Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Com média de 33%, Bruno Mendes é melhor finalizador do Brasileirão 2012


Giancarlo, da Ponte Preta, Kieza, do Náutico, Fred e Samuel, do Fluminense, são outros quatro jogadores com mais chutes convertidos em gol




O atacante do Botafogo Bruno Mendes é o jogador com o melhor aproveitamento de finalizações no Campeonato Brasileiro de 2012. Com 15 chutes a gol na competição - garoto jogou apenas 5 partidas -, a revelação do time carioca marcou cinco vezes e tem um rendimento de 33%.

Entre os cinco atletas com mais chutes convertidos em gol estão Giancarlo da Ponte Preta, com 31%, o artilheiro do Fluminense Fred, com 27%, Kieza do Náutico, também com 27%, mas com menos gols e finalizações, e Samuel, reserva do Tricolor carioca, com 26%.



tabela é gol (Foto: Reprodução SporTV)
O "É Gol!!!" pesquisou os melhores finalizadores de cada um dos 20 clubes que participam da edição de 2012 do Brasileirão. No Fluminense, Bahia, Coritiba, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Santos e Sport, o jogador com melhor média coincide com o artilheiro da equipe. O pior aproveitamento é o de Hernán Barcos, atacante do Verdão, com 11 gols em 71 chutes. Ao todo, o campeonato já tem 806 gol marcados em 33 rodadas.

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Bruno Mendes dá boa notícia sobre Seedorf: 'Volta em duas semanas'


Holandês tem lesão na coxa direita, já está vetado para confronto com o Palmeiras, domingo, e deve desfalcar o Bota ainda contra a Portuguesa


Bruno Mendes confia nos substitutos de Seedorf
(Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)
O holandês Seedorf vem fazendo tratamento intensivo para se recuperar de uma lesão na coxa direita, sofrida no sábado, durante a vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-GO, no Engenhão. Ele fará um novo exame na próxima semana para saber como foi a evolução de sua recuperação e estabelecer uma nova programação de treinamentos.

O médico Luiz Fernando Medeiros não quis falar em prazo, mas o atacante Bruno Mendes acabou mostrando confiança na recuperação do companheiro. Seedorf, no entanto, já está vetado para o confronto com o Palmeiras, domingo, em Araraquara, e não deve enfrentar a Portuguesa, no fim de semana seguinte, no Engenhão.

- Ele (Seedorf) falou que volta em duas semanas. Enquanto isso, outro que entrar no lugar dele vai fazer a diferença também - comentou Bruno Mendes.

Com esse prazo, a volta de Seedorf só deve acontecer contra o Sport, em jogo marcado, por enquanto, para o dia 18 de novembro. Contra o Palmeiras, Fellype Gabriel é o favorito para ocupar a sua vaga.

O Botafogo está na sexta colocação no Campeonato Brasileiro, com 50 pontos, oito atrás do São Paulo, que seria o último time classificado para a Taça Libertadores do ano que vem.

Por Raphael Marinho e Thales SoaresRio de Janeiro 


Botafogo não perde desde que novo cão Biriba nasceu




Biriba tem a estrela solitária idêntica à do pai, Perivaldo, que foi mascote do Botafogo em 2008
Biriba tem a estrela solitária idêntica à do pai, Perivaldo, que foi mascote do Botafogo em 2008 Foto: Arquivo pessoal

Os olhos alvinegros brilham por Bruno Mendes, o novo xodó, mas não enxergam o que está fora do campo de visão, lá na Paraíba. Em João Pessoa, desde que um certo cachorro da raça beagle nasceu, no dia 12 de outubro, o Alvinegro não mais perdeu no Brasileirão.

O filhote atende pelo nome de Biriba, uma homenagem ao cão que marcou época no fim dos anos 40 como amuleto do Botafogo. Mas o atual candidato a mascote tem uma peculiaridade: um sinal de nascença em forma de estrela solitária. O fenômeno é reincidente na história alvinegra, já que o pai do novo Biriba, Perivaldo, é velho conhecido da torcida devido a um sinal idêntico nas costas. Em 2008, Perivaldo tornou-se mascote do time e entrou em campo quatro vezes — três vitórias e uma derrota.

Aos poucos, o Botafogo preferiu que Perivaldo — hoje com 6 anos — e sua estrela caíssem no esquecimento. O dono dos cães, o funcionário público Aldo Sousa de Araújo, jamais engoliu o descaso e, agora, vê o nascimento de Biriba reforçar sua tese de que a sorte do Botafogo tem mesmo quatro patas.

— Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Essas coisas só acontecem com o Botafogo. A diretoria precisa conhecer o Biriba. Começaram a ganhar depois que ele nasceu!

Antes do nascimento do cão, o Botafogo acumulava a sequência de seis jogos sem vencer. Vinha de três derrotas consecutivas para Bahia, Fluminense e Santos. Na fase pós-Biriba, o time está invicto: um empate e três vitórias.

— Quero que meu cachorro seja mascote do Botafogo — diz Aldo, sensibilizado com as coincidências que só acontecem no Glorioso.


Marluci Martins Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/botafogo



Lucas e Elkeson não treinam e dão lugar a Jadson e Fellype Gabriel



Lateral-direito não vai a campo na atividade desta manhã por causa de indisposição estomacal, e meia é poupado com dores musculares


O treino desta quarta-feira, no campo anexo do Engenhão, foi marcado pelas ausências de Lucas e Elkeson. O lateral-direito pegou uma virose e, com indisposição estomacal, não foi a campo para participar da atividade da manhã, enquanto o meia, com dores musculares, foi poupado pela comissão técnica do Botafogo.

Dória e Antônio Carlos se apresentam para a marcação em treino (Foto: Raphael Marinho/Globoesporte.com)
O técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treino com bola em campo reduzido, com dez jogadores de cada lado - todos de linha -, seguido de um trabalho tático para acertar o sistema defensivo e as saídas rápidas para o ataque. Fábio Ferreira, ainda em recuperação, fez um trabalho separado, enquanto Andrezinho e Bruno Mendes tiveram como prioridade as finalizações, completando cruzamentos para a área.


Os titulares foram Jefferson, Jadson, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Lodeiro; Bruno Mendes.

No próximo domingo, o Botafogo enfrenta o Palmeiras, na Fonte Luminosa, às 17h (de Brasília), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 50 pontos, o Alvinegro é o quinto colocado da competição nacional.


Por Raphael MarinhoRio de Janeiro

Sem Seedorf, disputa por posição no meio de campo do Bota fica acirrada



Fellype Gabriel, Elkeson, Vitor Júnior e Jadson são opções para o meio de campo do Botafogo no jogo contra o Palmeiras, domingo, em Araraquara

Fellype Gabriel, Elkeson, Vitor Junior e Jadson disputam vaga no meio de 
campo (Fotos: Paulo Sérgio, Dhavid Normando e Alexandre Loureiro)
Com Seedorf lesionado na coxa direita e fora do time por no mínimo uma semana, o técnico Oswaldo de Oliveira já precisa pensar no substituto do astro para o jogo contra o Palmeiras, domingo, em Araraquara (SP), e quatro jogadores estão no páreo para assumir a difícil tarefa de entrar no lugar do holandês. Fellype Gabriel e Elkeson são os nomes mais fortes, enquanto Vitor Júnior e Jadson correm por fora.

As muitas alternativas significam possibilidades de variações de comportamento do time. Na lista de escolhas mais conservadoras, Fellype Gabriel e Vitor Júnior são meias de origem, acostumados a cair pelas pontas no sistema 4-2-3-1. Porém há duas rodadas, na vitória por 3 a 2 contra o Vasco, Elkeson deixou o posto de atacante – posição na qual vinha atuando antes no Brasileirão – e foi escalado como titular na ponta direita, como um homem de armação.

O escolhido formará trio no meio de campo com Andrezinho e Lodeiro, que ontem destacou a disciplina tática da equipe, característica que segundo ele compensa tudo aquilo que a equipe perderia sem Seedorf.

– Independentemente de quem jogar no lugar do Seedorf, vai fazer o mesmo ou até melhor do que ele.

Nossos demais jogadores têm muitas características positivas – disse Lodeiro, meia de 23 anos, que está convocado para a seleção uruguaia que vai disputar um amistoso contra a Polônia, em 14 de setembro.

Outra alternativa para o setor de meio de campo seria a entrada do volante Jadson para formar dupla na contenção com Gabriel, assim avançando o volante Renato, mas seguindo com o esquema 4-2-3-1.

Ciente de que o time passará por mudanças e ainda assim não perderá o padrão tático, Lodeiro avaliou o sistema implantado por Oswaldo de Oliveira como efetivo em toda circunstância.

– Gosto muito desse sistema, pois sempre tem gente para atacar e defender. Há um pouco de sacrifício para ajudar os laterais na marcação, mas com os treinamentos nós fomos crescendo muito – disse o apoiador.

Leia mais no LANCENET!