Páginas

domingo, 18 de setembro de 2016

Sereno, Jair Ventura proíbe assunto G-4 no Botafogo: "Eu não me iludo"


Técnico lembra que Alvinegro passou todo o primeiro turno ameaçado pela zona de rebaixamento: "Depois que conseguir 45 ou 46 pontos, pode falar em G-4", decretou



Jair Ventura na entrevista após o jogo contra
o Vitória (Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com)
O triunfo por 1 a 0 diante do Vitória, no Barradão, levou o Botafogo aos 38 pontos do Brasileirão, em nono lugar. A distância para o Santos, quarto colocado, é de sete pontos. Porém, falar em G-4 é assunto proibido no Alvinegro carioca. Palavras de Jair Ventura. O treinador, após a partida em Salvador, lembrou as dificuldades pelas quais o time passou no primeiro turno para reforçar seu pedido aos jogadores.


- O Botafogo, depois que conseguir 45 ou 46 pontos, pode falar em G-4. Mas por enquanto estamos proibidos de falar. Passamos o primeiro turno inteiro em uma situação de zona de rebaixamento. Por que agora que temos uma sequência boa pensaremos que está tudo uma maravilha? No futebol as coisas mudam muito rapidamente. Eu não me iludo. Já estou há bastante tempo no futebol. Quando a bola não entra, as pessoas já começam a questionar o trabalho. Então o Botafogo não pensa agora em G-4. Depois que conseguirmos 46 pontos, a gente pensa em algo maior. Mas até lá estamos proibidos de falar em G-4 - disse Jair.





Os 45 ou 46 pontos são os números que o comandante acredita que uma equipe irá escapar do rebaixamento neste nacional. A distância do Botafogo para o Z-4 é de dez pontos.


- É muito difícil com a gente, não conseguimos repetir a equipe. Mas o Campeonato Brasileiro é muito forte, com certeza é o mais disputado do mundo. Cada jogo é uma guerra, temos que dar o máximo, e os desfalques acabam acontecendo, principalmente quando não se tem o descanso na semana. Sempre falei da importância de todos no grupo. Hoje tivemos o Pimpão e o Diérson. É gratificante ver o empenho de todos.


Confira outros tópicos da coletiva de Jair Ventura


Neilton
O Neilton estava com um desconforto na parte posterior e fez um teste no vestiário, sentiu um incomodo, e achamos melhor ele nem ir para o banco. Ficamos com medo de perdê-lo por mais três ou quatro jogos, como já perdemos o Sassá. As lesões atrapalham, mas cabe ao treinador se reinventar.

Força do grupo
É muito difícil iniciar uma partida e todos jogadores irem bem. Você tem apenas três substituições, e às vezes quatro jogadores não estão indo bem. Então cabe a leitura do treinador tentar adequar. É claro que o jogador tem a vaidade de ser titular e iniciar a partida. Mas aqueles que entram no decorrer da partida são tão importantes quanto. Isso que eu tento colocar na cabeça deles. É difícil, o jogador que ser titular. Mas ele tem que entender que entrando em campo vai ajudar a equipe da mesma maneira.

Que Botafogo é esse?Esse é um Botafogo de muito trabalho. Um Botafogo que sabe a importância de todos, dos que estão em campo e dos que estão no banco. Eu sempre falo da meritocracia. Aqueles que estão treinando bem e se sobressaindo, estão entrando nas partidas e dando conta do recado. A vitória é do grupo. Isso é muito gratificante para o treinador.

