Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2024

Fábio Matias despista sobre busca de treinador no Botafogo: "Não olho redes sociais há 15 dias"



Técnico interino comanda o Glorioso desde 22 de fevereiro; Botafogo goleou o Boavista por 4 a 0 nesta quarta-feira e abriu vantagem na final da Taça Rio



A data Fifa chegou ao fim com Fábio Matias no comando interino do Botafogo, contrariando as expectativas do clube - que esperava ter uma contratação, ou ao menos um avanço significativo, até esta terça-feira. Depois da goleada por 4 a 0 sobre o Boavista, no jogo de ida da final da Taça Rio, o comandante falou sobre como tem fugido das notícias sobre o assunto.







Boavista 0 x 4 Botafogo | Melhores momentos | Jogo de ida - Final da Taça Rio


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



- Não olho Instagram e redes sociais há 15 dias para não gerar comentários. Sou funcionário do Botafogo dentro do processo de construção caso o clube opte em trazer alguém. Isso é um comentário que eu faço para os atletas: "Enquanto eu estiver à frente, vamos trabalhar e pensar dessa forma". E os atletas comparam isso, quando se tem essa via de duas mãos a gente dá continuidade a esse processo - disse Fábio Matias, acrescentando:


- Não tenho visto redes sociais, porque elas podem poluir um pouco a nossa mente. Tenho trabalho para dar o melhor para o Botafogo. Se vier, ótimo, estaremos aqui para ajudar e oferecer o melhor. Se quiserem fixar, hoje a determinação é do clube. John é um cara acima da média, um gestor com uma mentalidade muito acima. Vamos focar, a estreia da Libertadores é fundamental.


+ Botafogo goleia o Boavista e sai na frente em final da Taça Rio





Fabio Matias em Botafogo x Aurora — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


O treinador também falou sobre como a goleada gera confiança no elenco do Glorioso. O Botafogo estreia na Conmebol Libertadores na próxima quarta-feira, 3 de abril, contra o Junior Barranquilla (COL).


- Ajuda por uma questão de convicção nesse curto período na Data Fifa. Tivemos um período de treinos e é importante essa questão de confiança. Também era importante ganhar hoje para a gente criar uma estratégia para domingo visando a partida da Libertadores. Não está ganho (a final), é importante dizer, o Boavista tem jogadores que já foram em clubes grandes. Mas para nós foi fundamental esse resultado para montar as melhores estratégias para os próximos dois jogos - completou.


+ Atuações do Botafogo: Júnior Santos e Tiquinho são os melhores em goleada; dê suas notas




Junior Santos, Tiquinho e Lucas Halter — Foto: Vitor Silva / Botafogo


O Botafogo volta a campo neste domingo, às 18h30, pelo jogo de volta da final da Taça Rio. O duelo com o Boavista será no estádio Nilton Santos.


Outros tópicos da entrevista de Fábio Matias:


- Planejamento do Botafogo:

"Tudo depende do contexto. Estamos com um grupo muito qualificado, temos atletas que estão voltando de lesão. Nosso planejamento é dar uma equilibrada na questão de minutagem dos atletas e a gente tem conseguido fazer isso bem. Mas vamos planejar com calma e consciência. Ainda temos treinos para organizar melhor as ideias."


- Importância da data Fifa:

"Temos o retorno de atletas, mas temos que tomar cuidados quanto ao retorno rápido deles. Estamos preparando para que eles estejam em melhores condições, só aí eles terão minutagens. A Data Fifa foi muito boa para zerar a carga, tivemos que exigir muito dos atletas nos jogos contra o Red Bull. Vamos escalar os jogadores respeitando todas as características dos jogadores."


- Júnior Santos:

"Tem algumas coisas que são muito pessoais e são dos indivíduos. Júnior é um cara muito acima da média, que absorve e escuta informações. Está sempre querendo melhorar e evoluir. Tem vários nesse grupo que são dessa forma. Mas tudo vai de cada atleta, o Júnior tem aproveitado os feedbacks. Outros atletas também têm um crescimento muito grande, e isso vai do quanto o jogador está apto a receber informações."


+ Rafael volta a jogar após oito meses e dá assistência em goleada do Botafogo





Júnior Santos - Botafogo x Boavista — Foto: VItor Silva / Botafogo


- Retorno de Rafael:

"Acabei ficando um período como auxiliar permanente, então dei alguns treinos para o Rafael. Trocamos algumas ideias. A partir do momento que virei interino, conversei e falei com ele que as coisas tem que ser feitas com calma para o atelta estar mentalmente bem consigo. Bem focado e equilibrado, para que consiga ter confiança. Fico feliz pelo feedback do Rafael. Essa é parte integrante. As vezes esquecemos do lado humano no futebol, ficamos tão competitivos que esquecemos que esse é o principal. É do individual para o coletivo, assim que construímos uma grande equipe."


- Tiquinho Soares:

"Tem que respeitar o indivíduo. É equidade e igualdade. Igualdade é dar oportunidade para todos, equidade é respeitar o momento de cada um. Quando se tem jogos em sequência, você precisa que o atleta precisa se recuperar, você recupera ele; quando você vê que o atleta precisa de sequência, você dá sequência. A gente tem respeitado muito. Temos conversado muito sobre ajustes de posicionamento, temos abordado muito individualmente os atletas e isso reflete dentro do campo. Os atletas estão aptos para receberem informação, não há uma barreira. Isso é legal."



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Saquarema, Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Júnior Santos e Tiquinho são os melhores em goleada; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal na vitória sobre o Boavista pela Taça Rio






Ranking de Atuação


Ordenar por:




Gatito Fernández - GOL
nota ge7.0
público8.6

Fez apenas uma defesa difícil durante todo o jogo, mas se destacou mais por lindo lançamento que deu para Júnior Santos, em passe que gerou o segundo gol do Botafogo.



Damián Suárez - LAT
nota ge5.5
público6.8

Teve dificuldade nas transições, levando bolas nas costas com alguma frequência. Até conseguiu se recuperar com frequência, mas correu para trás quase sempre.



Rafael - LAT
nota ge7.0
público8.6

Voltou aos gramados após oito meses por causa de uma lesão. Foi seguro e ainda deu uma assistência para o gol de Yarlen.



Lucas Halter - ZAG
nota ge6.0
público6.3

Atuação que vai de altos e baixos. Vai bem na cobertura pelo chão, mas ainda peca no um contra um contra os atacantes.



Alexander Barboza - ZAG
nota ge7.0
público8.3

Iniciou a jogada do primeiro gol com um grande lançamento vindo do campo defensivo para Júnior Santos. Foi bem nos desarmes e disputas aéreas.



Marçal - LAT
nota ge6.0
público6.7

Bem defensivamente, mas deixou a desejar no ataque, errando cruzamentos com frequência.



Hugo - LAT
nota ge6.0
público7.6


Atuação segura. Não falhou na marcação e nem foi espetacular no ataque.



Gregore - MEI
nota ge6.5
público7.3

Seguro na defesa. Pouco se aventurou ao ataque, ficando responsável por cobrir espaços para Kauê e Marlon Freitas poderem avançar.



Kauê - MEI
nota ge7.0
público8.1

Se movimentou muito bem no ataque e na defesa. Apareceu bem e deu dois chutes perigosos, além de ter auxiliado na pressão do meio-campo.


10º
Breno - MEI
nota ge6.5
público7.3

Mesmo com pouco tempo em campo, conseguiu dar bons passes no meio-campo.


11º
Marlon Freitas - MEI
nota ge7.5
público8.2

Motorzinho. Joga e faz o time jogar. Mais solto no meio-campo, foi mais dinâmico no setor, pisou mais na área e foi um elemento surpresa no último terço.


12º
Raí - MEI
nota ge6.0
público6.9

Deslocado na ponta, apareceu mais justamente quando apareceu pelo meio do que quando atuava pelos lados. Levou um cartão amarelo bobo.
13º
Yarlen - ATA
nota ge7.0
público8.6

Entrou e colocou ainda mais correria, dando perigo nos contra-ataques. O garoto marcou um bonito gol de perna direita nos minutos finais.


14º
Júnior Santos - ATA
nota ge8.5
público9.4

Iluminado. Fez um belo gol e deu duas assistências precisas para os gols de Tiquinho Soares. Foi bem para arrastar a marcação pelos lados do campo.


15º
Tiquinho Soares - ATA
nota ge8.0
público8.9

Foi bem nas disputas de pivôs e jogo físico contra os defensores do Boavista, criando chances a partir disso. Marcou dois gols em lances de oportunismo, aparecendo na área para finalizar com apenas um toque.


16º
Janderson - ATA
nota ge6.5
público6.8

Deu um calor na marcação do Boavista, entrando quase que como um ponta pela esquerda. Deu chutes e dribles perigosos.


17º
Fábio Matias - TEC
nota ge8.0
público9.3

Soube dosar o time e mesmo assim manter a equipe competitiva. O Botafogo fez um bom primeiro tempo e uma etapa final regular, mas, mesmo assim, a equipe foi superior tecnicamente e soube se impor pela qualidade.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Cinco missões de Fábio Matias pelo Botafogo nas finais da Taça Rio



Equipe começa a decidir torneio de consolação nesta quarta



O Botafogo tem um último passo no Campeonato Carioca antes de iniciar a fase de grupos da Conmebol Libertadores, no dia 3 de abril, às 19h, contra o Junior Barranquilla: os dois jogos da final da Taça Rio contra o Boavista.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



O primeiro nesta quarta-feira, às 19h30, no estádio Eucyr Resende, em Bacaxá. O segundo no domingo (31) às 18h30 no estádio Nilton Santos. As duas partidas vão servir para, além de tentar garantir o título e a vaga na Copa do Brasil, finalizar a preparação para o torneio continental e o começo do Brasileiro.


Enquanto John Textor define quem será o treinador do futuro, cabe ao interino Fábio Matias o dever de deixar o time acertado para quem chegar. O ge listou cinco missões para o interino nestas duas partidas:


Acerto de meio-campo

Matias usou três formações de meio diferentes nas partidas em que usou força máxima, todas elas na Libertadores. Se Eduardo é peça certa e crucial, a dupla de volantes foi sempre modificada e o gaúcho teve esse período para buscar o melhor encaixe.





Tchê Tchê, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Obviamente, as características diferentes dos atletas podem ser usados de forma circunstancial. Mas tendo que se impor contra rivais de menor nível na fase de grupos, é preciso encontrar o trio para propor contra times mais fechados.


Com o camisa 33 poupado na primeira partida, há também a chance de buscar um substituto para ele enquanto Óscar Romero passa por processo de recondicionamento.


Encaixe do lado direito da defesa

Ofensivamente o Botafogo de Matias conseguiu produzir em quantidade e também em aproveitamento. Defensivamente o time ainda apresentou alguns problemas que vêm desde o período em que Tiago Nunes era o comandante.



Lelê chuta diante de Lucas Halter em Fluminense x Botafogo — Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense



O lado direito especialmente, em que Damián Suárez e Lucas Halter tiveram algumas dificuldades de entrosamento e também tomada de decisão. O período sem jogos pode ter sido importante para corrigir erros.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Com três nomes em pauta, Textor encerra entrevistas por novo técnico do Botafogo nesta terça

+ Torcida do Botafogo reprova o nome de Quique Setién em enquete


Aumentar a produção para Tiquinho

O craque do time voltou a ter uma boa atuação contra o Aurora, a segunda fase prévia da Liberta. Mas o número de gols ainda deixa a desejar na temporada. São 12 partidas e somente dois gols marcados, um contra o Aurora e outro contra a Portuguesa.


O atacante tem a parcela dele de culpa, mas parte dessa pouca produção vem também do coletivo. é preciso encontrar formas de colocar o camisa 9 em condições de finalizar e fazer mais gols para também evoluir como time.



Tiquinho Soares participa de quatro dos seis gols do Botafogo contra o Aurora (https://ge.globo.com/video/tiquinho-soares-participa-de-quatro-dos-seis-gols-do-botafogo-contra-o-aurora-12396320.ghtml)



Definir o goleiro titular

O Botafogo começou a temporada com uma disputa em aberto no gol que acabou não acontecendo por conta de uma lesão muito cedo em John, goleiro contratado para a temporada.


Se o brasileiro chegou com prestígio e expectativa de ser o titular, Gatito Fernandez voltou a mostrar qualidade que lhe rendeu inclusive um retorno à seleção do Paraguai. Com John de volta da contusão que teve, a disputa entre eles volta a acontecer para decidir quem começa jogando.




John, Botafogo, Carioca, Sampaio Correa — Foto: André Durão




Recuperar lesionados

O clube conseguiu esvaziar o departamento médico ao longo dos dias sem partidas na Data Fifa. Nenhum deles está disponível ainda no primeiro jogo da final, até por conta do gramado, mas na segunda partida isso pode mudar.


+ Leia mais notícias do Botafogo


A três dias da primeiro jogo da Libertadores, Fábio pode utilizar o segundo confronto para descansar alguns jogadores da equipe principal e ao mesmo tempo dar minutagem para esses atletas que estão há mais tempo sem atuar.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Boavista x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida válida pela Taça Rio




Boavista e Botafogo começam a decidir o título da Taça Rio nesta quarta-feira, às 19h30, no Estádio Elcyr Resende, em Bacaxá. O ge acompanha todos os lances da partida em tempo real (CLIQUE AQUI). Band, Bandsports e Canal Goat transmitem o confronto ao vivo.







Maiores artilheiros do Botafogo


Sexto colocado na Taça Guanabara, o Boavista chegou à decisão após partida polêmica contra a Portuguesa que terminou em confusão no gramado do Elcyrzão.


O Glorioso tem como meta principal na próxima semana a estreia na Conmebol Libertadores, no dia 3 de abril contra o Junior Barranquilla. O título do turno é importante pensando na vaga na Copa do Brasil de 2025.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Com três nomes em pauta, Textor encerra entrevistas por novo técnico do Botafogo nesta terça

+ Pablo se recupera, e Botafogo esvazia o departamento médico


Onde assistir

Tempo real: o ge acompanha todos os lances da partida (clique aqui para acompanhar)
Transmissão: Band, Bandsports e Goat


+ Leia mais notícias do Botafogo



Escalações prováveis


Botafogo - técnico: Fábio Matias (interino)


Depois da paralisação, o treinador deve usar a primeira partida para dar minutagem à equipe titular que deve enfrentar o Junior Barranquilla na Conmebol Libertadores. Eduardo e Danilo Barbosa, poupados, são desfalques, além de Savarino que retorna da Data Fifa.




Provável escalação: Gatito Fernandez, Damián Suárez, Lucas Halter, Barboza e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Raí (Kauê); Júnior Santos, Emerson Urso (Yarlen) e Tiquinho Soares.



Desfalques: Patrick de Paula, John, Jeffinho e Luiz Henrique, Pablo e Jacob Montes (transição)
Pendurados: ninguém.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Boavista - Técnico: José Quadros

A equipe de Saquarema deve repetir a estrutura que teve nas partidas contra a Portuguesa na semifinal da Taça Rio, com três jogadores atuando na zaga.


Provável escalação: André Luiz, Ludke, Mizael, Gabriel Almeida, Pablo Maldini e Alyson; William Oliveira, Crystopher e Ryan Guilherme; Cristian Renato e Jefferson Souza.





Desfalques: Ary, Léo Oliveira e Berê (lesionados).
Pendurados: ninguém.


Arbitragem

Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistente 1: Thiago Filemon Soares Pinto
Assistente 2: Júlio César de Souza Gaudêncio
4º Árbitro: Jodis Nascimento de Souza
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
AVAR: Carlos Henrique Cardoso de Souza


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro