Páginas

domingo, 21 de agosto de 2016

Com a bênção de Túlio, Sassá entra na briga pela artilharia: "Faro de gols"


Ex-atacante acompanha vitória do Botafogo em Juiz de Fora, aprova dupla com Neilton e elogia camisa 9, agora vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro





Quem segura Sassá? Atravessando seu melhor momento na carreira, o atacante foi o protagonista das últimas vitórias do Botafogo e entrou na briga pela artilharia do campeonato. Com nove gols em 13 jogos, ele está a um de Gabriel Jesus, do Palmeiras. Número que o credencia a repetir o feito de Túlio Maravilha em 1995, último goleador o Brasileirão com a camisa alvinegra.


Ao lado de Donizete, Túlio prestigiou a vitória do Botafogo sobre o Sport, no sábado, em Juiz de Fora. Das cabines do Estádio Mário Helênio, o ex-atacante viu Sassá marcar dois gols e abençoou o momento do camisa 9.


- O Sassá está de parabéns. Ele tem a minha bênção e o meu aval para que possa ser artilheiro do campeonato, como aconteceu comigo há 20 anos. O Sassá vinha de uma contusão e reencontrou seu melhor futebol. Ele tem características parecidas com as do Donizete. É um cara forte, que cai bem pelos dois lados e está com faro de gols - elogiou Túlio.


Túlio prestigiou o Botafogo em Juiz de Fora e elogiou Sassá (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)


Inspirado pela presença de Donizete - seu parceiro de ataque no título brasileiro de 1995 -, Túlio também elogiou Neilton e apostou no sucesso da dupla com Sassá para sequência do Brasileiro.


- O Botafogo está bem servido de atacantes. O Neilton já estava bem e, com a chegada do Sassá, veio a ter mais uma referência no ataque. Estou apostando muito nessa dupla Sassá e Neilton. A cada jogo eles estão se entrosando mais e estão conseguindo os gols que estavam faltando no início do campeonato.


Empolgado com a atuação contra o Sport, Túlio já vislumbra algo maior para o Botafogo no Campeonato Brasileiro e sonha com o G-4.


- Quem sabe com essa dupla também possa colocar o Botafogo na briga por uma Libertadores? Porque não? Nada é impossível. Temos que fugir de vez desse fantasma do rebaixamento porque o Botafogo é um time grande e tem que brigar por títulos todos os anos.


Com 26 pontos, o Botafogo ocupa a 13ª colocação. O time volta a campo no dia 29, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada.

Fonte: GE/Por Marcelo BaltarRio de Janeiro

Análise: bem organizado, Botafogo dá goleada, e Sassá garante vaga no time


Fogão passa fácil pelo Sport, conquista a segunda vitória consecutiva e mostra que pode fazer mais no Brasileirão. Decisivo, atacante leva vantagem contra Canales







A bomba acertada no travessão pelo atacante Rogério, logo aos 9 minutos de jogo, deu a falsa impressão de que o Botafogo sofreria diante do Sport, na noite de sábado, em Juiz de Fora.


Mas, mostrando organização tática, a equipe botafoguense conseguiu com os 3 a 0 uma sequência de duas vitórias consecutivas pela primeira vez no Brasileirão, em passo importante na briga para se afastar as últimas colocações.




No 4-4-2 bem definido, com três volantes (Fernandes substituiu Bruno Silva, suspenso) e toda liberdade para a criatividade do meia Camilo, o Fogão encontrou caminhos rápido e igualou o jogo ainda no primeiro tempo.


Com sorte, Neilton acertou a bola no travessão e Sassá, esperto no erro do adversário, contou com a ajuda do morrinho para passar por Magrão e abrir o placar em Minas Gerais.


O segundo gol do Botafogo veio cedo na etapa final, de novo com o artilheiro Sassá, aproveitando rebote em cobrança de falta.


Com o resultado praticamente garantido, o time de Jair Ventura se fechou em duas linhas de quatro mais bem definidas e esperou o adversário. Para manter o ritmo, o técnico trocou Airton e Fernandes por Dierson e Leandrinho, e o time seguiu com seu sistema seguro.


VEJA A TABELA DO BRASILEIRÃO


O Sport de Oswaldo de Oliveira, desde o início no 4-3-3, levou mais perigo com as jogadas de Rogério pelo setor de Luis Ricardo, o lateral mais ofensivo da equipe carioca. Mas o jogo se manteve nas mãos do Fogão por todo o tempo.

Botafoguenses comemoram gol em
Juiz de Fora (Foto: Vitor Silva /
 SSpress / Botafogo)
As mudanças do time do Recife pouco surtiram efeito. Sidão, em 90 minutos, só trabalhou em um chute de Lenis, em defesa com o peito. No fim, Camilo ainda marcou o terceiro, em chute de fora da área.


Substituto de Canales, que perdeu o jogo por motivos pessoais, Sassá foi bastante acionado, principalmente pelo lado direito do campo. Com três gols nos últimos dois jogos, nove na competição, dá esperança por dias melhores em General Severiano. E praticamente assegura uma vaga na equipe.


Fonte: GE/Por Marcelo Braga/São Paulo

Jair elogia atuação, festeja sequência, mas prega cautela: "Longa caminhada"



Com 100% de aproveitamento, treinador diz que vitória foi fruto do trabalho ao longo da semana, elogia Sassá, mas exalta equipe: "Vitória de todos. Sempre vai ser assim"



Jair Ventura conquistou sua segunda vitória 
(Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)
Dois jogos, 100% de aproveitamento e um início inquestionável. Com Jair Ventura, o Botafogo enfim venceu duas partidas seguidas no Campeonato Brasileiro e se afastou da zona de rebaixamento. Fruto do trabalho e do empenho dos jogadores, na opinião do treinador. Após a vitória por 3 a 0 sobre o Sport, neste sábado, Jair elogiou o comprometimento do elenco.

- A vitória foi fruto do trabalho, trabalhamos bastante para isso. O Sport vinha embalado com seis jogos invictos, com quatro vitórias e dois empates. Sabíamos das dificuldades, mas fomos atrás do nosso objetivo. Conseguimos duas vitórias consecutivas, o que ate então não tínhamos conseguido. Tivemos uma semana cheia de trabalho. Foi muito bom. Os jogadores trabalharam demais. Com certeza isso facilita bastante a vida do treinador.


Jair Ventura, no entanto, tentou conter a euforia pelos últimos resultados e pregou cautela. Afinal, a situação do Botafogo - 13ª colocado, com 26 pontos -, melhorou, mas ainda incomoda.

- Treinador tem que ser chato, temos sempre que buscar o que melhorar. Não vai ser uma vitória que vai nos iludir. Foi uma vitória bacana, mas já passou. Vamos buscar novas estratégias e planos para vencer o próximo jogo. Vamos com calma. É uma longa caminhada.

Confira outros trechos da entrevista

Seu Machado
Queria dedicar essa vitória ao Seu Machado, nosso grande funcionário que perdemos hoje. Ele dedicou sua vida ao Botafogo. Foi uma morte estranhíssima (infarto). Hoje, na sua folga, ele foi ao clube às 5h da manhã para deixar tudo organizado. Isso mostra o grande funcionário que ele era. A família dele sabe que pode contar conosco.

Comissão técnica
Tenho que falar desse trabalho de bastidores. Queria agradecer todo o pessoal da análise técnica, que nos ajudou bastante. Todos que trabalham por trás, o pessoal da preparação física, mas em especial o pessoal da analise de desempenho

Sassá
É muito cedo, foram apenas dois jogos, mas fico feliz pelo Sassá, que está nos ajudando. Quando perdemos, não perdemos por um erro. Assim como, quando ganhamos, não ganhamos por um jogador. Ele está nos ajudando, mas a vitória de todos. Sempre vai ser assim

Três volantes
A gente que trabalha com performance busca também o equilíbrio. Não adianta apenas ter três atacantes... tem que estudar o jogo. Estamos conscientes que fizemos o nosso melhor. Não é porque se joga com três volantes que o time é retranqueiro. O resultado está ai para falar.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Juiz de Fora

Sassá faz dois gols, garante vitória do Botafogo e breca ascensão do Sport


Atacante, que já havia sido o responsável pela vitória na rodada passada, tem noite de artilheiro novamente. Time pernambucano perde a primeira após seis jogos invicto



Graças principalmente a Sassá, o Botafogo está 100% no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, o atacante balançou a rede duas vezes e voltou a garantir uma vitória para o time carioca. Desta vez sobre o até então embalado Sport, pelo placar de 3 a 0, em Juiz de Fora. O último gol foi marcado pelo meio-campista Camilo.


VEJA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO CAMPEONATO BRASILEIRO


No fim de semana passado, Sassá já havia sido o responsável pelo triunfo sobre o São Paulo depois de deixar o banco de reservas e marcar nos acréscimos. Contra o Sport, começou como titular, até porque o chileno Canales viajou ao seu país em razão de um problema familiar.


Sem Canales, que viajou ao Chile, Sassá começou como titular (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)

É a primeira vez que o Botafogo emenda dois resultados positivos na competição nacional. O resultado leva a equipe aos mesmos 26 pontos dos pernambucanos, que vinham reagindo na tabela de classificação, com seis jogos de invencibilidade.


O Botafogo volta a campo no dia 29 de agosto, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Um dia antes, o Sport recebe o Internacional, na Ilha do Retiro.

Pela primeira vez no Brasileiro, o time carioca emenda duas vitórias consecutivas. Sport, por sua vez, vê cair sua série de invencibilidade

Os dois times fizeram um primeiro tempo equilibrado na noite deste sábado. O Sport acertou o travessão aos nove minutos, em chute de Rogério da entrada da área. Aos 31 minutos, Neilton deu o troco para o Botafogo ao contar com desvio em Renê para também mandar a bola no travessão.


Já nos acréscimos, a defesa pernambucana errou uma troca de passes e viu Sassá tomar a bola. O atacante nem finalizou bem, mas se valeu da ajuda de um desnível do gramado para enganar o goleiro Magrão e abrir o placar aos 47 minutos, no último lance da primeira etapa.


No retorno do intervalo, não demorou muito para o Botafogo ampliar. Aos seis minutos, depois de cobrança forte de falta de Emerson, Magrão espalmou, e a bola caiu com Sassá. O artilheiro da noite tentou de primeira e balançou a rede na segunda tentativa, em novo rebote do goleiro.


Sem muito mais a perder, o time pernambucano partiu para o ataque, mas esbarrou em boas defesas do goleiro Sidão e também na falta de pontaria de seus atacantes. Para piorar, em um contra-ataque aos 46, Camilo aproveitou outro rebote de Magrão para fechar a conta.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Juiz de Fora