Vai poupar contra o Cruzeiro?A gente sabe que contra o Cruzeiro será um jogo muito difícil, mas temos que jogar. Vamos com calma, pensar com calma, ver a situação de todos atletas e ver com qual grupo a gente joga pela Copa do Brasil. Sabemos que as lesões infelizmente voltaram a assombrar General Severiano. E temos que minimizar de alguma maneira

Rodrigo Lindoso
As coisas têm que ser de maneira gradativa. Ele vinha de lesão. De repente, esse jogo seria pesado para ele.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Salvador

Com gol bizarro, Bota derruba Vitória no Barradão e aumenta sonho de G-4


Alvinegro ignora tropeço em casa para o Santos na última rodada, volta a vencer no Brasileirão e segue perseguição pela Libertadores. Baianos ficam à beira da zona



O Botafogo segue sonhando neste Campeonato Brasileiro. Depois de viver o martírio da zona de rebaixamento no início, o Alvinegro olha para o alto agora, olha para o G-4. Após o tropeço na última rodada em casa para o Santos, os cariocas venceram o Vitória por 1 a 0 na noite deste domingo, no Barradão, pela 26ª rodada. O gol de Pimpão, aliás, bizarro, com dois encontrões antes de marcar. Os baianos, que ainda perderam um pênalti na partida, convivem com o espectro do rebaixamento no horizonte, agora apenas um ponto de distância. O Bota, por sua vez, diminuiu a diferença para a zona de classificação para a Libertadores para sete pontos.


O Botafogo subiu duas posições na classificação. Agora com 38 pontos, o alvinegro ocupa agora a 9ª colocação - o Santos, em 4°, tem 45. O Vitória, do outro lado, segue na 16ª posição com 29 pontos. E pior: pode terminar a rodada na zona da degola caso o Internacional vença o América-MG. O time baiano terá agora uma semana de trabalho antes de entrar em campo pela próxima rodada do Brasileirão, no domingo, contra o São Paulo, no Barradão. Antes, porém, o Botafogo tem compromisso pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil. O duelo será contra o Cruzeiro, no Mineirão, onde precisa reverter uma desvantagem de três gols.

Botafogo conseguiu mais uma vitória sob o comando de Jair Ventura (Foto: Francisco Galvão / Divulgação / EC Vitória)

O JOGO

A etapa inicial no Barradão reservou um pouco de tudo. Sonolento, o começo arrancou bocejos dos espectadores. A primeira finalização aconteceu só aos 10 minutos com Cárdenas, para o Vitória. Em seguida, em doses sutis, os baianos tomavam o controle da partida. Diante de um adversário prostrado no setor defensivo, o Vitória por pouco não chegou ao gol em três oportunidades. Em todas elas, Sidão foi vilão. Na principal, o goleiro do Bota pegou pênalti - polêmico de Victor Luis em Zé Love - batido por Diego Renan. E quando o gol dos donos da casa parecia maduro para acontecer, Pimpão marcou... para o Botafogo, aos 44 minutos. Aliás, em uma jogada inusitada. O atacante recebeu um chutão, levou a melhor na divida com o zagueiro com um chapéu alto e ainda teve que chegar antes do goleiro para, no encontrão, conseguir o toque para a bola morrer mansa no fundo do gol.


O Vitória seguiu com a pressão no segundo tempo. Mas a noite dos atacantes baianos não era das mais felizes. Zé Love, Marinho e Kieza perderam chances aos montes. Em uma delas, foram dois rebotes desperdiçados por Zé Love e Kieza com o goleiro Sidão no chão. Com o Botafogo completamente recuado, os baianos esbarravam também na falta de criatividade no meio-campo. Foram 16 finalizações do Vitória contra apenas três do Botafogo. Na posse de bola, outro banho dos donos da casa: 67 a 43%. No fim, falou mais alto a eficiência dos cariocas.

Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Salvador, BA

Confira cinco razões para acreditar na vitória do Botafogo no Barradão


Retrospecto recente como visitante, Camilo, bom momento, fase do clube baiano... Apesar dos desfalques, torcedor alvinegro tem motivos para acreditar



O Botafogo teve sua reação no Brasileiro freada pelo Santos, mas tem motivos para acreditar em um resultado positivo, neste domingo, às 18h30, contra o Vitória, no Barradão. Na 11ª colocação, com 35 pontos, o time carioca espera provar que a derrota por 1 a 0 para o Peixe, na última quarta-feira, foi um acidente de percurso.

Razões para acreditar em um bom resultado não faltam, mas o Botafogo também tem problemas. Machucados, Sassá e Airton não jogam. Bruno Silva, suspenso, também está fora. Por outro lado, Carli volta após cumprir suspensão. Recuperado de lesão, Lindoso também deve jogar.

O Alvinegro deve ir a campo com Sidão, Emerson, Carli, Emerson Silva, Victor Luís; Rodrigo Lindoso (Diérson), Dudu Cearense, Diogo Barbosa, Camilo; Neilton e Canales.

Abaixo, o GloboEsporte.com lista cinco motivos para acreditar na vitória do Botafogo.





BOM MOMENTO

A derrota para o Santos atrapalhou a reação, mas até mesmo nos tropeços o Botafogo vem jogando bem. É consenso que o time carioca merecia um placar melhor na última quarta-feira. Sob o comando de Jair Ventura, o Botafogo venceu cinco das sete partidas no Campeonato Brasileiro e tem a terceira melhor campanha do segundo turno.


CAMILO

Camilo vice grande momento no Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)

Se tem um jogador que pode fazer a diferença no Barradão, ele usa a camisa 10 do Botafogo. Melhor das dez contratações para o Campeonato Brasileiro, Camilo vem comandando a reação alvinegra e é o principal responsável por ditar o ritmo do time. Quando ele vai bem, a equipe geralmente faz boas partidas. Além disso, o meia está se especializando em golaços. Desde que chegou a General Severiano, ele marcou seis gols e deu quatro assistências.


VISITANTE INDIGESTO

Com Jair Ventura, o Botafogo aprendeu a jogar bem fora de casa. Em três jogos, venceu São Paulo (1 a 0) e Cruzeiro (2 a 0) e perdeu para o Atlético-PR, mas teve boa atuação na Arena da Baixada. Nessas três partidas, o Alvinegro marcou três gols e sofreu apenas um. Campanha bem diferente da do primeiro turno, quando sofreu como visitante.


ÚLTIMA LEMBRANÇA

O último jogo no Barradão traz boas lembranças ao torcedor alvinegro. Em 5 de setembro do ano passado, Vitória e Botafogo jogaram pela liderança da Série B. Com 40 pontos, o Alvinegro tinha um a mais do que o rival baiano. O jogo foi empolgante até os minutos finais. O clube carioca saiu na frente com um golaço de voleio do uruguaio Álvaro Navarro. Nos acréscimos, aos 47 do segundo tempo, o zagueiro Guilherme Matthis empatou para os baianos. No entanto, quando os rubro-negros comemoravam no empate no fim, Sassá desempatou aos 49, e o Botafogo deixou Salvador como líder isolado.


FASE DO RIVAL

Se o Botafogo conseguiu se distanciar, o Vitória ainda flerta seriamente com a zona de rebaixamento. Com 29 pontos, os baianos são o primeiro time fora do Z-4. O momento é ruim, o que levou o técnico Vagner Mancini a ser demitido na semana passada. É bom, no entanto, o Alvinegro ficar alerta. Na quinta-feira, na estreia de Argel Fucks, o Vitória venceu o Inter por 1 a 0 no Beira-Rio.

Vitória x Botafogo
Local: Barradão, em Salvador
Data e horário: domingo, às 18h30

Escalação provável do Botafogo: Sidão, Emerson, Carli, Emerson Silva, Victor Luís; Rodrigo Lindoso (Diérson), Dudu Cearense, Diogo Barbosa, Camilo; Neilton e Canales.
Desfalques: Sassá, Luis Ricardo, Fernandes e Airton (lesionados); Jefferson em fase de transição; Bruno Silva suspenso.
Pendurados: Airton, Anderson Aquino, Fernandes, Renan Fonseca, Sassá, Sidão, Victor Luis
Arbitragem: Henrique Neu RIbeiro (SC), auxiliado por Johnny de Oliveira (SC) e Nelson DIas (PE)



Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Salvador