Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Com contratos em vigor, zagueiros do Bota ainda esperam por destino



Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Brinner vivem momento de transição e podem deixar o clube como parte da reformulação do elenco em 2013


Brinner no treino do Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Agif)
Brinner ainda tem esperança de
 permanecer noBotafogo
(Foto: Fernando Soutello / Agif)

A diretoria do Botafogo já se manifestou sobre a necessidade de contratar dois zagueiros para a próxima temporada. Com isso, com exceção de Dória, de 18 anos, que vem recebendo congratulações por suas atuações em 2012, os outros três jogadores da posição ainda não sabem que destino terão apesar de ainda terem contrato em vigor.

Antônio Carlos, que tem contrato até junho de 2014, e Fábio Ferreira, com compromisso até o fim de 2014, formaram por quase dois anos consecutivos a dupla de zaga titular do Botafogo. Contratado em janeiro, Brinner assinou até dezembro de 2015 e disputou 22 jogos no ano, sendo 14 como titular.

- Por enquanto, eu me apresento dia 4 de janeiro. Estou esperando o pessoal me ligar ainda para ver como vai ficar. Minha cabeça é para ficar e cumprir meu contrato, mas vou acatar o que a diretoria decidir - disse Brinner, que passa férias em Natal com a família.

Depois de algumas chances como titular na ausência de Antônio Carlos, Brinner não conseguiu completar alguns jogo por lesão ou precisou ficar até o fim no sacrifício. Isso acabou impedindo uma sequência maior. Mesmo assim, ficou satisfeito com o reconhecimento da torcida.

- O meu ano foi bem proveitoso, tirando as lesões que tive e aquele resultado com o São Paulo (derrota por 4 a 0 no Morumbi). A relação com a torcida sempre foi boa e quando joguei tive meu nome gritado por eles - comentou Brinner.

O Botafogo está à espera de propostas por seus zagueiros. Por enquanto, estuda a utilização deles também como moeda de troca. Antônio Carlos, por exemplo, é valorizado no mercado. Dos três, no entanto, seria o jogador com mais chances de permanecer.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Botafogo espera faturar ou se reforçar com peças do elenco


Clube tem intenção de conseguir ainda mais dinheiro com atletas que fazem têm mercado, mas que não irão permanecer em 2013


Tendo a firme ideia de montar um time forte para a próxima temporada, a diretoria do Botafogo segue prestando muita atenção ao mercado. Os dirigentes fizeram um bom caixa para investir e ainda terão o auxílio de fundo de investimento. Entretanto, os nomes que interessam estão sendo mantidos em sigilo. Certo, porém, é a intenção de conseguir ainda mais dinheiro com peças que fazem parte do plantel, têm mercado, mas que não irão permanecer para a próxima temporada. A ideia é que esses atletas virem boas moedas de troca no competitivo mercado das transferências.
Arquivo iG
Márcio Azevedo, lateral do Botafogo

Um dos jogadores que tem tudo para sair é o lateral esquerdo Márcio Azevedo, com proposta milionária do futebol asiático. O jogador tem contrato até o fim do próximo ano, mas, com 28 anos, sabe que terá poucas oportunidades iguais a essa para fazer sua independência financeira. O Botafogo também sabe que pela idade do ala propostas melhores não deverão chegar e olham nele a oportunidade de faturar e investir em outras contratações. O outro lateral esquerdo do elenco é Lima, tido como muito jovem para assumir a condição de titular. Portanto, haverá investimento na posição.

O zagueiro Fábio Ferreira tem contrato até o fim de 2014, mas está desgastado com a torcida e não faz parte dos planos do técnico Oswaldo de Oliveira. Portanto, será usado como moeda de troca e já despertou o interesse de clubes mexicanos.

O lateral direito Lucas também tem mercado, recebeu sondagens do futebol espanhol no meio do ano e acabou ainda mais valorizado com as convocações para defender a seleção brasileira na disputa do Superclássico das Américas, contra a Argentina. O jogador, porém, conta com a confiança de Oswaldo de Oliveira e, neste caso, a diretoria pode se esforçar em uma manutenção. Até porque o presidente Maurício Assumpção já deu entrevistas dizendo que a posição é considerada carente no futebol brasileiro e que vê o jogador com potencial para ser lembrado na Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.

