Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Análise: no campo e fora, Botafogo tem problemas a resolver em reta final antes da Série B


Clube inicia maio com tropeço, a pouco mais de 20 dias da estreia na principal competição da temporada. Evolução da equipe, contratações e DM vazio são as metas




Melhores momentos: Botafogo 0 x 0 Nova Iguaçu, pela semifinal da Taça Rio



O mês de maio, que nos últimos dias trará a estreia na Série B, começou do jeito que o Botafogo não queria, com tropeço e atuação contestada. Na retal final de preparação para o grande foco da temporada, o clube tem problemas dentro e fora de campo para resolver.


Alguns deles apareceram no empate em 0 a 0 com o Nova Iguaçu, no último domingo, pelo jogo de ida da semifinal da Taça Rio. O principal é a melhora de rendimento que Marcelo Chamusca precisa tirar dos jogadores para ser competitivo na segunda divisão. Com muitas mudanças no elenco, o treinador começa a ter tempo para treinar, o que foi raro na temporada até agora, e será cobrado por bons resultados.


O início contra o Nova Iguaçu foi promissor, com duas chances claras de Marco Antônio logo nos primeiros minutos. O time ensaiou ter mais movimentação e agressividade, mas logo mostrou a dificuldade dos últimos jogos. Apesar das seis finalizações no primeiro tempo, foram poucos os lances de perigo. O time pareceu estático em alguns momentos, e Chamusca precisou cobrar movimentação e toques rápidos dos jogadores.


Na formação, o técnico repetiu o esquema com dois volantes e manteve Pedro Castro com mais liberdade. O camisa 33 apareceu muitas vezes como dupla de Matheus Nascimento. Até na hora da marcação, posicionamento mais à frente. Frizzo jogou mais recuado na intenção de melhorar a saída de bola, mas o Nova Iguaçu apertou na marcação e roubou muitas bolas, em um jogo de muitas faltas.



Marcelo Chamusca durante Botafogo x Nova Iguaçu — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


O esquema mudou um pouco no segundo tempo. Pressionado para conseguir a vitória, o treinador começou a acionar atacantes de velocidade. As mudanças foram muitas, mas não surtiram efeito. O Bota até saiu do jogo com um número razoável de finalizações, 13, mas só exigiu três defesas do goleiro Luis Henrique, e nenhuma delas difícil. Na verdade, quem pegou a bola mais complicada foi Douglas Borges, em cabeçada de Anderson Künzel.


+ Chamusca lamenta ansiedade do time em empate


Depois de deixar a desejar, o Bota precisa melhorar para o jogo de volta, no próximo domingo, às 18h (de Brasília), no Nilton Santos. Um novo empate dá a vaga na final ao Nova Iguaçu. Quem vencer encara Madureira ou Vasco, que se enfrentam na outra chave.



Time mais confiável

Nos pouco mais de 20 dias até a Série B, Chamusca precisa entregar um time mais confiável. Para chegar lá, o setor mais pronto parece ser a defesa, com boas opções para a zaga e jogadores de melhor nível nas laterais em comparação com a última temporada. O problema começa quando se passa para o meio de campo e o ataque.


Enquanto os reforços não chegam, o treinador precisa trabalhar com as opções que tem. Por necessidade ou por escolha, o meio de campo sofreu muitas mudanças nos primeiros meses de trabalho. Chamusca ainda não teve a oportunidade de colocar o que parece ser a formação ideal, com Matheus Frizzo, Pedro Castro e Ricardinho.



Pedro jogou como meia mais uma vez — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


O ataque é outro setor cheio de indefinições. Warley e Marcinho começaram com a titularidade e ainda não convenceram. Agora, são os meias Marco Antônio e Felipe Ferreira que jogam nas pontas, só que os dois também somam atuações discretas. A posição de centroavante está sob responsabilidade de dois garotos, Matheus Nascimento e Rafael Navarro.


Rapidez no mercado

+ Contratações: veja quem chega e quem vai embora


O Botafogo precisa de reforços, sabe disso e está no mercado. A ideia é contratar mais três ou quatro jogadores antes do campeonato nacional. Volante, meia e atacantes estão no radar. A estreia na Série B acontece no dia 28 ou 29 de maio, e o tempo joga contra a diretoria.



Na última semana, dirigentes revelaram a torcedores organizados que um primeiro volante, um camisa 10 e um centroavante experiente podem chegar em breve. Além deles, um ponta de velocidade também está no planos.


A partir de agora, o clube quer buscar no mercado atletas com expectativa de serem titulares. O elenco já tem volume considerado aceitável, mas precisa de mais protagonistas. A intenção é buscar jogadores que subam o nível técnico e, ao mesmo tempo, possam melhorar o rendimento de quem já está no time.



Anselmo Ramon é um dos nomes na mira — Foto: Cristiano Andujar/Futura Press



DM vazio

Outra pendência é a recuperação de alguns jogadores, entre eles titulares. Há quem nem estreou na temporada, como Gatito Fernández, com edema ósseo no joelho direito. O zagueiro Gilvan tem lesão no pé esquerdo. E o meia Ricardinho, novo integrante na lista, sofreu trauma no tornozelo direito.


Além deles, Rafael Navarro e Kayque têm problemas musculares. Outro jogador que demanda atenção é Diego Cavalieri, que começou o ano como titular até sofrer contusão no tornozelo direito. O goleiro já está recuperado, mas ainda precisa de recondicionamento.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro