Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Vitória sobre América-MG traz de volta os sorrisos na reapresentação do Bota


Recuperado de lesão, Luís Henrique treina normalmente e pode ser relacionadodiante do Corinthians. Emerson, Carli e Lindoso estão mais próximos do retorno




Ambiente favorável: Emerson Silva levou o filho
Thiaguinho para o treino (Foto: Divulgação / Botafogo)
A maré de más notícias deu uma trégua ao Botafogo. Nada como uma vitória para mudar o astral. Na tarde desta quinta-feira, o time se reapresentou em General Severiano após derrotar o América-MG por 3 a 1 na última quarta, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). De volta à sede, o clima de apreensão deu lugar aos semblantes leves. Os sorrisos voltaram. E com eles, algumas boas novidades.


Fora desde o final de maio, por conta de lesão muscular, Luís Henrique treinou normalmente e pode ficar à disposição de Ricardo Gomes para a partida contra o Corinthians, no domingo. Carli, Emerson e Rodrigo Lindoso também foram a campo, treinaram à parte e deram sinais de que estão próximos do retorno. É possível que a dupla de zaga já volte a jogar na próxima semana.


Com os titulares na academia, apenas os atletas que não iniciaram a partida contra o América-MG foram a campo. Quem chamou a atenção, no entanto, foi Thiaguinho. Filho do zagueiro Emerson Silva, o menino mostrou ter intimidade com a bola enquanto brincava com alguns jogadores no gramado.


- (O clima) Fica muito mais leve. Conversei agora no vestiário com o Leandrinho. Dá pra ir a restaurante, shopping, é totalmente diferente. Mas nosso time tem algo interessante. É claro que ninguém fica feliz com a derrota. Mas nunca deixamos o semblante cair – disse Luis Ricardo.


Se tem jogador voltando, outros preocupam. Airton, que deixou a partida contra o América-MG no intervalo, sentiu dores musculares e é dúvida para a partida de domingo, às 16h, contra o Corinthians, em São Paulo.

Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Análise: "vc e eu, eu e vc" de Sassá e Neilton elevam poder de fogo do Bota


Quarta dupla de ataque diferente do Alvinegro na Série A funciona melhor do que as outras três, e os jovens de 22 anos ganham moral para continuarem jogando juntos







Duplas de ataque alvinegras:

1ª rodada: Botafogo x São Paulo
- Neilton: 0 finalizações
- Ribamar: 4 finalizações
- time: 4 chances e 0 gol

2ª rodada: Sport x Botafogo
- Neilton: 2 finalizações
- Ribamar: 1 finalização
- time: 5 chances e 1 gol

3ª rodada: Botafogo x Atlético-PR
- Salgueiro: 1 finalização
- Ribamar: 1 finalização e 1 gol
- time: 2 chances e 2 gols

4ª rodada: Fluminense x Botafogo
- Salgueiro: 1 finalização
- Ribamar: 0 finalizações
- time: 1 chance e 0 gol

5ª rodada: Botafogo x Cruzeiro
- Aquino: 1 finalização
- Ribamar: 0 finalizações
- time: 3 chances e 0 gol

6ª rodada: Santos x Botafogo
- Aquino: 0 finalizações
- Ribamar: 0 finalizações
- time: 5 chances e 0 gol

7ª rodada: Botafogo x Vitória
- Aquino: 1 finalização
- Ribamar: 2 finalizações
- time: 5 chances e 1 gol

8ª rodada: Botafogo x América-MG
- Neilton: 5 finalizações 1 assistência
- Sassá: 5 finalizações e 3 gols
- time: 8 chances e 3 gols


As constantes trocas na frente tinham justificava: com até então o pior ataque do Campeonato Brasileiro, o Botafogo buscava uma maneira de aumentar o seu poder de fogo. E a quarta dupla testada por Ricardo Gomes foi a que melhor correspondeu até o momento, em que pese a fragilidade do adversário. Na vitória por 3 a 1 sobre o agora lanterna América-MG, na última quarta-feira(veja os melhores momentos no vídeo acima), os jovens de 22 anos Sassá e Neilton atuaram juntos pela primeira vez na Série A e participaram muito mais do jogo do que as três parcerias anteriores no setor. Foi a primeira vez também que o Alvinegro marcou mais de dois gols em uma mesma partida em 2016.


No Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), cada um finalizou cinco vezes. O time teve ao todo oito chances claras de gol, marcou três com Sassá, sendo um com assistência de Neilton. Antes deles, Anderson Aquino e Ribamar tiveram chances contra Vitória, Santos e Cruzeiro, porém, foram muito pouco participativos, com baixo número de finalizações (veja no quadro ao lado). A dupla Salgueiro e Ribamar, por sua vez, foi mais eficiente contra o Atlético-PR, quando o Alvinegro aproveitou as únicas duas oportunidades de gol que teve. Mas continuou criando pouco também contra o Fluminense. Já Neilton e Ribamar foras as escolhas de Ricardo para iniciar o campeonato: os dois juntos já foi o inverso, criaram mais e foram pouco eficazes.


Neste cenário, Neilton e Sassá ganharam moral para continuarem a parceria do "você e eu, eu e você" - nome de uma famosa música do Tim Maia dos anos 80. Antes, os dois só haviam formado a dupla titular contra o Juazeirense, pela Copa do Brasil, partida em que Neilton deixou a sua marca. Ricardo Gomes, entretanto, explicou em entrevista coletiva que eles ainda não estão em suas melhores condições físicas. Principalmente Neilton, que perdeu parte da pré-temporada por causa de problemas musculares nas coxas e eventualmente precisará ser poupado. Diante do América-MG, o atacante ficou em campo durante os 90 minutos.


- Você não pode fazer o Neilton jogar quarta, domingo, quarta, domingo... Vamos tentar recuperá-lo para o próximo jogo. Ele não teve pré-temporada porque teve uma lesão grave. A partir daí, teve alguns bons momentos no Carioca, e no Brasileiro fez seu melhor jogo.

Você e eu, eu e você: Sassá e Neilton funcionam juntos e aumentam poder de fogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Se na frente o ataque azeitou, atrás a sina de sofrer gol em todos os jogos do Brasileiro continua. A defesa, que foi o ponto forte do time no Carioca, segue sem a dupla de zaga titular, Carli e Emerson, e o goleiro Jefferson. Atual dono da meta alvinegra, Sidão vem fazendo boas defesas e passando mais tranquilidade do que Helton Leite, apesar de ter sido vazado nas duas oportunidades que teve até aqui. Mas talvez a maior segurança venha do meio de campo. Coincidência ou não, o Botafogo ainda não tomou gols na Série A enquanto Airton está no gramado - quando sofreu o empate do Vitória e o de honra do América, havia sido substituído.


O Botafogo conseguiu não só deixar a lanterna, como também sair da zona de rebaixamento com uma combinação de resultados. Para terminar a rodada fora do Z-4, precisa torcer para o Atlético-MG não derrotar o Internacional nesta quinta, no Beira-Rio. Assim, continuará em 16º lugar na tabela d classificação, com oito pontos. O Alvinegro se reapresenta na tarde desta quinta-feira em General Severiano e volta a campo domingo, contra o Corinthians em São Paulo.



Fonte: GE/Por Thiago Lima/Volta Redonda, RJ

Airton vira dúvida contra Corinthians, e Dudu Cearense preocupa o Botafogo


Volante está com dor na coxa esquerda, e reforço tem problema no joelho esquerdo, sem previsão de volta. Carli e Emerson devem retornar aos treinos semana que vem



Airton jogou 45 min contra o América-MG e saiu com
dores na coxa (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Após semanas difíceis em General Severiano, o Botafogo conseguiu aliviar a pressão e teve motivos para comemorar após a vitória sobre o América-MG e a fuga, ao menos parcial, da zona de rebaixamento. Mas nem tudo foi boa notícia. Um dos destaques do time, Airton deixou a partida no intervalo com dores na coxa esquerda e passou a ser dúvida para o jogo contra o Corinthians - não pela gravidade do problema, e sim pelo pouco tempo de recuperação até domingo. Outro caso que preocupa é de Dudu Cearense. O reforço recém-contratado machucou o joelho esquerdo logo em sua estreia, diante do Santos, e seu quadro é considerado grave.


Pode ser que Airton ainda jogue domingo, dependendo de sua evolução. A substituição no intervalo foi também uma forma de precaução para não forçar a musculatura do jogador, que estava esperançoso na saída do Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Já Dudu Cearense, que não viajou e continuou no Rio de Janeiro fazendo tratamento, segue sentindo dores no joelho e sequer tem previsão de volta.


- (Airton) Preocupa. Jogador que quando está em campo o meio de campo tem outro formato, e consequentemente o time é melhor. Se bem que o Fernandes entrou bem. Mas tem a experiência do Airton. Acho que para o jogo do Corinthians tivemos essa preocupação. Ele não teve uma lesão, mas uma pequena queixa. Acho que consegue jogar no próximo domingo. (Dudu) Ele não teve uma lesão muscular, mas pelo choque tem uma certa gravidade - revelou Ricardo Gomes


Previsões de retorno do DM:

Luís Henrique: esta semana

Carli: semana que vem

Emerson: semana que vem

Lindoso: início de julho

Jefferson: final de agosto

Dudu Cearense: sem previsão


Dos outros jogadores que estão no departamento médico, Carli, Emerson e Luís Henrique são os mais próximos de voltarem a ficar à disposição do treinador. Os zagueiros devem retornar aos treinos com o grupo no início da semana que vem, enquanto o atacante pode se juntar ao elenco já nos próximos dias. Lindoso, recuperando-se de uma lesão na coxa direita, iniciou a fase de transição para o campo, mas a tendência é que volte ao time só no mês que vem, enquanto Jefferson, que passou por uma cirurgia no braço esquerdo, é esperado para agosto.


O Botafogo conseguiu não só deixar a lanterna, como também sair da zona de rebaixamento com uma combinação de resultados. Para terminar a rodada fora do Z-4, precisa torcer para o Atlético-MG não derrotar o Internacional nesta quinta, no Beira-Rio. Assim, continuará em 16º lugar na tabela d classificação, com oito pontos. O Alvinegro se reapresenta na tarde desta quinta-feira em General Severiano e volta a campo domingo, contra o Corinthians em São Paulo.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Volta Redonda, RJ

Ricardo exalta disciplina e criatividade do Botafogo: "Nosso melhor tempo"


Treinador comemora atuação alvinegra, espacialmente na primeira etapa contra o América-MG. Time carioca deixa a zona de rebaixamento





Foi uma noite de alívio. Após quatro jogos sem vencer, o Botafogo reencontrou a vitória, na noite desta quarta-feira, no 3 a 1 sobre o América-MG, no Raulino Oliveira. O resultado gerou fôlego e tirou o Alvinegro, momentaneamente, da zona de rebaixamento. O técnico Ricardo Gomes expressou seu alívio e elogiou, especialmente, o primeiro tempo de sua equipe.


- Estávamos precisando. Primeiro tempo muito disciplinado e com criatividade. Quando isso acontece, fizemos três gols. Realmente foi o melhor tempo do Botafogo no campeonato. O segundo tempo começou diferente, por causa do gol do América-MG. Mas reencontramos o nosso melhor futebol aos 20 minutos. Então sofremos 20 minutos no segundo tempo, depois controlamos bem a partida e poderíamos ter marcado outros gols - disse Ricardo Gomes.

Ricardo Gomes Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Confira outros trechos da entrevista

SASSÁ E NEILTON
São dois jogadores que trabalharam comigo ano passado, mas pelas lesões, o Sassá no joelho e o Neilton com um problema muscular, fiquei gerindo essa situação. São dois jogadores com a qualidade que vocês conhecem, mas ainda não estão no melhor da forma.

TITULARIDADE DE SASSÁ
Entrou muito bem último jogo, fez o gol merecia a titularidade. Muito feliz pelo recondicionamento, parabenizar todo o departamento médico, físico, porque o Sassá, com tempo reduzido de recuperação, voltou ao seu melhor.

HAT-TRICK DE SASSÁ
Ele fez três gols ano passado e depois teve a lesão. Então vamos bater na madeira, que ele continue com esse espírito e essa boa forma.

NEILTON
Você não pode fazer o Neilton jogar quarta, domingo, quarta, domingo... Vamos tentar recuperá-lo para o próximo jogo. Ele não teve pré-temporada porque teve uma lesão grave. A partir daí, teve alguns bons momentos no Carioca, e no Brasileiro fez seu melhor jogo.

IMPORTÂNCIA DA VITÓRIA
Não tem nada melhor do que a vitória, mas é só o início. A campanha tem que mudar através de vitórias. Continuar com rigor e qualidade para conseguirmos encontra o melhor momento do Botafogo. Mais importante é recuperar a qualidade do jogo e as vitórias. Consequentemente a gente vai pensar em coisas melhores.

BOTAFOGO BRIGA PELO QUÊ?
Precisamos de mais duas, três rodadas para entender onde vamos brigar. Isso só para um discurso, não tem grande importância, não. Tem muita coisa para acontecer.

AIRTON PREOCUPA?
Sim, preocupa. Jogador que quando está em campo o meio de campo tem outro formato, e consequentemente o time melhor. Se bem que o Fernandes entrou bem hoje. Mas tem a experiência do Airton. Acho que para o jogo do Corinthians tivemos essa preocupação. Ele não teve uma lesão, mas uma pequena queixa. Acho que ele consegue jogar no próximo domingo.

VOLTAS DE JOGADORES NO DM
Ainda não. Carli, Luís Henrique, Lindoso, Dudu... Acho que não. Emerson também não.

DUDU CEARENSE
Ele não teve uma lesão muscular, mas pelo choque ele tem uma certa gravidade.

PIOR PÚBLICO
Pena porque estamos precisando desse apoio, mas pelo clima também, distante, não temos uma casa... Esse recorde negativo vai ser diferente quando tivermos nosso estádio, torcida vai participar de forma efetiva.

TITE NA SELEÇÃO
Meritocracia, merecia. É bom, tenho certeza de que vai fazer um grande trabalho na Seleção.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Volta Redonda