Páginas

sábado, 16 de setembro de 2017

Jair explica escalação e diz que ideia foi dar ritmo para João Paulo e Lindoso


Técnico do Botafogo utiliza seis titulares na vitória por 2 a 0 sobre o Santos em casa e diz porque alguns foram poupados: "Preservar jogadores que tinham risco de lesão"




Melhores momentos de Botafogo 2 x 0 Santos pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro


Depois da vitória por 2 a 0 do Botafogo sobre o Santos em casa, pela 24ª rodada do Brasileiro (veja os melhores momentos no vídeo acima), o técnico Jair Ventura falou sobre a estratégia utilizada antes do jogo decisivo contra o Grêmio, pelas quartas de final da Libertadores. Explicou os motivos para utilizar alguns titulares e para poupar outros.


- O Brasileiro é equilibrado. A gente sempre fala, mas é verdade. A ideia era dar ritmo para alguns atletas, como João Paulo, que sentiu um pouco contra o Grêmio. Lindoso, voltando de lesão. E também preservar jogadores que tinham risco de lesão. O importante é que estamos pegando a parte de cima da tabela. Já jogamos com equipe alternativa também, quando perde é o Botafogo - disse, em entrevista coletiva.


Em relação ao time considerado titular nesta temporada, começaram jogando contra o Santos: Gatito Fernández, Victor Luis, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Roger. Luis Ricardo, Marcelo, Emerson Silva, Valencia e Guilherme substituíram Arnaldo, Carli, Igor Rabello, Matheus Fernandes e Rodrigo Pimpão.


O Alvinegro chegou a 37 pontos no Brasileiro e dorme na quinta posição. Flamengo e Cruzeiro jogam no domingo e podem ultrapassar após o fim da 24ª rodada. A equipe de Jair Ventura encara o Grêmio pela Libertadores, na quarta, em Porto Alegre, e depois visita o Coritiba, no Couto Pereira, no próximo domingo, pela competição nacional.



Jair Ventura durante entrevista coletiva no Nilton Santos (Foto: Igor Rodrigues)


Confira outras respostas de Jair


Jogo contra o Grêmio

- Equilíbrio. Vamos para o segundo tempo do jogo. Torcida do Grêmio vai lotar, a equipe deles é forte, a gente sabe, vice do Brasileiro no momento. Dois jogadores de Seleção, Arthur e Luan. Mas estamos otimistas, entendemos o espírito da Libertadores. Começamos antes, perdemos na parte física, mas estamos mais maduros. Penso muito no gol qualificado. O Grêmio tem que jogar, precisa do gol também, e todo mundo sabe a força do Botafogo. Hoje perdemos vários gols, poderia ser um placar elástico, mas a equipe foi fantástica.


Postura na Arena do Grêmio

- Tem que ter momento de marcar pressão, outro de marca baixo. Não podemos ir e jogar por uma bola. Ouvi muita gente dizendo que contra o Flamengo a gente queria empatar o jogo por causa do Gatito. Isso não existe. Vamos jogar para vencer lá, dentro da nossa estratégia. O Renato terminou o jogo aqui com três zagueiros. Não conseguimos vencer o Grêmio, mas estamos vivos.


Outra decisão no ano

- Estou desde janeiro assim, não é algo que apareceu no meio do ano, no fim do ano, mais uma decisão. Estamos acostumados. Colo-Colo, Olimpia, fase de grupos, agora com o Nacional. Cada grande jogo você ganha uma experiência fantástica. Uma coisa que mostra que estamos focados é o nosso rendimento hoje. Bati nessa tecla, importância do hoje, viver o hoje.


Chances perdidas

- Nós tivemos muitas chances hoje. Perdemos no 4 contra 2, 3 contra 1, não fizemos. Lá teremos que ser cirúrgicos, um gol abre dois de vantagem praticamente. No jogo pode acontecer tudo, o Grêmio sabe nossa força na transição, nós sabemos do jogo apoiado deles. Estamos confiantes, vai ser um grande jogo.


Dúvidas para quarta-feira?

- Dúvidas em todos os setores, mas se eu falar aqui vocês vão saber quem eu vou escalar (risos). Então não vou falar nada. Viu como a gente vai amadurecendo? (risos).



Guilherme
- Guilherme é meu atleta com maior número de jogos. Teve uma chance muito parecida na semifinal contra o Flamengo, hoje entrou. Futebol é assim. Ele está sempre nos ajudando, é um menino com potencial enorme. Foi uma indicação minha, gostei muito. Liguei para pessoas, tive boas referências. Fico feliz dele estar ajudando. Por vezes titular, por vezes sendo o 12º jogador.


- Ele entendeu isso, é o espírito de equipe. Emerson Silva fez uma grande partida, o Luis (Ricardo), tão criticado contra o Flamengo, hoje foi bem. Esse é o equilíbrio que a gente precisa na vida. O bom que no futebol a gente sempre pode dar uma nova chance no próximo jogo.


Fonte: GE/Por Igor Rodrigues, Rio de Janeiro