Colocado em disponibilidade praticamente por conta das hostilidades da torcida, o atacante Rafael Marques é outro que não vai permanecer. Só que o Botafogo investiu muito no jogador e está querendo negociá-lo apenas por boas cifras. O atleta tem bom mercado no Japão e no Leste Europeu, mas ainda não chegaram propostas concretas. Assim, existe a chance dele ser emprestado para se valorizar no mercado nacional. Nos últimos dias surgiram rumores de que o Atlético-PR teria interesse no atleta.

O Botafogo ainda está negociando o meia Elkeson com o futebol chinês e vai utilizar parte da quantia para contratar. Outra fonte de receita pode chegar de atletas que estão emprestados e que dificilmente ficarão em General Severiano. Esses são os casos do volante Somália, que foi liberado pela Ponte Preta, e do atacante Caio, que estava cedido ao Figueirense. O segundo terá os direitos federativos comprados por um grupo de empresários, que almejam uma negociação com o exterior. Já o volante tem sondagens de outras equipes do futebol brasileiro.

Apesar de se desfazer de alguns atletas, o clube está mantendo a base de 2012. Do atual elenco estão certos para 2013 os goleiros Jéfferson, Renan, Milton e Andrey; os laterais Lucas, Gilberto e Lima; os zagueiros Antônio Carlos, Dória e Matheus; os volantes Gabriel, Jadson, Renato, Lucas Zen e Marcelo Mattos; os meias Andrezinho, Seedorf, Cidinho, Fellype Gabriel, Jeferson Paulista e Lodeiro; os atacantes Bruno Mendes e Sassá. Portanto, 23 nomes serão os mesmos.

Assim, de quatro a seis contratações deverão ser feitas. A primeira delas é o zagueiro André Bahia, que está se desvinculando oficialmente do Sansumspor, da Turquia.

O elenco do Botafogo volta aos trabalhos no dia 3 de janeiro, quando começa a pré-temporada. A estreia na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, no dia 20 de janeiro, quando recebe o Duque de Caxias, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão.

iG São Paulo 

'Quero fazer história no Botafogo', diz Bruno Mendes na Seleção sub-20


Sem poder defender o clube, atacante se apresenta para o Sul-Americano e torce por final feliz na Justiça. Audiência está marcada para sexta-feira



Bruno Mendes se apresenta à Seleção sub-20 no
aeroporto (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
A temporada de 2012 foi intensa para Bruno Mendes. Após subir para os profissionais e se destacar no Campeonato Paulista pelo Guarani, o atacante foi contratado pelo Botafogo no segundo turno do Campeonato Brasileiro e marcou seis gols em oito jogos.

A boa fase, no entanto, foi interrompida por um imbróglio judicial. O ex-zagueiro Andrei entrou na Justiça contra o Guarani, e a venda de Bruno Mendes para o grupo HAZ, que o repassou por empréstimo para o Botafogo, foi anulada. Por sua vez, o atacante não disputou as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro e aguarda uma solução para poder voltar ao clube carioca. Uma audiência, na sexta-feira, em Campinas, pode selar um acordo. Pelo menos é essa a expectativa do jogador.

- Com certeza quero continuar no Botafogo. É o que eu sempre quis. Quero fazer história no Botafogo. Quero continuar em 2013, poder jogar e fazer mais gols para ajudar o clube. Vai ter uma audiência essa semana em Campinas. Espero que tudo se resolva – disse Bruno Mendes, durante a apresentação da seleção brasileira sub-20, nesta segunda, no Rio de Janeiro.

O bom momento no Botafogo rendeu a Bruno Mendes uma chance na Seleção sub-20, que se prepara na Granja Comary, em Teresópolis, para o Sul-Americano da categoria, em janeiro, na Argentina. No momento, o atacante quer esquecer o problema judicial que envolve sua venda e focar na preparação para garantir uma vaga na competição.

- O foco agora é a seleção brasileira. Estou muito feliz com essa convocação. Cinco jogadores ainda serão cortados. Então espero ir bem nos treinamentos para viajar com a Seleção para o Sul-Americano.

A Seleção sub-20 permanece na Granja Comary até o dia 23, quando os atletas serão liberados para passar o Natal com os familiares e dois serão cortados. O grupo retorna a Teresópolis no dia 26 e treina até o dia 30, quando serão novamente liberados. Antes do fim do ano, outros três serão dispensados A reapresentação é no dia 2 de janeiro. A viagem para a Argentina está marcada para o dia 7.

O Brasil estreia no Sul-Americano no dia 10 de janeiro, em San Juan, contra o Equador. Além das duas equipes, o Grupo B da competição conta com Uruguai, Peru e Venezuela.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro

Após início promissor, Gabriel sonha com conquistas pelo Fogão em 2013


Titular do time no fim da primeira temporada como profissional, volante alvinegro conta ao LANCE!Net quais são seus planos para o próximo ano





Em 2012, Gabriel deixou de ser uma promessa dos juniores para ser titular no Botafogo. Mais do que isso, superou a desconfiança por ocupar a vaga do experiente e lesionado Marcelo Mattos, virou símbolo do marketing na inauguração de loja do clube, se tornou querido pela torcida e o melhor amigo de Seedorf: resumindo, foi protagonista aos 20 anos, no primeiro ano de profissional. Porém, ele quer mais e relevou os seus planos ao LANCE!Net para o próximo ano.

Sem se deslumbrar pelas conquistas pessoais na temporada que se encerrou, Gabriel destacou que 2012 foi apenas um ano de transição – para ele e para o time – e que muito ainda está por vir, com a busca por grandes títulos no ano que vem.

Para Gabriel, Botafogo está no rumo
certo para 2013 (Foto: Wagner Méier)
Ao término do jogo contra o Flamengo, na última rodada do Brasileiro, você abraçou o técnico Oswaldo de Oliveira e chorou muito. O que representou?

Foi muito emocionante. Acho que não só para mim, mas para os diversos jovens que subiram em 2012. A gente nunca tinha imaginado ter contato com o Oswaldo, um técnico campeão do mundo por clubes. Foi o cara que meu deu a chance de jogar. Quando entrei em campo, fiz questão de retribuir pela confiança. Torço para que o Oswaldo assine logo a renovação de contrato com o Botafogo, para que a nossa crescente continue.

O que representou o seu crescimento para o processo de consolidação das categorias de base?

Foi algo bom, que deixa claro o bom trabalho do Botafogo. É importante ver o clube investindo na base, é essencial. Um jogador da base tem mais identidade com o clube e custa menos do que contratar um outro de fora. Com esse planejamento, em um, dois anos, virá outra boa safra para chegar no profissional e se firmar de vez na carreira.
   
O que o time de 2012 poderá oferecer em 2013?

Acho que o ano que vem é para se dar um passo à frente. 2012 foi para formar um time e um grupo. Fomos formados às pressas, com gente de fora e garotos que subiram. Se você pegar o times campeões, vai observar elencos juntos por dois, três anos. Em 2013, vamos em busca dos títulos, com a equipe já entrosada.

Existe uma grande expectativa pela chegada de reforços?

É importante ter um elenco forte. A concorrência cria uma briga boa, que é importante para o desenvolvimento de todos.
É bom para o Botafogo ter jogadores de grande qualidade. 2013 será um ano com muitos jogos e precisamos do grupo cheio para dar conta do recado sempre.

O quanto você sentiu que o Botafogo esteve perto de grandes resultados durante todo 2012?

Tivemos momentos injustos neste ano, merecíamos algo maior do que ficar no quase. Faltou pouco no Carioca, no Brasileiro, na Copa do Brasil... Foi uma pena. Merecíamos mais pela união do grupo. Mas estamos no rumo certo para 2013.

Esse clima de união influencia quanto para o jogador em campo?

É ótimo ter boas pessoas ao seu lado. Em outros lugares, podem ter jogadores que ocupam a mesma posição e por isso não se gostam, mas no Botafogo, não. Eu já vivi coisas chatas que dentro no Botafogo eu nunca vi. Isso é muito importante, dá tranquilidade para o trabalho.

Quando o Seedorf chegou ao Botafogo, comentou que você era o melhor amigo dele. Como é o holandês no dia a dia?

Ele é um grande homem. Na última rodada, sofri uma lesão na coxa direita e só ficarei livre em três semanas. Daí, o Seedorf veio conversar comigo, falou para eu não ficar triste, pois as lesões acontecem na carreira de todo atleta. Ele falou que a minha alegria me ajudaria nessa recuperação. Recentemente ele conheceu meus pais, tirou fotos, foi muito atencioso mesmo.

Seria bom ter Seedorf e Loco Abreu juntos na grupo em 2013?

As lideranças de Loco e Seedorf são bem grandes. Seedorf é mais aberto, se preocupa mais com o Botafogo em geral, não só dentro do campo. Já Abreu é mais preocupado com a gente, tem uma ligação direta com os jogadores. Se o Loco voltar, vai unir os dois estilos dentro do clube e pode ser bom para nós viver essa experiência. Sempre tem espaço para dois caras desse nível. Eles vão saber ocupar cada um o seu espaço e não vão passar por cima de ninguém.

Gabriel ganhou a amizade de Seedorf no segundo semestre (Foto: Alexandre Loureiro)

Além de Seedorf, com quem mais você tem grande afinidade?
Pelo contato direto, hoje meus melhores amigos são Dória e Jadson. Estamos juntos nos momentos bons e difíceis. O grupo é ótimo e os veteranos também são incríveis. A amizade é primordial para nascer uma equipe vitoriosa.

Como é a sua relação com a diretoria e com o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção?

Elas são muito boas. O Mauricio procura ligar para gente e dar dicas sempre. Se tem de dar dura, também fala firme. É um cara emotivo e o grupo gosta muito dele. Minha relação com ele é excelente e agradeço pela oportunidade que me deu. Sou muito grato. Na derrota para o Fluminense, no Estadual, ele foi ao vestiário e falou que acreditava em nós. No Brasileiro ele também fez isso constantemente.

O que passa na sua cabeça ao olhar para trás e avaliar 2012?

É gratificante pensar nisso. Desde pequeno eu pensava em defender um grande clube, ver minha vida mudar. Hoje posso agradecer por ter conseguido isso. Espero que continue assim!


Alexandre Braz, Vinícius Perazzini e Walace Borges Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!


Trio do Botafogo parte para Seleção sub-20 visando o Sul-Americano




Bruno Mendes, Jadson e Dória se apresentam nesta segunda-feira ao técnico Emerson Àvila para um período de treinos na Granja Comary, Teresópolis


Jadson - Dória - Bruno mendes - (Foto: Cléber Mendes - Alexandre Loureiro - Bruno de Lima)
Jadson, Dória e Bruno Mendes se
apresentam à Seleção sub-20
(Foto: Cléber Mendes - Alexandre
Loureiro - Bruno de Lima)
Três jogadores do Botafogo vão se apresentar à Seleção sub-20, nesta segunda-feira. Bruno Mendes, de 18 anos, Dória, também de 18 anos, e Jadson, de 19 anos, partem para a Granja Comary, na cidade de Teresópolis (RJ), para um período de treinos, antes do corte de cinco jogadores pelo técnico Emerson Àvila para a disputa do Sul-Americano, em janeiro, na Argentina.

No último sábado, no Engenhão, durante o Feijão no Fogão, o volante Jadson conversou com a imprensa e destacou a motivação pelo desafio na Seleção.
- Essa experiencia me fará amadurecer. Voltarei fortalecido mentalmente e fisicamente para ajudar o Botafogo - comentou Jadson.

Feliz pela convocação, a primeira em sua carreira, o zagueiro Dória parabenizou o Botafogo pelo trabalho desenvolvido nas divisões de base e fez uma análise sobre o seu primeiro ano como profissional:

– Agora a gente trabalha para o clube colher os frutos que plantou. Comecei na Copinha (Copa São Paulo de Juniores) e fiz três gols, o que para um zagueiro é uma marca importante. Logo depois vim para os profissionais e o professor Oswaldo me acolheu aqui. Estreei pelos profisonais com 17 anos, consegui uma boa sequência de jogos e fui presenteado om a convocação para a sub-20. Graças a Deus, para mim, este ano foi o mais importate da minha vida. Eu nunca irei esquecê-lo - disse


Leia mais no LANCENET!