Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Botafogo tem receitas liberadas e começa a pagar salários atrasados


Com dinheiro em mãos, clube paga mês de dezembro e segunda parcela do 13º





A situação financeira do Botafogo, aos poucos, começa a clarear. Nesta quarta-feira, o clube começou a quitar as dívidas com o atual elenco. O salário de dezembro e a segunda parcela do 13º foram pagos nesta tarde. Devido ao horário bancário, no entanto, nem todos receberam, o que deve acontecer até esta quinta.


A operação foi possível devido à liberação das cotas referentes aos direitos de transmissão da televisão. Com o dinheiro em mãos, o Botafogo se apressou para pagar o elenco antes da estreia no Campeonato Carioca, sábado, contra o Bangu.

Jogadores e funcionários começaram a receber os salários atrasados nesta quarta-feira (Foto: Marcelo Baltar )

A expectativa é que até o final da semana o clube fique em dia com todo o elenco e com os funcionários. Por conta do bloqueio das receitas, no fim do ano o Botafogo precisou recorrer a um ex-dirigente para pagar os salários de novembro e a primeira parcela do 13º. Os atletas que deixaram o Botafogo no final de 2015 não receberam.


Com a expectativa de colocar as contas em dia, o Botafogo tem a meta de obter as Certidões Negativas de Débito (CNDs) junto à Receita Federal. O clube entende que, com o documento em mãos, será mais fácil conseguir um patrocinador master. O Alvinegro chegou a iniciar conversas com a Caixa Econômica Federal, mas o banco descartou o acordo na semana passada.



Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/GE

R.Gomes mantém time com Gervasio, mas perde Lindoso, com virose


Treinador ainda tem esperança de contar com argentino para a estreia contra o Bangu. Volante passa a ser mais um problema




Dificilmente os reforços estrangeiros terão condições legais de estrear no Campeonato Carioca, no sábado, contra o Bangu. Ricardo Gomes, porém, ainda tem esperanças e repetiu o time titular com Gervasio Nuñez Yaca, na manhã desta quarta-feira, em General Severiano.


Debaixo de um sol escaldante, em uma manhã muito quente no Rio de Janeiro, o treinador repetiu a equipe da véspera, com apenas uma troca. Com forte virose, Rodrigo Lindoso foi poupado e é dúvida para sábado. Lucas Zen treinou entre os titulares.

Gervasio Núñez se manteve no time titular do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Rodrigo Lindoso desfalcou o Botafogo no treino
 desta quarta-feira (Foto: Divulgação)
Com vários problemas, Ricardo Gomes treinou com Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Emerson, Diogo Barbosa; Airton, Lucas Zen, Gegê, Luis Ricardo, Gervasio; Luís Henrique. Durante a atividade, Ricardo Gomes trocou Yaca por Lizio. Os titulares venceram por 3 a 0, com gols de Gervasio, Luís Henrique e Luis Ricardo.


São muitos os problemas para a estreia. Além de Carli, Gervasio e Lizio, que dificilmente serão inscritos a tempo por conta da janela de transferência, que abre apenas na quinta-feira, Neilton e Octávio, machucados, também estão fora. Com dores no joelho e problemas na documentação, Bruno Silva também está fora. Com uma virose, Rodrigo Lindoso pode ser mais um desfalque.


O Botafogo volta a treinar na tarde desta quarta-feira, em General Severiano. A estreia oficial do time na temporada está marcada para sábado, ás 17h, contra o Bangu, em São Januário, pela 1ª rodada do Campeonato Carioca.



Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/GE

Ex-jogadores do Botafogo em 2015 se mobilizam para cobrar clube na Justiça


Catorze integrantes do elenco campeão da Série B alegam dívidas e criam grupo de "WhatsApp" com presença de advogado e dirigente. Alvinegro nega pendência salarial






Após os casos Willian Arão e Henrique Almeida, o Botafogo pode ser acionado mais uma vez na Justiça, agora por um grupo de ex-jogadores. Depois de serem campeões da Série B do Campeonato Brasileiro de 2015, 14 dos 17 integrantes do elenco que saíram no final do ano passado estão se mobilizando para acionar o clube e cobrar dívidas referentes a salários atrasados, férias e premiações pelo título da Segunda Divisão e do vice do último Carioca. Eles já procuraram um advogado especialista, João Chiminazzo, e chegaram a criar um grupo de "WhatsApp" incluindo um membro da diretoria, que segundo os atletas só visualiza as mensagens, mas não responde. A ação, porém, não deve ser coletiva, mas sim individual.

Jogadores na comemoração com a taça da Série B: 17 saíram do clube após título (Foto: Vitor Silva / SSPress/Botafogo)

- Teve um pessoal que me procurou, eles montaram aqui um grupo de "WhatsApp" e tudo mais para tirar algumas dúvidas e queriam dar uma pressionada na diretoria, porque de fato não receberam algumas coisas do Botafogo. Salário de novembro, aí dezembro depende até quando ia o contrato de cada um, 13º, férias... Eles me procuraram para ver se eu conseguia dar uma força para eles ou não - explicou Chiminazzo, que vai representar alguns desses jogadores, mas está dando suporte a todos neste primeiro momento.


Na visão do grupo, o Botafogo deixou de se responsabilizar em pagar os salários quando o retorno à Série A já estava garantido - o Alvinegro assegurou o acesso ao vencer o Luverdense no dia 10 de novembro. Outro fator que causou revolta por parte desses jogadores foram os R$ 400 mil pagos pelo clube para tentar renovar com Willian Arão, quantia que acabou sendo devolvida pelo volante que se transferiu para o Flamengo. O valor é exatamente o mesmo do acordado como premiação a ser repartida para todo o elenco pelo título da Série B. Agora eles se perguntam: para onde foi esse dinheiro? Um objeto de estudo entre eles é como cobrar judicialmente uma premiação, já que não é algo previsto na carteira ou no contrato.

Foram e estão quitados, não
existe atraso de salários"

Domingos Fleury, vice jurídico do Botafogo


Questionado sobre como o clube poderia se defender se essas ações forem adiante, o vice-presidente jurídico alvinegro, Domingos Fleury, mostrou-se tranquilo e negou que haja qualquer dívida salarial com qualquer atleta.


- Foram e estão quitados, não existe atraso de salários. Premiação não sei dizer.


Em busca de quitar ou parcelar suas dívidas para conseguir as Certidões Negativas de Débito, o Botafogo começou a semana com a expectativa de pagar os salários do atual elenco referentes a dezembro, parte do 13º e férias e começar o Carioca rigorosamente em dia. Consultado, o presidente Carlos Eduardo Pereira ainda não confirmou o pagamento na última terça-feira. Em meio à crise no país, o clube vive dificuldades na captação de patrocínios - o último patrocinador master do uniforme foi a "Guaraviton" no início de 2015. Um acerto com a "Caixa Econômica Federal" esteve encaminhado, segundo o GloboEsporte.com apurou no valor de R$ 17 milhões, mas o banco desistiu do investimento na semana passada.


Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE