, especialmente financeiras, que o ano de 2019 reserva ao clube. Uma mudança significativa da espinha dorsal do plantel em relação à temporada passada também esteve em pauta, mas, após muitas conversas, direção e treinador chegaram a um entendimento de que é possível desenhar um planejamento para busca de objetivos esportivos com segurança.


A opção por um elenco mais enxuto e a saída de várias peças, entre elas Jefferson, Rodrigo Lindoso, Moisés, Luís Ricardo e Dudu Cearense, pediam coragem a Zé para a condução do grupo de olho em 2019. Mas as partes concordaram que é possível administrar tal mudança de panorama.



Vice-artilheiro do Botafogo em 2018 com 10 gols, Lindoso foi um dos nomes importantes que saíram. Ele está no Inter — Foto: Ricardo Duarte / Divulgação Inter


Valorização e ruptura com 2018

Ao renovar seu vínculo, Zé Ricardo teve uma readequação salarial considerada satisfatória para as duas partes. O clube considerou essa questão uma das menos complicadas, já que o mais importante era dar segurança ao treinador para ele tocar seu planejamento.


Ao finalizar a extensão do vínculo, o Botafogo demonstra o desejo de ruptura com o que fez em 2018: a mudança constante de técnicos. Foram quatro no ano. Havia um desejo de contar com Alberto Valentim por longo período, mas se tratava de uma aposta, caso semelhante na escolha por Marcos Paquetá.


Após bons trabalhos por Flamengo e Vasco e com avaliação positiva após o início em General Severiano, Zé é um profissional valorizado dentro do mercado. Esteve na mira do Santos e do futebol árabe. Longe de ser aposta.


Reconhecimento de quem pouco jogou com Zé


Além de depoimentos favoráveis à renovação de Zé dados por remanescentes do elenco de 2018 durante a pré-temporada em entrevistas coletivas, um ex-botafoguense que atuou apenas uma vez com o treinador no ano passado é só elogios.


Utilizado em 81 minutos da vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, o volante Dudu Cearense, atualmente sem clube, exaltou a franqueza de seu ex-comandante.


- Zé é um cara fenomenal, que admiro pra caramba como pessoa e profissional. Grande treinador. Trabalhei com Jair, também pessoa maravilhosa. Valentim também é. Para você ver que não joguei com esses caras 100%, mas os respeito como seres humanos. Zé é um deles. O futebol um dia vai acabar, mas a amizade fica e o respeito, também. Infelizmente no Brasil, o técnico precisa de resultados para se manter no cargo.


- E, aqui de longe, torcendo muito para o Botafogo, digo que o Zé Ricardo merece muita coisa boa no clube. Sempre teve respeito total com todos, sempre no cara a cara. Ele fala a verdade, independentemente de com quem seja - completou Dudu.



Sob o comando de Zé Ricardo, Dudu só atuou na vitória sobre a Chape em Chapecó, no returno — Foto: RICARDO LUIS ARTIFON/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO


Zé tem o apoio irrestrito de ex-comandados, elenco e direção. Com contrato até dezembro e com um grupo repaginado em mãos, o treinador sabe dos desafios e das dificuldades que enfrentará para fazer o Botafogo novamente campeão.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro